Caças Gripen da Força Aérea Sueca pousam em Bornholm, na Dinamarca
Dois caças suecos Gripen pousaram hoje pela primeira vez em Bornholm, como parte do aumento da cooperação entre os países nórdicos no campo da defesa
Pelo Comando de Defesa
Como parte do treinamento operacional e teste de locais de pouso alternativos, dois aviões de combate suecos Gripen pousaram hoje cedo no Aeroporto de Rønne, em Bornholm.
As duas aeronaves de combate estão atualmente estacionadas em ‘Blekinge Flygflottilj’, que está localizada perto de Ronneby, no sul da Suécia, e a apenas aproximadamente 200 km em linha reta do aeroporto de Sunshine Island.
O voo de Ronneby para Rønne fez parte de um voo de treinamento que deu aos pilotos suecos uma visão das condições locais dentro e ao redor do Aeroporto de Rønne. Isto aplica-se tanto à aproximação em si, mas também à permanência e utilização dos parques de estacionamento, se, por exemplo, se tornar relevante utilizar o aeroporto como local de aterragem alternativo.
– Foi bom termos conseguido fazer isso acontecer. É uma boa oportunidade de treinamento para nós, e os dinamarqueses foram muito receptivos, diz o piloto do Gripen ‘Payne’, que pilotou um dos dois caças.
Técnicos dinamarqueses estavam prontos
Em Bornholm, técnicos dinamarqueses da Fighter Wing Skrydstrup estavam prontos para receber e atender os aviões de combate suecos:
– Foi uma experiência emocionante participar da recepção de uma aeronave de combate diferente do F-16. Embora sejam dois tipos diferentes de aeronaves, há muitas semelhanças, e é bom ver que nossos colegas suecos gostam de nos mostrar e contar sobre o Gripen, diz o apresentador dinamarquês Claus.
Colaboração através do Øresund
A Fighter Wing Skrydstrup e a Blekinge Flygflottilj desenvolveram recentemente uma estreita colaboração através da troca de experiências e apoio mútuo na área logística. Isso se manifestou durante uma visita oficial, onde funcionários da Fighter Wing Skrydstrup e um F-16 dinamarquês pousaram na Blekinge Flygflottilj, além de um voo de treinamento em combate aéreo entre F-35 dinamarqueses e Gripens suecos no início deste ano.
O treinamento conjunto e o uso crescente das instalações um do outro são uma continuação da intenção de fortalecer a cooperação entre as forças aéreas dos países nórdicos.
FONTE: Forças Armadas da Dinamarca
A terceira foto é a imagem que alguns querem ver na FAB…
Aparentemente, a terceira foto é o que a FAB está estudando pra ter pra sí….
Wilber e Moriah, já tem várias matérias sobre a polêmica do F-16 para a FAB. Deixem pelo menos esta aqui para discutir o tema original, por favor.
Ok, desculpe.
Nunão aquele símbolo de 3 coroas na fuselagem do Gripen o que é ?
É insígnia de esquadrão ?
Foi um voo direto da Suécia para a Dinamarca ?
É o cocar da Força Aérea Sueca.
https://www.aereo.jor.br/destaques/os-cocares-das-forcas-aereas-do-mundo/
Sinceramente acho desnecessário a FAB , hoje adquirir caças tampão, para sua força aerea, pois vai demandar desperdício de dinheiro público, para compra, peças sobressalentes,documental. treinamento, mísseis , etc. Dinheiro jogado fora, igual aos franceses anteriormente.
Marcelo,
Já tem matérias suficientes para falar da polêmica de caças tampão pra a FAB, vamos deixar esta aqui pra debater o tema dos caças suecos na Dinamarca, por favor.
O recado também serve para os demais.
Pela proximidade, geográfica e política, é razoável imaginar que isso deveria ter ocorrido a mais tempo. O fato da Suécia ter entrado para a OTAN deve ter agilizado esta aproximação, possivelmente o primeiro passo para ações mais complexas.
O gripen pode usar o Meteor nas pontas das asas igual a foto dos F-16 usando o AIM-120 ?
Não. No Gripen, nas pontas das asas, somente mísseis IR.
Obrigado!
Salvo engano, existe um certo “ranço” entre os suecos e dinamarqueses. Lembro e ter descoberto isso por meio de um comediante num video. Depois vi em outros locais. Confesso que não sei a profundidade do mesmo, mas imagino que seja algo semelhante ao que acontece entre França e Inglaterra.
Essa visita me fez lembrar disso.
Suecos e Noruegueses. Dinamarqueses nunca ouvi falar.
Sim, entre Suécos e Noruegueses ha uma simpática rivalidade. Ha piadas mútuas, muito comuns entre eles , mas nada de mais grave. Uma vez estava com Suécos trabalhando na Noruega; ai perguntei em qual língua estavam falando entre si… cada um falava na própria sem problemas ! É algo similar a um brasileiro falando com um uruguaio, embora os algarismos alfabéticos tenha muitas diferenças!
Já os dinamarqueses nem sequer são escandinavos. Mas não há conflitos, se dão muito bem. Na região do estreito de Gotland ha muita conexão entre eles…
Incrível a SAAB nao ter conseguido vender o Gripen aos demais países nórdicos, ainda se não tivessem dinheiro, mas tanto Noruega, quanto Dinamarca tinham condições de ter comprado o caça sueco versões C e D, mas acabaram vencidos pelo lobby dos EUA.
A Finlândia também.