Taxas de prontidão da Força Aérea dos EUA caem em 2023, lideradas por declínios no F-15C e B-1

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Jatos F-35, F-15, F-16 e A-10 da Força Aérea dos EUA

As taxas de prontidão das frotas da Força Aérea dos EUA caíram em 2023, continuando uma tendência de declínio. A queda foi mais acentuada em aeronaves de alta demanda e em algumas próximas da aposentadoria, embora algumas aeronaves antigas ainda mantenham boa disponibilidade.

As taxas de prontidão medem o tempo em que uma aeronave pode realizar pelo menos uma de suas missões principais. Por exemplo, as missões do F-16 incluem combate aéreo, ataque ao solo e supressão de defesas aéreas inimigas. A Força Aérea tem focado mais na prontidão de aeronaves já destacadas ou prestes a serem destacadas.

A Força Aérea busca uma média de prontidão de 75-80%. A média não ponderada em 2023 foi de 69,92%, uma queda em relação aos 71,24% de 2022. De 64 tipos de aeronaves, 44 viram um declínio na prontidão, incluindo as maiores e mais ativas frotas da Força Aérea.

O F-15C, com restrições de voo devido a problemas estruturais, teve a menor taxa de prontidão entre frotas com pelo menos uma dúzia de aeronaves, com 33%. Outras aeronaves com menos de 50% de prontidão incluem o bombardeiro B-1B, o cargueiro estratégico C-5M, o tiltrotor CV-22, o E-3B AWACS, o C-130H e o drone RQ-4B Global Hawk.

A taxa do B-1B caiu de 54,8% para 47%, apesar da redução da frota e manutenção adicional para aumentar sua disponibilidade. O C-5M também viu uma queda, de 52,6% para 46%, mesmo após um programa de modernização de US$ 10 bilhões.

Em 2022, a Força Aérea tinha:
– Nenhum tipo de aeronave com taxas abaixo de 25%
– Cinco entre 26 e 50%
– 38 entre 51 e 75%
– 26 entre 76 e 100%

Em 2023, esses números mudaram para:
– Um tipo abaixo de 25% (o MC-130H, com taxa zero)
– Nove entre 25 e 50%
– 26 entre 51 e 75%
– 28 entre 76 e 100%

As aeronaves com melhor desempenho foram as de carga/utilidade pequenas e médias e tipos de inteligência, vigilância e reconhecimento, como o drone MQ-9, com taxa de 86%.

A frota de bombardeiros teve desempenho abaixo de 60%, com o B-1 a 47%, o B-2 a 56% e o B-52 a 54%. Os caças variaram entre 52% (F-22) e 69% (F-16C), com a nova frota de F-15EX registrando 86%.

A Força Aérea não divulgou a taxa de prontidão do F-35A, mas o GAO relatou 51,9% em 2023, uma queda em relação aos 56% de 2022.

O novo tanque KC-46A teve uma taxa de 65%, abaixo dos quase 70% do ano anterior. O KC-135, que será substituído, ficou em 69%.

A frota de treinadores supersônicos T-38, que será substituída pelo T-7A Red Hawk, teve taxas entre 58 e 70%. O E-8C Joint STARS, agora aposentado, teve uma taxa final de 64%.

Embora a Força Aérea aponte para baixas taxas de prontidão, obsolescência e problemas de fornecedores como razões para aposentar tipos como AWACS e JSTARS, outras variantes do C-135 estão se saindo bem, com taxas entre 76 e 87%.

A Força Aérea priorizou a modernização sobre a prontidão no orçamento de 2025, mas incluiu pedidos de prontidão em sua Lista de Prioridades Não Financiadas, buscando melhorias específicas que poderiam produzir grandes ganhos em prontidão.

 

AIRCRAFT TYPE 2023 MC% 2022 MC%
A-10C 67% 69.70%
AC-130J 76% 80.80%
AT-38B 70% 74.20%
B-1B 47% 54.80%
B-2A 56% 52.80%
B-52H 54% 59.30%
C-12C 99% 98.70%
C-12D 100% 100.00%
C-12F 99% 95.60%
C-12J 100% 100.00%
C-130H 44% 68.40%
C-130J 72% 74.90%
C-17A 76% 77.50%
C-21A 100% 100.00%
C-32A 88% 88.40%
C-37A 93% 94.50%
C-37B 91% 91.20%
C-40B 88% 89.90%
C-40C 91% 90.10%
C-5M 46% 52.60%
CV-22B 46% 51.90%
E-3B 47% 40.20%
E-3G 60% 63.90%
E-4B 61% 55.40%
E-8C 63% 49.20%
EC-130H 33% 68.90%
EC-130J 63% 67.20%
F-15C 33% 45.70%
F-15D 55% 58.50%
F-15E 55% 51.60%
F-15X 85% 84.60%
F-16C 69% 70.70%
F-16D 65% 68.90%
F-22A 52% 57.40%
F-35A 51% 65.40%
HC-130J 72% 76.40%
HH-60G 67% 68.90%
HH-60W 67% 60.80%
KC-10A 79% 80.40%
KC-135R 69% 72.00%
KC-135T 67% 69.60%
KC-46A 65% 69.90%
LC-130H 48% 54.70%
MC-12W 100% 100.00%
MC-130H 0% 68.50%
MC-130J 76% 79.40%
MQ-9A 86% 89.90%
RC-135S 73% 80.60%
RC-135U 85% 79.50%
RC-135V 71% 70.00%
RC-135W 77% 67.70%
RQ-4B 50% 70.80%
T-1A 78% 76.30%
T-38A 63% 69.50%
T-38C 58% 57.20%
T-6A 62% 71.40%
TC-135W 82% 76.10%
TE-8A 79% 83.00%
TH-1H 60% 71.70%
U-2S 76% 73.50%
TU-2S 81% 69.60%
UH-1N 78% 81.80%
UV-18B 100% N/A
WC-130J 68% 64.10%
WC-135R 87% 73.30%

FONTE: Air & Space Forces Magazine

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