Drone de carga chinês AVIC HH-100 realiza voo inaugural com sucesso
A aeronave de carga não tripulada HH-100, desenvolvida internamente na China, completou seu voo inaugural na província noroeste de Shaanxi na quarta-feira, de acordo com a Aviation Industry Corporation of China (AVIC).
O drone comercial de carga decolou às 09:16, horário de Pequim, e pousou suavemente após um voo de 35 quilômetros. Durante o teste de voo, os sistemas e equipamentos da aeronave operaram normalmente, e o veículo aéreo não tripulado (UAV) manteve uma atitude estável e um bom estado.
Após o sucesso mais recente do voo inaugural, o HH-100 passará da fase de testes em solo para a fase de testes científicos de voo.
“Esta aeronave adota um design universal e modular, permitindo uma plataforma versátil, e podemos instalar diferentes módulos de missão para cumprir tarefas de transporte logístico. No futuro, a aeronave facilitará uma via aérea permitindo fluxos de carga em todas as direções”, disse Chen Lei, projetista chefe do projeto de UAV civil na AVIC Xi’an Aircraft Industry Group Company.
O HH-100, desenvolvido independentemente pela AVIC, possui baixo custo, grande tonelagem e alta capacidade de carga. Será usado principalmente na logística de alimentação e também pode participar no combate a incêndios em florestas e pastagens, monitoramento de incêndios, transporte e entrega de materiais de resgate, comunicação de retransmissão e aumento de chuva artificial.
Com base na plataforma de sistema deste tipo de aeronave, produtos em série de 5 toneladas, 10 toneladas e acima serão desenvolvidos no futuro para atender às necessidades dos clientes por aviões de carga não tripulados de grande escala, inteligentes, de baixo custo e alta confiabilidade.
VÍDEO: Primeiro voo do drone de carga AVIC HH-100
FONTE: CGTV+
Os cessninhas a caravans para carga da vida podem estar com os dias contados se esse projeto chinês vingar?
Eu estava pensando exatamente sobre isso ao ler a reportagem
Ta mais fácil converter eles do que sumir com eles.
Creio que já testaram um Caravan sem piloto. Acho que foi matéria aqui.
https://www.youtube.com/watch?v=xZzVmUHvld0 prefiro esse aqui
Esse dispensa até aeroporto. Um pequeno terreno plano já resolve.
Os chineses a cada surpreendendo o mundo com suas avançadas e modernas tecnologias
Não desmerecendo o projeto mas criar modelos desse tipo é coisa que qualquer país com indústria aeronáutica consegue fazer hoje em dia.
É o caminho a seguir … chegaremos a ver (os mais novinhos..rs) aviões de carreira(passageiros) sem pilotos…🙃
Vejo como uma solução para Logista do EB na Amazónia , deve ser mais barato de que Helicópteros na questão transporte de material
A solução da logística na Amazônia assim como no Brasil em geral se chama fazer o dever de casa, assim como os chineses, americanos e outros países já fizeram…
A solução se chama infraestrutura descente!
Afinal não adianta ter drones remotamente pilotados se não tem pistas de pouso e decolagem que ofereçam ao menos o mínimo!
Os projetistas do Tupan e do Eternaus discordam no que se refere a pistas. Se der encomendas pra eles, os militares da fronteira e os povos ribeirinhos não ficam mais sem abastecimento e sem o custo econômico de construir estradas na floresta, coisa que a galera do IBAMA não curtiria muito também.
Aí você precisa levar em consideração outros fatores.
Peguemos como exemplo a rodovia que liga Manaus e Porto Velho.
Ela já existe, mas um trecho não possui asfalto.
Até hoje, sua pavimentação está travada devido a influência de ONGs e de próprios integrantes do funcionalismo público de diversos órgãos.
O motivo? A obra vai colocar em risco a biodiversidade, aumentar o desmatamento e favorecer o narcotráfico.
Sim. É um absurdo. Infelizmente o próprio país não quer levar infraestrutura para aquela região.
Acredito que ficaria muito mais barato para a FAB, EB e Marinha usar equipamentos assim para a logística. Pra quem acredita que na Amazônia pode não dar certo, talvez drones no “estilo” Helicóptero talvez servisse para situações específicas. Acredito que o futuro da logística civil e grande parte da militar ( pelo menos em ambientes não contestados onde pode haver interferência Eletrônica). Caso a Embraer não se interesse em desenvolver tais projetos, poderíamos sim comprar estes UAVS Chineses ou de qualquer outro fornecedor quando estiverem operacionais. Não faz sentido gastar horas e horas de treinamentos com vários pilotos e alto… Read more »
Interessante.
Tem capacidade de carga útil de 700 kg e autonomia de 520 quilômetros com peso total.