Caças israelenses IAI Kfir na Marinha dos EUA
Em 1985, a Marinha dos Estados Unidos fez uma aquisição notável de 25 caças Kfir C.1, originalmente projetados e fabricados pela Israel Aircraft Industries. Esses caças, que haviam sido retirados de serviço ativo pela Força Aérea Israelense, foram adquiridos pela Marinha americana com um propósito específico: atuar como adversários em treinamentos de combate aéreo. Este papel é essencial para simular ameaças aéreas realistas e preparar pilotos para enfrentar diferentes tipos de aeronaves e táticas em potenciais confrontos.
Os Kfir C.1, que são versões do caça francês Mirage 5, foram modificados para incorporar motores General Electric J79, o mesmo tipo de motor usado nos caças americanos McDonnell Douglas F-4 Phantom II. Essa modificação proporcionou ao Kfir uma performance de voo significativamente melhorada, tornando-o ideal para simular aeronaves soviéticas de alta performance, que eram consideradas as principais ameaças durante a Guerra Fria.
Utilizados pelo famoso esquadrão de adversários da Marinha dos EUA, os Kfirs foram usados em exercícios de treinamento para desenvolver e aprimorar as táticas de combate aéreo dos pilotos americanos. Este tipo de treinamento é fundamental para garantir que os pilotos estejam preparados para enfrentar qualquer tipo de ameaça aérea em situações de conflito real. Os Kfirs serviram com distinção nesta capacidade até serem eventualmente substituídos por aeronaves mais modernas e capazes na função de simulação de adversários.
Atualmente os Kfirs continuam prestando o mesmo serviço, mas agora voando com a companhia privada ATAC.
Alguns foram repassados ao USMC.
Foram adquiridos em 1985, O filme Top Gun é de 1986, por pouco então poderiam ter sidos designados como “MIG-28” 🙂 Brincadeira a parte muito interessante essa adaptação do motor do F-4-II e também essa camuflagem, pintura da 1º foto em tons de cinza e azul, claramente para missão de superioridade aérea e que também lembra a dos M-2000 que servirão na FAB, que por sua vez já vieram da França pintados da nestes tons
Serviram, serviram…
Servirão = futuro
Serviram = passado
Esses são os MiG-23. O piloto mais famoso era o ás Akir Nakesh, um coronel que pilotou um em combate durante uma tentativa de resgate de um piloto americano no Oriente Médio. Eu assisti um documentário sobre esse incidente algumas décadas atrás.
Eu também. Muito bom esse documentário. Bastante detalhado. E os produtores estão de parabéns. Excelente trilha sonora.
Ceis são uns paiaço kkkkk (e eu lendo pensando e fazendo analogia e pensando não pode ser) kkkkkk as vezes é bom ler umas besteiras dessa, faz bem.
Assisti esse novamente semana passada. O Coronel é típico dessas ditadurazinhas por aí. Apanhou de um molequinho pilotando um F-16B….
Vocês não perdoam mesmo em.
Como era o sobrenome do novinho? “Masters” acho? rsrsrs
Doug Masters.
Não vamos esquecer do Chappy Sinclair 🙂
Mas você sabia que o personagem dele foi uma homenagem à um aviador que realmente existiu? 😉
Opa, não sabia! Vou pesquisar! 🙂
Gen. Daniel “Chappie” James Jr. Foi ‘parsa’ de Robin Olds durante a Guerra do Vietnã. A dupla era apelidada de ‘Batman and Robin’ hehehehe
Foi o primeiro 4 estrelas negro da USAF, se não me engano.
“Blackman and Robin”
https://www.wearethemighty.com/popular/iron-eagle-air-force-legend/
Boa, Leandro!
“Águia de Aço”
Interessante de tudo isso é que os F-16 que aparecem neste filme “Clássico Nerd” dos anos 80 são também de Israel , os EUA não permitiram o uso dos F-16 americanos … Então só temos aviões de Israel nesse filme que aleas é também o preferido do Johnny Lawrence…. mais ai ja é outra historia , outro documentário 🙂
Não sei quem é Johnny Lawrence, mas é isso aí. Como envolve roubo de aeronave, a USAF não ajudou na produção.
Johnny Lawrence
é o cara do Karate Kid,na nova série “Cobra Kai” ele é um cara digamos assim parado no tempo, Parado nos anos 80 e o seu filme preferido é “Aguia de aço”
“Sweep the leg, Johnny!”
Águias de Aço!
Os caras compram caças, modernizam para treinar. Um caça que aqui seria luxo, na época
Empresa privada com “meia dúzia” de Kfirs, superior a muitas FAs, por exemplo a da Argentina de hoje.
Alguém com mais tempo de leitura deve saber e comentar, mas li que essa modificação melhorou o pedigree de ataque da plataforma. O motor mais potente e outras modificações permitiam decolar com mais carga. No entanto o avião ganhou peso (o J-79 era pesado e precisava de reforços/escudos contra a temperatura elevada) e a área alar do avião não foi alterada…
Em linha reta ele voava melhor mesmo, nivelado ou em subida…
Já quando se tratava de manobrar a velocidades mais baixas…
Teria ganho o apelido de “tijolo”
Me lembro quando havia a possibilidade do Brasil arrendar Kfir’s no ambito do atraso do primeiro programa FX. Eu fiz um lobby danado, sou fã dessa aeronave!