Equipe de demonstração do F-16 da USAF pinta as cores do YF-16 para celebrar o 50º aniversário do avião
Para comemorar o meio século de existência do F-16 e seu sucesso monumental, o Viper Demonstration Team da Força Aérea dos Estados Unidos fez uma grande surpresa, pintando seu jato principal com o mesmo esquema de cores icônico vermelho, branco e azul do YF-16, a aeronave que iniciou tudo.
O caça de 4ª geração com quase 5.000 unidades produzidas acaba de completar 50 anos desde seu primeiro voo e continua em produção com novas encomendas.
O Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon, muitas vezes chamado de “Viper”, é um dos caças mais famosos e bem-sucedidos da história da aviação militar. Desde seu primeiro voo em 1974, o F-16 tem sido uma peça central das forças aéreas de dezenas de países ao redor do mundo, destacando-se por sua versatilidade, desempenho e durabilidade.
O F-16 foi originalmente desenvolvido pela General Dynamics para a Força Aérea dos Estados Unidos como um caça de superioridade aérea leve, mas rapidamente evoluiu para um caça multifuncional. Sua concepção foi baseada no conceito de “Energy-Maneuverability” de John Boyd, que enfatiza a importância da manobrabilidade e eficiência energética no combate aéreo. Em 1993, a divisão de aeronaves militares da General Dynamics foi vendida para a Lockheed Corporation, que mais tarde se tornou a Lockheed Martin.
O F-16 foi um dos primeiros caças a incorporar controles de voo fly-by-wire e emprega a fusão asa-fuselagem de forma mais harmoniosa e contínua, ao contrário dos designs tradicionais onde as asas são claramente distintas e separadas da fuselagem. Esta abordagem melhorou a aerodinâmica, a eficiência estrutural e o volume interno disponível para combustível.
É mais fácil aposentarem o F-35 e o F-16 continuar voando por mais 50 anos, do que o contrário.
Ate o F-22 ja esta na fila pra aposentadoria !
E qdo achamos que está ficando obsoleto… Aparece o F-16V… Incorporando muitas tecnologias do F-35.. Ate radar !
Mas convenhamos… É barato e eficiente !
Só a título de curiosidade
O que estávamos fazendo no Brasil em termos aeronáuticos em 1974?
Implantando os Mirage III, CINDACTA, Implantação dos primeiros Bandeirante, produzindo Xavantes… deve ter mais. E já no ano seguinte a FAB receberia os primeiros F-5.
Ótimo resumo.
Lembrei dos Neiva T-25 e Aerotec T-23. Anos mais tarde ambos tiveram uma versão modernizada mas que não foram aceitas pela FAB. O T-25 passou a treinador primário e o T-27 Tucano a treinador avançado.
Minha turma foi a primeira a voar o T-25 na instrução primária, em 1984. Meu vôo solo foi no dia 16 de Outubro de 1984, dois dias antes do meu aniversário. E a segunda a voar o T-27, em 1986.
Baita mudança do Uirapuru para o Universal!
Foi. Mas sobrevivi.
Estávamos bem para a época… Embora demorou mais trinta anos para cobrir todo o território nacional com radar acima do nível cem… Desde a chegada dos F5, praticamente não tivemos grandes novidade com exceção ao A29 ate a chegada do Gripen que a princípio é uma máquina melhor que que o F16, ainda mais se pensar para as nossas condições de operação. Ja em termos de transporte a frota melhorou muito, infelizmente com muito aviões executivos KC390 está se provando uma excelente máquina, infelizmente o calendário de entrega não está longe do ideal. Os A330 se provaram poucos eficientes mas… Read more »
“Desde a chegada dos F5, praticamente não tivemos grandes novidade com exceção ao A29”
Acho que você se esqueceu do AMX / A-1, que entre 1989 e 2000 foi entregue para 3 esquadrões da FAB. Sem falar nos 12 Mirage 2000, ainda que de vida efêmera. Ambos tiveram grande impacto na força.
Ele também esqueceu dos T-27, inclusive sucesso de exportação, e do desenvolvimento e implantação dos E/R-99.
Sim, bem lembrado.
Me ative apenas a aviões de caça e de ataque.
Ótima ideia reviver essa pintura!
Belíssima homenagem.
Concordo.
Ano que vem tem Le Bourget 2025. Poderia levar essa aeronave para lá e refazer a rotina que o YF-16 usou naquele ano.
https://www.youtube.com/watch?v=fFbYn4rOa1M
Ô produção! Só faltou incluírem uma foto dos antigos protótipos do F-16 para efeito de comparação. Até porque entre eles já tem diferenças.
A “pintura” que começou o meu fascínio pela Aviação
50 anos e ainda com corpinho de 20. O F-16 vai ser sempre um dos aviões mais bonitos de todos os tempos.
Montei quando era moleque: