Na terça-feira, 28 de maio, um F-35B caiu logo após a decolagem da Base Aérea de Kirtland, em Albuquerque. O piloto ejetou com sucesso usando o assento Martin-Baker US16E. Esta é a nona vida salva pelo assento US16E até o momento.

A Martin-Baker é uma empresa britânica reconhecida mundialmente pela fabricação de assentos ejetáveis, dispositivos de segurança projetados para salvar a vida de pilotos e tripulantes de aeronaves em situações de emergência. Desde sua fundação em 1934, a Martin-Baker tem se dedicado à inovação e à segurança no campo da aviação, desenvolvendo tecnologias que se tornaram padrão na indústria.

Martin-Baker US16E
Teste de assento ejetável do F-35 no solo

A história da Martin-Baker na produção de assentos ejetáveis começou durante a Segunda Guerra Mundial, quando a necessidade de sistemas de escape eficientes tornou-se evidente. Em 1946, o primeiro teste bem-sucedido de um assento ejetável foi realizado, marcando o início de uma nova era na segurança aeronáutica. Desde então, a Martin-Baker tem aprimorado constantemente seus designs, incorporando novas tecnologias e materiais para aumentar a eficácia e a segurança dos assentos ejetáveis.

A empresa fornece assentos ejetáveis para uma ampla gama de aeronaves militares e civis, incluindo caças, aviões de treinamento e aeronaves experimentais.

A Martin-Baker também se destaca por seu compromisso com a inovação contínua. A empresa investe pesadamente em pesquisa e desenvolvimento para melhorar ainda mais a segurança e a eficácia de seus produtos. Este compromisso com a excelência garantiu à Martin-Baker uma posição de liderança na indústria de segurança aeronáutica.

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

O assento ejetor sem dúvida é uma das mais importantes invenções para a segurança do piloto. Mais uma vida salva.

Leandro Costa

Martin-Baker realmente…

comment image

IvanF

Acho que é a única coisa que não tem algum problema no F-35… os pilotos agradecem.

BraZil

Justamente por que não é a Boeing que fabrica…

Tallguiese

Ainda bem que o Marea vem com esse dispositivo que funciona kkkkk

Mcruel

No meu Marea eu substitui o assento ejetável por um kit gás.

Gabriel

Alguém sabe quais são os principais fabricantes? Além dessa empresa… Os chineses, israelenses, ingleses e russos também possuem empresas que fabricam esses assentos, correto?

Last edited 1 mês atrás by Gabriel
Heli

Os que eu lembro no momento:
Martin Baker UK
Sveda Rússia
Collins USA
China também fabrica seu próprio assento
O L39 Albatros tb usa assento ejetor próprio, feita na República Tcheca

Rui Mendes

Essa empresa é Inglesa.

João Fonseca

Não quero dar uma de ingênuo nem de fantasista, mas aproveito seu comentário para perguntar o que impede o Brasil de desenvolver algo semelhante ? O conceito é simples – um assento ejetável, que tem obviamente complicadores tecnológicos. Mas não duvido que em 20 anos teríamos uma opção nacional. Também não tenho dúvida de que o lobby internacional (mais particularmente dos fabricantes de assentos ejetáveis etc) fariam de tudo para sufocar essa tentativa brazuca e ainda continuariam usando esse componente como argumento de veto a venda de caças num contexto de conflito de interesses geopoliticos. Aliás, a moda agora são… Read more »

Bernardo

o problema do Brasil é muito chororô. tudo é culpa dos outros. israel sofreu embargo de um monte de gente em diferentes períodos. numa época só podia comprar armas da frança (embargo dos EUA e união soviética). aí sofreu embargo da frança. depois só podia comprar arma no mercado negro (da tcheczlovaquia) e em outra epoca dos britanicos (no mercado negro tb). fez suas proprias coisas. o irã sofre embargo de todo mundo, tá aí fazendo os próprios foguetes, mísseis, drones etc aqui o pessoal fica chorando por causa de “lobby internacional” como se a concorrência e o lobby nao… Read more »

João Fonseca

Eu imagino que com o orçamento de 1 único “fundo partidário” – algo em torno de R$5 bi, osso que os parlamentares não largam – daria para avançar em muitos setores…

Rinaldo Nery

Vou resumir pra você: escala de produção.

João Fonseca

O conceito de investimento estratégico deveria contornar esse aspecto. No dia que o Brasil contrariar interesses britânicos, os pommies vetarão a venda de caças com assentos MB. Ok, pouco provável, mas é um cenário… A Argentina que o diga ! A questão não é somente o assento em si, mas tudo que se aprende e se desenvolve num projeto como esses. E o que dizer da “escala” ? Pergunta à Embraer. Nada impediria que um produto bom fosse exportado…

JHF

Parece um malabarismo de pauta positiva depois de um F35 cair por problema técnico. Sempre que elogiamos o assento ejetor deixamos de pensar que o avião deu PT. Mais um prejuízo milionário desta máquina que promete muito mas, até agora mais parece um esquema aéreo de pirâmide da OTAN …..

Gabriel

Pensei exatamente o mesmo !

Chris

_____

COMENTÁRIO APAGADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM FAZER PROVOCAÇÕES PESSOAIS INÚTEIS PARA O DEBATE.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

ElBryan

Uma coisa interessante é que a Martin-Baker dá alguns brindes e convida os pilotos que sobrevivem utilizando suas cadeiras ejetáveis para se tornarem membros do Tie Club. Inclusive, há pilotos brasileiros na lista. https://martin-baker.com/tie-club/

Last edited 1 mês atrás by ElBryan
Cristiano

Ter a vida salva por un dispositivo de segurança não tem preço. Mas é igual seguro de carro: quem quer participar de um acidente só para ver qué funciona e ter o título de sobrevivente?

ElBryan

Ninguém quer e não foi essa a informação que eu passei. O brasileiro tem uma mania de distorcer tudo.

André Macedo

A melhor propaganda dessa bomba é a do dispositivo que ejeta o piloto dela kkkkkkkkkkkkkk

Chris

_____

COMENTÁRIO APAGADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS NEM FAZER PROVOCAÇÕES PESSOAIS INÚTEIS PARA O DEBATE.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rus

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Rinaldo Nery

Todos ficam com o assento.

Gustavo

Graças a Deus! Pelo menos essa é a única parte que funciona bem no F-Bug.

Rui Mendes

Já os caças Russos e Chineses, nunca caiem, é proibido.

Carlos Henrique Lucena

Interessante este título, ele valoriza o avião ao invés de depreciá-lo, mesmo diante da comprovação irrefutável de sua precariedade.

Não.
O nome do avião sequer está no título.

Claudio

Essas são as sucatas de “bilhões de dólares” que vive mais caindo do que nos céus kkkkk

Carlos Henrique Lucena

Não fiz uma crítica ao título da matéria, caríssimo Fernando, apenas uma constatação semântica, ou seja, por ele pode-se interpretar que mesmo com a queda, seu aparato de proteção ao piloto é eficiente. Ponto para a aeronave.
Vi uma matéria em um canal do youtube falando sobre este acidente, mas a abordagem era bastante crítica, expressa desde o título. Por ele deduzia-se que o avião era um projeto mal elaborado.

Jmgs

A força aérea americana realmente usa seus caças e por isso ha acidentes. Quando vocês vão ver um acidente com um gripen? Difícil. Exemplo bom säo nossos F5, blackhawk, etc. 30 anos de uso e quase sem acidentes. So ficam guardados.

André Macedo

Deixa de lero lero, todos esses caças passam por manutenção preventiva, essa bomba cai pq é ruim mesmo.

Fernando "Nunão" De Martini

F-5 só fica guardado?
Blackhawk só fica guardado?

Ozawa

Ao que parece, a imagem de topo da matéria com o F35B do VMFA 121 é meramente ilustrativa, vez que a aeronave acidentada pertence à 377ª Ala da USAF, que realiza operações nucleares, operações especiais, de testes, e avaliação, de prontidão e de suportes, não sendo o lar do VMFA 121 dos Fuzileiros Navais. Segundo fontes da imprensa americana a aeronave era um jato de teste equipado com Technology Refresh 2 (TR-2) e estava sendo transferido para modificação adicional do equipamento de teste. O TR-2 é uma versão do software do F-35. A Lockheed Martin está atualmente solucionando problemas de… Read more »

Fabio Araujo

Caiu um SU-30MKI na Índia hoje, os dois pilotos conseguiram se ejetar!
https://x.com/Defense_Talks/status/1797931151677641121?s=35