Três aeronaves KC-390 Millennium da FAB pousam na Base Aérea de Canoas com 42 toneladas de mantimentos e equipamentos
Na noite de ontem (12/05) pousaram três aeronaves KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) na Base Aérea de Canoas (BACO).
Cada aeronave transportou aproximadamente 14 toneladas de mantimentos e equipamentos, como cestas básicas, cobertores, travesseiros, reservatórios para armazenamento de água e aparelhos de comunicação via satélite.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Cumprindo a missão!
Os C-390 não tem capacidade pra transportar uma quantidade maior de carga? Por quê não o estão fazendo?
Tá aí a importância desses aviões, e a FAB ainda tem a cara de pau de cortar pedidos, além da quantidade de aeronave existentes hoje estar se mostrando pífia, o cronograma de entregas deveria ser muito mais rápido.
Pode faltar dinheiro pra tudo, menos pro salário dos oficiais.
Kommander,
Pode ser que o volume da carga tenha ocupado todo o espaço do compartimento, porém sem chegar ao peso que a aeronave permite levar.
Por exemplo, a matéria fala em diversas cargas, entre elas travesseiros, que ocupam espaço mas são leves. Um reservatório de água vazio também seria uma carga volumosa porém pouco pesada.
Se a carga inteira fosse algodão ou caixas de isopor vazias por exemplo.
Eu realmente imagino que ha uma diferença bem grande, entre transportar um tanque, e colchoes ! heheh
Sim. Mesmo quando se fala em itens da mesma categoria, como alimentos que estão levando, há diferenças que qualquer pessoa ao carregar sacolas cheias de compras de supermercado pode entender: Um pacote de 5 kg de arroz ocupa praticamente o mesmo espaço que dois pacotes de 500g de pão de forma (isso para as poucas marcas que não reduziram a embalagem para 480g ou 400g…). A pessoa (hipoteticamente) precisará levar cinco sacolas de compras com dois pacotes de pão cada uma, numa mão, pra equilibrar o peso de uma única sacola com o pacote de arroz na outra (isso se… Read more »
Itens emergenciais podem ter pesos diferentes, o que dita a composição da carga é a necessidade e a urgência. Se há grande falta de colchões e travesseiros em abrigos e pressa em resolver isso, eles farão parte da carga, assim como itens tão variados como alimentos, edredons, cilindros de oxigênio, ataduras, compressas de gaze, leite em pó e água, cada um desses itens com sua própria característica de peso volumétrico. Como há notícias de voos com a mesma aeronave carregada com 20 toneladas ou com 14 toneladas, partindo dos mesmo locais e com os mesmos destinos, creio que a questão… Read more »
densidade
Reduziram as embalagens e aumentaram os preços.
São uns M…..
Kommander sempre ficou uma uma raiva danada dessa pseudo força aérea quando lembro da desculpinha mais esfarrapada do “não temos necessidades de 33 aviões KC-390….”
Como não temos?
O C-390 é muito mais importante pro brasil que o Gripen.
Isso foi falado quando?
Afinal, o contrato do kc390 era pra 28 unidades. Pq estavam falando de 33?
Quanto a ser mais importante, sua opinião seria diferente em caso de utilização do Gripen em missões de defesa do espaço aéreo nacional.
Cada um na sua funcionalidade. Ambos são muito importantes e exigiram um investimento alto no desenvolvimento/implementação. Por essa razão, somada com a importância, o contrato do kc390 deveria ser integralmente cumprido, assim como o Gripen deveria ter o segundo lote contratado.
Recurso há. O que não há são interesses políticos.
Eu penso que 19 KC-390 darão à FAB uma capacidade de transporte que ela nunca teve, mesmo quando operou, por poucos anos, uma frota de 23 C/KC-130. Para operar mais que 19 aeronaves, precisaria aumentar o orçamento destinado à essa aviação em específico. O que precisa é aumentar o ritmo das entregas. Hoje, com a desativação dos C-130, a FAB tem 6 KC-390 para mobiliar 2 esquadrões! E 2 deles estão inoperantes, por conta de manutenção (2853 e 2856).
Peso e volume…nesse caso, o volume é o condicionador. Qual o espaço volumétrico ocupado por 1 tonelada de aço? E por 1 tonelada de algodão?
Para que gastar com defesa né?
Olá FP. Acho equivocado supor que os gastos com defesa possam ser vistos como fundamentais para ações de resgate em catástrofes. Por exemplo, alguém pode defender que os gastos com avião de transporte e outras coisas poderiam ser alocados para a defesa civil Outros gastos com defesa, como carros de combate, submarinos ou armamento pesado dificilmente seria usado para resgate humanitário em catástrofes. Os gastos militares são feitos visando a segurança do país contra ameaça externa. Eventualmente, os meios militares podem ser usados para atender catástrofes ambientais ,como enchentes, terremotos, retirada de refugiados, maremotos… porque nestas situações de emergência, os… Read more »
Toda força armada no mundo é ou deveria ser projetada para o exercício da função dual (defesa da soberania + apoio em tempos de paz). As forças têm suas funções. A defesa civil as suas funções. Não tem essa de se pensar na necessidade de uma ir para a outra. O que se deveria pensar é, em faltando recursos em uma (ou nas duas), como é o caso, traçar as prioridades como país, destinando recursos gastos em destinações esdrúxulas, como o exemplo do fundo eleitoral, para essas destinações. Agora se a classe política e algumas pessoas acham que gastar recursos… Read more »
Diversas vezes li que as forças armadas deveriam ser usadas apenas para combate.. que esta história de usar os meios militares para missões humanitárias era um erro, um desvio de função.. a gente tentava explicar que em casos de calamidade humanitária, dependendo da extensão, faltam meios para a defesa civil atuar na intensidade necessária para as emergências. Nesses casos, o papel das forças militares para apoiar as ações da defesa civil é fundamental. O que é errado é passar a responsabilidade das ações de defesa civil para as forças armadas, cujo papel nas calamidades é de apoio. Não dá para… Read more »
Isso demonstra mais do que suficientemente a necessidade de termos pelo menos 50 unidades desse tipo e aeronave.
Alguém sabe informar a quantidade atual somada aos C-295 (Casa). Acredito serem os dois únicos modelos de cargueiros disponíveis atualmente.
O mais importante e quantidade de avioes que estao disponiveis ao mesmo tempo e ter multiplas tripulacoes para voar as aeronaves o maximo tempo disponivel, um 737 de uma American/Gol voa 10-12horas por dia com varias tripulacoes, como exemplo. Alem disso ter mais modelos de KC-30, para permitir fazer carregementos maiores e abastecer aeroportos hubs mais proximos, onde aeronave taticas e menores podem fazer a perna de distribuicao. Lembre-se que tambem tem que ter preparacao dos aeroportos para receber estas aeronaves, mais espaco de manobra, pistas e infra geral. Alem disso, voce nao precisa voar tudo, tem que combinar com… Read more »
Mas a quantidade é importante tambem, as primeiras unidades ja passaram 1/4 de vida util (8000 horas) no ano passado como ja foi noticiado nesse site. Ter poucas unidades vai levar a um envelhecimento rapido das aeronaves, que terao que ser trocadas mais cedo.
Já tem uma célula de KC-390 com mais de 8000 horas?
2000 horas, nao fui claro, desculpe. 8000 horas seria a vida util.
Rodolfo, só por curiosidade, de onde você pegou esse dado de 8000 horas de vida útil do KC-390?
Não faz sentido, pois a própria Holanda selecionou a aeronave para voar 4000 horas por ano numa frota de 5 (800 horas anuais por avião) e não creio que ficaria satisfeita em usar o avião por apenas 10 anos.
50 KC-390? Qual a demanda? Como operar? Qual o custo?
A frota de transporte da FAB é de 2 C-30, 6 KC-390, 11 C-105, 3 SC-105. Além disso, +/- 6 C-99, 15 C-97, 40 C-95M e 35 C-98.
Demonstra a extrema necessidade de uma aviação de transporte bem equipada mais kc-390 e mais kc-30 .
Roberto,
Há notícias sobre cargas mais pesadas transportadas nos últimos dias por KC-390. Tem variado bastante.
https://aeroin.net/fab-envia-mais-dois-avioes-embraer-kc-390-com-40-toneladas-de-apoio-para-o-rs/?amp
Uma hipótese é simplesmente ser uma questão de volume: o compartimento estar todo tomado por cargas volumosas que não chegam ao peso máximo admissível (o próprio texto menciona travesseiros e cobertores entre os itens, ou seja, artigos volumosos mas não necessariamente pesados).
Uma das fotos da matéria mostra a carga volumosa retirada de uma das aeronaves.
Na minha opinião a questão do volume e não massa está evidente.
densidade
Pra quem criticava o investimento feito nestes avioes… Esta ai uma bela resposta !
Em tempo… Um agradecimento ao Exercito Argentino !
Que forneceu 2 equipamentos e 72 mil pastilhas potabilizadoras, que geram muita agua potavel, ja embalada em saquinhos pra facil consumo. Segundo o nosso exercito, estao sendo extremamente uteis.
Parabéns. Cumprindo seu dever.
Agora, esse fotógrafo da Aeronáutica é muito bom. Cara talentoso.
Boa noite, a segunda foto ficou linda!!
Não sei se é o mesmo fotógrafo dessa notícia. Mas o Sargento Johnson Barros já ganhou até prêmio.
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/36710/PR%C3%8AMIO%20-%20Fotografias%20de%20Sargento%20da%20FAB%20ganham%20pr%C3%AAmio%20internacional
3 aviões levam menos carga que 1 carreta 🤭
Mas, chegaram lá muito, muito mais rápido.
Depende do volume ocupado, meu caro. Física básica. Se a carreta tiver completamente carregada de isopor, vai ficar muito aquém da capacidade máxima de peso, mas com capacidade volumétrica esgotada.
O mesmo vale para a aeronave.
Depende da densidade da carga. O KC390 leva até 26 ton. Uma carreta com 3 eixos dever ter uma carga máxima de 40 ton…
Dependendo da distância, é melhor usar carreta mesmo. Se a distância for grande, o trem leva vantagem. Para longas distâncias, o avião pode ser uma boa escolha dependendo da pressa ou da inexistência de rotas terrestres.
Sendo possível, o meio fluvial ou marítimo também pode ser vantajoso.
Numa situação como a atual, parece-me que a melhor escolha é uma combinação de meios.
O comboio que saiu do DF (junto com 3 avioes, sendo dois 390), levaria 3 dias para chegar ao RS. A materia nao fala da onde partiu essas aeronave. Se for de outro lugar, o kc ja levaram a carga do DF, voltaram para outro lugar, carregaram, partiram novamente e o comboio talvez nem tenha chegado ainda.
Pode até ser do mesmo lugar. Os KC-390 estão fazendo várias viagens ao Sul, a partir de mais de uma base / aeroporto (como Galeão, Brasília, Cumbica). Dá pra acompanhar pelo site Flightradar.
Essa notícia abaixo, por exemplo, foi divulgada no sábado sobre a partida de carga em mais de um modal, a partir de Brasília e Anápolis. De lá pra cá foram feitas diversas outras viagens:
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/42538
A partir de domingo, a Base Aérea de Florianópolis passou a servir como “hub” para receber as cargas de diversos pontos e dali organizar o transporte para o RS:
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/42551/TODOS%20PELO%20SUL%20-%20FAB%20tem%20novo%20centro%20de%20distribuição%20de%20donativos%20para%20o%20RS%20na%20BAFL
Lindão esse cargueiro militar. 😻
Diz uma história não divulgada 🤐 que um certo avião ☝️…durante seus testes de N certificações por circunstância não conhecidas entrou em estol e saiu de for primorosa e claro sobre o comando de um piloto veterano hiper qualificado 🙃… os dados do voo-estol foram para os EUA para análises técnicas… claro , tudo ficção aérea. 👽
Não sabia que o Maurício era do Sul, mas espero que ele esteja bem.
Sim, ele é de Canoas ou Cachoeirinha ou outra das cidades da região metropolitana. Realmente, agora que o Roberto falou, me dei conta que ele não comenta há dias. Tomara que esteja bem!
Eu sempre pensei no porquê de não termos aviões maiores, como um C5 ou um C17. Ou, sei lá, um An22. Não que fossem muitos. Um ou dois. Sei que vão falar da manutenção cara e tal, mas somos um país imenso, que passa por tragédias cíclicas. Uma hora é no sul, outra no sudeste, outra, ainda, no norte ou nordeste. E a logística é sempre dificultosa, ineficiente e absurdamente lenta. A alguns meses a necessidade de mobilizar veículos blindados para o norte do país foi lenta e desajeitada. Se tivesse ocorrido uma violação do território brasileiro não teríamos como… Read more »
Segundo a fab,nem esse total “absurdo de 19 aeronaves” é necessário.
Os equipamentos mais importantes para o Brasil são os aviões de transporte e helicópteros,de médios pra cima.
Pra um país do tamanho do Brasil nao ter C17 faz falta, ainda mais quando tem blindados estacionados no RS e uma crise eclode em Roraima. Por mais que de para transportar tanques por terra, com um C17 é questão de horas e nao semanas.
“Mesmo que fosse uma demanda com pouco, ou nenhum retorno”
Isso. Aí é só a diretoria da Embraer colher o dinheiro que nasce nas árvores de sua sede e investir no desenvolvimento do avião.
Ainda bem que a Embraer tem essas árvores de dinheiro e a chuva de moedas do céu, pra sustentar projeto sem previsão de retorno/demanda, como sugerido.
O 2858 deve estar voando ininterruptamente tem mais de uma semana. Já o vi em Brasília, Galeão, Fortaleza… Deve estar em ritmo de avião de companhia aérea. No primeiro vôo que fez, lá no início da enchente, estava com um pod Litening e com os pods de reabastecimento. Podia estar fazendo alguma campanha de reabastecimento. Depois de 2 ou 3 vôos, já apareceu nos vídeos sem o Litening, mas continua com os pods de reabastecimento. E no final de semana todos os KCs disponíveis estavam voando. 2854, 2855, 2857, 2858 e o PT-ZNG, cedido pela Embraer. Algumas ponderações: O número… Read more »
Já era para tem umas 10 KC-390.na FAB. O KC-390 não só para transporte Militar, é para dar apoio quando acontece tragédia, que aconteceu no RS!
A capacidade maxima de carga do KC
390 é 26 toneladas, peso esse de uma bateria Astros que ja foi transportada pela aeronave.
Acho que você se refere à uma viatura lançadora do sistema ASTROS. A viatura, vazia, pesa ao redor de 13 ton. E é assim que é transportada. Quando plenamente carregada, pesa 22 ton (também poderia ser transportada no KC-390). Uma bateria completa do Sistema ASTROS é composta por 6 viaturas lançadoras, 3 viaturas remuniciadoras, 1 viatura de controle de fogo, 1 viatura meteorológica, 1 viatura Posto de Comando e Controle, 1 veículo de Comando e Controle e 1 viatura oficina.
42 t com 3 aviões? Excelente mas um pouco tarde não?
Claudio, essa é apenas uma das missões já feitas.
Talvez você não tenha reparado, mas há diversas outras matérias noticiando voos de ajuda humanitária da frota de KC-390 nestas duas semanas.
Ora. Por um lado, primeiro foram recebidas as doações, dai triagem das doações e registro. Do outro lado, o resgate, o acolhimento das pessoas, o levantamento das necessidades…. Ainda encher o avião de tudo o que for doado e levar tudo para um galpão no RS? Além disso, as primeiras cargas de alimentos, produtos de higiene e de saúde já foram usados… o transporte vai continuar sendo feito pelas próximas semanas… Só falta, daqui um mês, quando for levado um novo lote de alimentos, alguém reclamar que está indignado pela FAB levar mantimentos depois de um mês da enchente… de… Read more »
Seguiram com 18ton ociosas, a menor, que suas capacidades de transporte. Preocupação dos militares, do cargueiro não levantar vôo com a capacidade plena, ou só tinha esse volume de carga no evento? Daria para ter sido mantido em solo um cargueiro + 2 ton para seguir, aguardando mais as 18ton!
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