Por Alexandre Galante*

Outra apresentação da Saab Press Trip de 2024 no dia 20 de maio  trouxe novas informações sobre o GlobalEye AEW&C, sistema de vigilância aérea avançado desenvolvido pela Saab.

O GlobalEye é baseado na aeronave Bombardier Global 6000, uma plataforma de jato executivo de longo alcance e alta performance, adaptada para operações de vigilância militar. A aeronave é equipada com o radar Erieye ER (Extended Range), um radar de varredura eletrônica ativa (AESA) montado no topo da fuselagem. Este radar é capaz de detectar e rastrear uma ampla variedade de alvos aéreos e marítimos a longas distâncias, com capacidade superior de resistência a contramedidas eletrônicas.

Além do radar Erieye ER, o GlobalEye integra uma série de outros sensores, incluindo radares de superfície, sistemas de identificação amigo ou inimigo (IFF), sistemas eletro-ópticos/infravermelhos (EO/IR) e sistemas de comunicação avançados. Esta combinação de sensores permite ao GlobalEye realizar vigilância em múltiplos domínios, abrangendo ar, mar e terra.

Baseado em jato executivo de alcance ultralongo, tem autonomia superior a 11 horas. O alcance instrumentado do GlobalEye está bem acima de 350NM (650 km). A aeornave tem tem excelente desempenho de aeródromo, 6.500 pés (1.982 m), permite o uso de aeroportos menores.

O GlobalEye operando a 35.000 pés de altitude pode detectar ameaças de baixo nível (a 200 pés de altura) em distâncias superiores a 458 km (247 milhas náuticas). Os números para radares terrestres (2.800 pés de altura) são de 152 km (82 milhas náuticas).

Entregas, encomendas e promoção

O GlobalEye número 5 para os Emirados Árabes Unidos teve seu primeiro voo em novembro de 2023, confirmando que o programa está dentro do cronograma.

O contrato relativo ao suporte em serviço para a solução GlobalEye Airborne Early Warning and Control (AEW&C) foi assinado em janeiro de 2024. O contrato é por um período de três anos que vai até 2026.

A Saab entregou o GlobalEye número 4 aos Emirados Árabes Unidos em abril de 2024, marcando a entrega da quarta aeronave AEW&C avançada aos Emirados Árabes Unidos em apenas
quatro anos.

O primeiro GlobalEye (S 106) da Suécia chegou da Bombardier e está em plena construção de acordo com o plano. A opção sueca para dois S 106 adicionais permanece válida.

Um conceito de Joint Pooling & Sharing é possível para proposta aos aliados nórdicos. A capacidade operacional conjunta é possível em 2027.

Será 100% interoperável com a OTAN e complementando totalmente outros meios conjuntos, como Força Aérea, Marinha, Exército, Inteligência e Sociedade Civil.

A Saab no momento está fazendo a promoção ativa do GlobalEye na Coreia do Sul, França e Polônia.


* O editor viajou à Suécia a convite da Saab.

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