Saab Press Trip 2024: GlobalEye AEW&C
Por Alexandre Galante*
Outra apresentação da Saab Press Trip de 2024 no dia 20 de maio trouxe novas informações sobre o GlobalEye AEW&C, sistema de vigilância aérea avançado desenvolvido pela Saab.
O GlobalEye é baseado na aeronave Bombardier Global 6000, uma plataforma de jato executivo de longo alcance e alta performance, adaptada para operações de vigilância militar. A aeronave é equipada com o radar Erieye ER (Extended Range), um radar de varredura eletrônica ativa (AESA) montado no topo da fuselagem. Este radar é capaz de detectar e rastrear uma ampla variedade de alvos aéreos e marítimos a longas distâncias, com capacidade superior de resistência a contramedidas eletrônicas.
Além do radar Erieye ER, o GlobalEye integra uma série de outros sensores, incluindo radares de superfície, sistemas de identificação amigo ou inimigo (IFF), sistemas eletro-ópticos/infravermelhos (EO/IR) e sistemas de comunicação avançados. Esta combinação de sensores permite ao GlobalEye realizar vigilância em múltiplos domínios, abrangendo ar, mar e terra.
Baseado em jato executivo de alcance ultralongo, tem autonomia superior a 11 horas. O alcance instrumentado do GlobalEye está bem acima de 350NM (650 km). A aeornave tem tem excelente desempenho de aeródromo, 6.500 pés (1.982 m), permite o uso de aeroportos menores.
O GlobalEye operando a 35.000 pés de altitude pode detectar ameaças de baixo nível (a 200 pés de altura) em distâncias superiores a 458 km (247 milhas náuticas). Os números para radares terrestres (2.800 pés de altura) são de 152 km (82 milhas náuticas).
Entregas, encomendas e promoção
O GlobalEye número 5 para os Emirados Árabes Unidos teve seu primeiro voo em novembro de 2023, confirmando que o programa está dentro do cronograma.
O contrato relativo ao suporte em serviço para a solução GlobalEye Airborne Early Warning and Control (AEW&C) foi assinado em janeiro de 2024. O contrato é por um período de três anos que vai até 2026.
A Saab entregou o GlobalEye número 4 aos Emirados Árabes Unidos em abril de 2024, marcando a entrega da quarta aeronave AEW&C avançada aos Emirados Árabes Unidos em apenas
quatro anos.
O primeiro GlobalEye (S 106) da Suécia chegou da Bombardier e está em plena construção de acordo com o plano. A opção sueca para dois S 106 adicionais permanece válida.
Um conceito de Joint Pooling & Sharing é possível para proposta aos aliados nórdicos. A capacidade operacional conjunta é possível em 2027.
Será 100% interoperável com a OTAN e complementando totalmente outros meios conjuntos, como Força Aérea, Marinha, Exército, Inteligência e Sociedade Civil.
A Saab no momento está fazendo a promoção ativa do GlobalEye na Coreia do Sul, França e Polônia.
* O editor viajou à Suécia a convite da Saab.
Na esteira do ditado que diz que uma imagem vale por mil palavras, os mapas dessa matéria dispensam explicações.
A capacidade AEW&C ganhou enorme importância nas últimas décadas, especialmente no pós-Vietnã. Tenho muita curiosidade para entender como funcionavam as aeronaves dessa função nos primórdios da sua introdução, tais como o E-1B Tracer, EC-121 (este tem matéria aqui, não li ainda, vi hoje ao pesquisar na busca do site) e o Tu-126. Devia ser algo como uma usina hidrelétrica para acender uma lâmpada, ao contrário das facilidades da tecnologia de hoje.
Bela matéria.
Compre o livro Beyond the Horizon, do Sérgio Santana.
Excelente sugestão !!!
O E-99M usao mesmo radar desse GlobalEye?
Sim.
Alguém sabe dizer qual a vantagem teórica que levou a escolha do GlobalEye sobre outros modelos, particularmente sobre os da Embraer?
Está em produção e tem longo alcance para seu porte, com espaço interno suficiente e boa capacidade de geração de energia.
Obrigado.
Saberia dizer se custo de aquisição e manutenção, bem como alcance, são equivalentes entre o modelo escolhido e os da Embraer?
Depende de qual modelo da Embraer você queira comparar.
Mais fácil partir dos dados que o Ivan comentou e fazer sua própria pesquisa.
Marcos, Sou um antigo infante, portanto estou longe ser credenciado para responder. Mas vou tentar. . Versão curta: Tamanho. . Versão menos curta: O GlobalEye é uma aeronave de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C) baseada no Bombardier Global 6000, que tem um MTOW (algo com peso máximo de decolagem) cerca de 85% maior que o Embraer ERJ145, que é a base para o equivalente da FAB Embraer E-99, chamado comercialmente de Embraer EMB-145SA – de Surveillance Aircraft. . Alguns números básicos (by Wiki mesmo): . Bombardier Global 6000: Comprimento – 30,3 metros ou 99 pés e 5 polegadas; MTOW… Read more »
Muito obrigado Ivan.