Filipinas e Suécia assinam acordo para aquisição de equipamentos de defesa
MANILA, Filipinas — As Filipinas e a Suécia assinaram um importante acordo para apoiar a planejada aquisição de aeronaves de combate multi-função (MRF) para a Força Aérea Filipina (PAF).
Intitulado “Acordo de Implementação sobre Aquisição de Material e Equipamento de Defesa”, o acordo fornece a estrutura governamental para que as Filipinas adquiram equipamentos de defesa fabricados na Suécia.
Os dois países assinaram o acordo em 17 de maio, conforme informou a Embaixada da Suécia em Manila em sua página oficial no Facebook. Uma foto que acompanha a postagem mostra Joakim Wallin, chefe de exportação de material de defesa da Suécia, e Joselito Ramos, secretário assistente das Filipinas para logística, aquisições e postura de defesa autossuficiente do Departamento de Defesa Nacional, liderando a assinatura.
Segundo uma declaração da Administração de Material de Defesa da Suécia, as Filipinas expressaram “grande interesse nos sistemas suecos”, incluindo aeronaves de combate, sistemas de comando e aeronaves de alerta antecipado.
A assinatura do acordo antecedeu a visita do Ministro da Defesa sueco, Pål Jonson, ao país na próxima semana, como parte de uma viagem de uma semana a três países na região Ásia-Pacífico. De acordo com o Ministério da Defesa da Suécia, as Filipinas serão a última parada da viagem de Jonson, que começará em 5 de junho, após suas visitas a Singapura e Austrália. Ele se reunirá com o Secretário de Defesa Gilberto Teodoro Jr. e participará das celebrações do Dia Nacional na Embaixada da Suécia.
FONTE: inquirer.net
Gripen C/D ou E?
Boa pergunta. Eu se fosse o chefe filipino, iria de E e F… agora o vetor de AEW & C Embraer + Eriye?
O AEW se for adquirido será o globaleye da saab que é feito com aeronaves da bombardier
Inicialmente eles queriam o C. Parece que a Saab possui pouco mais de 10 fuselagens inacabadas do C, que poderiam ser concluídas em pouco tempo e seriam 0 km, e supostamente eram estes que eles estavam negociando.
Mas pouco tempo atrás o governo Filipino lançou o programa re-horizon 3, que é o FX-2 deles, prevendo a possibilidade de adquirir até 40 unidades de algum modelo de caça. Agora a Saab está oferecendo a versão E, inclusive parece até que já foram à Suécia conhecer o caça.
Levando-se em consideração a situação geográfica das Philipinas…uma nação composta por centenas de ilhas no pacifico eu diria que o modelo E/F, com maior alcance e carga, seria o mais adequado para eles.
Também penso dessa forma, RSmith.
Eu gostaria que eles pudessem comprar 12 aeronaves, 10 Gripen E, 2 Gripen F. Assim se a Hungria comprar mais um lote, e nós comprarmos o segundo, mais o lote da Suécia de 60 teríamos 160 aeronaves produzidas. Quem sabe um terceiro lote para Brasil chegaria a marca 200 aeronaves não seria nada mal.
Hum… as Filipinas estão falando em comprar ate 40 aeronaves, a Índia precisa de 100+ … o Brasil quer mais qualquer coisa entre 12 a 36 unidades, Colômbia ainda esta no pareô (pq não vejo chances do F-35 para nenhum destes) existe seria possibilidade de se chegar a 200 ou mesmo 300 unidades
Brasil negocia um aditivo de até 15 aviões, e não está descartado um novo lote no futuro já que a meta são 66 a 70.
Queira Deus que comprem o E\F.
O Gripen C tem muitas peças em comum com o E, mesmo se comprarem a versão mais antiga é bom para todos os usuários do Gripen E/F
Bem observado caro Felipe mas nos convém mesmo o E\F! Torçamos juntos.
Não tem tantas assim, não. Só os assentos ejetáveis. Fuselagem, asas, trens de pouso, deriva, APU, motor, radar, aviônica, sistemas EW etc, é tudo diferente.
Prezados, isso sem falar em desempenho…autonomia, radar, capacidade de armamento, WAD etc….
putz… baita balde de agua fria no Felipe e muitos outros 🙁
Não Felipe. Na verdade o Gripen C e o E tem muita pouca comunalidade de peças. https://www.flightglobal.com/saab-reveals-full-gripen-e-design-cost-savings/112646.article While externally similar, the slightly larger E will have five through-fuselage, aluminium-lithium frames at the heart of its structure, which will support its airframe through to its inner-wing weapons pylons. Its tail section has been redesigned to accommodate the General Electric F414G-39E turbofan engine, and a new intake has been added at the base of the tail for a second environmental control system, which is needed to cool its Selex ES Raven ES-05 active electronically scanned array radar and electronic warfare equipment. The… Read more »
Vish então me equivoquei feio
Todos aqui sabem como foi o Rafale no início: um ótimo produto, mas que enfrentou dificuldades nas vendas no início. Só recentemente que as encomendas deslancharam!
Podem ter certeza de que, conforme os Gripens E/F forem entregues à Suécia e ao Brasil, vários outros países irão se interessar pelo vetor!
Também acho. Situação semelhante está começando a acontecer com o KC-390
O problema é: quantos países com condições de manter uma força aérea razoável, já não estão comprometidos ou com F-16, Rafale, Eurofighter ou F-35? Restam muito poucos…
Na América Latina a Colômbia, Peru e México.
.. e é exatamente ai que o Gripen vai achar o seu “nicho” 🙂
México ????
Apesar de uma excelente aeronave o F16 que é o maior concorrente do GRipen E/F está em produção a muito tempo. Sendo esta sua maior qualidade (longevidade, peças de reposição e ecosistema de manutenção abundante) é também seu aspecto mais complicado. Uma aeronave de projeto antigo, e provavelmente, no fim de sua linha de produção.
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Tal qual o C130, que é excelente, vai ser substituído por algo novo e com maior perspectiva de evolução tática.
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Torço que seja o Gripen E/F.
Se sair 12 para as Filipinas + 18 para a Hungria e + 14 para o Brasil, já seriam 44 Gripen E adicionais, junto com os 36 do Brasil já dariam 80 Gripen E de exportação.
Tem mais a Tailândia, que segundo consta também está em negociações avançadas com a Saab.
A Embraer apresenta mais material publicitário sobre o Gripen, do que os próprios a FAB
Hum… desculpa Ordin, mais não creio que seja função da FAB produzir material “publicitário”
Hungria e Filipinas deverão ser os próximos usuários do Gripen E
As Filipinas tem 6 A-29. Se adquirirem o Gripen será o segundo país a operar a dupla A-29/F-39.
E a Embraer fabrica um e participa do desenvolvimento/fabricação do outro.