Portugal confirma aquisição de caças F-35 Lightning II para substituir a frota de F-16
A Força Aérea Portuguesa confirmou a aquisição do caça F-35 Lightning II da Lockheed Martin para substituir sua frota de F-16M Fighting Falcon, conforme declarado pelo General João Cartaxo Alves ao Diário de Notícias em 12 de abril de 2024. Essa mudança busca alinhar Portugal com os padrões de modernização adotados por seus aliados europeus. A escolha pelo F-35 é justificada por suas capacidades superiores, como tecnologia stealth, sistemas avançados de sensores e aviônicos, e uma maior versatilidade em missões diversas.
Durante os últimos dois anos, a Força Aérea Portuguesa empreendeu uma transformação abrangente, ajustando sua estrutura e filosofia para focar no recrutamento e formação de pessoal altamente qualificado. Prepara-se agora para incorporar tecnologias avançadas e medidas de cibersegurança robustas, essenciais na transição para uma força aérea espacial mais avançada tecnicamente. Esta evolução também envolve preparativos para a introdução de aeronaves de quinta geração.
O General Alves destacou o papel de Portugal no treinamento de pilotos ucranianos em F-16 desde julho de 2023, um esforço que levou à criação de centros de treinamento na Dinamarca e na Holanda. Apesar do progresso na formação dos pilotos ucranianos, Portugal mantém a sua frota de F-16, com 28 aeronaves ativas após ter vendido 12 para a Romênia, indicando que a frota permanecerá operacional até a transição completa para o F-35.
A transição para o F-35 está prevista para durar 20 anos com um custo estimado de 5,5 bilhões de euros, e os primeiros caças devem ser entregues a partir do sétimo ano. Este plano financeiro prevê a distribuição do custo significativo ao longo de duas décadas e envolve colaboração logística entre vários países europeus. O início desta transição já está marcado por workshops com a Lockheed e a Força Aérea Americana, com o objetivo de alinhar as capacidades operacionais das aeronaves de quinta geração com as necessidades de Portugal.
Outros membros da OTAN também estão em processo de substituir suas frotas de F-16 pelo F-35, refletindo uma tendência mais ampla na aliança para adotar esta avançada aeronave de combate de quinta geração. Países como Austrália, Bélgica, Dinamarca e Itália já começaram a receber suas aeronaves F-35, enquanto outros, incluindo Japão, Países Baixos e Noruega, têm entregas planejadas para cumprir seus requisitos de defesa aérea. O F-35 destaca-se por sua tecnologia stealth, sistemas de reconhecimento avançados, e capacidade de realizar uma vasta gama de operações militares, evidenciando-se como uma escolha estratégica para as forças aéreas modernas.
Vai Portugal !!
Vendo esse pessoal que diz que a Russia tem direito a tomar a Ucrânia “de volta”…
Sempre brinquei… Então Portugal poderia fazer o mesmo com o Brasil… Agora fiquei preocupado ! Kkkk
A lógica deles é essa mesma, mas no fundo creio que eles nutrem um amor platônico pelo carniceiro de Moscou
Brazil conseguiria destruir Portugal sem muito esforço 🤣
nós somos amigos… para quê isso??
Com que Marinha?
Estou a ver que tu és macho Portugal e brasil são amigos ganha juizo
Vc esquece que Portugal pertence á NATO ? Existe o artigo 5º, sabe o queé?
EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.
Não sei se o monitor Parnaíba aguenta uma travessia oceânica.
Nós destruímos nosso próprio país, sem muito esforço, imagine o dos outros…
O brasil destrói-se a si próprio.
https://reporterbrasil.org.br/2009/01/violencia-no-brasil-50-vezes-mais-mortos-que-na-faixa-de-gaza/
Não fica preocupado, não somos um País comunista, irmãos não se atacam
EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.
LEIA AS REGRAS PARA COMENTÁRIOS:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Se analisarem as notícias sobre imigração mais recentes, o Brasil é que está a “conquistar” Portugal. No meu emprego anterior, mais de metade dos meus colegas eram brasileiros.
Sem problema! O único problema, e é sério, são mesmo alguns brasileiros que estão vindo para Portugal com outros objetivos que não o Trabalho, o Turismo ou a Aposentadoria.
Não somos a Russia. Queremos paz e harmonia, comercio com os paises, especialmente com os língua portuguesa e europeus. Guerras só destroem, a paz traz prosperidade. Esta foi a lição que tiramos de 9 séculos como nação.
Agora falta encomendar mais 15 unidades para usar no porta helicóptero que eles estão construindo !!!!
A Marinha Portuguesa está a construir um novo porta-helicópteros, tem uma rampa para lançamento de drones daqueles gigantes… que os EUA usam, o MQ-9 Reaper. Aliás fala-se que a FAP pode adquirir 2 ou 3 ou fabricar modelos de tamanho igual para vigilância do espaço aéreo e marítimo. Fico feliz por Portugal estar a modernizar as suas forças armadas. Notícia aqui no link aqui em baixo : https://zap.aeiou.pt/portugal-avioes-nao-tripulados-530207 Plano estruturado, adequado às necessidades do país e do tamanho do país, que honre os compromissos com a OTAN como membro que Portugal é, umas forças armadas modernas mas sem quantidades absurdas… Read more »
Parabéns, Portugal!
Faz sentido, Europa inteira indo de F-35, tem que subir no bonde também.
Não é somente seguir a manada e sim optar pelo melhor avião, o mais capaz, moderno e que vai durar as próximas décadas no topo, escolher um avião de 5ª geração é questão de inteligência, quem escolhe um avião de 3ª geração no século 21? Só Brasil.
“quem escolhe um avião de 3ª geração no século 21? Só Brasil.”
De fato o Brasil escolheu e adquiriu uma dúzia de caças usados que poderiam se encaixar nessa categoria que você menciona, de “avião de 3ª geração escolhido no século XXI”. No caso, foi o Mirage 2000 C/B (escolhido e recebido na primeira década do século XXI).
Mas não foi só o Brasil que realizou compras de caças usados da mesma categoria do Mirage 2000 C/B neste século XXI.
Não muda fato que o Gripen seria ideal ter sido adquirido nos anos 2000… não na década de 2010
Não é esse fato que estou discutindo com o Carlos, então seu comentário não muda nada em relação ao fato em discussão com ele (gerações de caças).
Mas se quer falar dos anos de 2000, o fato é que meu caça preferido naquela década, caso o F-X original não fosse cancelado, era o F-16. Fato este que, deixo claro, também não muda nada em relação ao fato em discussão a partir do comentário do Carlos.
Se tivessemos escolhido o F16, daqui a pouco tempo poderiamos atualizá-los para o bloco 70/viper.
Eu acho que o Gripen é melhor.. Pela transferência de tecnologia ! E provavelmente a FAB tem seus motivos…
Mas caindo na realidade da falta de dinheiro pra investimento, que nossos militares sempre enfrentaram…
Talvez um caça eternamente atualizavel cono o F-16, com peças a venda ate na padaria da esquina e bem mais barato, nos dando a chance de ter o dobro ou triplo de unidades..
O F-16V… Incorporou várias técnologias baseadas no F-35… Incluindo o poderoso radar…
E qual é a diferença significativa de um Block 70 para um Gripen E??
Também queria saber.
Basicamente, como disse um colega, penso que o F16 é mais fácil de manter e foi produzido em massa.
Em termos de capacidade de combate, penso serem equivalentes.
Falcon mais fácil de manter que o Jas? hmmmm duvido Diferença de anos de concepção, (gerações diferentes, independente do recheio). O Jas tem portas de acesso em outro nível, motor mais dócil, estrutura simplificada de apoio em terra, menor suscetbiliidade a FOD´s etc etc
Nos anos 2000 o Gripen E/F aínda não existia, seguindo a sua linha de raciocínio poderíamos ter adquirido o Gripen no século passado durante a década de 90 mas não houve interesse da FAB por uma série de motivos…
Maurício,
Nos anos 2000 o Gripen C/D era um dos concorrentes do programa F-X (iniciado na virada dos anos 1990-2000) que foi cancelado.
Houve interesse da FAB em iniciar a renovação da Aviação de Caça nos anos 2000, mas infelizmente um presidente empurrou para o sucessor a decisão do programa F-X e o sucessor o cancelou. E do F-X poderia ter saído vencedor tanto o Gripen, quanto o Mirage 2000, F-16, dentre outros.
Então houve sim interesse da FAB no Gripen, tanto quanto em outros caças modernos da época.
Sem prejuízo do que você escreveu, mas só uma correcao: o avião que o Brasil está adquirindo é de 4ª geração, não de 3ª.
correção*
Na verdade é de 4.5º.
4,75 ou 4++ ou 4 plus plus.
Luís e Allan, isso eu sei, mas simplificando, as gerações são representadas por seus números inteiros, não fracionados. Interessante observar que essa classificação “decimal” não foi usada antes, na 3ª geração, por exemplo. Essas classificações decimais não tem uma padronização e nem uma única nomenclatura. Portanto, eu coloquei como 4ª geração para não “errar”.
O primeiro caça de 4a geração foi o F-14 na década de 70 do século passado. Em seguida F-15, F-16, MiG-29, Su-27 etc. Caças do início dos anos 2000 como Rafale, Eurofighter, etc já são considerados de geração 4,5 ou 4+ pois possuem redução de RCS e sensores mais avançados. Caças depois de 2010 ou 2015 como é o caso do Gripen E, Rafale F4, Eurofighter Tranche 4, etc podem ser considerados 4,75 ou 4++ pois evoluíram ainda mais nos sensores. Ou seja, possuem sensores equivalentes aos 5 g porém não são furtivos VLO, são LO. A diferença de um… Read more »
Sim, sim, Luís. Sei de tudo que você colocou e concordo com tudo. Mas, como eu falei, é você entendeu, o 4ª geração foi mais para diferenciar da 3ª e da 5ª gerações de um modo geral. Mas, é claro que um Gripen E é muito mais avançado e próximo de um 5G do que um Mirage 2000C, por exemplo. Vamos em frente…toca o barco…abraço.
E de 4a e 1/2 a maior diferenca para o f35 e a capacidade steslth, porqie o gripen E ja usa fusao de data e radares stivos e passivos dos mais avsncados fo mundo, alem de que e mais rapido e manobravel que o f35. Alem disso e um excelente caca com carateristicss que o f35 nao tem, como poder atetrar e levsntar voo de pistss curtss e improvisadas. Outra grande vantagem e a manutencao rapida e poder usar um leque muito vssto de armamento incluindo da NATO. Quando comentarem devem fazer pesquisa correta evadequada para nao ficarem mal na… Read more »
A fusão de dados e a interação homem/máquina do Grupen E são as melhores entre os caças que não são de 5ª geração, mas não são a mesma coisa que do F-35. O que seria o radar passivo do Gripen? Você se refere ao sensor passivo IRST? Esse é avançado, sim, mas o F-35 tem mais de um. Quanto à capacidade de operar em pistas improvisadas, como autoestradas, não vejo motivo para o F-35 não poder operar desses lugares. Quanto ao comentário sem saber, podemos discutir isso, na hora que você quiser. Um abraço. PS: verifica teu teclado, ele parece… Read more »
E como membro da OTAN, a FAP tem
que participar de tempos na proteção do espaço aéreo na fronteira oriental da aliança no baltico, faz sentido investir em caças stealth nesse momento.
Desde quando o F35 é um caça stealth? Não o é, é lento, custo hora é um exagero, qualquer tempestade o deixa no solo. Péssima compra. Só serve para dar dinheiro à indústria militar americana.
Que grandes bobagens escrevestes, meu caro.
Nossa, até eles???? Um país minúsculo onde 70% da população recebe pensão ou aposentadoria do Estado, com PIB minúsculo…E ainda dizem que fizemos um excelente negócio por aqui…
A maioria dos países que operam F35 tem PIB bruto menor que o brasileiro (exceto EUA, UK, Italia), mas per capita o brasileiro é inferior a todos e investimento em defesa % PIB também. Ter um orçamento proporcional maior e uma força mais enxuta (menos pessoal) permite o luxo de comprar caça de 5a geração. Mas acho que os principais fatores pra FAB nao ter F35 seriam ausência de autonomia em relação a aeronave e seu armamento, fora nao capacitacao da Embraer. Existe o receio que certos armamentos nao seriam disponíveis ao Brasil, e nao poder operar misseis europeus ou… Read more »
Portugal está em uma aliança militar e pode se dar ao luxo de possuir forças diminutas.
Sozinho, Portugal não faria quase nada e o ideal seria aumentar bastante a quantidade de equipamentos e efetivo.
Mas dentro da aliança eles podem escolher os melhores equipamentos, pois serão comprados em quantidades pequenas e eles têm dinheiro para isso.
seriam ausência de autonomia em relação a aeronave e seu armamento, O que é um não-fator, mesmo com o Gripen, todos os componentes essenciais vêm dos EUA ou do RU, então se quiserem, o avião não voa, a autonomia será a que eles permitirem, assim como seria com o F-35. Quanto a capacitação da Embraer, também vejo poucos benefícios a longo prazo, já que jamais haverá aqui qualquer iniciativa séria de se desenvolver um caça nacional. Um dos principais fatores que prejudicam as forças armadas é essa ideia de transferência de tecnologia(o que deixa o produto mais caro). Seria muito… Read more »
A telemetria do F35 pertence a Lockheed. Se o Brasil tivesse um esquadrão de F35 em Anapolis e Manaus, teria que ter tecnicos da Lockheed dentro das bases brasileiras todo tempo pra manutenção da aeronave. Quanto a armamento, o F35 é hoje dependente de misseis americanos. O Adir israelense é a exceção. E no fututo, apenas Italia e UK vao operar o Meteor e SPEAR (processo alias que vive atrasado e talvez nem ocorra). Qdo o Brasil assinou com o Gripen, o projeto A Darter e a versao stand off do Matador da Avibras estavam em desenvolvimento, se tivessem ido… Read more »
teria que ter tecnicos da Lockheed dentro das bases brasileiras todo tempo pra manutenção da aeronave. Se os muitos países que compraram o avião não veem problemas nisso, por que seríamos diferentes? Qdo o Brasil assinou com o Gripen, o projeto A Darter e a versao stand off do Matador da Avibras estavam em desenvolvimento, O A-Darter morreu e a versão de lançamento aéreo do MTC-300 não existe, provavelmente não existirá ou existirá dentro de uns 20 anos, quando o próprio F-35 já estará sendo substituído. Novamente, não vejo problemas. Problemas inexistentes. Seria como deixar de comprar um carro agora… Read more »
Eu concordo com voce, o que eu disse nao foi minha opiniao sobre o F35, mas
as possiveis razoes pela qual a FAB nao comprou o F35 quando foi oferecido fora do FX2. Na época foi oferecido send acesso ao codigo do aviao o que impediria integraçao de misseis na plataforma. No fim, os programas nacionais nao foram pra frente e a FAB vai continuar dependente de misseis de aliados externos.
MICLA BR
Esse programa deve ta paralisado na situação atual da Avibras. Tem uma foto de um montado num F5.
https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/3123588/brasil-e-avibras-desenvolvero-missil-longo-alcance-aeronave-f-39-gripen
Quanto a Lockheed, a questao é que o Brasil nao faz parte da OTAN ou do circulo de aliados mais confiáveis dos EUA como Japao, Coreia do Sul, Australia, Cingapura, Israel.
Se a postura do Brasil externa for excessivamente anti americana poderia pagar preço na plataforma sim, atraso em upgrade de software, bloqueio da venda de misseis (qualquer venda por FMS depende de aprovação do congresso americano).
Para comprar o F35, teria que alinhar a política externa do país com a americana também. Eu não vejo problema nisso, mas depende de quem está em Brasilia sentado na cadeira de presidente.
Outro problema ainda maior seria do lado americano, eles não vendem f35 pra países que usam 5G da Huwaei. Então hoje o F35 seria vetado ao Brasil. Isso foi o fator pros Emirados desistirem da compra de 50 F35.
Existe um PREÇO A PAGAR por adotar uma Postura “Isentona” na Política Internacional, quando não francamente Anti-Ocidental…
E o Brasil está “de mal” com o seu maior fornecedor de Tecnologias Militares, que nós VENDE A DINHEIRO (Com “Tio Jacó” você pode Negociar, com o “Tio Sam”, o Negócio e mais sério, não basta dinheiro, as vezes ele vende bem “baratinho”, mas exige COMPROMISSO).
“Ficar as Turras” com Israel e “mau negócio”
AVISO – LEIA A REGRA 4 DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Até concordo com a linha de raciocínio, porém é válido destacar que os maiores “parceiros” de defesa seriam os europeus. Vide programa de submarinos, HX-BR e Gripen E/F.
o preço a pagar pela soberania nacional. Se fossemos Porto Rico, não teriamos esse problema, segundo o seu raciocinio.
a situação deles é que nunca terão uma frota grande, além de que a dispomibilidade vai girar em volta dos 50 por cento, mesmo assim é uma boa escolha, pois esse caça será atual por muito tempo
Acha? pode perguntar aos suiços.
PIB PER CAPITA, damos de avanço
KC-390, F-35 e provável A-29N… vai ficar show!
O dinheiro não dá para tudo… vamos ver o que é possível concretizar a médio-longo prazo, mas o recente Ministro da Defesa Nuno Melo, saído das últimas eleições legislativas de dia 10 de Março deste ano em Portugal
—— EDITADO ——
falou na possibilidade do A-29N.
Seria realmente uma boa combinação. Veremos o que acontece nos próximos meses e que decisões serão tomadas.
Mas quem fez o excedente no orçamento para hoje se comprar novos aviões, inclusive o F35 foi a esquerda, este governo ainda não tomou nenhuma iniciativa nem decisão.
AVISO PARA TODOS – LEIAM A REGRA 5:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
O A-29N não irá ser adquirido pela FAP, é um avião que não faz nenhum sentido ter na Europa… o A-29N só foi lançado para parecer bonito na NATO mas ninguém o vai adquirir com o vizinho poderoso como a Rússia… e o KC-390 foi engolido a seco porque já há planos para adquirir A400M excedentes de Espanha… 😉
Olha que não. O KC 390 acenta que nem uma luva nas necessidades tugas.
E voa que se farta.
Para pequenos voos chega mas para projeção de forças a mais de 3000km o A400M já entra na equação, e Portugal tem forças destacadas em África e o KC-390 não chega lá sem fazer 2 escalas…
rapaz, qual longe você acha que Portugal é do continente africano?
Abre o google maps aí cara.
Como diz o “Ivan, o Mapento”, ah o mapa. Sempre o mapa.
Portugal é próximo da África, mas o que o português falou tem fundamento…
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Você pode constatar olhando no google maps qual a distância entre a Base Aérea de Beja e Bangui, onde eles tem de pousar para apoiar a MINUSCA.
Temos forças destacadas na República Centro Africana e Moçambique, este último acho que fica bem longe…
Para isso tens os A400 espanhóis e os cargueiros da USAF. E o KC pode fazer reabastecimento em voo.
Podem ficar descasados que a FAP vai exercer a opção de compra do 6º KC mas também virão mais 2/3 A400M para satisfazer as necessidades da FAP… o KC não dá para tudo…
O que assenta como uma luva nas necessidades da FAP é este: https://www.airbus.com/en/products-services/defence/military-aircraft/a400m
Até hoje o gajo sonha com o A400! Contente-se com o melhor avião hoje da sua categoria. A Fap sabe o que faz.
Por ca resta esperar o FS2020 da SAAB.
—— EDITADO —— fala sério, vão pagar com o que? Vinho? Vão comprar umas 5 unidades e sofrer horrores pra manter, não tem condições industriais nenhuma de produzir um parafuso dessa aeronave e ainda vão ter que peitar as atualizações da lockheed martin que não são nada “tranquilas” vamos assim dizer.
Se soubesse quanto custa um litro de vinho do Porto…
O F16 MLU ta chegando no fim da vida util, uma hora teriam que trocar de aeronave e logicamente vao de F35, assim como outros países da OTAN irao fazer o mesmo. O custo também será em 20 anos e as primeiras aeronaves so 2031, 275 mi dolares por ano, Portugal tem condições se fazer esse investimento.
F-16 MLU em fim de vida? Só os da tranche Peace Atlantis II que foram adquiridos em 1994 já com 11 anos de uso na USAF, os Peace Atlantis I vieram novos em 1994 e ainda têm 3500/4000h de voo disponíveis e que tudo indica vão ser atualizado para a versão Viper para voarem até 2040.
Até o 1o F35 ser entregue na proxima decada, alguns f16 ja estarao no fim de vida quis dizer. Assessing the status of the F-16 fleet, Cartaxo Alves said: At this moment our F-16s are the same as those that the Netherlands, Denmark, Belgium and the Netherlands had. What is going on? We are obviously reaching a point where they have been operating in the Air Force for 30 years, right? Are we going to follow the same path as other countries? We have to replace it, because even if this decision is made now, the first aircraft will only… Read more »
Sim. Verdade. Li isso num fórum de defesa.
Vejo que nada sabes e não vou perder tempo a contar histórias, como tal deixo-te dois vídeos https://www.youtube.com/watch?v=sTQLL6EV0x8&ab_channel=AdelinPetri%C8%99or (língua romena) e https://www.youtube.com/watch?v=628Rc0seEQk&t=292s&ab_channel=INESCTEC (timeline 4:50) mas se pensas que o Brasil não necessita, simplesmente não vejas.
Compra uma garrafa de vinho do Porto, Dona Antónia Ferreira, e depois diz quanto custou.
Se Portugal NÃO PRODUZ NADA NO RAMO DE AVIAÇÃO, porque a EMBRAER se deu o Trabalho e o Gasto para Comprar a OGMA????
Ela produz para a EMBRAER seções de Fuselagem para o EMB 390 e monta para o mercado local as aeronaves que a Embraer vende.
A “mão-de-obra” Portuguesa e muito boa, e os trabalhadores portugueses tem uma “ETICA DE TRABALHO” que e Invejável…
AVISO – LEIA A REGRA 4 DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Porquê tanto rancor a Portugal? nota-se claramente no teu comentário irritação… Portugal é amigo do Brasil. Ficaste com raiva de saber que Portugal vai ter F-35A? Não vejo razão alguma para ter raiva por causa disso. Somos povos e países amigos. Repara na compra que Portugal fez ao Brasil, de 5 KC-390 com mais um 6° de opção no final do contrato. Em relação ao F-35A não serão 5 unidades como é óbvio. Se Portugal encomendou 40 F-16 há muitos anos atrás, agora com um PIB superior ao que tinha na época em que comprou os F-16 e numa altura… Read more »
É rancor mesmo. Essa turma não é capaz de ler um livro de história e tirar conclusões a partir do processo histórico, eles só conseguem ver o mundo a partir do seu filtro: EUAXChina, EUAxRussia, EsquerdaXDireita, ComunistasXCapitalistas, BrancosXNegros, JudeusXÁrabes, HomensXMulheres, etc… Se Portugal estivesse adquirindo o SU-35, teria outra turma cometendo as mesmas ofensas. Portugal é um país amigo, uma nação-irmã. Se não fosse colonizado por Portugal, O Brasil teria sido colônia da Espanha, da Holanda, da Inglaterra ou, até pior, de Bélgica, França ou Alemanha, cujas intervenções na África foram muito mais violentas e desastrosas que a de Portugal… Read more »
Acho que ainda temos ouro brasileiro do tempo de D.Pedro nos cofres. Deve chegar para ir pagando em 20 anos. 😝
Tem nada. O ouro que Portugal roubou do Brasil já foi pra Inglaterra há muito tempo…
Foi bastante. Deu para dividir pelos dois. rsrsrs
Caro Brasileiros, que de Mig25 nao tem nada. Se o Brasil hoje e um pais grande, a Portugal o deve, caso contrario ainda hoje seriam um povo de indigenas, espalhados pela amazonia. Voltando a questao do caca ideal, eu pessoalmente sou a favor do gripen E, e a sua grande interoperacionalidade com a NATO. Ambas as aeronaves apredentam carateristicas muito semelhantes, mas depois temos o xadres da politica externa, e penso que essa foi a razao preponderante da escolha do f35. Ate porque em termos de beyound visual range, ambas as aeronavws apresentam excelentes capacidades. Os radares e sensores do… Read more »
Excelente comentario, ASA!
Vc não sabe nada do que tá falando. O conjunto de sensores do Gripen E/F como um todo, não está ao nível do conjunto de sensores do F-35. E a fusão de informação/dados e integração de sensores também não estão no mesmo nível das do F-35. O Gripen E/F não tem a Closed Loop Fusion do F-35, não tem um equivalente ao MADL do F-35, não tem um HMD do mesmo nível do F-35, não tem um radar tão potente como o do F-35, não tem um equivalente interno ao EOTS e ao EODAS do F-35, etc.. E poderia continuar… Read more »
Com certeza Portugal era o único país colonizando as Américas! Kkkk “amigão”, se não fosse Portugal seria Espanha, Inglaterra, Holanda, ou qualquer outra potência daquela época. Então menos, bem menos.. glórias passadas não enchem barriga no presente.
Portugal tem mais reservas de ouro do que o Brasil…
Em valor absoluto.
https://pt.tradingeconomics.com/country-list/gold-reserves
Como sou um gajo burro explique por favor a sua afirmação. Na altura o Brasil era território português reconhecido pelas outras potências e mais que uma vez teve que fazer frente a muitos oportunistas e defender esse território. Logo o que estava lá era gerido pela coroa em Lisboa. Essa conversa é melhor não a ter, não vão os povos indígenas pedir a devolução de tudo o que está no Brasil para eles. Teorias o futuro as modifica graças a Deus por isso. O Brasil é um grande e acolhedor país para muitos que imigraram para aí. Agora devido a… Read more »
Me causa estranheza voce dizer isso sendo que portugal tem a maior taxa de emigração da euroupa..Só sobraram nas aldeias cabras e velhos.Os jovens portugueses trabalham com delivery e obras pela europa.
Eu já respondi ao senhor mas alguém barrou a minha resposta, mas o que se passa com os brasileiros que vêm trabalhar para Portugal a maioria trabalha em quê?
Não fale de boca cheia. É uma mera observação se não gostarem podem barrar como fizeram na anterior.
Se os próprios jovens portugeses fazem a mesma coisa pela europa,quero entender o porquê a fala desse jeito desdenhando de brasileiros que moram aí
Tem um provérbio português que diz….nunca alimentes conversas fúteis.
Quem tem ideias erradas e pré concebida acerca de Portugal e dos portugueses não sou eu.
Acerca dos brasileiros que moram cá ou trabalham cá?
Nem de uns nem de outros e não e euroupa é europa.
Se fosse facil o zuca fazia…
Cara! Você subestima a economia de Portugal, mas não conhece nada dela? Évora é um importante centro industrial, com muitas empresas de tecnologia, e isso é só um exemplo, porque aquele país está integrado à UE. Ademais, a UE e a OTAN também auxiliam nas aquisições militares e manutenções de meios, razão inclusive das compras similares entre os países (com a França à parte, mas ela tem motivações próprias). Ademais, a regra das aeronaves também vale para o F-35: quantas mais unidades de certa aeronave operam no mundo, menor o custo…
O seu anti-americanismo afeta seus julgamentos…
Creio que por lá acontecerá o mesmo que em todos os países que até agora operam o F-35 (exceto EUA e RU) que foi a diminuição no número de caças que as distintas forças aéreas possuem agora. Aconteceu isso na Dinamarca, Noruega, Holanda, Bélgica e Rep. Checa, e agora, creio que Portugal. Certamente será uma grande melhoria em relação ao F-16 porém á custa do encolhimento da frota, de 36 unidades. Chuto que comprarão entre 18-24 F-35
É apenas especulação minha, mas teríamos de levantar quantos F16 são necessários para fazer frente a um F35. No mais, todas as forças aéreas vem reduzindo o numero de meios.
Em condições parelhas um F-35 da conta de quantos F-16 sua munição BRV permitir e o contrário pouco impacta, o F-35 daria meia volta e os F-16 nao teriam consciência situacional para impedir isso!
Ser verdadeiramente stealth é um divisor de águas!
segundo o que se comenta em testes, o F35 derruba 15 caças 4g antes de ser derrubado, ou seja 18 F35 daria conta fácil de 180 caças como SU30-35, isso no papel é claro.
Provavelmente tem algo errado nessa informação, pois o F-35 não leva mísseis e munição de canhão suficientes para derrubar 15 aeronaves numa só missão.
Talvez você esteja confundindo com testes de engajamentos seguidos, em vários combates, gerando eventualmente uma média de 15 vitórias pra cada derrota em exercícios, o que é outra coisa.
mas é isso mesmo, desculpa se dei a entender que numa missão ele ia derrubar 15 aviões
Desconsiderou totalmente a guerra eletrônica e o IRST.
E multiplicadores de força além do avião como radares em terra, aeronaves AEW, sistemas de guerra eletrônica, etc.
Outra coisa, um míssil BVR disparado a grande distância contra um caça que possui sistemas de contra medidas avançados e alta manobrabilidade poderá ter uma taxa de sucesso bastante degradada e após o primeiro disparo a furtividade pode ficar comprometida e receber um ataque retaliatório.
diz aí qual caça consegue cegar o F35, tem noção do quanto o radar dele é potente, similar só no Eurofighter em breve, mas até momento ninguém tem igual, IRST O F35 vem com 6 se não me engano, o Gripen por exemplo teria chances, mas é vitória do F35 é mais provável.
De fato, Underground, a maioria das forças aéreas tem diminuido o tamanho de suas frotas. Mas uma coisa é um país que já previamente tinha uma grande frota, como o Reino Unido e equalize seus números. Outra coisa é um país que já tinha uma frota diminuta como Portugal ou Rep. Checa, diminuir números para adequar o F-35 aos seus orçamentos. Com a Europa cada vez mais instável, essa pode não ser a mais acertada das decisões, sobretudo quando colocamos baixo a lupa as forças aéreas do Leste e da Europa Setentrional.
A República Checa usa o Gripen e não F-16
Mas eu não afirmei isso. Leia novamente. Escrevi que: “todos os países que até agora operam o F-35” a despeito dos checos ainda estarem operando o Gripen C/D, afinal eles já fizeram sua escolha pelo F-35.
O que li “Creio que por lá acontecerá o mesmo que em todos os países que até agora operam o F-35 (exceto EUA e RU) que foi a diminuição no número de caças que as distintas forças aéreas possuem agora. Aconteceu isso na Dinamarca, Noruega, Holanda, Bélgica e Rep. Checa, e agora, creio que Portugal. Certamente será uma grande melhoria em relação ao F-16 porém á custa do encolhimento da frota, de 36 unidades. Chuto que comprarão entre 18-24 F-35″ e não escreveste “todos os países que até agora operam o F-35” a despeito dos checos ainda estarem operando o… Read more »
O número de F35 esta em 28 que se pretende ter seguramente em conjunto com f 16
O F-16 era praticamente o caça padrão da OTAN ter agora o F-35 está ocupando essa posição. Na OTAN quem não tinha caça próprio usava o F-16, agora coisa vai além com ingleses e italianos que fazem parte do consórcio Eurofight já estão entre os usuários do F-35.
A Royal Navy tava no programa desde sua
concepção nos anos 90 quando se chamava JSF – joint strike fighter. A Italia é o parceiro europeu mais importante do F35 depois do UK. E ambos trabalham juntos no programa de 6a GCAP, que vai ser superior ao F35.
O F-35 seguirá o mesmo destino do F-86, F-4 e F-16 e jamais será operado pelo Brasil.
Mas o que me entristece nem é tanto esse fato. Me incomoda é que, conhecendo o histórico brasileiro, o Gripen provavelmente deve voar por décadas a fio pela FAB, isso quando o mundo já estiver falando em aeronaves de 7º ou 8ª geração.
Calma, a SAAB deve anunciar seu programa de próxima geração logo e o Brasil tem tudo pra ser parceiro no programa. E o mais urgente apareceu na noticia anterior, os americanos estão avançando em IA, retomar o UCAV que a Embraer propos em 2021 é imperativo pra nao ficar pra tras.
Devido à sua recente adesão à OTAN, tenho minhas dúvidas se a Suécia/Saab realmente continuará em seu vôo solo de 5g (Fs2020 ou semelhante), ou se fará parte de um dos consórcios de desenvolvimento 5g em andamento, como o Tempest.
Para o Brasil, faz todo o sentido aderir como sócio minoritário desse último.
Concordo, o Brasil deveria pensar entrar no CGAP. Pelo menos, depois que o Japão autorizou, deve ser vendido para nações aliadas mas não parceiras do programa.
A Suecia tinha assinado um memorando há uns dois anos quanto a possível adesão mas ainda não decidiu o plano do seu futuro caça… mas sinalizou que não deve ser esse programa.
Se fosse o F-16 ou 18, q tem milhares voando e ainda sendo feitos, blz, mas o Gripen tem prazo.
Como o AMX, não tem economia de escala pra durar tanto.
A USAF comprou o último F-16 acho que em 2002 ou algo assim. Ou seja, o país produtor do caça não o adquire há mais de 20 anos. Só porque está vendendo para alguns países que não podem comprar o F-16 o sr. o considera com futuro mais garantido que o Gripen E? A Suécia que é o país produtor do Gripen encomendou 60 unidades do Gripen E e pretende operar esta frota até 2060. E os contratos de transferência de tecnologia, participação industrial brasileira, acesso à códigos fonte, etc garantem uma maior autonomia para o Brasil poder operar e… Read more »
E realmente GARANTIDO que a Suécia vai realmente adquirir novas versões do Gripem???
Se o F-16 ainda está em produção, então EXISTE MOTIVOS MUITO BONS PARA ISSO, ou esqueceu que o F-5 e ainda mais OBSOLETO e mesmo assim ainda tem “Procura” por ele.
E quanto a Autonomia Nacional, vamos gastar dinheiro para fazer o que os outros adquirem mais baratol
AVISO – LEIA A REGRA 4 DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Não falei em novas versões. A Suécia encomendou 60 unidades do Gripen E. Isso vai levar mais vários anos de produção e a operação do caça se estenderá até 2060.
O F-16 está sendo comprado por alguns países, mas o país produtor não o compra há cerca de 20 anos.
Os EUA focarão no F-35 e no NGAD, enquanto a Suécia no Gripen E.
Por isso questionei o João, pq ele acha que o F-16 tem mais futuro garantido que o Gripen E?
Mas existem mais operadores de F-16 interessados em atualizar frotas para o Block 70/72, ou operadores com contratos de novas células desse padrão do que interessados e operadores de contrato no Gripen E/F. Acredito que ele quis dizer isso.
Acho que a maioria dos operadores de F-16 estão renovando a frota com F-35.
Quantidade de usuários é bom, mas o país produtos não estar mais operando acho que é mais importante.
A Suécia vai operar Gripen E até 2060. A USAF já esta iniciando a aposentadoria dos seus F-16, querem aposentar 125 unidades.
Acho que não chegam na década de 40.
Escala não é o único problema do AMX, nós usamos eles praticamente cegos (sem radar), sua capacidade de combate tbm estava limitada (misseis nas pontas das asas), o mundo mudou para caças multi missão e ao colocar um motor muito confiável, mas já em vias de ser substituído no mercado foi um prego gigantesco no caixão.
Se o AMX usasse F-404 ou EJ200, nós não estaríamos aposentando eles agora, mesmo com a maioria não tendo sido modernizado
A história do SCANDIA da VASP de novo…
E difícil manter Upgrades Contínuos ao longo dos próximos anos quando a poucos Operadores e Unidades operativos, os “feedback” são mais demorados.
Um dos problemas do Brasil adotar o F-35 é saber o quanto os EUA nos dariam liberdade de uso e manutenção. Comprar caça de 5ª geração hoje significa um alinhamento automático, só existem 3 opções prontas, considerando China e Rússia (e nem sabemos se estão prontos mesmo)
Qual o problema?
Não entendo o porquê de tanto desejo por equipamento americano.
Brasil seguiu caminho certo, com seus f39, o próximo passo e desenvolver um caça nacional com motor e bancos ejetaveis, caça 100% nacional, e prosseguir para um de 5 geração, temos tempo para isso com investimento e com tecnologia que adquirimos da saab até 2035 teremos um força aérea mais capaz do mundo.
Vale um like pela sua fé Gustavo..
olha banco ejetável melhor comprar, melhor investir na parte nobre do caça, motor e antenas
Banco Santander, Itaú ou “assento ejetável”?
Jump seat
Adorei a tua ironia.
Muito refinada.
Se o caboclo é especialista fala o nome correto… Aqui todo mundo se acha especialista.
eu falo ou vcs falam….?
Gustavo, muito obrigado pelo otimismo, mas parece que você chegou há pouco tempo ao Brasil.
Como dizia aquela música do Guilherme Arantes…….eu vivo sempre o mundo da Lua!!!
Se você tivesse falado em radar, até poderia ser, com muito esforço e investimento. Mas, motor é assento ejetável nacionais? Tu sabe quantos países produzem esses dois itens de forma autóctone?? Sabe a quantidade de dinheiro e tempo precisam ser investidos para se chegar a um produto pronto dessas duas categorias??
Parabéns pela aquisição, o melhor caça do mundo no momento
Enquanto isso o Brasil capengando pra ter uma quantidade razoável de gripens. Na reunião de relações exteriores, o ministro da defesa falou que um gripen custa 100 milhões de euros. seria esse o valor de unidade de um 2 lote? Ou o ministro citou o valor desse 1 lote e arrendodou o valor para 100 milhões só para dá um numero mesmo para os deputados terem uma noção de quanto custa? Se for feito o pedido de mais unidades e saírem por 100 milhões será caríssimo esses gripens.
A negociação de um aditivo para o segundo lote, no valor de até 25% do contrato (o câmbio para coroas suecas varia, mas arredonde em 1 bilhão de dólares esse aditivo) envolve de 12 a 15 aeronaves, conforme informado pelo próprio CEO da Saab (tem matéria aqui).
Assim, o valor deve variar de 66 a 83 milhões de dólares por caça adicional, aproximadamente.
Nunão, até 85 milhões para o Gripen pronto para usar com a exceção dos armamentos? Bem, é um valor atrativo.
Você mesmo pode fazer as contas e conversões cambiais.
O contrato original é de 39 bilhões de coroas suecas. Converta em dólares e faça a divisão por 12 ou por 15 aeronaves e terá a faixa de preço. Provavelmente a diferença entre o aditivo de 25% do valor do contrato resultar em 12 ou 15 aviões se refira ao contrato de apoio logístico e outros itens do tipo.
Países com forças armadas enxutas e profissionais podem comprar equipamentos no estado da arte.
enquanto isso o EB quer 200 mil soldados mal armados e treinados
Cerca de 90 mil são conscritos que cumprem serviço militar obrigatório por 1 ano e custam 1 salário mínimo por mês.
Ou seja, o EB tem cerca de 130 mil militares e acho que cerca de metade são temporários.
Não é exagero para um país continental e populoso como o nosso.
pois pra mim tá inchado, tem que ser no máximo 120 mil, só assim para diminuir a curva de gastos com salários e pensões,
Ok. E deste total de 120 mil quantos seriam de carreira, quantos temporários e quantos conscritos ? Se abolir o serviço militar obrigatório o EB reduz o efetivo de 220 mil para 130 mil já no próximo ano, porém a reeducao de custo com salários será pequena, de aproximadamente “apenas” R$ 1,6 bi. E os gastos com aposentadorias não terão nenhuma alteração. Se for feito o contrário e mantido os 90 mil conscritos, então teremos somente 40 mil profissionais, talvez 20 mil de carreira e 20 mil temporários. Aí sim teria uma boa economia, talvez uns R$ 20 bi por… Read more »
tem que reduzir os de carreira, que são os mais custosos, diminuir os conscritos, perguntar quem quer sair da carreira e indenizar ele, processo que levaria anos, mas a cada ano sobraria mais dinheiro para gastar com armas, mesmo processo na MB, os novos integrantes iriam para o INSS
As 3 forças já estão fazendo isso. Naquela reforma de 2019 ficou estabelecido redução de 10% do efetivo no prazo de 10 anos até 2029 se não me engano. A MB mostrou em slide do comandante para a CREDN na semana passada que já reduziu para cerca de 73 mil, sendo que alguns anos atrás estava com 82 mil. Acho que o EB deverá reduzir de 220 para 200. E a FAB também está reduzindo. Mas para sobrar dinheiro de verdade teria que ser uma redução bem maior e aí entraria a questão que a quantidade também conta, principalmente no… Read more »
Off topic:
Israel usou F35s nessa ultima madrugada para atacar uma base da PMF, um grupo apoiado pelo Irã nas proximidades de Bagdad, sem serem detectados, mais um pequeno passo na escalação da crise.
Tem uma analise no TWZ sobre o possivel uso do missil Rocks (air lunched ballistic missile) derivado do Spice pelos israelenses para atacar a estação anti aerea em Isfahad, baseado em fragmentos do booster encontrados no Iraque. O uso do drones possivelmente seria para ativar os radares iranianos, o que entregaria a posição ao radiation seeker do missil.
Portugal com enormes problemas econômicos vai gastar um dinheiro que não tem para comprar um equipamento que não será usado nuuunca. Loucura.
É duro né? Ter que engolir que o F35 é um sucesso de vendas.
—— EDITADO ——
como nunca vai ser usado? De neste momento tem aviões f16 no báltico e todos dias tem de aver patrulhas entre Portugal e madeira e Açores vamos dar dinheiro a TAP e a CP e a bancos para alguns se andarem governar e o mar e arquipélagos ficam para outros controlarem
O investimento é de 275 mi dolares /ano por 20 anos.
O F35 da FAP assim como os seus F16 irá fazer parte da rotação da OTAN para proteger o Baltico. Alias escortaram avioes russos do Baltico nessa ultima semana
Upon take-off, the F-16 twoship was tasked to approach two unidentified aircraft flying over international waters in the vicinity of NATO airspace. The Portuguese pilots identified two Russian military aircraft which were not on a flight plan and escorted them until they flew into the Kaliningrad Flight Information Region.
https://ac.nato.int/archive/2024/portuguese-scrambles-first-time-under-baltic-air-policing
Alguém foi bater na sua casa pedindo que você pague essa dívida? Não, então não se preocupe porque Portugal em quatro anos diminuiu a dívida de 130% do PIB para menos de 100% passando de terceiro país de UE com maior PIB, para quinto país da UE com o maior PIB, e além da Grécia, também a Itália, a França e a Bélgica têm uma dívida maior. De vez enquanto a FAP faz o policiamento aéreo dos Bálticos e da Islândia e neste momento estão 4 F-16 e 92 militares portugueses na Base Aérea de Siauliai, e na cidade portuária… Read more »
Parabéns a Portugal 🇵🇹 estará bem armado …..quanto aos comentários feitos ao Brasil por não adquiri los …. li os ….. mas de fato o que penso é que existe uma falsa ideia de que somos um país pacífico e que estamos em uma zona de segurança por vizinhos fracos … Como discordo desta perspectiva fundamental e acho que ela alicerca o pensamento das forças armadas nacional então não vejo como mudar o ritmo e a rapidez com que tecnologias e armamentos sejam adquiridos … falta a eminência do perigo e do risco de conflito ; sem isso numa nação… Read more »
Do jeito que tá não vai acontecer isso. Não basta apenas aumentar o orçamento pra 2% tem que saber gerir bem esse dinheiro e os projetos.
Quero ver fazer piadinha com os portuga agora. A Europa vai se tornando a casa natural para o F-35 Não seria melhor os outros países como Suécia, Inglaterra, Espanha, França, Alemanha tbm se juntarem ao F-35, irem na mesma toada ao invés dessa aventura de blocos diferentes para mais dois modelos Stealth? Podiam inclusive abrirem uma segunda linha de produção do F-35. Somente esses países citados justificaram a empreitada e o investimento. No mínimo 500 unidades aí. Na necessidade de uma musculatura mais fortificada para conter uma Rússia e China, duas linhas de montagem, uma nós EUA e outra na… Read more »
O CGAP e o SCAF não sao uma resposta ao F35, mas ao NGAD que assim como o F22 nao será exportado. Mesmo no caso britânico que é parceiro do programa desde a fase de estudo (JSF), o caça responsável pela proteção do espaço aereo britanico é o Eurofighter que terá que ser substituído por um caça stealth de superioridade aerea.
E no caso francês, mesmo sendo mais caro irao sempre comprar da indústria nacional.
O 35 que vende!
É interessante observar a discussão aqui no blog.
Fico a pensar, como Portugal, um país menor que meu estado do Paraná, muito menos rico ainda, e, consegue comprar um F35 e ainda manter.
Sei la.
Sim Fernando vc tem razão numa coisa apenas no seu comentário. Portugal tem cerca de 93.000 km2 e o Paraná cerca de 199.000 km2. Mais do dobro. No entanto a ideia que vocês têm de nós, que somos super pobrezinhos é errada. Somos pobres comparando dentro de uma realidade de União Europeia 🇪🇺 com países como França, Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha. Mas o território desses países também é maior e como tal, mais dinheiro para distribuir e administrar e como têm mais população, também os gastos são superiores. Portugal tem como falei cerca de 93.000 Km2 para uma população total… Read more »
A pessoa que diz que o Paraná é mais rico que Portugal está muito por fora da realidade.
Igual quando falo que o PIB per capita da Argentina é maior que do Brasil, mesmo depois de 20 anos de crise econômica, e muita gente dúvida.
Eles não conseguem perceber o quanto o Brasil é pobre comparado com o restante do mundo.
Tem muitos países mais pobres do que nós, mas também tem muitos mais ricos.
Apenas somos grandes em tamanho absoluto. A nossa produtividade é que é bem baixa, comparada a outros países.
E forças armadas grandes ajudam a reduzir a produtividade, ainda mais com o grande ônus de reformados relativamente jovens.
Discordo de sua analise. Não quis ofender a Portugal ou ao Portugueses, e ao contrário de alguns brasileiros, eu não troco minha terra por nada neste mundo. Me perdoe se eu fui muito direito, não foi minha intensão. Mas, Europa ou América do Norte, não é futuro para mim. Eu sou bicho do mato, caipira, pé vermelho, adoro comer pinhão, tomar mate e gasosa, e de preferencia da Gasosa Cini, a melhor, para mim, cachorro quente é com duas vinas, falo dai no final das frases para tudo, falo pia, guria, aipim,etc Qual o problema de sua analise? Ela se… Read more »
Era desnecessário tamanho discurso porque apenas demonstrou que tens orgulho em ser paranaense e todos têm de respeitar o teu orgulho. o teu erro foi querer comparar com o que desconheces e apenas três dados: I- As exportações portuguesas de frutas, legumes, flores e plantas ornamentais atingiram em 2023 um novo recorde de 2.300 milhões de euros além da produção para consumo interno e Portugal já não é um país agrícola, II – Em 2019 Portugal recebeu 27 milhões de turistas e o Brasil na mesma altura recebeu apenas 7 milhões de turistas, III- Deves aumentar o teu conhecimento sobre Portugal, não… Read more »
Caro Fernando tudo bem. Seu comentário não ofendeu. Eu fiz ver a minha perspectiva e você a sua. Está tudo bem. Fico realmente feliz que o Paraná tenha de futuro todos esses projectos, que certamente irão alimentar ainda mais a economia daí e beneficiar a população da região. Acredite em mim quando falo que fico contente se tudo o que vc falou se realizar. Nada tenho contra o Brasil. Pelo contrário. Tenho carinho. São escalas diferentes. Um estado do seu país é maior e certamente mais populoso que o meu país por inteiro. São realidades diferentes e comparações são sempre… Read more »
edit: engano meu onde escrevi 2023 duas vezes. “em 2023 o PIB de Portugal foi superior ao de *2023* em 2,3%”
referia-me ao anterior obviamente ou seja *2022*.
correcção feita e as minhas desculpas pelo lapso. nem me apercebi quando estava a escrever. 🙂
Os brasileiros foram condicionados a acreditar que é caríssimo comprar um caça moderno e ainda mais difícil ter dinheiro para operá-lo. Isso por causa do nosso orçamento militar engessado com um previdência militar “maldita”. Aqui o orçamento militar parece grande mas nunca sobra dinheiro para nada. Portugal é um país pequeno porém desenvolvido. Existen países pequenos, subdesenvolvidos e muito mais pobres que Portugal que também conseguem comprar caças modernos e possuem dinheiro para opera-los. Israel também é desenvolvido e também é um país pequeno como Portugal, e possui uma frota de caças 10x maior do que a portuguesa. Ou seja,… Read more »
Obrigado pelo comentário, quem diz que Portugal é um país pobre não sabe que a comparação é feita entre países da União Europeia. Se fossemos fazer uma comparação do Brasil ou do estado de SP (Estado mais rico) ainda assim seriamos muito mais pobres que Portugal, comparando com a Europa então seriamos os “Mendigos” da União Europeia. Apenas para efeito comparativo, a renda per capta da cidade de São Paulo em 2021 foi de 67 mil reais enquanto a de Lisboa foi de 26 mil euros (143 mil reais).
Típico comentário de —— EDITADO ——
Portugal faz parte da OTAN, portanto não precisa de “centenas” de caças, submarinos, porta-aviões, mísseis, etc, etc.
Só esse fato já serviria para delimitar a compra dessas aeronaves, ainda mais sabendo que a aquisição será realizada em vários anos para diluir os custos.
Então sugiro parar de pensar e começar a estudar de maneira mais focada e abrangente.
Bem, Cingapura é menor que a cidade de SP e vai ter uns 20… 10 da versao A e o resto B.
O PIB do Brasil é muito maior do que o PIB de Portugal, mas o PIB per capita de Portugal 24 515,27 USD (2022) é quase três vezes maior do que o do Brasil 8 917,67 USD (2022).
Neste momento Portugal tem 4 F-16 na Lituânia na missão de policiamento aéreos dos países Bálticos e de tempos em tempos também faz o policiamento aéreo da Islândia.
O pagamento em 20 anos permite a Portugal investir neste equipamento.
28 unidades é uma frota pequena. Não é tão difícil.
Como Israel consegue comprar e manter mais de 300 ou 400 caças como F-35, F-15 e F-16?
Se Portugal pode, nós também podemos!
Comprar caça stealth americano hoje iria requerer mudança de postura na politica externa brasileira. Nao da pra comprar F35 e chamar os americanos de imperialistas. Além disso, hoje o país usa 5G chines, e isso tem sido um problema na negociação com UAE. Provavelmente a negociação de compra de F35 seria bem complexa. A chance foi quando ofereceram por fora do FX2 a mais de uma decada. De la pra cá a relação entre os dois vem de altos e baixos e a politica externa atual mais independente e importância da China dificultam alinhamento com os americanos. Acho que caças… Read more »
Exato. Para isso acontecer, teria que ter coerência de alinhamento. Isso não existia nem na gestão anterior. Mas no sentido de um outro vetor não Stealth, a opção que faria sentido tanto em capacidades como custo, seria o F/A-18 Super Hornet Block III. Esse caça tem um RCS em configuração limpa menor que o F-16V e F-15EX, e por cima ele é oferecido com a integração do EWP, que nada mais é que um pod de armamento externo (mantendo o valor de RCS em configuração limpa). Ele tem o mesmo motor do Gripen E, o F-414. Seria possível manter uma… Read more »
“Exato. Para isso acontecer, teria que ter coerência de alinhamento. Isso não existia nem na gestão anterior.” Sim lamentavelmente as relações entre os 2 países, EUA e Brasil, já não são o que eram no passado. Tem havido um distanciamento a todos os níveis. E nem mesmo na gestão anterior, o Brasil conseguiu reavivar as relações de outrora com os EUA. Muito menos agora com Lula no poder. Vocês dificilmente terão caças americanos seja lá qual for a versão. Posso estar errado mas a sensação que tenho é que existe uma pressão de há muitos anos já, da Rússia e… Read more »
Enquanto isso o Brazilzão que se diz esperto pegando essa lata velha do Gripen, que segundos uns aqui é o melhor caça do mundo kkkkk.
Lata velha? 🤣🤣🤣🤣🤣cara vc tá bem atualizado🤣🤣🤣🤣apaga que tá de madrugada e acho que só eu vi, senão vai passar vergonha
kkkkkkkkk na cara não pô
EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.
Tem comentários que não merecem outra resposta.
Gripen E, lata velha?
Ou você ironizou, ou mesmo como leitor entende bulhufas de aviação de caça.
Creio que deva ter ironizado.
A FAP, pode confirmar o que quiser mas quem manda é o Ministro das finanças. Portanto é melhor esperar sentados.
provavelmente este não dura muito no lugar…
E talvez seja Bruxelas/BCE e as regras de endividamento quem mandam…
O investimento sera 275 mi dolares/ano por 2 decadas. A entrega vai começar em 7 anos. Ate la o governo ja mudou algumas vezes.
Quem manda são é a NATO e a UE. 5,5 milhões em 20 anos fica comportável para o orçamento português.
Quando há necessidade, o dinheiro aparece.
Sou a favor de termos 12 caça similares ao Mig 31 armados com misseis antinavios, antisubs e ar-ar poderoso.
Comprar algo como um MiG-31 em pleno 2024 é pura insanidade.
🤣🤣🤣
Tem gente aqui nesse fórum que morde as costas com uma notícia desses.
Quem pode F-35 não vai de Gripen…
No mais apenas Brasil e Suécia há 10 anos participando do “troca-troca” sem mais ninguém querer entrar na “suruba”
Muito mudou em uma decada, até a rede de telecomunicações brasileira que usa tecnologia Huwaei, mesmo se o país quisesse e tivesse dinheiro o F35 seria vetado assim como foi para os Emirados.
Que dó…
Para além do nosso eterno viralatismo.
O F-35A pode receber lança de reabastecimento aéreo igual o C? Assim Portugal poderia usar o KC390 para reabastecimento, aeronave tanque hoje eles não possuem
Quando os caças da FAP necessitam de reabastecimento, usam KC10 americanos estacionados na Europa.
O reabastecimento é diferente, segue o padrão USAF.
Diferente ele é, afinal usam F-16, mas o F-35C da marinha usa lança para reabastecimento e Portugal não tem aeronave tanque, podendo o KC390 fazer essa função. A pergunta que eu fiz é se é possível na versão A adaptarem para Probe and drogue
possivelmente sim… o KC-390 tem a capacidade de abastecer outros aviões… talvez haja uma capacidade de adaptação… confesso que desconheço.
Mais fácil é adaptar o 390 para flying boom.
https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/embraer-e-l3harris-vao-desenvolver-o-flying-boom-para-o-kc-390-atender-requisitos-da-usaf
O canhão do F-35A já foi um problema muito caro, entre muitos outros exemplos, imagine agora um país como Portugal adaptar os seus F-35…
Eu acho mais fácil de adaptar na versão A o que já existe na C, do que criar uma nova versão do KC390 que precisa ser comprovada como factível sem muita complexidade. Os F-35 da USNAVY Probe and Drogue
Sem contar que países como a Alemanha também compraram F-35 e usam sistema Probe and Drogue nos Typhoon, os A400 só tem essa capacidade também como reabastecedores. Acho que não existe avião de transporte/reabastecedor com Flying Boom atualmente
Para isso existem algumas dezenas de A330 MRTT, entre aviões em operação e encomendados, na Europa, incluindo Reino Unido, Espanha, França e Holanda.
No caso das aeronaves registradas em nome da Holanda, elas operam no Multinational Multi Role Tanker Transport Unit (MMU) na base holandesa de Eindhoven, servindo às forças da Holanda, da Alemanha, da Bélgica, Luxemburgo, Noruega e República Tcheca, que dividem os custos.
Isso sem falar dos KC-767 MRTT italianos.
Só uma pequena correção, Nunão. Eindhoven fica na Holanda.
Verdade, me confundi. Corrigido.
“Supostamente” não é uma nova versão mas um kit que pode ser instalado e retirado.
Mesmo assim terá de ser testado mas certamente que é muito mais barato do que alterar os F-35. Deve ser uma diferença nas muitas centenas de milhões.
E a maior parte dos países da Europa usa/usava os F-16, de flying boom, não faltando aviões para os reabastecer.
Eu vejo um pessoal falando de F-35 pra FAB, aí eu olho pra FAB e vejo que o caça que faz a defesa dos nossos céus é um caça leve, de defesa de ponto, lá dos anos 50, que se puxar muito G, é capaz de se desmontar no ar, olho para os jatos de ataque ao solo e vejo meia dúzia de AMX, com talvez metade realmente operacional na linha de vôo. Ficamos 10 anos sem disparar um único tiro dos canhões do Skyhawk, o Gripen chegando em conta gotas, e um pessoal sonhando com o caça mais caro… Read more »
O F35 nao vai voar com logo da FAB. O pessoal que sonha com isso devia esquecer essa ideia.
Depois que a China (Huwaei) avançou no setor de telecomunicações e participa do 5G brasileiro, o F35 seria vetado em caso de interesse do Brasil. Os Emirados desistiram de comprar 50 F35 por esse
motivo que emperrou as negociações com
os americanos, mesmo sem objeçao dos israelenses apos ambos países estabelecerem relações diplomaticas.
“Depois que a China (Huwaei) avançou no setor de telecomunicações e participa do 5G brasileiro, o F35 seria vetado em caso de interesse do Brasil.”
Rodolfo, desculpe a pergunta de leigo, mas o F-35 seria negado em retaliação por acordo comercial com os chineses ou tem alguma coisa a ver com a rede 5G em si, tipo algum tipo de espionagem por parte dos chineses?
Pelo que foi noticiado sobre a discussão com EAU, a rede 5G chinesa proxima das bases poderia espionar e obter informações sobre o F35 sem conhecimento do país anfitrião. Se isso é verdade ou desculpa pra retaliação comercial nao sei.
U.S. officials have also repeatedly warned that a dense, Huawei-controlled 5G mobile phone network near F-35 bases and operating areas could potentially be used to passively track and collect intelligence on aircraft and operators without the host country’s knowledge.
https://www.washingtoninstitute.org/policy-analysis/unpacking-uae-f-35-negotiations
https://www.reuters.com/technology/us-warned-brazil-about-chinas-huawei-5g-network-white-house-official-2021-08-09/
Rodolfo, obrigado pelo esclarecimento, dessa eu não sabia.
Que assim seja, há fornecedores de aviões de caça fora dos EUA.
Não entendo o porquê de tanto xororô.
O programa do F-35 é o programa de caças mais caro da história, mas isso decorre da aquisição e operação de 2000 aeronaves até 2088. O preço unitário é muito menor do que o do F-22. De fato, o custo de aquisição é semelhante ao dos caças de 4ª geração mais modernos.
Mais uma_________________________EDITADO
Um país pequeno e com orçamento limitadíssimo adquirindo a aeronave mais cara de todos os tempos (talvez, e só talvez, o B2 Spirit seja um pouco mais caro).
Provavelmente vai sugar todo o orçamento deles. Vai ter F35 tendo que fazer até a função de cargueiro, porque não vai sobrar dinheiro pra mais nada.
Portugal vai comprar seus F-35 e está tomando a decisão certa, é um dos melhores caças do mundo.O Brasil foi de Gripen porque além da questão financeira era uma oportunidade de obter um vetor avançado com transferência de tecnologia para seu parque industrial que busca maior crescimento e autonomia. Se houver a continuação do desenvolvimento da família de caças super tucano, com certeza veremos os efeitos positivos dessa escolha, além da próxima geração dos aviões de transporte de passageiros da Embraer que podem aproveitar alguma tecnologia disso.
Bom comentário. Concordo.
Neste caso, e sendo um português realista, tenho que discordar com a interpretação da notícia. Não há uma confirmação oficial do processo de aquisição, nem há notícias na imprensa portuguesa que confirmem esse processo. Basicamente fala-se da passagem do f-16 para o f-35 como um passo lógico e da existência de contactos com o fabricante e a USAF. Outros portugueses também concordarão comigo que será muito difícil criar consensos políticos e explicar à população portuguesa esse investimento de 5,5 mil milhões de euros durante 20 anos, sobretudo numa altura em há bastante instabilidade governativa e o país passa por graves… Read more »
Dentro de 7 anos. Há pressão dentro do seio da NATO para a FAP adquira os aviões e a FAP pressiona o governo. Acredito que toda a logística e processo negocial decorra nesta década e que a partir de 2030 se venha a receber algumas unidades. Ainda não há contrato firmado, apenas as declarações do Chefe da Força Aérea Portuguesa e reuniões entre a FAP a Lockheed e a Força Aérea Americana. Certamente não estiveram a falar de futebol. Agora tudo depende da economia, das conjecturas internacionais e o futuro dos conflitos que decorrem… nada é oficial assim com contrato… Read more »
E não sei se a população é assim tão contra as compras militares.
O problema dos submarinos foi a sua compra em vez de meios de superfície e, posteriormente, a compra de dois pelo preço de três.
Portugal vai comprar sucata voadora. Vejam lá se não há previsão de trovoadas para os aviões não caírem. Tanto dinheiro por aviões conhecidos como Falhas 35, sendo que os relatórios do próprio Pentágono apontam cerca de 800 falhas técnicas por corrigir.
EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.
Se fôssemos comprar uma outra aeronave de 4ª geração (para “não ficar dependente de um só lado”) – uma ideia absolutamente estúpida para começo de conversa – antes fosse uma da China. Até o Flanker chinês é melhor do que o SU-35.
Até Portugal…….
Para Portugal essa é a escolha é Natural !
100% natural. De acordo.
faz sentido. Comutabilidade de equipamentos, doutrinas, materias, armas. e lembrando que as condições para Europa são bem diferentes para compra que para nosoutros.
existem regalias sim. acaba por ficar mais simplificado o processo de aquisição, logística e preços.
Oque vai “sobrar” de F16 no mercado.. Ucrania e Argentina agradescem…
É o melhor caça de 5ª geração, simples assim
Melhor ñ, é o melhor disponível.para venda.
O bom msm ficou guardado a 7 chaves nos EUA
A Marinha Portuguesa está a construir um novo porta-helicópteros, tem uma rampa para lançamento de drones daqueles gigantes… que os EUA usam, o MQ-9 Reaper. Aliás fala-se que a FAP pode adquirir 2 ou 3 ou fabricar modelos de tamanho igual para vigilância do espaço aéreo e marítimo. Fico feliz por Portugal estar a modernizar as suas forças armadas. Notícia aqui no link aqui em baixo : https://zap.aeiou.pt/portugal-avioes-nao-tripulados-530207 Plano estruturado, adequado às necessidades do país e do tamanho do país, que honre os compromissos com a OTAN como membro que Portugal é, umas forças armadas modernas mas sem quantidades absurdas… Read more »
não sei se Portugal tem $$$ para sustentar F-35, o Brasil acho que não tem. Eu ficaria com F-16 mais avançados ou Gripen, deixaria o F-35 para outros da OTAN. Mesmo assim parabéns ao irmãos lusos.
O Brasil como país gigante que é, com mais 200 milhões de pessoas, repito mais de 200 milhões!!! de pessoas, um país riquíssimo, com indústria de tudo, inclusive militar, tem que se posicionar com o Ocidente e claro, não ser cachorrinho dos EUA, mas se posicionar entre o Ocidente e os seus interesses pessoais. Mas sempre virado para o Ocidente. Afinal o Brasil AINDA é uma democracia! Deixem a China e a Russia e o Irã e a Coreia do Norte para lá… não vos vai levar a lado nenhum e tenho a certeza que a esmagadora maioria dos brasileiros,… Read more »
Com custo de US$ 2 trilhões até agora de projeto.
2 tri até 2088…
Eu entendo a escolha pelo F-35. Entretanto, considerando que Portugal é um país periférico na OTAN e que possui um dos menores orçamentos, PIB e população do bloco, acho que teria sido mais interessante para eles terem optado por uma outra aeronave como, por exemplo, o Gripen NG.
Eles não são otários.
Mais um que pensa que o que é bom para o Brasil é bom para os outros. E o que significa periférico? Designar algo como periférico é falar de algo que está afastado do centro. Qual é o centro da OTAN? Periférico geograficamente ou em importância? Enfim, repetição de lugares comuns que só refletem desconhecimento e falta de rigor de quem as pronuncia. Fazem parte da OTAN 32 estados, em tamanho existem pelo menos 14 que são mais pequenos, e em população existem 16 com menos população e 4 com o numero de população mais ou menos idêntico e poderia… Read more »
É positivo, se: querendo Portugal ombrear com os primos ricos do continente, “compra o mesmo carro zero”, mas se quer independência e fazer o melhor negócio em termos de custo benefício: “passou longe”…as justificativas para a compra na matéria são genéricas e os detalhes assustam, para quem leu com atenção..20 anos, para fazer a transição! Com os preços bem conhecidos do consórcio, vai adquirir quantos? e nem pensem que vai ser só 5,5 BILA. Resumindo, os EEUU estão criando um grande consórcio de utilizadores (na verdade arrendatários. vc compra e fica preso ao produto) de um “carro” caro e cheio… Read more »
Há no youtube .. (pepe escobar) em entrevista ..(forças do Brasil- a nova equação ) … onde ele relata da derrubada de F-35 israelense pelos Russos … em que os israelenses levara nesse F-35 … uma bomba atômica para ser detonada no espaço aéreo iraniano.
Lucena, bom dia. Não credito nessa história por uma única razão. Nem Israel (nem ninguém) detonaria um artefato nuclear, nem mesmo no Irã, no atual contexto. Daqui a um tempo, com um agravamento exponencial – sem precedentes de sua segurança, sim é possível…vamos torcer para que não… e se fizesse, creio que não usaria o F35…
Venho observando com curiosidade a crescente adoção do F35 mas me parece faltar algo. Todo projeto aeronáutico precisa fazer concessões sobre o que você abre mão pra obter o que julga mais importante. O F35 não foge a essa regra então ele sacrifica algumas coisas em prol da furtividade. Boa parte dos países que o adotam tem sacrificado o tamanho da frota. Como os conflitos mais recentes mostram que o atrito cobra seu preço, as vezes bem rápido. Nesses casos, como ficariam países que encolheram muito sua frota pra ter um vetor cujas principais vantagens perdem boa parte da relevância… Read more »
Bom dia. Sensato, a grosso modo é a OTAN que o está adotando, correto? imagino que, como existe o art. 5º eles se apoiam na idéia de que ninguém será louco de os atacar e que uma guerra de atrito seria sustentável pois a frota de F35 de todos os países atuará em conjunto, mas essa idéia cai por terra facilmente, quando imaginamos uma guerra entre a OTAN e a coalizão Rússia, China e parceiros. A disparidade numérica é grande. Os equipamentos ocidentais em geral, são caros de manter, complexos de operar em campo, de manufatura mais complexa e numa… Read more »