O Esquadrão foi acionado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) para executar o transporte aéreo logístico

Nesta quinta-feira (02/05), por volta das 18 horas, uma aeronave KC-390 Millennium, do 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, pousou na Base Aérea de Canoas (BACO), carregando a estrutura do Hospital de Campanha (HCAMP) do Exército Brasileiro, que será levada para Lajeado (RS).

O Esquadrão foi acionado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) para executar o transporte aéreo logístico da Base Aérea do Galeão (BAGL) até a BACO.

Nessa missão, foram empregados 12 tripulantes. O Capitão Aviador Israel Amorim Barbosa Leal, Comandante da Aeronave e da missão, comentou sobre a atuação. “Poder participar de uma missão que auxilie na melhora das condições de saúde e que leve alento aos moradores da região é muito gratificante e ratifica a capacidade de pronta resposta do Esquadrão”, disse o tripulante.

A missão consistiu no transporte de 12 toneladas de equipamentos, que serão empregados na montagem do Hospital de Campanha para auxiliar o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Ações da FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), atua desde terça-feira (30/04), na Operação Taquari II, resgatando os atingidos pela enchente na região de Santa Maria, no Rio Grande do Sul (RS).

FONTE: Força Aérea Brasileira

LEIA TAMBÉM:

Operação Taquari II: Apoio médico, resgate e desobstrução de vias no Rio Grande do Sul

 

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
CR Sertão

Esse tem trabalhado

Leo

Estão fazendo milagre com 3 aviões (parece que o 2855 tá voltando)

Matheus Lucas

Positivo fez 2 voos inclusive hoje já tava na hora de sair do chão provavelmente são os voos de teste após período de manutenção na embraer.

Nativo

Pode crer.
Esse sim foi um acerto imenso da Embraer em desenvolver e da FAB em comprá-lo.

BraZil

Bom dia. fatos interessantes a comentar: Apenas 1 Millenium transporta um hospital de campanha? 01 hospital de campanha completo pesa apenas 12 toneladas? essa estrutura é a padrão, ou seja, em caso de conflito é a mesma a ser usada? como dificilmente temos reportagens sobre esses pormenores, essa oportunidade trágica é preciosa nesse sentido.

Rinaldo Nery

Creio que sim. A fuselagem do C-390 foi desenhada para esse tipo de carga, dentre outros (Guarani, radar móvel do GCC etc.). Fruto dos workshops realizados com os usuários do avião, em 2009. Iniciativa do primeiro gerente do projeto, Brig R1 Zavaroni.

BraZil

Obrigado Rinaldo, só achei pequeno o volume, creio que vc também. Por isso seria interessante uma reportagem focando nesses nossos ativos de defesa, pouco lembrados…

Bernardo

Boa colocação. Vi recentemente um material sobre um hospital de campanha de uma empresa alemã e de forma alguma aquilo ali cabe num avião só (mesmo sendo o nosso), muito volume (muitas estruturas 20″ tanto meia quanto padrao “cheio”). Se o nosso (eu sei que existem tipos diferentes pra diferentes complexidades, mas mesmo um de pequena) vai em um só é uma grande vantagem (e se é desenvolvido aqui, um grande feito).

Fernando "Nunão" De Martini

Provavelmente é transportado em mais de uma viagem, conforme indica essa nota do EB reproduzida no blog das Forças Terrestres (com destaque meu nas palavras que indicam isso)

Um Hospital de Campanha do Exército começou a ser transportado em um avião KC-390 da Força Aérea Brasileira do Rio de Janeiro para Lajeado (RS)

https://www.forte.jor.br/2024/05/03/operacao-taquari-ii-apoio-medico-resgate-e-desobstrucao-de-vias-no-rio-grande-do-sul/

RPiletti

Nunão, tenho um bom vídeo de um resgate efetuado pela equipe do “Bombeiro 07” do RJ, se quiser posso enviar para algum e-mail que tu disponibilizar.

Fernando "Nunão" De Martini

Agradecemos desde já.
Peço que mande ao editor chefe:

alexgalante@fordefesa.com.br

RPiletti

18Mb, creio que não irá receber.

Sua mensagem não foi recebida por um ou mais dos destinatários.
 
     Assunto:   Resgate Bento Gonçalves/RS
     Enviada em: 03/05/2024 16:05
 
Não é possível encontrar os seguintes destinatários:
 
     ‘alexgalante@fordefesa.com.br’ em 03/05/2024 16:06
           552 5.2.0 2yDNs9x6W81qp2yDRswgN6 message too large

Last edited 1 mês atrás by RPiletti
Fernando "Nunão" De Martini

Você pode subir pelo serviço Wetransfer e mandar apenas o link.

https://wetransfer.com/

Hcosta

me parece, vendo a primeira foto, que são tendas insufláveis, ocupando muito menos espaço que uma estrutura de tendas convencionais.

https://hospitainer.com/product/50-bed-mobile-hospital-field-hospital/
https://clip-lok.com/2020/03/30/packaging-of-tents-and-equipment/

Karlyson Yuri Chaves

Acredito que se não transportar um hospital em uma única viagem, não seria por uma questão de peso, mas sim de espaço na aeronave, volume.

dretor

parabéns as forças. e ridículo pensar que dias atraz o governo cortou a verba delas. Esse pais e uma vergonha so prejudica quem ajuda o povo e beneficia as grandes fortunas

Bartolomeu

Também é ridículo o corte de verbas para pesquisa científica e a falta de vacinas de reforço contra a Covid nas UPAS. Aqui em São Paulo elas estão faltando… Todos, aqui (já por aí…) somos a favor de Forças Armadas bem equipadas, modernizadas (com menos efetivos inúteis para a guerra moderna e menos privilégios) mas não dá para crer que elas manteriam orçamento quando o resto do serviço público importante – saúde, educação, relações exteriores e defesa do meio ambiente – estão no “limite do limite”.

Ramon

Todo mundo está batendo na tecla não se deve cortar o numero de KC-390 e se deve ter mais helicópteros com maior capacidade, estamos passando por períodos recorrentes de catástrofes climáticas e emergências de repatriação de brasileiros devido a conflitos, espero que não aconteça, mas se um dia ocorrer alguma catástrofe que atinja regiões inteiras do Brasil, corremos o risco de não conseguirmos atender totalmente as demandas emergenciais com a quantidade de meios aéreos que as FA´s tem no momento.

RPiletti

A informação que eu tenho é que 6 helicópteros do EB tiveram que aguardar em Criciúma, já o AW 169 do RJ voou noturno abaixo de chuva. A conclusão fica com quem ler…

Joao

Durante a madrugada o aw se deslocou. Acompanhei, era umas 01:30 da manhã. Segundo o app ele havia saindo de itapema. Fique meio pensativo, pois lá não há aeroporto.

Rinaldo Nery

Não estava no Costa Esmeralda, em Porto Belo?

Marcelo Andrade

acredito que esses 6 eram Esquilos. A FAB fez varios resgates noturnos com NVG

Santamariense

Do EB são 2 HA-1A, 2 HM-1A, 1 HM-3 e 1 HM-4. Da MB são 1 UH-12 e 1 UH-15A. Da FAB são 3 H-60L.

João, o primeiro

Depende de como estava o teto no local e na hora.

Bartolomeu

O aquecimento global é um fato, ao contrário de contestações anticientíficas de caráter ideológico que tivemos em passado recente e tende a se agravar. Portanto, as consequências também serão mais graves. O governo, me refiro aos funcionários técnicos estáveis e competentes, têm de pensar alternativas para o curto prazo, desde a readequação de ocupações urbanas, até meios de resgate e, aqui, as Forças Armadas têm papel importante.

Franz A. Neeracher

Concordo que o número de meios não é o ideal.

Por outro lado, o Brasil não pode ter centenas de aviões em stand-by para serem usados em caso de uma catástrofe natural ou de um conflito em algum lugar do planeta….aliás, nenhum país faz isso.

Em casos extremos, o governo pode requisitar o uso de aviões de empresas aéreas.

Joao

Uma dúvida, já que vemos a necessidade de mais helicópteros para auxiliar no RS, São mais de 200 municípios atingidos. Será que essas empresas que fazem offshore, para petroleiras não poderia ajudar?!?

Talisson

Hoje vi no flight radar um helicoptero pesado da Havan voando sobre Lageado/Gramado/Nova Petropolis. Vi varios avioes pequenos de propriedade particular. Tambem vi esse Kc390. Mas vi nenhum helicoptero das FFAA.

Last edited 1 mês atrás by Talisson