Secretary of the Air Force Frank Kendall flies in the X-62 VISTA in the skies above Edwards Air Force Base, California, May 2. (Air Force photo by Richard Gonzales)

BASE AÉREA DE EDWARDS, Califórnia — O Secretário da Força Aérea dos EUA (USAF), Frank Kendall, voou no assento dianteiro do X-62A VISTA, em 2 de maio, para experimentar em primeira mão a aeronave única, que incorpora aprendizado de máquina e software altamente especializado para testar o voo autônomo e outras capacidades de ponta.

O recurso mais potente do X-62A – chamado VISTA para Variable In-flight Simulation Test Aircraft – é sua nova capacidade de desenvolver e testar capacidades de voo em tempo real usando aprendizado de máquina e integração de agentes ao vivo. Esta tecnologia foi testada com sucesso através de uma colaboração com o programa Air Combat Evolution (ACE) da DARPA. A equipe foi finalista do Troféu Robert J. Collier de 2023 como reconhecimento por seus esforços inovadores.

“A possibilidade de combate aéreo autônomo tem sido imaginável por décadas, mas a realidade permaneceu um sonho distante até agora. Em 2023, o X-62A quebrou uma das barreiras mais significativas na aviação de combate. Este é um momento transformacional, tudo tornado possível pelos avanços realizados pela equipe ACE,” disse Kendall.

O Coronel James Valpiani, comandante da Escola de Pilotos de Teste da USAF, fornece os pontos finais de instrução ao Secretário da Força Aérea Frank Kendall durante sua visita à Base da Força Aérea de Edwards, Califórnia, em 2 de maio. Kendall experimentou o futuro do voo ao voar a bordo do X-62 VISTA (Foto da USAF por James West)

A divisão de pesquisa da Escola de Pilotos de Teste da Força Aérea dos EUA lidera as responsabilidades de gestão geral do programa para o X-62A. O foco principal da divisão é liderar pesquisas que aceleram as capacidades multidomínio para o combatente, ao mesmo tempo que abraça desafios para testar rapidamente novas tecnologias.

Cerca de quatro anos atrás, a equipe se propôs a melhorar as capacidades de teste e treinamento já únicas do VISTA, que historicamente permitiam simular as características de voo de outra aeronave, mas não pararam por aí. Eles criaram uma nova capacidade completamente – uma que ainda não existia no Departamento de Defesa. Eles viram a possibilidade de transformar o VISTA em um veículo para incorporar e testar a teoria da inteligência artificial através do uso em tempo real de agentes ao vivo.

O secretário da USAF, Frank Kendall, voa no X-62 VISTA nos céus acima da Base Aérea de Edwards, Califórnia, 2 de maio. (Foto: USAF, por Richard Gonzales)

As capacidades iniciais do VISTA foram reimaginadas, reformuladas e fundamentalmente expandidas, culminando em uma atualização que foi concluída em 2022 e apresentava três novos conjuntos de software altamente especializados com significativamente mais poder de computação para fazer tudo funcionar.

“A IA está realmente pegando a tecnologia mais capaz que você tem, juntando tudo e usando-a em problemas que anteriormente tinham que ser resolvidos por meio de decisões humanas. É a automação dessas decisões e é muito específica,” disse Kendall.

Durante o voo do Secretário Kendall, o X-62A conduziu uma variedade de manobras táticas utilizando agentes ao vivo que responderam em tempo real a uma ameaça simulada. Ele completou uma série de pontos de teste, que faziam parte de um combate aéreo dentro de uma operação que validou os modelos e testou seu desempenho. Sentado no assento da frente, os controles do X-62A permaneceram intocados tanto pelo Secretário Kendall quanto pelo piloto de segurança no assento traseiro durante todo o voo de teste.

FONTE: USAF

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