22 de abril – Dia da Aviação de Caça
ORDEM DO DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA
Base Aérea de Santa Cruz, 22 de abril de 2024.
Forjada no combate e distinguida pela bravura e altruísmo, a Aviação de Caça completa mais um ciclo de sua pujante história. Descendente de uma estirpe de homens e mulheres que lutaram no teatro de operações europeu, durante a Segunda Guerra Mundial, essa vibrante Aviação percorreu uma trajetória de incansável dedicação e contínuo aperfeiçoamento, associada aos avanços tecnológicos e às aquisições de novos vetores.
Essa gloriosa caminhada somente se tornou possível graças ao alicerce sólido de valores construídos e cultuados, desde a gênese do 1º Grupo, em 18 de dezembro de 1943, até os dias atuais. Após um rigoroso treinamento no Panamá e nos Estados Unidos, nossos destemidos combatentes desembarcaram na Itália, e, prontamente, deram início às operações, cumprindo sua missão com inigualável êxito.
No outono de 1944, iniciava-se um período desafiador para esses caçadores: ao chegarem à maior guerra já vivida pela humanidade, os jovens, voluntários, que deixaram suas famílias e sua terra, em defesa dos ideais de liberdade, transpuseram todas as agruras, mostrando habilidades que surpreenderam até os mais experientes.
Sob a extraordinária liderança do Tenente-Coronel Nero Moura, o Senta Púa superou adversidades logísticas e de infraestrutura, assumindo, de fato, as funções de uma Unidade de combate, deixando de operar na quarta esquadrilha americana, para atuar com seu próprio comando e núcleo de operações.
Hoje, 22 de abril, ao comemorarmos o Dia da Aviação de Caça, rememoramos um marco dessa heroica jornada, traduzindo, de maneira emblemática, os feitos dos Jambocks, nos céus da Itália. Foram 11 missões, somando um total de 44 surtidas com apenas 22 pilotos, os quais cumpriram, de maneira corajosa e eficiente, a meta estabelecida para a Ofensiva da Primavera. Esses resultados demonstraram a abnegação, o valor e a capacidade do povo brasileiro.
A perícia e o destemor dos nossos pilotos foram fundamentais para o sucesso no campo de batalha. Esse brilhante desempenho, que hoje reverenciamos, foi, inúmeras vezes, exaltado mundo afora. Na outorga da Presidential Unit Citation, uma das mais nobres distinções concedidas pelo governo dos Estados Unidos, o presidente americano Ronald Reagan registrou: “O profissionalismo, a dedicação ao dever e o extraordinário heroísmo demonstrados pela Unidade confirmaram as mais finas tradições do serviço militar e refletem a mais alta reputação, que conquistaram tanto para si, como para as Forças Armadas do Brasil”.
Assim, a exemplar trajetória desses vitoriosos guerreiros foi determinante na construção e na constante evolução de nossas capacidades. O sentimento de pertencimento, o espírito aguerrido, a vontade de vencer e a permanente busca pela excelência tornaram-se tão importantes quanto o aprimoramento de táticas e a aquisição de modernas aeronaves, como o F-39 Gripen, nosso novo vetor.
Alicerçados na sólida herança de coragem e lealdade, deixada por nossos veteranos, os integrantes da nossa Força Aérea esmeram-se, diuturnamente, no cumprimento da missão de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria, atuando onde o Brasil precisar.
Que este 22 de abril nos permita enaltecer aqueles que nos precederam, de modo a vislumbrar um profícuo futuro. Aos Jambocks, homens livres em tempo de guerra, que colocaram nossas asas em destaque no mundo, todo respeito, admiração e um saudoso ADELPHI!
Com eles, recebemos mais do que a doutrina: criamos tradição! Nos comprometemos a não os esquecer. Seus gloriosos feitos ecoarão pela eternidade como baluarte de liberdade, bravura e honra, sendo o combustível para as novas gerações.
Por fim, que os ventos sejam sempre favoráveis à nossa distinta Aviação de Caça. A todos que constroem, hoje, o futuro dessa tão nobre Aviação: mantenham-se firmes nos ideais cravados por nossos antecessores, pois foram seus feitos que nos elevaram à grandeza!
Parabéns, Aviação de Caça!
Parabéns, Força Aérea Brasileira!
Senta a Púa!
Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic Comandante de Preparo
RELEMBRE:
https://www.aereo.jor.br/2010/04/22/o-1o-grupo-de-aviacao-de-caca-da-fab-na-italia-na-segunda-guerra-mundial/
Há algum registro de dogfight entre pilotos brasileiros e alemães naquele teatro de operações? (Pergunto por curiosidade apenas afinal, missões de ataque ao solo e de “straffing” são talvez muito mais perigosas do que combate entre caças).
Negativo, a Luftwaffe já estava na defensiva e nossos pilotos não ultrapassaram o TO italiano.
Gosto sempre de lembrar a declaração do ás franco-brasileiro Pierre Clostermann ( 33 abates ): a missão mais perigosa era de ataque ao solo, todos os pilotos temiam as terríveis Flaks alemães, era preciso muita coragem p/ enfrentá-las.
Não. As duas únicas aeronaves destruídas pelo Grupo de Caça (contagem oficial) estavam no solo. E, segundo info trazida por pessoal daqui desse espaço (não tive condições de confirmar), os pilotos tomaram uma “mijada” quando regressaram à base, pois era expressamente proibido atacar aeródromos.
Uma dessas missões foi relatada no livro do Brig Rui Moreira Lima… foi necessário confirmar, por foto, a destruição da aeronave em silo, para amenizar o “lance”… abraço…
Ah, então é por isso que tem uns caças dando rasante aqui em Santa Cruz, rsrsrs!
Sabia que deveria ser algum treinamento especial ou evento. Tinha me esquecido da data…
Não tive tempo de ir lá fora observar, mas acho que os F-39 estão (ou passaram) por aqui (som de motor diferente do habitual dos F-5).
Também estou escutando o som de outras aeronaves de maior porte (talvez algum KC-390, KC-30???).
Dessa vez não ouvi nenhum turbo-hélice ou helicóptero, embora todo dia eu escute os H-36.
Obs.: Equipe do Poder Aéreo foi lá na BASC fotografar???
Att.
Parabéns pela data magna!!
Parabens aos nossos caçadores, que agora tem uma aeronave de alto nivel.
Senta puá!
Meus Parabéns a todos da Caça 👏👏
Com a devida vênia, mas não vai dar para deixar de comentar: Dumingo Ispitacular apresenta o Ilyushin da FAB. Logo após o 1 minuto…
http://www.youtube.com/watch?v=l03_MtE9rgA
(fiquem a vontade para excluir)
Rapaz… gafe atrás de gafe, mas essa foi demais. Os caras tiveram o trabalho de botar a pintura mas não se deram nem ao trabalho de verificar que até a quantidade de motores era diferente, para não falar do resto do avião inteiro? Facepalm épico.
Me lembrou também, acho que foi no Domingo Espetacular também
Spitfire no lugar do A-29 kk
Eu vi isso. Tomei um susto no sofá!!
Record, né?… mais preocupada com “outros” assuntos.
Em relação a Presidential Unit Citation só três unidades estrangeiras receberam essa condecoração duas da Nova Zelândia e o nosso Primeiro Grupo de Caça.
Duas da RAAF,Royal Australian Air Force! Uma dessas unidades a recebeu formalmente na Base Aérea de Can Ran,no Vietnã,em 1969.
Caros, a muitos anos atrás vi um documentário sobre a atuação da FAB na guerra, alguém saberia me dizer onde encontro o mesmo ?
Deve ser este:
Senta A Pua! (youtube.com)
Já assisti inúmeras vezes.
Esse mesmo, muito obrigado.