Base Aérea de Natal realiza reunião com nações estrangeiras para a CRUZEX
O Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX) é um Exercício Operacional multinacional promovido pela FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Base Aérea de Natal (BANT), iniciou, no dia 29/04, a Conferência Intermediária de Planejamento (MPC) do Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX), um dos maiores e mais importantes exercícios operacionais conjuntos do mundo, que ocorre periodicamente e visa fortalecer a interoperabilidade entre as forças aéreas de diferentes países, promovendo o treinamento conjunto em cenários complexos de operações aéreas.
O objetivo da reunião foi introduzir as informações essenciais sobre o treinamento. O Comandante da Base Aérea de Natal (BANT) e Diretor do Exercício, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, durante a cerimônia de abertura, que contou com a participação de representantes do Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Portugal, Suécia e Estados Unidos, falou da importância dos representantes dos países participantes. “A presença de vocês é muito importante para nós e este exercício será benéfico para todos. O time brasileiro está preparado e disponível para fornecer todo o suporte necessário”, afirmou o Brigadeiro do Ar Rezende.
Para o Coordenador do Exercício, Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, o planejamento é extremamente importante, haja a vista a complexidade das ações e a diversidade dos atores envolvidos no processo. “Quando se fala em um Exercício desta magnitude, há que se pensar em temas amplos como a reestruturação de instalações de apoio à operação, tais como hangares, pista de pouso, locais de planejamento e apoio ao homem. Há que se pensar ainda em fatores táticos: como o processo de validação dos empregos simulados e o processo de planificação das missões em um cenário de missões aéreas compostas. Mas há também que se preocupar com tudo que envolve a operação de aeronaves estrangeiras com suas limitações, características, necessidades e doutrinas operacionais”, disse.
“Em suma, a variedade de ações que devem ser levadas em consideração durante toda a preparação, demanda a esta estrutura de planejamento uma coordenação eficaz e objetiva entre os diversos atores envolvidos do Comando da Aeronáutica”, completou o Coordenador do Exercício.
A CRUZEX 2024 está programada para ocorrer no mês de novembro na Base Aérea de Natal, reunindo mais de 10 países. Espera-se a participação de aproximadamente 100 aeronaves militares brasileiras e estrangeiras, com um total previsto entre 1.200 a 1.300 horas voadas.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Seriam necessários 40 milhões de reais para a recuperação das pistas e pátios. Informação de 2 anos atrás, pelo ex Diretor da DIRINFRA. Não sei se o serviço foi realizado.
Os problemas causados a alguns F-16 por detritos na pista em 2018 foi culpa da FAB?
Se não foi feito a recuperação acredito que não seria possível haver exercício. A BANT deveria ter uma put# estrutura de primeiro mundo para a FAB realizar exercícios.
Se não é de primeiro mundo, está tentando ser. Em 2008 (minha última CRUZEX) já era muito boa. Não foi fácil apoiar 2400 militares naquele ano.
A comara está encarregada da obra de execução da recuperação e recapeamento completo da pista 16L 24R que é a pista principal da base por sinal ja concluída recuperação das pistas de táxi e dos hangaretes entre outras obras .
Muito bom. Terem fechado aeroporto civil jogou todos os custos nas costas da FAB, que antes tinham o aporte da INFRAZERO.
Pista 16L/34R.
Um pouco da história da BAAN, o centro social e militar potiguar na década de 40, pode ser lido em “Parnamirim Field – O último pouso”.
Parnamirim Field foi uma base aérea americana na II Guerra Mundial (a maior fora dos EEUU, segundo muitos registros) que hoje é parte da BAAN. Do general americano Charles Gerardt¹; “Vale a pena lembrar que a Base Aérea de Natal teve mais importância na vitória desta guerra do que qualquer outro lugar”
¹ Comandante do 116º Regimento de Infantaria das Divisões que desembarcaram na praia de Omaha em 06/06/1944.
Foi muito utilizada pelos Esquadrões de Patrulha da US Navy, operando Catalina e B-24. Há um bom livro sobre isso: Galloping Ghosts of the Brazilian Coast. Escrito por um dos marinheiros desses Esquadrões.
BAAN é Anápolis. Natal é BANT.
Todos nós sabemos quem será a “rainha do baile” dessa CRUZEX, né?
Diga pra nós. F-39?
Com certeza.
Grato
Será que terá algum dia de Portões abertos na BANT? Ou será que haverão visitas agendadas? Gostaria de ver as aeronaves.
Caso negativo, é possivel ver de algum local próximo a BANT as decolagens das aeronaves?
Deverá haver portões abertos. Prepara a paciência pras filas.
Aeronaves participantes da Cruzex 2024:
Argentina
3 A-4AR 1
C-130H 3
IA-63 Pampa III
Chile
6 F-16
1 KC-135E
Colômbia
4 Kfir
1 767 MMTT
Paraguai
2 T-27 Tucano
1 C-212 Aviocar
Peru
4 Mirage 2000P
1 C-27J
1 C-130
Portugal
1 KC-390
Uruguai
1 KC-130H
Estados Unidos
4 F-16C
1 KC-135R
1 C-130J
Brasil:
– FAB:
A-1 AMX, F-5EM/FM Tiger II, F-39 Gripen, A-29 Super Tucano, KC-390 Millennium, C105 Amazonas, C-99, R-99, E-99, C-95 Bandeirante, C-97 Brasilia, C-98 Caravan, H-36 Caracal e H-60 Blackhawk.
– MB:
4 AF-1B/C