Hoje, a Força Aérea Argentina volta a fazer história. O Ministro da da Defesa Luis Petri e o Brigadeiro Major Fernando Luis Mengo, assinaram o contrato para compra de 24 caças F-16 Fighting Falcon do governo da Dinamarca.

O contrato inclui 24 F-16 Block 15 MLU, quatro simuladores, sobressalentes, pods de reconhecimento e armamento de treinamento, como mísseis AIM-9X e AIM-120 AMRAAM.

A assinatura de um segundo contrato, desta vez com os Estados Unidos, está prevista para 2024, para um lote de armas ar-ar e ar-superfície.

As aeronaves começarão a chegar a partir de 2025.

FONTE: Força Aérea Argentina / pucara.org

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Cruz

Negocios de terceiro mundista.A sucata e ferro velho que o Europeu ou Americano ja nao quer utilizar por questoes de segurança tambem,os latinos e africanos correm a comprar,para depois gastar em modernizaçao tanto como comprar novo.Enfim

Minuteman

Comprando material de descarte e gritando:

Viva la liberdade de los EUA carajo!

**Batendo continência a bandeira de USA tocando The Star-Spangled Banner ao fundo

RSRSRSRSRSRSR

Last edited 7 meses atrás by Minuteman
JAC

Tirando 2-3 superpotencias mundiais hoje, todos os paises necessariamente, querendo ou nao, precisam ou estao alinhados com alguma potencia. Importante que nesta relacao o pais tire maximo proveito e tenham um envolvimento balanceado. Mas isto so ocorre se voce for um pais forte, do ponto de vista economico, social e militar. Neste momento Argentina nao esta bem em nenhum deles.

Rafael Coimbra

24 alvos para o Gripen E brasileiro kkkkk … só estou brincando de surtar como alguns aqui.

Cristiano GR

Nem o Brasil.

Cristiano GR

Tu viu isso por acaso?
Não. Não viu.

Tu queria era que eles seguissem na penúria, com governos incompetentes e muito corruptos, com a moeda desvalorizando sem parar e gritando viva fidel?

Queria que eles negociassem com os chinas imperialistas socialistas que já possuem uma 2 bases na Argentina e ficassem mais ainda na mão deles?

Chris

Sempre questoes ideologicas… Se vc nao se alinha ao ocidente… Vai acabar alinhado aos vermelhinhos… Da na mesma ! Nao fizemos e nao fazemos a licao de casa, é o que nos sobra !

Mas da uma olhadinha na lista dos ¨paises oprimidos¨… Pra ver em qual lado vc fica rico e em qual lado vc fica pobre ! heheh

Last edited 7 meses atrás by Chris
Felipe S

Posso estar errado, mas os 36 F-16A/B MLU do Chile estão no mesmo nível destes F-16 comprados pela Argentina, creio que são a mesma versão Block 15 que depois foi modernizada (MLU

Chris

Sinceramente… Eu gostaria de entender qual é essa cisma de ¨bater continencia¨ para os EUA…

Todos os paises que se alinharam a eles.. Estao basicamente ricos e continuam livres… As Americas ganharam ate uma Dubai… O impressionante Panama !

So pode ser por questoes politicas ou ideologicas, é muito odio de quem trabalha e chega no topo !

Last edited 7 meses atrás by Chris
NBS

Então… Não se é respeitado aquele que faz de sua conduta uma subserviência, quem não se coloca como igual e independente. Quem deseja vencer e ser respeitado pelos seus pares não pode ser subalterno, não pode deixar de ter projeto e estratégia de atuação. O Brasil vem primeiro, o nosso povo e os nossos interesses não podem ser atrapalhados por aqueles que se dizem ‘parceiros’. Demonstrações de submissão, de subjugação e servilismo não cabem à liderança do país, muito menos àqueles que juram pela Pátria. As parcerias estratégicas do país devem estar voltadas aos interesses nacionais. A Índia, em termos… Read more »

Chris

Tecnicamente… Caminhamos neutros, em todos esses anos !

Não ha nem bases militares americanas e nem chinesas no nosso território.

Mas ainda não conseguimos nem sequer fabricar uma calculadora… Com tecnologia própria, sem depender do estrangeiro.

E somos um pais tão rico em recursos naturais e humanos… Que poderíamos estar no topo, junto a EUA e China !

Não culpe os outros países ou a necessidade de se pegar algum atalho… Se os incompetentes foram nós ! Belas narrativas como a sua não colocam comida na mesa e dinheiro no bolso. Reclamar, muito menos.

Last edited 7 meses atrás by Chris
Emmanuel

Ah lá…
Claro, todo país latino americano tem condições de comprar caças novos que custam na casa dos 80 a 120 milhões de dólares a unidade.

DanielJr

Comprou porque quis. Poderia ter comprado qualquer modelo que tivesse vontade, mas o dinheiro e algumas políticas impedem isso.

Então é o que tem.

Por essa lógica, ninguém compraria uma casa ou carro antigo ou usado, já que uma pessoa com mais dinheiro comprou o objeto novo.

Diego Tarses Cardoso

Não é bem assim, queriam o Gripen e não conseguiram porque a Inglaterra não aceitou.
Veja os Entendard parados por falta de cartuchos para os assentos ejetores.

DanielJr

Então, um problema político (e provavelmente dinheiro, em outras situações) proíbem eles de fazer outras opções.

Camargoer.

Enfim… É o que dá para a Argentina neste momento.

Renato

Pois é, pra quem não tem nada, até um estilingue já é alguma coisa.
Negocinho bemmm duvidoso, mas que façam bom uso dentro do possível. Rsrss

Bueno

Para quem não tem nada, até um estilingue é um estilingue e continua sem nada, no caso o Uruguai nao tem nada ! continua com estilingue.

Agora a argentina terá em 2025 seus caças F-16 usados sim mas operacionais e com mísseis AIM-9X e AIM-120 AMRAAM, poderão reorganizar e se preparar para um próximo passo.

É uma mudança no poder aéreo da América Latina, creio que os especialista de cada força da região não estão desprezando este evento.

Last edited 7 meses atrás by Bueno
Renato

Ok, mas não dá para comparar Uruguai com Argentina.. E quanto a essa “mudança no poder aéreo da América Latina..”
Não creio que seja algo tão inédito a esse ponto, F-16 já existe aos montes e há décadas aqui na região, inclusive versões bem mais modernas bem ao lado (Chile).

Bueno

Sim, existem aos montes F-16 e isto e nota favorável aos Argentinos
Tendo domínio da operação e parte da manutenção mais fica fácil aumentar os esquadrões , vamos as lições da Ucrânia.
Se.. A Ucrânia operasse F-16 já teria recebido um reforço de umas 100 aeronaves usadas

Marcos Silva

Mudança não chega a ser. Mas é muito bom pros argies.

Alejandro Pérez

O melhor comentário até agora.

Pedro Curti

Perfeiro seu comemtario, a chave esta no tipo de armamento fornecido, uma foguete confiavel, testado em combate, ao contrario do “meteor” Europeu…..

rui mendes

Dentro de caças usados e do que estes caças podem disparar, é uma excelente compra e um grande salto para a argentina, que agora pode polociar os seus dominios aéreos, com um caça usado mas eficaz e multimissões.

Augusto José de Souza

Argentina agora sobe no mínimo dez posições entre as forças aéreas mais poderosos da América Latina,tendo em vista Colômbia e Equador ficando sem caças e os que operam estão obsoletos e Venezuela com sua força aérea cada vez menor e mais fraca e os demais países latino-americanos não são grandes destaques em força aérea e se a Argentina adquirir mais F16 usados como os da Grécia e Holanda e alguns dos EUA via FMS,já consegue rivalizar com a do Chile.

Chris

Os jatos americanos usados que compramos… Ainda estao voando e muito bem !

E com esses misseis ai… Eu nao subestimaria os caras nao… heheh

Last edited 7 meses atrás by Chris
Camargoer.

Pois é. Eu também vejo assim. Não é muito diferente do que a FAB fez em outras oportunidades, comprando aviões de segunda mão.

PY3TO - Rudi

e vão vir com mísseis AIM-9X e AIM-120 AMRAAM que não é pouca coisa!

Renato

QSL, 73..

Raphael

Aparentemente misseis de treinamento junto com os simuladores, o que é muito importante

Neto

Já dá pra caçar jato executivo do narcotráfico.

Leo Costa

Tive que ler e rolar de rir com vários comentários(é cada um viu) pra ler um q relate a realidade da Argentina e de muitos países sul americanos…
Parabéns pela sensatez!!

Carlos Crispim

Uma excelente compra, by the way, agora entendo quando aqui falaram em comprar mais um caça, e havia uma foto do F-16 no fundo, nós seguimos os argentinos, sempre estamos atrás deles, haja vista que compramos o vetusto e imprestável A-4, para copiar os Halcones argentinos, não duvido que o Brasil compre alguns F-16 também, o que seria maravilhoso.

Andre Luis De Barros

É verdade! A Argentina no atual momento não tem como investir em equipamentos de ponta. O que estão fazendo é manter a FAA com um equipamento bom, não maravilhoso, mas que é melhor que nada.

Allan Lemos

Ou era isso, ou o avião chinês, que demandaria mais trabalho para adaptação, já que nunca usaram caça não ocidental. Se estiverem em boas condições, ainda darão para fazer o feijão com arroz pelos próximos 15 anos.

Pedro Curti

Com um motor que nem tem manual como tudo o que e de origem russa e dura ate acabar e entao joga fora…..

Black White

Não estão em boas condições, as aeronaves já chegaram no ponto critico de fadiga das ligas de aluminio, terá uma vida operacional muito curta, e depois serão descartados como sucata.

JAC

Voce esta pensando puramente como se Argentina tivesse condicoes de ter e manter um F35/Su-57 etc.. Para eles no caso, e um avanco muito interessante. Isto nao e somente questao de ser pais latino ou africano. Varios paises como estrategia compraram equipamentos usados, os reformaram e mordenizaram. Sobre ser dos EUA ou qualquer outro pais, independemente da politica/ideologia, os EUA tem excelentes vetores, armamentos e servicos para manter este equipamento. Importante e escolher um caminho e continuamente investir ao longo do tempo para manter e melhorar a capacidade de defesa. Exemplo Turquia,, tem F-16, estao modernizando com pacotes da LM,… Read more »

Pedro Curti

Nao precisa reformar e modernizar nada, estao em condicoes de combate amanha, se necessários , ja que o armamento do pacote e testado e aprovado no mercado! Ja o Grippen, e um aviao que esta em eternos testes e adequações, tanto no e voo quanto nas armas que asuppstamente ira usar! Querem uma prova, depois de 5 avioes entregues, tiveram que adaptar novos elevons de asa, “pra.melhorar o aviao”….kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fernando "Nunão" De Martini

Exatamente, amanhã.

Todos os 24 caças estarão alinhados amanhã, no pátio da base argentina de Tandil, prontos pra decolar, com mais de duas dúzias de pilotos treinados e paióis repletos de armamentos entregues.

Desculpe se não me estendo na conversa, mas preciso comprar passagem urgente pra Buenos Aires e contratar o traslado a Tandil para presenciar esse primeiro voo de F-16 na base, amanhã de manhã.

Junior Duraes

O colega forista pode ter exagerado, mas é fato que as 24 serão entregues mesmo antes da conclusão do nosso ambicioso programa de renovação com o G.NG.
É fato também que é um equipamento muito capaz, ja bem testado e quem vem pronto para uso sem a necessidade de nenhum desenvolvimento adicional.
Ja aqui…..

Fernando "Nunão" De Martini

E eu não questionei isso nem falei da FAB neste meu comentário.

Eu sei perfeitamente que o cronograma do Gripen foi esticado e que as entregas do Gripen estão demoradas, são fatos. O Poder Aéreo já publicou diversas matérias sobre isso.

Marcelo

Nunão esses F-16 são aqueles que vem com o tal código fonte?

Fernando "Nunão" De Martini

Não sei. Como não tinha voo pra Buenos Aires disponível pra comprar em cima da hora, não consegui ir lá e verificar pessoalmente nem os 24 aviões entregues nem o código-fonte deles…

rui mendes

Isso é só uma asneira.
O Grippen é um caça novo, acabado de produzir e que vai estar em constantes melhorias, isso é uma qualidade e não um defeito.
Quanto ao mísseis dos F-16, são excelentes, mas no combate ar-ar de longo alcance, o meteor é o melhor, sem nenhuma dúvida, já foi testado o suficiente, para até os adversários, o admitirem.

Fabio Araujo

A questão é que caças novos são caros e a entrega demoraria mais pois os caças inda entrariam na fila de produção, se os argentinos tivessem caças de superioridade em operação daria para esperar, por exemplo no nosso caso temos os F-5 em operação e isso garante a proteção aérea até os Gripes estarem operacionais, esses caças usados vão ter tempo de vida menor mas nesse meio tempo da para se organizar e comprar antes do fim da vida útil dos F-16 caças novos.

Flight_Falcon

Pense no nosso orçamento doméstico.

No momento em que vamos trocar de carro, vamos no SUV elétrico da moda ou aquele bem potente, bonito, que a gente perde até a feiura natural? Ao final fechamos aquele que cabe no orçamento? Muitas vezes seminovo e parcelado, mas melhor que andar de bus ou de 1.0 para mostrarmos aos entes e vizinhos que temos algum recurso.

É assim que funciona também nesses negócios “terceiro mundistas”.

Walsh

Ta achando ruim? Vai lá e dá o dinheiro para comprar aeronaves novas.

Luís Henrique

A frota de caças da força aérea dos Estados Unidos é composta hoje (2024) por quase 1.700 caças, dos quais quase 900 são F-16 C/D, ou seja, mais da Metade da frota de caças da força aérea mais poderosa do mundo é composta pela “sucata”.

Camargoer.

Creio que os aviões comprados para Argentina são F16 A/B

rui mendes

A-B c/ MLU que se vierem iguais aos que a Dinamarca usava, o padrão M5.5 ou M6, é equivalente ao F-16 C/D B-50/52.
Muitos dos caças Norte-Americanos F-16 da USAF, têm também este standard.

Camargoer.

Então, suponho que o F16 C/D MLU como os do Chile sejam superiores aos F16 C/D ou F16 A/B MLU.

Fernando "Nunão" De Martini

Camargo, Caças F-16 MLU do Chile (36 aeronaves adquiridas da Holanda) são só versões A/B. Os F-16 C/D do Chile são novos de fábrica (10 no total, recebidos porém na mesma época dos usados A/B), não são antigos A/B que passaram por MLU (modernização de meia vida) no país operador original. A sigla MLU refere-se principalmente, no caso dos F-16, a um amplo programa que elevou a aviônica dos modelos A/B para algo próximo aos C/D. Para entender melhor os F-16, faz sentido pensar também em Block (lote de fabricação). Os chilenos são Block 50, o mais moderno disponível à… Read more »

Santamariense

O Chole tem F-16X/D novos de fábrica. Os MLU deles são A/B, contemporâneos desses que os argentinos estão comprando. Tanto os chilenos como os argentinos passaram pelo programa de modernização de meia-vida, conhecido como MLU. São aeronaves muito semelhantes.

Santamariense

Chile*
F-16C*/D

Luís Henrique

Sim, mas são MLU, ou seja, foram modernizados. Não têm tanta diferença entre C/D e A/B com MLU.

Felipe

Sim, mas a modernização MLU coloca eles com avionica semelhante a do C/D.

Maranon

Os caras internautas não conhecem o que realmente é sucata, talvez lembrem dos 13 caças Mirage 2000 usadas que o Brasil comprou da Francia por 80 millones de dólares e que só foram aproveitados ,5 anos antes da sua aposentadoria.

Rinaldo Nery

Os Mirage 2000 não eram sucata. Acompanhei a operação deles em Anápolis,
e fiz um vôo de combate BVR neles. Até a chegada do F-39, foi o melhor avião de combate que a FAB teve. Foram desativados para forçar a decisão do FX-2.

Felipe

O F-5M tinha avionica e missel superiores a dos Mirage 2000C na época…

Rinaldo Nery

Só não tem motor. Não queira ensinar o padre a rezar a missa. Conheço bem as diferenças entre os dois.

Heli

Na arena BVR, os F5M da FAB podiam disparar o Derby, que é um míssil fox3, já os Miragem podiam disparar o Super530F que precisa ser guiado, ou seja, um fox1, tecnologia essa bem mais limitada. Mas sim, a performance de voo do Mirage 2000C era muito superior a do F5. Na arena dentro do limite visual a vantagem dos F5 com os Phyton 4 sobre os Magic do Mirage.
Voltando a Argentina, resta saber se terão condições de manter os 24 caças ativos.

José Luiz

Como aeronave o Mirage 2000 era de outra categoria comparado ao F5, o bicudo é lindo mas é um nanico de pernas curtas e o Derby não é um míssil assim bom. Mas claro no dog fighter o Python 4 faz toda diferença

Rinaldo Nery

Respondi acima. Vale pra você também.

José Luiz

Mirage 2000 uma grande aeronave. Experiência incrível.

will bill

interessante é o inimigo ter que derrubar dos céus essas 900 “sucatas” que você cita… imagina o problemão que ´dever ser não?

Luís Henrique

Pois é. Engraçado que muitos diziam que os F-16 iriam ajudar muito a Ucrânia, agora que a Argentina comprou, virou sucata.

Felipe

Na verdade é bem mais que isso…

Filipe Prestes

Não vamos tacar pedra nos argentinos quando nós também temos teto de vidro. Todas as forças compraram e algumas seguem comprando material usado. Inclusive a própria FAB comprou Mirage 2000 usados da França enquanto não havia o Gripen. É bom ter memória.

Igor

Russia usando o T-64 e você fala que oF-16 é ” sucata e ferro velho” pelo amor de Deus

Bachini

Bom mesmo é ficar sem nada…

Gavião

Fazer o quê? A Argentina está quebrada e não é de hoje. Os caras estão voando com A-4 véio, que se tiver uns quatro voando é muito. É aquela história, vc compra o que dá.

José N.

Pior: o país sem recursos, fechando serviços públicos essenciais, demitindo funcionários públicos e gastando com isso… Sendo que não há inimigos na região que justifiquem esse gasto. O Brasil quando comprou os Gripens e fez o ProSub estava com pleno emprego, era a 7ª economia do mundo e todos índices de desenvolvimento econômicos e sociais estavam em níveis históricos nunca antes vistos. Era outro momento. Mas agora a Argentina vai voltar a ser uma potência mundial “como antes”…

Felipe S

A Russia está usando muita sucata na guerra da Ucrania, quantidade também é importante numa guerra.

Mcruel

Parabéns à Argentina!! Finalmente conseguiu comprar um caça…. agora vão trocar os velhos Opalas por Mareas com kit gás.

F-5

Mkkkkkk

DanielJr

Se eles não estiverem em condições paupérrimas, talvez sejam como FIAT unos ou VW Gol bolinha. Dá pra ir do ponto A ao B sem muitos problemas, tem peças por aí, aceitam algumas gambiarras. Vai levando assim, coloca peças de um em outros, depois conserta o parado, aí negocia scraps com alguém que vai desativar a frota.

No final acaba sendo melhor que A-4AR.

Fernando

Boa comparação

Antonio Neto

Sem dúvida é um avanço frente aos A4 Skyhawk que possuem atualmente. A questão é que são F16 A/B Block 15. Embora possam disparar armamento moderno, as possibilidades de atualização de hardware e software são muito limitadas. Radares AESA só foram desenvolvidos para instalar a partir dos F16 A/B Block 30, por exemplo. Esse Block estará continuamente sendo retirado de serviço nos próximos anos, podendo gerar uma dificuldade adicional para futuras atualizações.

Marcelo

Creio que radares AESA o Reino Unido ia chiar com os EUA. Deve ser o máximo que o Reino Unido consentiu.

JAC

Poderia no curto ou medio prazo fazer um pacote de modernizacao com empresas Israelenses, para sair um pouco da influencia Britanica. ja que atualmente esta alinhado politicamente.

Luís Henrique

Os Eurofighters são reverenciados como um dos melhores caças do mundo e só agora vemos algumas poucas unidades com AESA.
Toda a frota de centenas de Typhoons do Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha e outros operam Eurofighters com radar Mecânico.

N.E.O

Nesse caso, acho que a argentina saiu de chevettes com motor fumando para new civic ano 2007 revisado.

Moriah

Esse terceiro da esquerda para a direita não é aquele cara do novo Top Gun?

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Alexandre Galante

🙂
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Last edited 7 meses atrás by Alexandre Galante
Moriah

Sabia! Kkkkkk

Rodrigo Maçolla

É o “Rooster” pior que é parecido mesmo 🙂

Last edited 7 meses atrás by Rodrigo Maçolla
Filipe Prestes

O Miles Teller kkkkkkk sacanagem

Lucas F

É que ele migrou para a USAF rsrsrs (piadas a parte, isso é comum lá)…

Mars

Se eu não me engano o radar dos A4 Argentinos é uma variante do radar do F-16. Alguém poderia confirmar?
Acredito que a maior vitória da força aérea argentina não seja nem o caça mas sim o pacote de armas.

Marcelo

sim, é o radar dos F-16A, degradado creio que o APG-66. Mas esses F-16s MLUs que irão receber tem um radar melhorado o APG-66(V)2A.

Minuteman

Um país totalmente submisso aos interesses norte-americanos acaba de “comprar” aviões de descarte obsoletos. Parabéns a todos os lacaios hermanos!

Underground

Se tivesse comprado equipamento chinês ou russo, com certeza, não seria lacaio dos chineses ou russos.
Cada um que aparece por aqui.

datafire

Chamar um F16 MLU de obsoleto é de partir a rir.
Já nem vou falar do AIM9x ou mesmo dos AIM120B/C.

Santamariense

Interessante ver tua indignação contra os “imperialistas” e o teu nick.

Last edited 7 meses atrás by Santamariense
Fabio Mayer

Porque você é daqueles que pensam que a Argentina deve declarar guerra para recuoerar as Falklands, né? Nem que isso implique a morte de um monte de gente e o agravamento da crise econômica…

Felipe

Melhor ser lacaio da China né

Carlos Campos

pq tu não doou o J31 para eles?

Sensato

Comentário de DCE…

Dexter

Vc perdeu uma aula do grêmio, ou sindicato.
A norma é falar, estadunidense! Também faltou falar de Gópi… Erro básico.
Vai ter nota baixa.

Rodrigo Maçolla

Não é o ideal claro, mais vejo como uma reconstrução da Força Aérea Argentina., O F-16 especialmente nestes 1º lotes é um caça “puro sangue” para “dog fight” Tendo a condição de mante-los terão um ótimo caça e a sua capacidade de defesa do espaço aéreo restaurada. Parabéns aos Argentinos

Last edited 7 meses atrás by Rodrigo Maçolla
Augusto José de Souza

E a força aérea deles é a que mais sofreu com os atrasos econômicos do país e os embargos britânicos,o F16 é uma enorme porta de avanço tecnológico deles independentemente da versão do caça,a marinha e o exército deles ainda se mantiveram mas força aérea estava respirando por aparelhos com caças obsoletos e cargueiros parados e espero que constipamos vender o KC-390 para eles.

Emmanuel

Parabéns Argentina.
Fez o certo para comprar o melhor que podia com o dinheiro que tem.
Vai poder manter doutrina e fazer exercícios com um equipamentos condizentes com a sua realidade financeira.
Ventos melhores virão. A economia irá melhorar como já vem dando os primeiros sinais, mesmo que tímidos.
Novos vetores virão um dia. Até lá, manterá sua excelência com vetores que não devem em nada aos muitos modelos usados pelos países da América Latina.
Boa sorte. E bons voos.

Bueno

esta é minha visão, estão pensando em longo prazo e isto é uma mensagem para a UK que não serão incomodados novamente e que Milei esta em paz com a Rainha…

DanielJr

Muito melhor do que eles têm agora. Vai dar uma sobrevida à aviação de combate no país.

Marcos

Não dou 6 meses pra começar as provocações com voos nas fronteiras com o Chile e nas Falklands.

Wilson

Tá esquecendo a questão de palmas.

DanielJr

Daqui a pouco chega o pessoal do:

“comprou resto do imperialismo”

“o certo seria comprar dois lotes de aeronaves diferentes, 12 unidades de MiG-23MLD e 12 unidades de MiG-29A. Aí sim, seria espetacular”.

Emmanuel

Esqueceu o SU-57.

Rodrigo

Su-57 só tem versão desfile ainda. Para venda é maquete

Marcos Silva

o catálogo da Revel já deve ter…kkkkk

Black White

Maquete mas os EUA não ousam entrar em espaço aereo Russo kkkkkk

Rudney

Nenhum país sério, que não seja essas ditaduras defendidas como “democracias”, ousa invadir/entrar em espaço aéreo de outro país. A Rússia também não entra em espaço aéreo dos EUA…

André

Já Israel…

Minuteman

Caro, na situação atual da Argentina devendo até as meias ao FMI, totalmente submissa aos EUA por vontade do atual presidente deles, e com 65% da população passando fome, tinham que comprar nada. É muito simples.

Last edited 7 meses atrás by Minuteman
Allan Lemos

Por essa lógica, então o Brasil também não deveria estar comprando caças, submarinos e blindados, já que a pobreza aqui é pior do que na Argentina.

Não é razoável esperar que se resolva todos os problemas sociais para que se invista em defesa.

André Garcia

Em matéria de pobreza e, em termos proporcionais, a Argentina está em piores condições atualmente.

Bruno

Que viagem é essa?? Kkkkkk

Black White

Comparar a realidade economica Brasileira com a da Argentina é um surto psicótico grave. Argentina beira os 48% da população dentro da linha da pobreza, tem uma inflação de 180%, uma divida externa de quase 80 bilhões com o FMI, não tem reservas cambiais e etc… Vocês —— EDITADO ——

Caerthal

Você está se excedendo nas bobagens.

Santamariense

A fome, a dívida com o FMI e as outras mazelas argentinas não foram feitas por esse maluco que governa a Argentina. São herança dos governos anteriores.

Black White

Concordo, ele está apenas as piorando.

Camargoer.

Eu tenho colocado esta questão há bastante tempo.

Ainda que a compra dos aviões seja uma decisão do Executivo, talvez tenha que passar pelo Congresso (via lei orçamentária).

Felipe

Na Venezuela e em Cuba devem ter 90% passando fome… na Coreia do Norte 99%, Milei tá tendo de limpar a kaka do populismo peronista e não vão ser da noite pro dia!

Rudney

O problema do seu raciocínio é que eles não investiram absolutamente nada em defesa nos últimos 30 anos e não conseguiram evitar estar na miséria. Se o impedimento de investimentos não defesa resolve ou diminui a miséria, me explique onde eles erraram, por favor?

RPiletti

P/ quem errou no começo dos anos 80 esse resto do imperialismo é o que tem p/ o almoço…

DanielJr

Eles poderiam escolher chineses. Se tivesse Gripen mais antigos que os existentes hoje, talvez tivesse preço para concorrer nessa faixa. O problema é que não existem monomotores antigos que possam ser usados e em quantidade (de peças, manutenção etc) que encaixem nesse preço. Se não estivesse ocorrendo a guerra da Ucrânia ainda existiriam MiG-29 das primeiras versões aptos a receber atualizações, mas mesmo assim acho que sairia mais caro comprar e operar que esses F-16. Só de manutenção de turbina, consumo de combustível e óleo de motor já é uma barbaridade. Teriam que manter duas unidades de RD-33 por jato,… Read more »

Bispo

Sucatinha iria di grátis para Ucrânia , Dinamarca esperta…os hermanos estão copiando seu vizinho que compra carros de combate datado com manutenção tipo, procura peça no museu 😈

O mais gritante é o país estar em frangalhos economicamente e potencializar seu endividamento , com algo desnecessário no momento… qual o real ganho para as forças armadas da Argentinas tal aquisição…só vejo um , muito mais despesas.

Ramon Grigio

Os caras NÃO TEM mais capacidade de defesa aérea. Simples assim. É algo necessário sim! Se está no topo das prioridades do país, aí pode-se analisar e debater. O fato é que eles não possuem mais aviação supersônica. E dos A-4AR certamente voam uma meia dúzia, se muito (tal como aqui no VF1). Não há mais como manter o A-4 voando no dia a dia. Quase todas as peças viraram latinha de coca-cola já faz tempo. O que restou está caro e difícil de se obter (na parte de mecânica). Há ainda a questão da eletrônica antiga… Não à toa… Read more »

Augusto José de Souza

A força aérea Argentina estava respirando por aparelhos,é a que mais ficou em frangalhos com a crise do país,marinha e exército se mantiveram mas a força aérea estava em situação deplorável,esses F16 mesmo na versão mais antiga é um salto tecnológico enorme de modernização para os argentinos e com isso eles podem vigiar seu nome espaço aéreo enorme de forma adequada e espero que consigam mais disponíveis no mercado como as da Holanda e Grécia para terem quantidades adequadas e possamos vender o KC-390 para eles abastecerem seus caças no ar.

Luís Henrique

Os F-16 MLU são bons caças, não são p estado-da-arte mas são relativamente modernos e podem empregar mísseis modernos.

São tecnologicamente semelhantes aos F-16 chilenos e Su-30 venezuelanos, ficando atrás somente dos Gripen E brasileiros e são bem melhores do que todos os outros caças operados na América do Sul, como Mirage 2000, MiG-29, Kfir, F-5, A-4, etc.

A USAF opera quase 900 F-16 C/D, mais de metade de sua frota de caças.
Acho uma ótima compra de oportunidade.

Clésio Luiz

Só acredito que a novela acabou quando as primeiras unidades estiverem em solo argentino.

Clésio Luiz

Ou mais precisamente, fazendo o tradicional rasante não autorizado:

https://www.youtube.com/watch?v=ceDz8WgcexA

RPiletti

Se formos focar somente nos caças, isto serve para eles, pois nossa última aquisição é de caças novos e não sucata de um pequeno país europeu.

Fernando

Infelizmente, se for pra gastar, gaste com coisa certa. Aviões datados, apesar de excelentes, mas já no limite de sua vida útil. Por um pouco mais, tinham comprado aeronaves novas e mais modernas da China, por exemplo. Ideologia política nestas horas só atrapalha.

Diego Tarses Cardoso

Parece que você não viu as novelas nos anos recentes onde simplesmente a Argentina teve seus pedidos de compra negados, além da falta de dinheiro crônica devido ao gasto excessivo dos governantes anteriores.

Rinaldo Nery

Ninguém criticou a Ucrânia por receber o mesmo “ferro velho”… Interessante…

BLACKRIVER

Exatamente
Muito bem observado

Alem do mais para combater as principais ameaças que basicamente se resumem aos charcos de pesca chineses no mar territorial argentino e ao tráfego de drogas por aeronaves de pequeno porte a Argentina estará muito bem servida, mas o ideal seria adicionar uma frota de SUPER TUCANO.
Se 🇵🇾 Paraguai e Uruguai 🇺🇾 tivesse condições de cada um operar ao menos dez F16 iguais a estes ou pelo menos meia dúzia de Gripen somados a uma boa frota de SUPER TUCANO com certeza a região estaria muito bem cuidada

Willber Rodrigues

Meia dúzia de Gripen lra ambos os países acima é demais pra eles.
Pra eles, é ST, e com muito esforço, alguns KAI T-50, e olhe lá

Thiago Ribeiro

Eles já operam o Pampa e possuem um programa de atualização do Pucará, Pucará “Fenix”…

Augusto José de Souza

Espero que consigamos vender o super tucano e o KC-390 para eles e torço também para eles conseguirem outros F16 disponíveis no mercado como os da Grécia,Turquia e Holanda para terem quantidades mínimas de vigiar seu nome espaço aéreo.

Willber Rodrigues

O problema é que, até hoje, a Ucrânia não “recebeu” o caça…e nem tem previsão pra isso…

Rinaldo Nery

E daí? Cadê as críticas?

José Novoa

Mas a Ucrânia ganhou ou pagou pelos caças?

Rinaldo Nery

Não existe almoço grátis.

Camargoer.

Pelo que entendi, os F16 estão sendo fornecidos no âmbito da ajuda militar, tanto para pagar as revisão dos caças, do treinamento e da manutenção dos aviões durante a operação.

Marcos Silva

Creio que não. O prêmio pras nações que ajudam agora a Ucrânia,virá no momento de reconstruir o país.

Heinz

Rinaldo, a questão é que a Ucrânia vai recebe-las e já usar as aeronaves em combate, então pouco importa se são velhas ou não para quem está com a faca no pescoço.

Camargoer.

Olá Rinaldo, de modo geral tenho criticado toda a ajuda militar para a Ucrânia, mais porque isso atrapalhas as negociações de paz do que pela qualidade do equipamento

Wilton Santos

O Reino Unido deve estar aliviado com a escolha Argentina. Esses caças só vão poder usar armamentos se seu principal aliado autorizar!

Funcionário da Petrobras

Com os códigos fonte abertos para o inimigo, num eventual conflito.

Demolidor

Fighting dino

Welington S.

Não eram 38 ou 39, algo assim? Bom, enfim. Acabou a primeira novela deles, finalmente! Não é o ideal, mas é o que conseguiram fazer. Veremos agora como serão sediados esses caças. Aliás, será que a Argentina participará da CRUZEX com esses caças?

Fernando "Nunão" De Martini

Não dá tempo de participar desta Cruzex, só em outra no futuro.

Eles ainda precisam treinar os pilotos (primeiro para qualificar como pilotos da aeronave, em seguida como pilotos de combate da aeronave, e a soma das duas fases pode levar aproximadamete um ano), fora o tempo para receber ao menos caças suficientes para participar de um exercício internacional. Isso não é feito do dia para a noite.

Fernando Lemos

Fazer história comprando ferro velho! Não é só o Brasil que é uma piada, a América Latina toda! O Brasil vende a Avibras, uma das únicas empresas que tem algum conteúdo de tecnológia de ponta e a Argentina comemora a compra de sucata. Ainda de brinde, deram aos EUA uma base aérea extremamente estratégica em troca de 2 C-130. Lamentável!!!!!

Funcionário da Petrobras

Não é só Brasil, Argentina, enfim, é o terceiro mundo todo.

Marcelo Andrade

A Avibras e uma empresa privada e ainda não venderam nada, so nas negociações!

Black White

O governo tem poder de vetar a venda

Gabriel Moreira

Qual o cronograma de entrega desses F16? É bem provável que eles estejam com a frita completa enquanto a gente recebe os gripens a conta gotas. Em 2342 vamos receber o último, se continuar nesse ritmo.

Fernando "Nunão" De Martini

Em matérias anteriores, se não me engano, foi informado que seria em média 6 caças por ano, entre 2025 e 2028, fora uma célula desativada e sem condições de voo, neste ano, apenas para treinamento das equipes de manutenção.

A6MZero

Chegam em condições de voo.

Mas na primeira manutenção vão ficar no chão por falta de grana igual aos super étendard da armada argentina que tão no chão desde que chegaram em 2019…

Sergio Cintra

Vamos confabular sobre raio de ação, ou jogos de guerra com esses equipamentos:
1-Até onde chegariam em termos de carga e autonomia: +/- 550 km sem tanques e +/- 4500 km com tanques ( e baixa carga consequentemente) a quem poderiam incomodar? Lembrando que a princípio estarão estacionados na região de Mar del Prata.
2-Obrigaria a area de Defesa BR a melhor regionalizar seus dispositivos ( reconhecimento, vigilância, defesa área e interceptadores )? F-5 não atinge a velocidade desses F-16 Argis.

Fernando "Nunão" De Martini

Sergio,
Você está misturando dados de raio de combate com dados de alcance de traslado.

Sergio Cintra

Pois é Nunão! A base onde ficarão é Tandil e coloquei Uruguaiana como a 1a. cidade brasileira em distância da base, sendo +/- 960 km distante e qual seria o raio de ação do F-16a, “by de book” = 545km ( hi-lo-hi ), então teria que ter uma autonomia com tanques adicionais, p/ chegar mais perto de um raio de ação ampliado e mesmo assim leve de cargas ou revos se viessem chegar até nós. Mas no “Meu jogo” chegariam! e aí como ficaria a nossa defesa. Os 4500km com 3 tanques são a máxima “autonomia” para translados e vazios… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Sérgio,

Podem chegar de algum aeródromo mais ao Norte, a partir da província de Corrientes, operando desdobrados, o raciocínio não precisaria ficar restrito à base de Tandil para uma hipotética missão de ataque, no caso de um mínimo de planejamento.

Da mesma forma, seriam desdobrados para a província de Mendoza ou outras a Oeste para um hipotético ataque ao Chile.

Da mesma forma, num hipotético ataque de caças Gripen do Brasil a algum lugar do território argentino não precisaria sair de Goiás.

Santamariense

Pelo teu raciocínio, de atacar o Brasil, eles poderiam operar a partir do aeroporto de Paso de los Libres, vizinha de Uruguaiana, do outro lado do rio Uruguai. Assim, poderiam alcançar Santa Maria, alvo muito mais estratégico. Com isso, quero dizer que aeronaves de combate tem como valor básico a mobilidade. Podem ser desdobradas em praticamente todos os lugares que tiverem uma pista.

Rinaldo Nery

A Argentina vai nos atacar? Quando?

Funcionário da Petrobras

Pois é, foi o que pensei.
Já estava indo no mercado estocar mercadoria.

Rinaldo Nery

Não esqueça da água!

Rinaldo Nery

Nossa! Que engraçado! Morri de rir… Melhora um pouquinho.

Camargoer.

Pois é… uma guerra é o resultado de uma escalada que demanda um contexto inicial. Desconheço, neste momento, qualquer disputa ou crise entre o Brasil e a Argentina (entre o Brasil e a Venezuela, entre o Brasil e a França ou mesmo entre o Brasil e Israel) que tenha potencial de resultar em guerra

Rinaldo Nery

Tem que avisar aos adolescentes do blog.

Camargoer.

Riso… a gente já avisou isso dezenas de vezes. Só resta continuar….

o resto é purpurina.

Marcelo Andrade

Ah aqui o pessoal acha que vamos guerrear com a China, Russia, EUA, Europa…

Matheus R

A Guerra das Malvinas teve uma escalada?

Camargoer.

Teve. A discussão sobre a soberania das ilhas vinham ocorrendo há vários anos. Havia uma questão de conflito entre os dois países, ainda estavam sendo conduzidas em temos diplomáticos.

Este era o pano de fundo da invasão das ilhas pela Argentina.

Agora, se a inteligência da Inglaterra foi incapaz de identificar a movimentação das tropas e preparação da invasão, isso é um problema do serviço de “Sua Majestade”.

Matheus R

Se a inteligência inglesa não detectou, é porque foi um ataque que não imaginavam, praticamente de surpresa. Imagino que se houvesse uma escalada às claras na época, os ingleses estariam mais preparados.

Sergio Cintra

Caracoles!
Cadê a Interpretação de texto! Estão com a mente engessada e com tapa olho.
O jogo de guerra é meu.
Postei para “viajar” e não outro sentido, mesmo porque os oficiais dos “hermanos” nos ajudaram até na escolha das células dos A-4 kuwaitianos no caso da Marinha e não vejo qualquer visão nesse sentido.
Leiam!

Felipe Augusto Batista

Pois é, foi apenas uma suposição pra ter idéia da capacidade dos meios, o blog uns tempos atrás fez a simulação da MB se defendendo de um ataque da marinha americana, não quer dizer que acreditem que o ataque é possível, serviu apenas pra ver o que seriamos capazes de fazer com nosso material atual, aliás gostei muito daquela simulação, seria interessante ver mais cenários. Se não podemos imaginar como seria se defender dos vizinhos as forças armadas vão treinar pensando em se defender do quê? De alienígenas? Mesmo alienígenas seria necessário saber que tipo, nível Independency Day com escudos… Read more »

Last edited 7 meses atrás by Felipe Augusto Batista
Wilson

Nada é impossível, tem as questão de Palmas e a questão de Passos de los libres/Uruguaiana e mais recentemente a questão da navegação pela hidrovia do Paraná.

Renato

Que “questão de palmas” meu jovem… “questão de passo de los libres..” kkkkkk
De onde tirou isso??
Qual vai ser a próxima? A “questão do tratado de tordesilhas”???
É cada bab0seira..

Carlos I

Não acho que nenhuma destas questões tenha potencial para escalar em um conflito no curto ou médio prazo, mas é inegável que uma parte da população da Argentina, Paraguay, Uruguay e Bolívia tem digamos certa mágoa com o tratamento do que eles julgam ser um imperialismo brasileiro por estas bandas. Nada que eu ache que faria eles pegarem em armas e virem aqui nos atacar, é mais um desabafo no bar depois de tomar umas cervejas, agora talvez um ditador querendo desviar o foco, como o caso do Maduro que enganou nossa diplomacia que acreditou que o ditador faria eleições… Read more »

Wilson

Malvinas também era baboseira, e a questão da hidrovia rio Paraná é algo que esta ocorrendo hoje.

Renato

As ilhas Falklands (Esse é o nome correto) sempre estiveram em litigio, muito diferente desses outros aí que você citou que já estão decididos em acordos assinados por ambas as partes a trocentos anos, não existe e nunca existiu mais nenhuma discussão a respeito e ninguém sequer se lembra disso mais. E sobre a hidrovia, a parte que está totalmente dentro do território argentino é uma questão interna da Argentina, eles têm o direito de decidirem como querem utilizar seus rios, se querem cobrar pedágio etc. Resta o pedido de revisão e em último caso levar a questão à corte… Read more »

Last edited 7 meses atrás by Renato
Wilson

O rio Paraná é fronteira natural, não esta somente dentro da argentina.

Renato

“a parte que está totalmente dentro do território argentino”

Especifiquei isso, é só ler.

Rinaldo Nery

Não vou nem responder…

Wilson

Que pena! Gostaria de conhecer suas opiniões sobre geopolítica, por mais que possam ser diferentes das minhas. Gosto de trocar ideias e, por vezes, até provoco (rsrs) para ver o que vai dar.

Marcelo Andrade

Eu sabia que essa criação dos estado do Tocantins ia da m……a capital era argentina…

Wilson

rsrsrsr

Art

Existem conflitos dormentes na América do Sul, mas Brasil e Argentina não tem contendas. Foi resolvido nos anos 80. Como exemplo temos Esequibo, (VEN X GUI), Chile e Bolivia e outros.

Rinaldo Nery

Eu fiz Curso de Comando e Estado Maior. Estudei isso.

Wilson

Ótimo! Teremos uma posição embasada. Divida seus conhecimentos conosco.

Marcelo Andrade

Pois e, começou o Super Trunfo!

Sergio

A partir da aquisição, pelo Brasil, dos gripens, Os Hermanos se viram numa enrascada.

Enrascada essa já desde a modernização e os F16 na Fach. Mas ali ainda foi possível segurar.

Depois do Brasil, no entanto, não deu mais.

Londres foi obrigada a autorizar.

Já que dentro da estratégia de dominação figura a manutenção de um poder militar equilibrado e limitado em quantidade e qualidade e com capacidade mínima de se lutar uma ” guerra quente”. Palavras do velho Eisenhower.

A Argentina não poderia continuar esperando.

Agora tudo na caixinha, outra vez.

Funcionário da Petrobras

Que enrascada?
Se de fato estavam nessa tal enrascada, assim continuarão porque essas latas velhas aí só porão medo ao Uruguai e Paraguai.

Last edited 7 meses atrás by Funcionário da Petrobras
Sergio

As nossas também não põem medo neles, a partir de agora, claro. São apenas zero quilômetro.

Funcionário da Petrobras

O Gripen E pode até não pôr medo neles, mas temos a melhor aeronave da AL.

Felipe

Cruzes, vai pesquisar sobre a avionica, o radar, e os mísseis dos nossos Gripen, é muita ignorância.

Black White

Os Gripens não precisariam nem sequer adentrar territorio Argentino para abater esses Block 15 MLU, o raio de ação dos Meteor é de 200km, é como comparar um Fuzil de Sniper .50 com uma pistola .22

Willber Rodrigues

É o ideal? Não.
Mas estamos no mundo real, e ninguem aqui trabalha e recebe o “ideal”.
Fizeram o melhor que tinham, com a pouca grana que tinham.

Era isso, ou continuar voando Pucará e A-4 até se desmancharem em pleno voo.
Parabens aos Argentinos.

( PS: continua acreditando só depois de ver o 1° caça boando com o cocar da FAA na cauda )

Tobyaps

Para mim o F16 é o mais belo caça a jato já produzido, já a pistão prefiro o ME109. Assim como a escolha da FAB, um monomotor vai permitir aos pilotos da Argentina voarem por bastante horas sem gastar muito 🙂

Wilson

ME 109 é lindo mas, em minha opinião, nenhum é mais belo que o P-38. Já nos caças a jato sou fã dos F-14.

Fabio Araujo

E o treinamento de pilotos e pessoal de terra começa quando? Não adianta chegar os capas sem ter as primeiras turmas treinadas. Vão receber simulador?

Fernando "Nunão" De Martini

Segundo o MD argentino estão incluídos 4 simuladores.

El acuerdo incluye la entrega de cuatro simuladores de vuelo, ocho motores y se garantizarán los repuestos para las aeronaves durante cinco años. Además, el contrato prevé la capacitación de los pilotos y los mecánicos que trabajarán en este sistema de armas.“

https://www.argentina.gob.ar/noticias/en-dinamarca-petri-firmo-el-acuerdo-por-los-f-16-es-la-compra-militar-mas-importante-desde

Essa quantidade de simuladores (apenas um chute meu) indica que provavelmente vão dividir os 24 caças entre duas bases, cada uma com dois simuladores.

Fabio Araujo

Dividir os 24 caças em duas bases seria o mais lógico pelo tamanho da Argentina uma base na Patagônia e outra no Norte perto de Buenos Aires!

Fernando "Nunão" De Martini

Foi apenas uma suposição de minha parte, baseado em declarações anteriores do ex-comandante da FAA e na divulgação do MD argentino de que o pacote inclui 4 simuladores. Se não me engano as bases argentinas que hoje operam jatos de treinamento e combate são Tandil (próximo a Buenos Aires) El Plumerillo (próximo à fronteira com o Chile e dedicada à formação de pilotos de caça) e Rio Gallegos (extremo Sul), com suas brigadas aéreas voando jatos Pampa, e Villa Reynolds (próximo a Córdoba) com uma brigada dotada de jatos A-4AR. Se a decisão fosse minha, primeiro eu concentraria tudo em… Read more »

Fabio Araujo

Em vez de manter os A4R deveriam fazer uma versão de caça lift dos Pampas equipados com radar, uma versão mais nova dos radares que equipam os F-5B BR ou dos que equipam os F-5 III chilenos que não são muito grandes, assim os Pampas poderiam substituir os A4R!

Fernando "Nunão" De Martini

Fabio,
O Pampa é muito pequeno para sonhar com muita coisa, já foi substancialmente melhorado na versão atual mas tudo tem limite.

Teria que nascer de novo para substituir o A-4AR em carga de bombas, alcance etc.

O melhor substituto do A-4AR em missões de ataque ao solo é o F-16, com vantagens.

Fabio Araujo

Sem dúvida ele não vai levar uma grande quantidade de carga, mas dá para fazer ações de policiamento como os A-29 e como eles não tem aviões AEW um pequeno radar mecânico já ajudaria na função, quanto aos armamentos o Pampa já leva pod de metralhadoras e bombas burras. Colocar um F-16 contra monomotores chega a ser um exagero.

Fernando "Nunão" De Martini

Mas você falou do Pampa substituir o A-4AR (um avião de ataque capaz de levar carga de bombas semelhante à dos A-1M da FAB), não falou em missões de defesa aérea contra voos ilícitos como as realizadas pelo A-29.

Isso o Pampa já é capaz de fazer, assim como o turboélice Pucará.

Radar de bordo não substitui avião de alerta aéreo antecipado. Essa é outra lacuna que a FAA precisa preencher.

Gilson

Na minha opinião seria melhor eles ficarem só com os simuladores, além de serem mais econômicos e seguros, poupariam esses aviões por mais 30 anos, deve ser o provável.

Luiz Carlos

O que uma forte pressão política, somada a político populista e entreguista não faz.
Sinceramente, em se falando de tempo de fabricação, uso etc, acho que os argentinos estariam melhor servidos com o JF-17.

Funcionário da Petrobras

Foi o que pensei.
Pela época de desenvolvimento e aviônicos empregados, o JF-17 seriam melhores mesmo.
Mas aí entrá o “lóbi” né?

Luís Henrique

Os JF-17 seriam novos, porém 12 unidades custariam cerca de U$ 650 mi.
24 unidades custariam próximo de U$ 1,3 bi.
Não sei se neste valor já viriam mísseis ou seriam somente os caças com um pacote de treinamento, peças sobressalentes e um pacote de apoio logístico.
Então dependendo ficaria ainda mais caro pois teriam que comprar armamentos.

Os F-16 MLU são Usados mas acho que não ficam muito atrás dos JF-17 e custaram pouco mais de U$ 300 mi. Cerca de 4x mais baratos.

Fabio Araujo

Seriam 12 que entrariam na fila de produção e demoraria muito mais para chegar. Os 24 já chegam ano que vem, já recuperando o poder aéreo argentino e dando tempo para eles juntarem grana para comprar caças novos antes do fim da vida útil dos F-16!

Fernando "Nunão" De Martini

“Os 24 já chegam ano que vem” Não. As entregas estão previstas para se estender por 4 anos (2025-28). Pode ser que isso mude, mas foi essa a previsão divulgada em notícias anteriores. Em geral, e aqui estou supondo baseado em situações similares, antes da entrega se faz inspeção (reparos e manutenção) nível parque, de 600 ou 1200 horas, para chegarem “zerados” para um novo ciclo de operações antes da próxima geande inspeção, e isso precisa seguir uma disponibilidade das instalações de manutenção existentes. Mesmo que haja caças F-16 desse lote com inspeção recente (ou seja, com centenas de horas… Read more »

Maurício.

Pelo visto, agora é sério mesmo, finalmente a Argentina vai ter um caça de verdade, embora velho, é melhor que Skyhawk, até porque, Skyhawk nem caça de verdade é, é um avião de ataque subsônico e não possuí mísseis BVR.

Funcionário da Petrobras

Duvido muito que esses aviões empregarão mísseis Amraam.

Vale lembrar que nas negociações a Argentina exigiu mísseis BVR.

Funcionário da Petrobras

Sim, se vierem mesmo serão os da primeira versão.

Receberão nas versões que estiverem sendo fabricadas ou então na validade em caso de mísseis de estoque (o que não é usual). A primeira versão do AMRAAM é do início da década de 1990, 30 anos atrás.

PY3TO - Rudi

Mísseis AIM-9X e AIM-120 AMRAAM …são modernos!

Luís Henrique

Comandante da força aérea Argentina já deu entrevistas garantindo que só optariam pelos F-16 se armamentos modernos e avançados, incluindo mísseis AIM-120 fossem aprovados para compra.

Pelo valor divulgado de mais de U$ 300 mi com os EUA eu acredito que virá uma quantidade razoável de mísseis.

Rodrigo

A Ucrânia está levando uma boa parte dos F16 Dinamarqueses e a compra é vista com bons olhos, que fará uma diferença enorme na defesa do país. Isso porque eles vão de fato usar seus caças em combate. Já para Argentina, é tudo sucata, velharia vinda da Europa, na visão de alguns. Complicado!

Kornet

Se a Argentina fosse de Gripen C/D conseguiria comprar quantos?

Willber Rodrigues

A Argentina não poderia comprar esse caça nem se ela tivesse grana pra isso ( e ela não tem ).
É só ver a quantidade de componentes britânicos nele.

Funcionário da Petrobras

Seriam caças melhores que esses F-16 aí, mas como o colega falou, têm aparelhos de origem britânico.

Camargoer.

SIm, só que seriam mais caros. Eu acho que a Saab teria condições de vender C/D novos porque existem poucos deles disponíveis para leasing ou venda. Então, o problema é oferta… acho que não existem 24 Gripens C/D disponíveis

Magalhaes

Os F-16 pintados com esse cinza ficam bonitos demais !

Last edited 7 meses atrás by Magalhaes
Funcionário da Petrobras

Nossa, esses F-16 irão desencadear uma corrida armamentista no Cone Sul.

Bruno

Seria interessante ver a alguma torcida brasileira jogando bandeiras dos estadunidenses para os torcedores argentinos em uma partida da Libertadores.

Walsh

Pelo menos a Argentina volta a ter algo semelhante a uma Força Aérea.

Padilha

Na verdade quem vacilou foi a França mesmo. Tanto Mirrage 2000 em melhor estado pra vender e deixaram passar.

Antonio Neto

https://www.f-16.net/f-16_users_article3.html

O link acima traz informações específicas sobre os F16 adquiridos pela Argentina.

TJLopes

Agora a marinha brasileira pode comprar os A-4AR da argentina kkkkkkkk

Funcionário da Petrobras

Aos entendidos.
Esses F-16 MLUs seriam equivalentes aos nossos F-5M?

Last edited 7 meses atrás by Funcionário da Petrobras
Wilson

Equivalentes aos nossos Gripens.

Ivan herrera

Não sou especialista, mais uma plataforma com quase 40 anos ser equivalente a outra nova, acho meio difícil.

Santamariense

Em aviônica e sistemas, sim, são bem semelhantes. Mas, em desempenho de voo, o que é favorecido pelo motor, muito mais potente, o F-16 é superior. Se compararmos o Python 4 dos F-5M com o AIM-9X dos F-16, tem pequena vantagem em favor do míssil norte-americano. A versão do míssil israelense que se iguala e até supera o AIM-9X é o Python 5, que a FAB, até onde sei, não opera. Na arena BVR, o Derby tem alcance que se aproxima das versões iniciais do AIM-120. Essa diferença fica maior se compararmos com as versões C/D do míssil norte-americano.

Luís Henrique

Eu diria que são bem superiores. Em desempenho de voo nossos Mirage 2000C eram bem melhores que os F-5EM porém não foram modernizados e usavam mísseis antigos com cerca de 40 km de alcance e guiagem semi-ativa. Já estes F-16 foram modernizados, então além das vantagens no desempenho de voo (potência, velocidade, alcance, carga de armas, etc) também possuem vantagem no conjunto radar e míssil, o APG-66V2 deve ter um alcance de cerca de 150 km ou um pouco mais enquanto que o Grifo do F-5M fica mais próximo de 100 ou 110 km. O AIM-120C7 possui 110 km de… Read more »

Bardini

Os mísseis AIM-120 vistos nestas fotos, devem ser os C-7 que a Dinamarca comprou alguns anos atrás. . AIM-9X não aparecem nestas poucas fotos. Apenas um sistema AMD, para instrumentar treinamentos. . Litening sempre se faz presente. . GBU-39B… Impressiona que em mais de uma centena de comentários, ninguém falou nada das Small Diameter Bombs. . Sobre o pilone equipado com sistemas de proteção, que é outra coisa que ninguém teve o interesse de comentar, ver: https://youtu.be/jvjvbiuzheE?si=bhkAEHXWv3BJHuRI . Os argentinos compraram caças que foram mantidos atualizados e que estão em nível tecnológico semelhante aos Block 50. E de quebra, tem… Read more »

Last edited 7 meses atrás by Bardini
RPiletti

Será neste momento que veremos o que o Tio Sam considera equilíbrio regional.

A assinatura de um segundo contrato, desta vez com os Estados Unidos, está prevista para 2024, para um lote de armas ar-ar e ar-superfície.”

Bardini

O que cabe no bolso da Argentina, não vai afetar o equlíbrio regional.

Leandro Costa

Aí o Tio Sam vai olhar para o Brasil recebendo Gripens zero bala com Meteors e Iris-T, o Chile já recheado de F-16’s com AIM-120 e tudo mais, as Falklands com destacamento de Typhoons bem armados, e vai concluir que a Argentina, mesmo recebendo armamentos de última geração, ainda são, de longe, os com menos capacidade na região (sem contar Uruguai, Paraguai, Bolívia, etc.)

Sergio Cintra

Sem contar que não possuindo nenhuma aeronave de reabastecimento com “flying boom” os limita praticamente a defesas em areas próximas do seu território.

Felipe

O Brasil com a compra de 100 mísseis Meteor deixou a Argentina muito pra trás no combate aéreo, só o Chile e Venezuela possuem capacidade semelhante.

Antonio Neto

Concordo. Entretanto são células com 40 anos de uso. Se puderem manter operacionais, ótimo.

LUIZ CARLOS - PARÁ DE MINAS - MG

pronto.
resolvido o ¨lenga…lenga ¨ eita.

Luís Henrique
Armando olanczuk

Argentina negou o pagamento ao FMI se não engano por duas vezes estão em momento numa inflação sem precedentes e ainda consegulem comprar mas de 20 caças f 16 uma do mais modernos do mundo e o Brasil para comprar meia dúzia de aviões que parece que chegou só um dos mais baratos que acharam me parece que e da Suécia por que na época foi feita uma pesquisa de preços demorou uns 6 anos ainda .,o Brasil e muito atrasado acho que qualquer país que invadir o território do Brasil vai conseguir o objetivo é lamentável muita roubalheira nestes… Read more »

Felipe

Quanta asneira aff

RDX

Material dinamarquês provavelmente herdado pela FAA.

GBU-49 Enhanced Paveway II
GBU-31/38/54 JDAM
GBU-12 Paveway II
GBU-24 Paveway III
GBU-39 SDB (bomba que aparece no primeiro F-16 argentino)
AIM-120B (a Dinamarca comprou o AIM-120C-7 em 2018 mas imagino que esse modelo seja reservado para o F-35)
AIM-9X

Impressionante.

Lucas F

O C-7 já é utilizado por outros caças da USAF/ANG e USN (no FX-2, de acordo com o DSCA, 28 unidades da variante C-7 foram liberadas para os F/A-18 Super Hornet).

A FAA terá uma excelente capacidade ar-solo com a JDAM e SDB.

Alejandro Pérez

Feliciaciones Argentina!!!

Voltar a ter uma mínima capacidade de defesa.
Voltando a ser um país sério!

Texan II/Tucanos
Pampa
A4
F16

agora é pra cima!

Tiago

É um passo positivo para as Forças Armadas argentinas ao reintroduzir um vetor aéreo relevante para a região, mas é preocupante a longo prazo devido à dependência tecnológica resultante. Embora Milei tenha rapidamente fechado um contrato que os governos anteriores estavam protelando, demonstrando eficiência, não podemos ignorar a clara inclinação ideológica pró-EUA. Em resumo, é um mérito para ele, mas também um alerta para a necessidade de uma abordagem mais equilibrada e estratégica.

Fernando "Nunão" De Martini

A Argentina voa A-4AR (com aviônica derivada do F-16) e transportes C-130 há décadas. A “dependência tecnológica” dos Estados Unidos em suas aeronaves mais importantes não é de hoje.

Fernando "Nunão" De Martini

A decisão e as negociações (assim como a visão estratégica a respeito) já estavam feitas desde o governo anterior. Sobrou ao governo argentino atual apenas bater o martelo e assinar. Tem várias matérias aqui.

Tiago

Entendi, obrigado por esclarecer.

Wilson

Eles terão 24 F-16 armados até 2027 por US$ 750 mi. Nesta mesma data o Brasil mal vai chegar a 12 ou 14 gripens mesmo pagando mais de 3 Bi de doletas. Parabéns para a FAB.

Funcionário da Petrobras

Só que você se esqueceu de algumas coisitas importantes:

  1. compramos e participamos do desenvolvimento de uma aeronave nova, bem mais moderna que esses F-16;
  2. houve troca de conhecimento, entenda-se transferência de tecnologia;
  3. houve também cooperação industrial;
  4. o custo de hora/voo do Gripen E, segundo fontes, é menor que desses F-16;
  5. teremos aeronave para voar por no mínimo 20 anos.
Lucas F

Olha, é esperado que esses F-16 tenham uma vida estrutural de no mínimo duas décadas, até lá é tempo de assegurar capacidades úteis e tempo de “arrumar a casa”, possibilitando que eles no futuro possam até adquirir F-16 de linha de produção mais nova e consequentemente maior vida estrutural.

Fernando "Nunão" De Martini

Parabéns mesmo.

Diferentemente da FAA, a FAB nos últimos 20 anos ao menos procurou manter seus esquadrões de caças supersônicos equipados com aeronaves modernizadas e capacidade BVR (além de uma dúzia de usados, também com capacidade BVR), e está substituindo esses aviões por caças novos.

Já a FAA passou os últimos dez anos sem nenhum caça supersônico desde a baixa dos Mirage / Dagger / Finger sobreviventes de uma guerra de mais de 40 anos atrás, e além dessa lacuna vergonhosa, também não fizeram modernizações significativas nesses supersônicos nem incorporaram capacidade BVR enquanto estavam em serviço.

E pra não inventarem que estou “passando pano” pra FAB (virou moda dizer essa besteira) estendo os parabéns à FACh, que também se preocupou em modernizar seus velhos supersônicos e substituir ao menos parte deles por caças supersônicos novos de fábrica, e outra parte por similares usados. Assim evitaram situações como a vergonhosa lacuna de 10 anos da Argentina sem qualquer capacidade supersônica, muito menos BVR (capacidade que só terá a partir do ano que vem, passado 1/4 do século XXI, e ainda precisará comer muito feijão para atingir a proficiência em combate BVR de seus vizinhos, que planejaram muito… Read more »

Rinaldo Nery

E com relação ao combate BVR, alguém precisa ensiná-los. Não é algo que se aprende lendo manual. Além dos pilotos, os controladores também precisam ser qualificados. Participei da implantação do combate BVR na FAB, e sei que não foi nada fácil. E o fizemos graças ao CAP Paul Hervé, da Armé de L’Air, instrutor de Mirage 2000 no 1° GDA.

Ivan herrera

Decide afinal, vão ser 12 ou 14 gripens em 2027 já que vc tem informações privilegiadas rssss

Wilson

Entre 12 e 14. É que eu sou otimista.

Felipe

—— EDITADO ——

Neste ano mesmo de 2024 a FAB vai chegar a 11 unidades entregues do Gripen!

Lucas F

É, apesar das vantagens do TOT na relação indústria/defesa, é inegável que a FAB está muito tempo atrasada na aquisição e operação de um vetor realmente dentro da 4ª geração (desconsiderando a vida relativamente curta do Mirage 2000 em Anápolis). O F-5EM mesmo com modernizações, ainda estaria abaixo da performance aeroestrutural do F-16C/D Block 50/52+ da FACh ou o Su-30MKII da FAV, isso sem mencionar o alcance dos radares e mísseis individuais. Seja F-16C, Gripen C ou até alguns F/A-18 SH em 18-20 unidades em Anápolis, um esquadrão de 4ª geração na época que viesse assegurar doutrinas e capacidades até… Read more »

Funcionário da Petrobras

F-16 Block-70 dariam uma capacidade de ataque enorme para a FAB.

Pedro Curti

Terceiro Mundista ou nao 24 cacas figthing falcon f 16 prontos para a luta, valem muito mais que Grippens fornecidos a conta gotas, que estao sempre em infindaveis testes e adequações! Leia o armamento que estara sendo fornecido, e veja de asraam 120 sao armas de terceiro mundo….acho que os ingleses podem comeca a se preocupar de novo, estes avioes desequilibram o balanco dos jatos de caca ao menos em termos de America do Sul…..fizeram uma boa compta de ocasiao, ajudados pelo Tio Sam……..

Fernando "Nunão" De Martini

24 cacas figthing falcon f 16 prontos para a luta”

Só por volta de 2028 serão 24, conforme notícias anteriores.

São previstas, em média, seis entregas por ano de 2025 a 2028.

Felipe

Será 4 lotes de 6 aviões, e revisados antes de entregues.

Felipe

Em 2025 teremos 14 Gripen entregues , valem mais que estes 24 F-16 MLU com certeza.

Leandro Costa

Tadinha da Argentina. Criticada se fizer, criticada se não fizer.

Mas parabéns à eles e bem vindos de volta à era supersônica!

Marcelo Tatsch

É isso que muitos não entendem. Recuperar a capacidade supersônica deles é o primeiro passo para a FAA. Parabéns para eles também.

Toro

Parabéns. Acho que poderiam fazer escolhas melhores, mas fazer o que? Enquanto isso pelo menos eles voltam ao Clube Mach +1.

Rodrigo LD

Já vejo as manchetes. Agora os argentinos vão dizer que tem o caça mais poderoso e moderno da AL. O Gripen killer.Vão até querer as Malvinas de novo….

Marcelo Tatsch

A imprensa especializada em defesa de lá (portais), e alguns canais do youtube, sempre reconheceram o Gripen E Brazuca, como o superior do continente.

Camargoer.

O Gripen é o caça mais moderno da América Latina. Isso não tem novidade. Pode dizer que os Gripen também são os mais novos por terem sido fabricados há pouco tempo. Inclusive, vários deles estão sendo fabricados agora.

É possível dizer que o mais “novo” caça da América Latina são os F16 deles porque são os mais recentes na região.

Então, o sentido de “novo” é relativo. O sentido de moderno, neste caso, não.