Embraer prevê investir R$ 2 bilhões e gerar mais 900 empregos diretos este ano no Brasil
São José dos Campos – SP, 26 de abril de 2024 – A Embraer anunciou hoje, durante visita do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva à sede da empresa em São José dos Campos-SP, a previsão de investir cerca de R$ 2 bilhões e contratar mais 900 colaboradores este ano no Brasil. O objetivo é atender ao aumento da produção de aeronaves e ao crescimento futuro previsto com o desenvolvimento de novos negócios, produtos e serviços.
O investimento contempla atividade de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, como as que serão utilizadas no eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso na vertical), expansão dos serviços aeronáuticos, que inclui conversão de aeronaves de passageiros em cargueiros, defesa e segurança, projetos de aumento de eficiência e ampliação da atividade industrial.
“A Embraer está iniciando uma nova fase de crescimento baseada em eficiência e inovação. Estamos focados em capturar todo o nosso potencial nos diversos segmentos em que atuamos rumo a uma aviação mais sustentável”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. “E graças às parcerias com o setor público e privado, estamos ampliando vendas, abrindo novos mercados e investido em novas tecnologias, o que possibilita aumento da exportação de produtos de alto valor agregado e a geração de milhares de empregos de alta qualificação no Brasil”.
Cerca de 90% das contratações serão realizadas ao longo do ano para o setor de operações, com vagas para mecânicos, eletricistas, fresadores, moldadores, técnicos de manutenção de aeronaves e técnico de qualidade com experiência, bem como oportunidades para trainee de produção, que passam pelo processo de treinamento e capacitação com os mentores internos. Há ainda vagas para engenheiros e outras funções administrativas.
No ano passado, a Embraer já havia aumentado a força de trabalho em 1.500 colaboradores e voltou ao patamar de empregos pré-pandemia. Atualmente a companhia tem cerca de 19 mil colaboradores diretos em todo mundo, dos quais 88% atuam no Brasil.
A retomada do crescimento da Embraer se materializou em 2023, quando a empresa registrou uma receita total de R$ 26 bilhões e obteve a melhor rentabilidade dos últimos cinco anos. No período foram entregues 181 jatos, volume 13% superior ao ano anterior.
Para 2024, a Embraer estima que seja mais um ano de crescimento com a entrega entre 72 e 80 aeronaves comerciais e entre 125 e 135 jatos executivos. A expectativa é de uma geração de receita entre R$ 30 e R$ 32 bilhões. Parte desse crescimento se deve à parceria com a Azul Linhas Aéreas que, neste ano, deve receber 13 jatos E195-E2, aeronave que é referência global em eficiente e sustentabilidade. Um dos modelos das aeronaves da Azul, ainda em fase de produção, foi apresentado e batizado pelo Presidente Lula durante visita à fábrica.
Sobre a Embraer
A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para a aviação comercial e executiva, defesa e segurança e agrícola. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades próprias e agentes autorizados.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e de distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Saiu uma reportagem falando que a Boeing e Airbus após o Covid não fabricam a mesma quantidade que fabricavam por ano… E isso está ocasionando uma falta de aviões para operação. Então qualquer empresa que fabrique aviões no porte das duas, ou que consiga substituir em algumas rotas, vai ganhar mercado. Um resumo de entrega de aviões das 2 principais: 2017 = 1481 2018 = 1606 2019 = 1243 (fator queda dos max) 2020 = 723 (queda dos max + covid) 2021 = 951 2022 = 1141 2023 = 1263 Comparem o ano “normal” 2018 para 2023, tem uma queda… Read more »
Parte do problema se deve à falta de peças de fabricação, tanto das aeronaves quanto de seus respectivos motores, portanto todas as fabricantes estão afetadas.
Todavia concordo que a Embraer está menos prejudicada nesse quesito, ainda mais com a Boeing fazendo uma lambança atrás da outra
Pela ultima entrevista que eu ouvi de um executivo da Embraer no show de Dubai, a prioridade é a futura familia de avioes de low emissions e EVTOL.. e claro focar vendas no E2 190-95.
Existe mais risco pular pra um competidor do 737 e do A320 neo. O mercado chines domestico vai ser abastecido pelo C919. E depois do caos 737max, a Boeing vai ter que ir pra um novo projeto.
Acho que uma forma boa de comparar as entregas é em valor das entregas.
Sem falar da reputação da Boeing em relação ao 737, seria interessante a Embraer voltar sua atenção para Asia pois existe uma fatia a ser explorada, a questão é se o governo quer incentivar.
Ótima notícia. Espero que continue os investimentos
ta na hora do governo meter um pedido. usa como desculpa a renovação da frota de trasnporte do plenario e compra 10 PHENOM do modelo 100 e uns 5 do modelo 300 + 2 E2 190 com tanque extra e assim aposenta dos E1 antigos .
Tem que colocar dinehiro em empresa nacional se quiserem ver crecimento economico
Não entendí…..o Phenom é um produto da Embraer….ou a Embraer não é uma empresa nacional?
Chega de botar avião no GTE. Os políticos que contratem táxi aéreo. Tem vários bons no Brasil.
Eu diria mais, os políticos recebem ótimos salários e tudo quanto é tipo de benefício, deveriam viajar em linhas aéreas regionais.
Estou pasmo em ver que o camarada defende mais desperdício de dinheiro público (E o consequente aumento de impostos) !
Tem gente aqui que capricha mas essa superou quase todas no quesito ideia horrivel. Se for para o MinDef colocar dinheiro na Embraer, tem coisas MUITO mais importantes e úteis que o GTE.
Se até as compras de KC-390 foram reduzidas, qual a lógica dessa sua ideia?
O setor militar da EMBRAER existe, esse sim deveria ser incentivado, inclusive com mais investimentos e compras no ramo de ARPs.
O Phenom ja é lider de mercado, nao precisa de ajuda do governo… e boa parte desses sao montados em Melbourne na Florida. Se quer ajudar a Embraer Defesa, seria melhor nao ter cortado ordens do KC390 e nao ter cancelado o programa STOUT e Loyal Wingman.
Loyal Wingman não é um projeto de drone americano?
No máximo, e olha que no máximo mesmo, o correto seria devolver os dois VC-2 para compra de um E-190 E2 para servir a presidência/autoridades em viagens de alcance maior.
daqui uns dias
“Boeing/Airbus prevê investimentos para gerar mais 900 bolsas de estudo diretos este ano no Brasil”
Fuga de cérebro ja é um fronteira que os países estão disputando tem uns 50 anos e o Brasil ta apanhando mais que bife duro … imagina hora que chegar no nível ‘mão de obra’ que o pessoal começa a se mata por imigrante genérico
Ain…. Tem que vender !!! Senão vai quebrar !!! Ain…
Noticia otima, foto dispensavel….
“E graças às parcerias com o setor PÚBLICO e privado, estamos ampliando vendas, abrindo novos mercados e investido em novas tecnologias, o que possibilita aumento da exportação de produtos de alto valor agregado e a geração de milhares de empregos de alta qualificação no Brasil”.
Verdade, melhor seria vender pra Boeing.
https://veja.abril.com.br/coluna/radar-economico/as-tratativas-entre-embraer-e-colombia-para-venda-de-cargueiro-militar/
Nessa visita, mesmo sendo uma planta industrial diferente, eu esperava pelo menos um update da linha do KC-390. Mas o foco era a aviação comercial, então tudo bem. (Mas se fizerem uma visita dessas em Gavião Peixoto eu não reclamo rsrsrsrs)
Mas aproveito para trazer algo interessante: (re)apareceu a margarida! FAB-2855 em voo de testes pela Embraer agora. Callsign EMB198.
https://www.flightradar24.com/EMB198/34fb7fae