Helicópteros e cerca de 80 militares estão envolvidos na operação

A Força Aérea Brasileira (FAB), sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), atua desde a noite de terça-feira (30/04), nos resgates dos atingidos pela enchente na região de Santa Maria (RS).

Até a manhã de quinta-feira (02), 110 pessoas foram resgatadas, incluindo uma criança de dois anos que estava em estado crítico hospitalizada em Faxinal do Soturno (RS) e foi transportada para Santa Maria. Ainda foram evacuados oito pacientes de hemodiálise e duas gestantes também em estado crítico.

Dois helicópteros H-60L Black Hawk do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação – Esquadrão Pantera – estão engajados na missão. Até o momento, a FAB conta com cerca de 80 militares diretamente envolvidos na operação.

Quando as condições meteorológicas são favoráveis à noite, os helicópteros também realizam voos noturnos, o que é possível devido à capacidade da FAB de operar com a utilização de óculos de visão noturna (NVG).

O Comandante do Esquadrão Pantera, Tenente-Coronel Aviador Kleison Roni Reolon, ressalta o diferencial das aeronaves da FAB. “Mesmo em condições limítrofes, nossos helicópteros conseguem decolar para o resgate com a utilização de equipamento de visão noturna. Isso aumenta as chances de resgate no menor tempo, pois sabemos que há vidas dependendo disso”, explica.

Os resgatados recebem os primeiros atendimentos no Grupo de Saúde da Base Aérea de Santa Maria (BASM), onde realizam a identificação, a triagem, as liberações, se for o caso, ou os encaminhamentos para tratamento médico em hospitais locais, em coordenação com o SAMU de Santa Maria.

Na quarta-feira (01/05), as missões ocorreram nas localidades de Santa Maria, Itaara, Agudo e Restinga Seca. A operação acontece em coordenação com a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

95 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.

A situação climática está realmente piorando a passos largos…. Acho que ninguém mais imagina que tudo está como antes…

Astolfo Roberval

Impossível concluir o que você diz somente por conta de uma enchente. Enchentes ocorrem desde que o mundo é mundo, e algo localizado assim pode ter N motivos. Não é possível concluir que há ou não há mudança climática somente devido a uma enchente. Cuidado para não utilizar fatos isolados como esse para tentar propagandear uma narrativa desejada. Sds

Pablo

So que essas enchentes, nunca havia acontecido. Uma coisa e óbvia, as coisas estao mudando, e pra pior!

Santamariense

Sem entrar na discussão sobre a influência das mudanças climáticas e tudo que cerca esse tema, enchentes enormes já ocorreram antes, sendo que em 1941 foi registrada a maior enchente da história da cidade de Porto Alegre. Talvez a de agora a supere.

Hcosta

Não é uma questão de o maior mas a sua frequência que tem aumentado.

Camargoer.

Olá HC. Exato. os dados vêm sendo coletados há 40 ou mais anos… há um aumento da taxa de ocorrência de eventos extremos. A temperatura média do planeta vem crescendo sistematicamente….

Cristiano GR

O planeta já foi bem mais quente. Já foi bem mais frio também. Passou por 2 eras do gelo. Populações inteiras de animais foram extintas, animais muito anteriores ao homem ou até contemporâneas e que nunca venhamos a conhecer, na terra ou na água pereceram por desastres naturais.
Os mesmos que propagam a ideia do aquecimento como algo provocado exclusivamente pela ação do homem, propagam que a Terra é um organismo vivo, mas não assimilam que, se é vivo, se move, se transforma, tem ciclos.

Leandro Costa

Verdade, mas assim como o ser vivo, se o cara fuma, se faz qualquer atividade que não seja saudável, acelera de forma precoce e modifica essas mudanças, quando não causa outras, e é disso que se trata. Existem sim as mudanças naturais que estão sendo agravadas em muito pela ação do homem.

Camargoer.

Caro… o planeta tem 4 bilhões de anos. No inicio era um inferno quente. Com o esfriamento da crosta, formou-se uma atmosfera de metano, amônia e água (e outras coisinhas). Sem gás oxigênio, a superfície do planeta era assolada pela radiação UV. Como a água é um atenuador de radiação, foi nela que surgiu a vida como forma primitiva de bactérias. Por mais de dois bilhões de anos, a vida evoluiu e em consequência do surgimento das algas, a atmosfera mudou pelo aumento da quantidade de oxigẽnio, que gerou uma barreira ao UV, permitindo que a vida povoasse os continentes…… Read more »

Santamariense

Concordo contigo, tanto que eu coloquei que meu comentário não visava entrar na discussão sobre as mudanças climáticas e sim, informar sobre a maior enchente já registrada até hoje no RS, que foi a de 1941. Mas, com o desenrolar dos acontecimentos, acredito que a atual vau superar a de 41. Também concordo que a regularidade com que esses fenômenos tem acontecido é claro sinal das mudanças no clima.

Pablo

Em setembro passado, a mesma regiao passou por isso. Pode sim ter havido enchentes semelhantes, mas com essa frequência que vemos agora????

Camargoer.

Olá Pablo. A cada ano, as notícias são “esta é a maior catástrofe climática que tal região já passou”…. a cada ano, as catástrofes se tornam piores e mais frequentes..

Eu tenho dificuldade em entender a politização do assunto…

a gente poderia chamar um plebiscito para votar se a mudança climática é fato ou fake. riso.

F-5

Camargoer, não dá ideia…
O negativismo em relação à crise climática é muito sério.
Enchentes sempre ocorreram, mas não com essa intensidade e frequência.
Ano passado a seca na Amazônia foi muito intensa. Ainda peguei um pouco da seca em fevereiro.
Mas. .tudo bem…a conta pelo abuso do planeta chegou…

Camargoer.

Olá F5. Obviamente foi um ironia e uma mordaz crítica aos negacionistas…

A grande ironia é supor que um mecanismo democrático possa ser usado para resolver uma falsa discussão. Um dos pontos fundamentais dos negacionistas é negar a própria ideia de democracia.

Santamariense

Se tu te refere ao que eu escrevi, não politizei nada!! Uso um pouco do teu tempo, que parece ter bastante, e procura sobre “enchente de 1941 no RS”. Foi ou não foi a maior até hoje? Ora, por favor…quem parece estar querendo politizar é tu, cidadão.

Santamariense

Concordo. Eu penso que tu e outros comentaristas não entenderam o que eu escrevi. Eu falei, apenas, que a maior enchente, até agora, foi a de 1941. Nada mais, nada menos. E essa, de agora, acredito que irá superar aquela.

Cristiano GR

Recentemente alguns países com desertos grandes, começaram a arborizar seus desertos ou transformar em lavouras, rios que eram abundantes foram secados, como na Rússia, no Iraque e Israel, outros lugares que eram areia viraram áreas irrigadas ou tanques para peixes, isso tudo deve gerar algum efeito, talvez, até, mais efetivo que a industrialização e a agricultura em terras que sempre foram férteis.

Faver

Em 1941 não havia as comportas instaladas, o muro da Mauá, as condições de saneamento e outras medidas tomadas em Porto Alegre. A de agora subiu mais mesmo com todas as medidas tomadas.

José de Souza

Exato. A famosa “opinião” baseada no ouvi falar.

Santamariense

Desenvolva teu “raciocínio “ e mostre que o que eu escrevi está errado. E sem argumentar que eu estou negando as mudanças climáticas, pois já mostrei que não estou. É só deixar a bandeirinha da torcida política de lado e observar os fatos. O inferno do Brasil de hoje é que polarizam e politizam até uma catástrofe climática.

Santamariense

A de agora AINDA não subiu mais que a de 1941. Quanto às comportas e o muro da avenida Mauá não influenciam no volume da enchente que chega até o Guaíba, eles apenas evitam a entrada de água na cidade. Em 1941, o nível do Guaíba chegou em 4,76 metros. O nível atual está em torno de 4,50 metros, e subindo. Penso que vai passar dos 5 metros. Uma das comportas começou a “fazer água” ao redor do meio-dia de hoje e algumas bombas de recalque pararam de funcionar. O nível de vários canais de escoamento ficaram, com a enchente,… Read more »

Allan Lemos

Mudanças e fenômenos climáticos sempre aconteceram, basta olhar a história. O clima do planeta sempre se alterou, passado por ciclos de aquecimento e resfriamento.

Isso independe da açāo humana, mas alguns insistem em usar o alarmismo climático para avançar agendas obscuras.

Nativo

Agora escrevestes bem.
O nosso planeta sempre foi um rebelde climático.
Segundo vários estudos a sobrevivência humana, diante das mudanças buscas do clima , que ocorreram no período da nossa evolução, foi um verdadeiro milagre.

Camargoer.

Então… a questão colocada tem a ver com a taxa com que as mudanças climáticas estão ocorrendo desde a revolução industrial. O planeta é um sistema complexo que passar por sucessivas mudanças.. algumas relacionadas com a posição do eixo da Terra em relação ao seu movimento em torno do Sol, outras em relação ás mudanças na atmosfera e também em relação ao movimento dos continentes. Tudo isso afeta também o funcionamento das correntes oceânicas, responsáveis pelo microclima em diversas regiões. A espécie humana tem algo entre 250 mil e 300 mil anos. Um nada em comparação á idade do planeta,… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Camargoer.
Pablo

Independe da ação humana? Tem certeza disso???

Santamariense

O que ele escreveu é negacionismo puro.

EduardoSP

A questão é a velocidade das mudanças. Mudanças lentas (na escala de milhares de anos) permitem adaptações das espécies vegetais e animais. Mudanças muito rápidas (na escala de centenas de anos) não.

Faver

Allan, concordo em partes. Os ciclos estão piores, com maior intensidade e gravidade e tem a mão do humanidade aí. Estão falando nas chuvas no RS que há 80 ou mais anos não ocorriam, e ao mesmo tempo tem onda de calor forte no País. Veja, estamos em maio e não fez 1 friozinho mais sério até agora na região sul. Muito estranho. Em um ano teve três desastres climáticos sérios no RS. Em março choveu tanto no Acre que pesquisadores acharam que um bairro inteiro teria ido para o lado boliviano. Não é normal isto.

Last edited 5 meses atrás by Faver
Santamariense

Não fala bobagem. Tu acredita que a natureza tem capacidade de neutralizar todos os bilhões e bilhões de toneladas de gás carbônico lançados na atmosfera desde o início da era industrial até hoje? A capacidade natural, e mesmo aquelas decorrentes de medidas antipoluição criadas, conseguem neutralizar menos CO2 do que o homem produz. Logo, onde tu acha que esse gás (sem falar em todos os outros) fica? Vai para o espaço? Vira purpurina? Ora, por favor…entender o básico de química e física pode te abrir os olhos.

Camargoer.

Olá Pablo. Pois é. Existem suficientes dados climáticos coletados ao longo de 40 ou 50 anos que indicam uma aceleração da taxa de eventos climáticos extremos. O mais simples é o aumento da temperatura média.

O derretimento das geleiras é evidente.

Uma das consequências deste aquecimento é uma alteração no regime de chuvas… o que inclui também a taxa de eventos extremos, como ondas de temperatura, furacões e tempestades..

Cristiano GR

Como não?
Em 1941 ocorreu igual e não havia a industrialização e agricultura de hoje. A população era muito menor e por isso houve menos estragos, menos gente atingida, menos estruturas danificadas menos destruição, menos animais domésticos, etc. Os principais meios de comunicação eram o rádio e o jornal, o impacto desses não é o mesmo que com imagens em movimento.
Muito provavelmente, em tempos mais anteriores, pode ter havido outros desastres iguais ou até maiores, mas sem pessoas para contar a história nem se ficou sabendo.

Hcosta

Ninguém precisa de avisar as petrolíferas, elas já sabem disso há décadas.

E será que não estará a fazer propaganda, à sua narrativa, ao isolar este evento?

Monarquista

Basta viver um uma cidade pequena para ver que sim, as mudanças climáticas são obra humana. Moro em uma pequena cidade do RS, que agora começa a ser atingida pela chuvarada, e coisas que tanto os “antigos” quanto os “novos” percebem: – Sol mais “ardido”: todo pessoal mais velho fala que o sol queima mais, que está mais quente. Inclusive dizendo que malhavam feijão o dia todo, atravessando o meio dia, embaixo do sol, mas de que de uns 20 anos pra cá não tem mais como, de tão “quente que está o sol”. – Rios secando: pequenos rios, de… Read more »

EduardoSP

Vendavais que destelham e destroem dezenas de casas eram muito raros no RS até os anos 80/90. Agora toda hora tem um vendaval por lá. E já tem até tornado, daqueles que só se viam no meio oeste americano.
Isso em pouco mais de 30 anos.

Camargoer.

o pessoal já esqueceu o vendaval em Pirassununga que destruiu alguns T27.

Faver

Sim, só esta semana foram 2 registros de tornados no RS e 1 em SC.

Camargoer.

Então…. se fosse um caso isolado, seria apenas um evento extremo que ocorre com reduzida frequência. O problema óbvio é que os eventos extremos estão ocorrendo com mais frequência, o que indica uma alteração do patamar. A média da intensidade dos eventos aumentou. O planeta tem algo como 4 bilhões de anos…. a revolução industrial tem cerca de 300 anos. Ao longo da história do planeta, a atmosfera mudou, os continentes mudaram, a temperatura mudou, surgiu a vida… a inclinação do planeta muda, o clima muda… existem dados suficientes coletados tanto no gelo da Antártida quanto nos sedimentos sobre a… Read more »

Cristiano GR

Narrativa desejada e muito financiada.

Camargoer.

Então vocẽ quer dizer que os estudos que concluem que o planeta está passando por um processo acelerado de mudança climática decorrente da emissão de gases responsáveis pelo efeito estuda pela produção industrial é uma narrativa falta, muito financiada por alguém ou um grupo de pessoas com o objetivo de…… do que mesmo? Então vocẽ quer dizer que praticamente toda a comunidade científica está sendo subornada por alguém, ou um grupo de pessoas, para publicar artigos fraudados com o objetivo de ….. do que mesmo? Penso que alguém, ou um grupo de pessoas, que financia alguma coisa tem algum objetivo.… Read more »

Renato B.

De fato, quem diria que a zona que as gerações anteriores aprontaram estaria cobrando seu preço na forma de clima extremo, não? Obviamente, assorear, canalizar e construir na beira dos rios também não ajudou.

Camargoer.

Então… tem gente avisando há pelos 60~70 anos sobre o problema ambiental, queima de combustíveis fósseis, ocupação irregular de áreas, necessidade de preservação de áreas nativas, redução da geração de lixo, reciclagem, pesca predatória, despejo irregular de resíduos tóxicos, contaminação das reservas de água potável, processos acelerados de desertificação e até, veja só, riscos associados ao uso da energia nuclear.. isso desde as décadas de 50~60. A ocupação urbana de áreas que deveriam ser preservadas, impermeabilização das cidades, assoreamento de rios, despejo irregular de resídios nos rios, manejo incorretos de lixo é algo bastante conhecido há décadas. Nas décadas de… Read more »

Renato B.

Cubatão é um exemplo de recuperação interessante. Além dos problemas que você citou, chegou a ter milhares de toneladas de poluentes jogados no ar todo o mês e muitas crianças nascendo com problemas devido à contaminação. O plano de recuperação ambiental começou em 83 com a medição pela CETESB (o estado malvadão aí) e em 92 já havia controlado a poluição.

A função da ciência é descobrir verdades, inclusive as desagradáveis.

Cristiano GR

Em 1941, quando não existia nem metade da metade das industrias de hoje, e o mesmo para a agricultura, e as cidades eram bem menores que hoje, a cheia foi igual a essa. Isso sempre ocorreu, talvez até bem pior que agora, a diferença é que não existia povoamento em muitos dos lugares atingidos dessa vez e também não havia tnatos meios de comunicação. Em tempos mais distantes, se um grande desastre ocorresse no centro do estado e não existia helicópteros para socorrer e a imprensa televisiva para cobrir, só o que as pessoas das áreas não atingidas saberiam, seria… Read more »

Camargoer.

Então… a temperatura média da atmosfera é independente das particularidades locais. As catástrofes climáticas afetam principalmente as regiões urbanas, consequência da urbanização descontrolada, impermeabilização, ocupação ilegal, ocupação das regiões das margens, etc…

Seria um erro ignorar como a urbanização descontrolada afeta estas catástrofes ambientais. Isso tange uma questão social e também econômica.

Também é um erro ignorar as mudanças em escala global que estão ocorrendo ao longo destes 300 anos de revolução industrial.

nem dá para dizer que é simples assim porque não é.

Guacamole

Para quem é do RS e quer saber do que está acontecendo no estado em tempo real, o Correio do Povo está com uma thread atualizando o tempo todo.

Segue o link e boa sorte a todos no sul:

https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/chuvasnors/ao-vivo-acompanhe-os-estragos-da-chuva-no-rs-1.1489380

Orivaldo

A Fab só dispõe de 2 helicópteros.em Canoas ?

Fernando "Nunão" De Martini

A base que abriga o Esquadrão Pantera, citado na matéria, é Santa Maria, não é Canoas.

E o esquadrão tem mais do que duas aeronaves.

Nativo

E porque não estão usando?
Há mais de 60 desaparecidos e milhares de desalojados.
O corpo de bombeiros de lá já está saturado.
Falta o que para mais ação.

Fernando "Nunão" De Martini

Nativo, não sei.
A quantidade total de Black Hawks do esquadrão, se não me engano, é seis.

Ontem à noite vi uma notícia dizendo que agora eram 3 helicópteros do esquadrão operando nas missões de resgate.

Então a princípio há cerca de 3 parados, o que pode ser por manutenção mais prolongada ou de rotina.

Há diversos outros helicópteros enviados desde ontem por outras forças e esquadrões, já escrevi sobre isso ontem em outro comentário.

joao

Tem q ver quantos estao disponíveis.
Com esse número, se ve quantos podem operar. Se empregar todos, depois todos param.

Santamariense

Canoas não tem uma Unidade de asas rotativas baseada lá. Os Black Hawk são do 5°/8° GAV, baseado aqui em Santa Maria. A frota de H-60L Black Hawk do esquadrão é de 6 aeronaves.

Bille

E provavelmente os outros 4 devem estar indisponíveis – e parece que a disponibilidade anda baixa…

Bardini

O Pantera está enxugando gelo no norte do país…

Rinaldo Nery

Não entendi.

Bardini

O esquadrão Pantera está operando em missões enxuga gelo, que ocorrem no Norte do país. Logo, não podem estar com todas as aeronaves disponíveis em Santa Maria pelo fato de não contarem com todas as aeronaves em Santa Maria…

Rinaldo Nery

Sim, acabei de ver a matéria. O COMPREP divide as missões entre os Esquadrões com o objetivo de poupar o esforço aéreo da Unidade. Se deixar tudo nas costas do 7°/8° o esforço aéreo e a diagonal de manutenção deles vai pro saco. O H-60 do Pantera foi pra Boa Vista bem antes dessa enchente. Não tinha como prever essa tragédia. Azar militar.

Last edited 5 meses atrás by Rinaldo Nery
joao

Pelo visto, não tem ciência da utilização dos Panteras e das outras aeronaves no N do país…..

Bardini

Pelo visto, eu tenho.

Last edited 5 meses atrás by Bardini
joao

Não necessariamente. Se 100% voar agora, “amanha” 100% estarao parados

Faver

Pessoal está voando sem parar. Grande trabalho e serviços prestados. Devem estar intercalando os aparelhos.

Santamariense

De 2, passaram a ser 3 exemplares usados na operação contra a enchente. Mais 1 exemplar está operando no norte, em apoio à missões em terra dos yanomamis. Assim , tem outros 2, que podem estar passando por manutenções de rotina que já estavam em andamento antes da enchente.

Bardini

O Black Hawk é um gigantesco ativo para momentos como este, em que temos outras aeronaves impedidas de voar por conta das condições climáticas.

Faver

A FAB deveria ter mais unidades.

Underground

E aquele outro helicóptero fabricado por aqui, porque não está ajudando?
Como é mesmo o nome? Gazela? Não opera em ambiente amazônico porque tem muita umidade e muito calor. Não opera no Sul, porque chove.
Claro, e custa o dobro. Com uma gazela se compra dois falcões.

Fernando "Nunão" De Martini

Você está falando do H225M?

Se não me engano foram despachados mais 6 helicópteros pra lá hoje, mas o problema era falta de condições meteorológicas para a pernada final de Criciúma a Santa Maria.

Os próprios Black Hawks baseados em Santa Maria não estão voando todo o tempo por causa das condições desfavoráveis.

Sobre não operar “em ambiente amazônico porque tem muita umidade e muito calor”, há unidades do EB e da MB operando com H225M em Belém há alguns anos.

Rinaldo Nery

Acredito que os do 3°/8° possam ser deslocados para Santa Maria, se houver necessidade.

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, seriam ideais, assim como mais Black Hawks do Pelicano (de Campo Grande) A informação que eu tenho é que foi enviado um Super Cougar de São Pedro d’Aldeia e destacado um Esquilo de Rio Grande, ambos da MB, e dois Panteras do EB. Estes últimos estavam ainda em Criciúma até onde pude checar (mas já estou há algumas horas sem essa atualização). O Super Cougar da MB estava aguardando em Florianópolis pela melhoria das condições e o Esquilo, em Rio Grande. Os helicópteros enviados pela FAB eu ainda não tenho informação sobre qual modelo é (ou quais), nem de… Read more »

Rinaldo Nery

Quanta bobagem….

Santamariense

Sem querer defender o H225M, com o qual não simpatizo e fui contra a compra da maneira que foi feita, ele opera na Amazônia, sim. Em Belém, a MB tem o esquadrão HU-41, que opera 3 UH-15 e em Manaus, o EB tem o 4° BAvEx, que opera, entre outros modelos, 6 unidades do HM-4.

Rafael Costa

E como está a situação da base aérea de Santa Maria atualmente? As aeronaves de asa fixa estão impossibilitadas de decolar por causa das condições meteorológicas?
Minhas condolências e forças ao povo gaúcho, difícil situação em que passam.

Saudações!!

Last edited 5 meses atrás by Rafael Costa
Santamariense

Os A-1M operam em qualquer tempo. Os aviões comerciais, da Azul e Voepass, estão voando normalmente.

Piloto de Combate

Força a todas as tripulações engajadas na mais nobre missão que existe!

Last edited 5 meses atrás by Piloto de Combate
Renato

Situação triste, que Deus proteja nossos irmãos.

Bille

Celente Seo Reolon!
Queria pedir ao Ricardo Sales para chamar a LBV para fazer o mesmo serviço, quanto eles cobrariam (com os mesmos parâmetros)

leo

É um fanfarrão,se as FA não prestam serviço pra população, são inúteis, se fazem alguma coisa, não é serviço delas, vai entender…

Alexandre

São esses militares que honram seus uniformes! Realizando com eficiência as ações necessárias! Força e Coragem aos brasileiros do Rio Grande do Sul!

Rodrigo Maçolla

Belissímo trabalho 👏👏👏

FERNANDO

“Impossível concluir o que você diz somente por conta de uma enchente. Enchentes ocorrem desde que o mundo é mundo, e algo localizado assim pode ter N motivos”. Como você comentou, enchentes existem desde que o mundo é mundo, mas, a questão é a frequência, entre seca e chuva. Moro no Paraná, e olha, nunca vi o clima como ele está. É um sol ardido, que te deixa sem animo para nada, sem falar a dor de cabeça, pressão baixa, queimaduras, e as vezes desorientação As cidades brasileiras são verdadeiros fornos, prédios de mais, pouca arborização, rios encanados que poderiam… Read more »

José de Souza

E durante décadas o povo do Sul fez chacota dos nordestinos, que vivem com esse sol inclemente de janeiro a janeiro…

Santamariense

Sério que tu vai querer usar esse tipo de discussão num momento desses?

José de Souza

A resposta está no planejamento urbano e no urbanismo em si, ou seja, medidas preventivas, como arborização, drenagem, desimpermeabilização, etc e desenho urbano propriamente dito, projeto de cidades e ruas com novos materiais e tecnologias. A conta chegou.

Carlos Campos

Pelo que li sobre a situação Parte das Cidades do RS não deveriam existir, pois são planices de alagamento. então sempre haverá enchentes, as casas que forem reconstruidas deverão ter seu piso a 2 ou 3 metros do chão no mínimo, pois de tempos em tempos tudo alaga

Rinaldo Nery

Igual Itajaí. Entrou 1,5 m de água na casa da minha irmã em 2008. Eu estava lá. Se houver outra enchente alagará novamente.

José de Souza

Exato. Mas alguém rico pressiona, a cidade vai crescendo, ninguém ouve os arquitetos e urbanistas. Agora o prejuízo humano e patrimonial é incalculável.

Faver

Moro em cidade que tem rio. O serviço geológico e a prefeitura da minha cidade tem mapeado as latitude e lingitude onde a água já chegou. Isto também tem em outras cidades, e há relatos e marcações históricas na geografia. Povo e setor público sabem disso em cidades ribeirinhas. Acontece que estas estão sendo superadas pelo volume excessivo de água em pouco tempo. Em várias cidades as águas subiram muito mais do que se esperava. Dados de 80 anos estão sendo superados. Tem algo que não bate. Ao meu ver está pior.

Carlos Campos

sim está pior pelo El Nino, mas mesmo assim sempre irá alagar.

Camargoer.

Pois é Faver. Esta catástrofe no RS é mais um evento extremo que vem se repetindo com uma frequência cada vez maior. A relação entre o aquecimento global e a concentração de gás carbônico na atmosfera, um dos grandes responsáveis pelo efeito estufa, está bem documentado. A quantidade de energia que o Sol irradia sobre o planeta é imensa, muito maior que a quantidade de energia usada pelas industrias, cidades e tudo mais… esta energia precisa ser dissipada para o espaço (como faz a Lua, refletindo a luz do Sol) ou ela é retina (ou pelo menos parte dela, como… Read more »

Faver

Neste mesmos dias teve inundação na Arabia Saudida. Vê se pode isto? Não tá normal.

Faver

Excelente trabalho executado pela FAB. Parabéns!

Faver

Porque alguém negativa um elogio a FAB e ao apoio prestado a população?

NBS

Esse será o novo normal; espero sinceramente que a população gaúcha, e em particular da região sul, compreenda que estão na rota de mudanças climáticas severas. É preciso acordar e cobrar de seus políticos ações efetivas. O que foi feito desde a última enchente? A próxima já será no inverno.

adriano Madureira

É em momentos como esse que nossa defesa é valorizada e exaltada, nos momentos de crise e catástrofes…

Depois ainda tem palhaços como aquele —— EDITADO ——que criticam a parte de açao social da nossa defesa.

Está aí a resposta !

Poderia ser maior, mais helicópteros para apoiar o estado, mas essa classe política nunca se importa com a defesa, importante é votação de emenda parlamentar, fundo partidário e orçamento secreto, nesses casos eles fazem votações extraordinárias até sob caráter de urgência na calada da noite.

comment image.webp

Ulisses Gondim

Ouvi dizer que apenas os helicóptero da FAB tem capacidade de resgate noturno os do exército não tem essa capacidade. Procede isso? Se proceder é uma vergonha isso. Nossas forças armadas realmente estão sucateadas.

Santamariense

Informação errada. Dos helicópteros das 3 Forças que estão sendo utilizados, todos do EB (Fennec, Oantera, Cougar e Jaguar) possuem capacidade de voo com uso de NVG. O mesmo para os UH-15 da MB e para os H-60L da FAB.

Santamariense

Pantera*