Campanha da FAB arrecada 1.500 toneladas de donativos
O transporte das doações está sendo feito diariamente para a Base Aérea de Canoas
A campanha “Todos Unidos pelo Sul”, lançada no dia 30/04 pela Força Aérea Brasileira (FAB), chegou à marca de 1.500 toneladas de donativos recebidos nas Bases Aéreas de Brasília, Galeão e São Paulo. A comunidade foi convidada a participar da ação, doando roupas, colchonetes, água potável e gêneros alimentícios não-perecíveis.
“Nós abrimos três Bases para recebimento das doações e, nos próximos dias, outras Bases também serão ativadas. Chegamos à marca de 1.500 toneladas de donativos em menos de uma semana. A campanha vai crescendo muito com o envolvimento de diversos órgãos e, especialmente, da população. Isso mostra a força da nossa sociedade, a força dos brasileiros”, destacou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
O transporte dos donativos está sendo feito diariamente, com destino a Base Aérea de Canoas (BACO), por meio de aeronaves da FAB, como o KC-30, do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, e o KC-390 Millennium. Saiba mais em: FAB arrecada e transporta donativos para atingidos pelas enchentes no RS.
Atuação da FAB
A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram no dia 30/04, com resgates de pessoas ilhadas e estende-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outros.
Entre os meios da FAB, estão envolvidos 17 aeronaves, mais de 1.300 militares e 90 viaturas. As missões são cumpridas a partir das Bases Aéreas de Santa Maria (BASM), de Canoas (BACO) e Florianópolis (BAFL). A FAB lançou uma página especial para concentrar as informações sobre sua atuação em apoio aos atingidos pela enchente no Rio Grande do Sul. Acesse e confira
FONTE: Força Aérea Brasileira
realidade:
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2024/05/aeronautica-ve-dificuldade-logistica-no-rs-e-so-entrega-80-de-1500-toneladas-de-doacoes.shtml?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=twfolha
Precisamos se mais aeronaves de asas rotativas urgente para as 3 FAAs.
Tb precisamos aumentar a estrutura de bases, e ñ fechar e realocar pessoal
Chinook?
Agora estão sendo comprados 20 H-60 black Hawk novinhos dos EUA sendo 12 para o exército e outras 4 entre FAB e marinha provavelmente na versão Seahalk para a força aeronaval. A FAB poderia instalar um esquadrão de black Hawk em Santos e no campo de Marte e reforçar os outros grupamentos com mais desses UH-60.
20 Black Hawk?? Só tem os 12 H-60M para o EB. De onde você tirou o resto? Qual a fonte?
Será que o problema é a quantidade de helicópteros?
Veja o inventario atual
EB
11 EC725
4 UH-60
33 Panther
MB
14 EC725
FAB
16 UH-60
11 EC-725
São 89 helicópteros de transporte, considerando que fossem alocados 30% deles na situação de emergência, seriam 27 aeronaves.
A questão me parece que não é a quantidade de aeronaves e sim a capacidade (e ai entram várias variáveis) de operá-las no cenário atual no RS.
Inventário é uma coisa e taxa de disponibilidade é outra. É grande a quantidade de aeronaves inoperantes por falta de peças, em razão das restrições orçamentárias que ocorrem a anos nas FA.
Não digo falta de peças, mas em manutenção mesmo, o que é normal.
Não, precisamos que os Estados estejam mais preparados em materia de Defesa Civil com equipamento, viaturas e aeronaves, ja que o primeiro socorro e local . Não se pode colocar toda responsabilidade nas FFAA , isso e tarefa secundaria delas, apesar do excelente trabalho!
Não há escala estadual para tanto transporte de carga…
A base aérea de São Paulo poderia abrigar um esquadrão de transportes e abastecimento da FAB com dois KC-30 novos e alguns KC-390,essa base tem bastante estrutura fora o hangar de manutenção de aeronaves no moinho de Guarulhos o que da bastante vantagem em relação ao galeão onde fica o esquadrão corsário.
Augusto
No Galeão fica justamente o parque de material aeronáutico dedicado a aeronaves de grande porte da FAB.
Agora vemos a importância monumental dos helicópteros!