ATACMS disparados pelos ucranianos podem ter destruído diversos caças russos

33

Há relatos que a Base Aérea de Belbek foi atacada novamente esta noite, causando incêndios no local. Ainda faltam imagens nítidas de satélite para comprovar o novo ataque.

Belbek foi atacada na noite anterior. Os detalhes ainda são escassos, mas o Ministério da Defesa russo afirmou ter repelido um ataque noturno de mísseis ATACMS de origem norte-americana. No entanto, as fotos iniciais do rescaldo sugerem que pelo menos um sistema de defesa aérea russo baseado em terra foi atingido com sucesso.

Vídeos postados nas redes sociais mostram explosões supostamente nas proximidades de Belbek. Enquanto isso, relatos não confirmados citando residentes locais sugerem que cerca de 20 explosões foram ouvidas. Estas podem muito bem estar relacionadas com impactos e intercepções de mísseis, bem como com explosões secundárias.

Imagens do sistema de monitoramento de incêndios FIRMS (Fire Information for Resource Management System), que fornece dados de incêndio ativo quase em tempo real por meio de sensoriamento infravermelho orbital, indicaram um aglomerado de incêndios perto da linha de voo na base aérea, onde as aeronaves normalmente ficam estacionadas ao ar livre. (imagem abaixo)

Desde então, foram publicadas fotos nas redes sociais que afirmam mostrar a destruição de partes de um sistema de defesa aérea S-300/S-400 localizado no campo de aviação. Em particular, parece que um radar 92N6 ‘Grave Stone’ – o principal radar de detecção de longo alcance associado ao S-400 – foi atingido.

A imagem acima mostra o que parece ser um radar de vigilância para o sistema S300/S400 destruído em Belbek no ataque da noite anterior. Ao fundo, no destaque em vermelho, o que parece ser uma bateria de S400 ainda intacta que o fotógrafo sem querer registrou e pode ter sido o alvo do ataque dessa noite.

Apesar das múltiplas alegações ucranianas de que as aeronaves também foram alvejadas com sucesso no campo de aviação, isso até agora não foi apoiado por imagens.

Num comunicado publicado hoje no Telegram, o Ministério da Defesa russo disse que 10 mísseis ATACMS foram abatidos pelas suas defesas aéreas sobre a Crimeia na noite passada, mas não revelou se algum dano foi infligido.

Também no Telegram, o governador do porto de Sebastopol, na Crimeia, nomeado pela Rússia, Mikhail Razvozhayev, informou que destroços de mísseis caíram sobre uma área residencial. Ele acrescentou que informações preliminares indicavam que ninguém ficou ferido no ataque.

Embora a Rússia tenha afirmado repetidamente que os mísseis ATACMS foram utilizados em ataques específicos, não forneceu provas disso.

No entanto, os destroços que se diz terem sido localizados em Sebastopol na sequência do ataque da noite passada parecem mostrar submunições M74, consistentes com a utilização de um míssil ATACMS equipado com uma ogiva cluster.

A Rússia tende a espalhar suas aeronaves em Belbek devido à ameaça de um ataque e aos danos que aeronaves estacionadas próximas podem causar umas às outras se uma for atingida. Esta é uma dura lição que a Rússia aprendeu diversas vezes.

A base aérea de Belbek, nos subúrbios de Sebastopol, foi usada pela Ucrânia antes da anexação da Crimeia pela Rússia em 2014. Hoje é sede do 38º Regimento de Aviação de Caça (38 IAP, na nomenclatura russa). O regimento voa uma mistura de caças Su-27 Flanker-B originais não atualizados, Su-27UB Flanker-C de dois lugares e Su-27SMs atualizados, mas espera-se que eventualmente seja reequipado com Su-35S Flanker-E. Enquanto isso, algumas aeronaves Su-30M2 de dois lugares também estão sendo usadas para treinamento de tripulação em preparação para o Flanker mais avançado.

A base desempenha um papel significativo na guerra da Rússia na Ucrânia e também hospedou destacamentos de outros tipos de aeronaves de combate, incluindo aeronaves Su-35S e Su-30SM adicionais, bem como caças de ataque Su-34 Fullback e interceptadores MiG-31 Foxhound . Em 1º de maio, os MiG-31 ainda estavam estacionados na base, confirmam imagens de satélite.

O pacote de ajuda de 61 mil milhões de dólares para a Ucrânia, anunciado em 24 de abril, descobriu-se que os Estados Unidos já tinham fornecido mísseis ATACMS adicionais. Alegadamente incluídas pela primeira vez estavam variantes de longo alcance, entregues sob uma operação de transferência secreta.

Alguns dos primeiros resultados dessa entrega podem muito bem ter sido vistos num ataque à base aérea de Dzhankoi, também na Crimeia, que abriga vários helicópteros, caças tácticos e sistemas de defesa aérea terrestres.

Fontes ucranianas alegaram que entre três e cinco sistemas de defesa aérea S-400 e S-300 foram atingidos, algo que imagens de satélite de alta resolução parecem apoiar.

A Base Aérea de Belbek há muito é considerada um alvo importante para a Ucrânia, com relatos constantes de que a instalação foi atingida. Mas com a chegada do ATACMS de longo alcance, era apenas uma questão de tempo até que Kiev fizesse um ataque. Agora, enquanto espera-se pela confirmação da extensão dos danos, está  claro que estes mísseis podem muito provavelmente atingir alvos profundos na Península da Crimeia.

Parece que a Base Aérea de Belbek foi atacada novamente esta noite, com incêndios na instalação. Ainda estamos aguardando imagens nítidas de satélite da base.

FONTE: TheWarzone

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
sergio S.

Sentado com uma pipoca e um refri, só esperando o choro e o show começar….rs

Chris

Fiquei ate com medo de dizer que são tantas as notícias de ataques bem sucedidos em solo russo, muitas fornecidas pelos próprios russos qdo se trata de instalações civis…

Que realmente coloca em dúvida a eficiência desses sistemas de defesa russos !

Bom pra OTAN… Mas pouco muda, no caso da Ucrânia, que possui poder de ataque limitado.

Luís Henrique

Não existe sistema 100% ou indestrutível.
A eficiência dos sistemas de defesa russos já foram demonstrados, tanto pela Rússia como pela Ucrânia que destruiu centenas ou milhares de mísseis, drones, helicópteros e aeronaves russas utilizando sistemas S-300, S-200, Buk, etc. E a Rússia também já destrui centenas ou milhares de mísseis, drones e aeronaves ucranianas e ocidentais.

No mais, para a Ucrânia foi um grande sucesso com a destruição de sistemas antiaéreos S-300 ou S-400 e aeronaves. Para os russos 10 mísseis do sistema ATACMS foram interceptados, então divulgam também como uma vitória.
A verdade provavelmente fica no meio termo.

Chris

Brother… A Rússia é uma potência militar… O que ate os EUA esperavam, é que derrotassem a pacata Ucrânia em alguns dias. Foi uma surpresa pra todo mundo.

Mas tbem sempre imaginei isso… So aquele tal de Iron Dome dos israelenses… Com varios videos mostrando que derrubam praticamente tudo… Parece coisa de outro mundo ! Heheh

LUIZ

A distância dos ataques iranianos também infuiu na eficiência dos sistemas antiaéreos israelenses. Esse ataques as bases russas na Crimeia são de 300km.

João Moita Jr

É, rapaz. Isso tudo ai foi disctutido lá no canal Hoje No Marcelo Militar…

Eduardo Neves

Se for igual aquele ataque que dizia que vários caças tinham sido destruídos e depois provou ser informações inverídicas fica complicado.

Rafael Aires

Lembrei da Oryx, que se fosse verdade o que postava, a Rússia já teria sido dividida em 50 países.

Felipe

Pois é, foi igual aquele dia. Nada comprovado

Rodrigo@acr.ind.br

Onde a fumaça a fogo… Qual a lógica de só terem sido destruidos sistemas S-400 e S-300 ? Caças também com certeza foram.

Rafael Coimbra

“pau que bate em Chico bate em Francisco” … Agora é esperar uma chuva de drones, misseis e KAB´s

Paulo

Isso teria justo sentido se não fosse pelo fato da russia invadir a Ucrânia e iniciar essa guerra, onde a Ucrânia está apenas se defendendo e requerendo seus territórios ilegitimamente tomados…

O vingador com cérebro

Sou anti Rússia totalmente, mas a informação é incorreta, leia o tratado de independência da Ucrânia, depois volte a comentar aqui.

Kommander

Precisam chamar atenção, já que estão perdendo território.

No mais, vamos aguardar as ibagens.

Sergio Machado

Os ucranianos são bravos e sabem lutar, é um povo casca, resiliente nos moldes soviéticos. Lamentável são suas lideranças políticas prestarem-se a esse papel de aríete da OTAN/EUA, destruindo o exército.
Óbvio que alguém e$ta $e dando bem.

LUIZ

Estão lutando pra não serem mortos pelos soldados leais ao gv Zelenski. A maioria nem quer lutar.

Bueno

 Shoigu foi demitido ou promovido?
Video dele na China

https://twitter.com/mog_Russ/status/1791005313388118191

Willber Rodrigues

Como comentaram num comentário anterior:

Isso aconteceu com a Rússia, um país com ampla tradição em sistemas EW e todo tipo de sistemas AA de curto, médio e longo alcance.

Agora imagine isso no Brasil, que não temos nada parecido com isso.

A Guerra da Ucrânia mostra muito bem o quanto as FA’s BR não teriam capacidade de lutar numa guerra de atrito.

Chris

Ainda me lembro daquele simulador de guerra famoso… Mostrando que apenas um porta aviões americano com apoio de uns 2 submarinos… Destruindo toda nossa FAB e Marinha em questão de minutos, incluindo submarinos. Antes ate de chegarem ao solo.

Os F-18 atiraram uma chuva de misseis muito antes e destruíram os F-5 (Mas ainda não havia o Gripen).

Last edited 5 meses atrás by Chris
Angus

Pouquíssimos países sozinhos tem capacidade de aguentar uma guerra das dimensões da Guerra da Ucrânia.
A própria Ucrânia sem ajuda da OTAN já estaria colapsando.

Em relação ao Brasil, obviamente as Forças Armadas não tem essa capacidade.

Contudo, diferente da Ucrânia, o Brasil não tem nenhum vizinho com a capacidade da Rússia.

Cabe o destaque também que hoje apenas os EUA teriam capacidade para trazer uma guerra dessas dimensões para as fronteiras brasileiras.

Enfim, contextos geopolíticos completamente distintos, mas é óbvia a necessidade de aprimoramento em qualidade de material das FFAA brasileiras.

Chris

É como o tráfico no Brasil…. Se elimina-lo…. Aparece outro comparsa no lugar !

Bispo

Bla bla bla…E a Rússia continua suas conquistas sobre a Ucrânia.

Se tais mísseis fossem a panaceia , o suprassumo alegado…a ponte na Crimeia já teria virado troféu propagandista.

Os fatos mostram que o exército EW russo , abate e ou suprime , muito armamento americano/europeu de precisão… obviamente nem tudo.

Ucrânia não tem “soldados” o que chegam à linha de frente tem pouco treino e para complicar, tem os alistados “na porrada”…rs, óbvio na primeira oportunidade se rendem.

Junho está chegando, dizem , trará invasão russa em larga escala… 03 frentes de batalha … convergentes ☠️

Chris

E você aparentemente, está torcendo bastante !

Eu não duvido… Mas o problema é que vocês falam isso ha 2 anos.

Bispo

Quando a antiga URSS quase instalou mísseis em Cuba os EUA surtaram..ou tira ou é tiro porrada e bomba. O mesmo se processa na Ucrânia..OTAN sonhava com a possibilidade de mísseis a 500km de Moscou… sonhava A Doutrina Monroe* só é democrática quando os EUA estão em “risco” ..rs Rússia aplicou a sua na Ucrânia deu VÁRIOS AVISOS…agora chupa chumbo OTAN..rs *Doutrina Monroe, estabelecida em 1823 pelo presidente dos Estados Unidos James Monroe – tem como objetivo impedir que potências estrangeiras estabelecessem uma base de poder significativa nas Américas. Face a torcer , relativo, mais assistir OTAN/EUA se estrepando na… Read more »

Hcosta

Será que sonhei com os países bálticos fazerem parte da OTAN há 20 anos? E com a entrada da Finlândia e Suécia? E mísseis com alcance de milhares de km’s e bombardeiros estratégicos? E a destruição mútua assegurada… E, já agora, a questão dos mísseis nasceu com a implementação de mísseis antibalísticos no tempo de Bush. Mas entretanto “ganhou” vida própria e foi transformada em mísseis nucleares para enganar os Russos. Ou seja, o único bloco/país que colocou, nas últimas décadas, bombas nucleares na fronteira foi a Rússia, na Bielorrússia. Deve ser daqueles que pensa que isto é uma questão… Read more »

Bispo

A Rússia não tem ogivas nucleares na América… já os EUA as tem na Europa.

O pacto de Varsóvia acabou a décadas ..a OTAN cresceu a cada década.

O sonho americano é esfarelar a Rússia em várias repúblicas, todas fracas e dependentes…mais fácil ter a certeza de uma nuc em NY.

Ucrânia já era … resta saber até onde a Rússia quer conquistar e começar as negociações …Odessa ?

Hcosta

Pois, sempre a mesma propaganda do inimigo externo.

Ou a Rússia, como país, é um fracasso onde se vai desfazer por ter nas suas fronteiras uma Ucrânia independente ou, talvez, o problema seja interno e não externo…

Os EUA têm, na Europa, bombas táticas, como a Rússia as têm em Kaliningrado.
Assim como a Ucrânia nunca entraria para a OTAN.
Nada de novo e que justifique esta invasão…

Talvez, também, queira referir as duas invasões (Napoleão e Hitler) ou o principado de Kiev para encontrar algum sentido para esta invasão.

Bispo

Começou com a operação casada CIA /MI6(Euromaidan) que ilegalmente retirou o presidente eleito ucraniano(pró Russia) do poder …

A Rússia ainda tentou resolver na diplomacia , solicitando aos EUA um acordo vinculativo no qual a Ucrânia não seria OTAN (óbvio negaram) ..

Resultado final , a Ucrânia virou quenga americana..rs, recebe $$$ para ser surrada.

EUA não são Europa , Rússia em parte é, o que legitima terem nuc na Europa.. se a Russia “estacionar nuc” na Venezuela, o EUA tem um AVC militar..rs.

Last edited 5 meses atrás by Bispo
Hcosta

Continue na sua realidade… Na minha a Ucrânia pediu para entrar na OTAN muito antes das invasões Russas e foi recusada. E não é precisa muita imaginação para perceber o motivo. Basta ver a dificuldade na entrada de países como a Suécia e a Finlândia. Onde se acrescenta a “diplomacia russa” que invadiu parte desta, impedindo, ainda mais, a sua adesão. Não entrando na OTAN o segundo passo seriam a implementação de bombas nucleares na Ucrânia, algo que nunca aconteceu nos países de Leste, mesmo com bombas nucleares Russas a poucas dezenas de km’s dos seus territórios E, até agora,… Read more »

Carlos Campos

Uma vergonha para Rússia

Felipe

Vergonha é espalhar fake news pra esconder o desespero e o fato de estarem perdendo 3 a 4 cidades por dia pra Rússia…

Leonardo

Aaaagooooraaa vai…!!

Melky Cavalcante

Senhores, têm todos os vídeos dessas ações ai nos canais do telegram tanto Russos quando Ucranianos, Aparentemente foram 3 aeronaves destruídas, 2 Mig-31 e um Su-27.
E a bateria de S-400 lutou bravamente mas foi atingida por 2 misseis e foi destruída, pelo menos 3 lançadores, um radar e um veículo indefinido.