Embraer e ENAER anunciam acordo de cooperação no Chile

O compromisso entre as empresas contempla a abertura de um novo centro de serviços e a fabricação de peças para aviões da Embraer
Santiago, Chile, 11 de abril de 2024 – A Embraer e a ENAER (Empresa Nacional Aeronáutica do Chile) anunciaram hoje dois acordos de cooperação industrial e serviços que envolvem as aeronaves de defesa A-29 Super Tucano e o C-390 Millennium, além dos aviões comerciais da companhia. A parceria ampliará a rede de fornecedores e serviços da Embraer no Chile e contribuirá com a integração das indústrias aeroespaciais dos dois países sul-americanos.
O acordo de cooperação é resultado de um entendimento entre Embraer, ENAER e a Força Aérea do Chile. A empresa chilena iniciará a fabricação de componentes e será designada como centro de manutenção para as 22 unidades do A-29 Super Tucano da Força Aérea do Chile. O acordo está vinculado à ampliação da frota de A-29 Super Tucano em operação no país. Além disso, a cooperação pretende ampliar tanto o papel da ENAER como fornecedora quanto a presença da Embraer no Chile.
“Esses acordos representam a retomada dos laços comerciais entre as empresas, que foram mantidos por muitos anos com resultados vitoriosos. A nova etapa que começa hoje nos permite olhar para o futuro com muito mais otimismo para enfrentar, em ambos os países, os desafios da indústria aeroespacial em um mundo cada vez mais dinâmico”, diz Henry Cleveland, Diretor-Executivo da ENAER.
“Esse contrato impulsionará investimentos recíprocos na indústria aeroespacial tanto do Brasil como do Chile. Nosso objetivo é aprofundar ainda mais a nossa relação e ampliar tanto a cooperação quanto investimentos mútuos. Isso contempla não somente o A-29 Super Tucano, mas também outros programas, como C-390 Millennium, por exemplo”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Com esse acordo, Embraer e ENAER querem retomar o histórico bem-sucedido de cooperação, iniciado na década de 1990. Ao longo das décadas de 1990 e 2000, a empresa chilena foi uma relevante fornecedora de Estruturas para a família dos jatos ERJ-135/140/145, vencedora de vários prêmios de melhores fornecedores da cadeia global de suprimentos da Embraer.
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
Sobre a ENAER
A ENAER é uma estatal do Chile, fundada em 1984, com uma longa herança na manutenção e construção aeronáutica, que remonta à segunda década do século passado.
Possui uma ampla variedade de produtos e serviços. Na área de MRO, possui capacidade em diversos tipos de aeronaves, motores e acessórios, tanto militares como civis, com certificações internacionais.
Na manufatura, produziu um treinador primário, utilizado pela Força Aérea do Chile e exportado para sete países, e aeroestruturas para prestigiados fabricantes de aeronaves, sendo a Embraer uma das mais importantes. Atualmente, a ENAER está desenvolvendo um novo sistema de treinamento aéreo, cujo principal componente é uma aeronave com sistemas de tecnologia de ponta.
DIVULGAÇÃO: Embraer
“O acordo está vinculado à ampliação da frota de A-29 Super Tucano em operação no país.”
Pelo jeito o Chile vai comprar mais algumas unidades do A-29. Será que a ideia é substituir o F-5 (12 unidades) por A-29? Ou vão substituir o C-101 Aviojet (12 unidades)?
Substituir o A-36 Halcon.
O fato do KC tá no meio disso pode ser algum indicativo que a FACh vá adquirir unidade(s)?
O Chile recebeu como doação dos EUA 2 C-130H em 2021.
A FACh está até hoje “juntando fundos” pra tirar a modernização de seus F-16 do papel, não sei se eles tem grana pra isso e pra adquirir 390 num curto espaço de tempo.
“O Chile recebeu como doação dos EUA 2 C-130H em 2021”.
Eu sei disso mas eles contam apenas com 6 C-130, dos quais 3 são KC-130. Algo como como 2 KC-390 não seria algo assim absurdo. Se teriam orçamento, aí de fato, é outra conversa. Só não vejo porque a Embraer incluiria a Enaer como fornecedor para o Millenium se não fosse como offset de um pedido mínimo.
Me parece que colocar a Enaer na jogada seria mais visando a modernização ou aquisição de mais ST’s pro Chile, e talvez apresentando os radares da Embraer pra eles, do que visando a venda de 390.
Mas é aquilo: apresentar seu portfólio não custa nada, papel do vendedor é esse mesmo.
Não vejo o Chile comprando 390 hoje. Mas a médio e longo prazo…why not?
Tem diversas empresas de países como Suíça, Itália, França, Alemanha e EUA, que são fornecedoras do KC-390 e isso não significa que eles irão comprá-lo.
De qualquer forma, no médio prazo penso que o Chile pode vir a comprar o KC-390.
Chile e Argentina receberam C130, os Argentinos comprando F16 e os Chilenos também sem dinheiro, não acredito em uma venda tão cedo, maiores chances para o C130 é SA, India e Suécia
Já que a Embraer não pretende reativar a produção do Tucano (que a meu ver seria um sucesso de vendas), e já que a ENAER quer investir no desenvolvimento de um treinador, quem sabe sairia um acordo para a Embraer autorizar e assessorar a ENAER a fabricar o Tucano, ou quem sabe desenvolver um Tucaninho?
O ferramental do Tucano foi perdido. Faz décadas.
Uma versão pelada e mais simples do ST não poderia ocupar esse lugar?
E por que “pelada e simples”? O T-27 já é simples.
Verdade,
Infelizmente a Embraer deixou esse mercado assim como o mercado da aviação agrícola para as concorrentes.
Felizmente cresceu bem em outros nichos como a aviação executiva.
Mas um TUCANO zero de fábrica glass cockpit, teria seu lugar no mercado, uma vez que seria um avião bem mais barato que o SUPER TUCANO.
e Uruguai
por exemplo poderiam usar um TUCANO “NG” como um “faz tudo”
Nações com baixo poder aquisitivo e com pouca extensão territorial como o Paraguai
Que notícia triste…
Pelo o que o Nery explicou e porque a Enaer tem o projeto do Pillan II que é do mesmo nicho. Se a Embraer vai ajudá-los nesse projeto, é outra questão.
Seja como for, existe a necessidade na FAB de substitutos para os Universal. Existem vários candidatos já em fabricação e rolaram projetos nacionais que também poderiam realizar a missão mas não tenho ideia em que pé está isso. Nery provavelmente pode nos sanar essa dúvida.
Também não sei.
Importante para ambas as empresas! Interessante tb que ontem, 10/4, a empresa de defesa turca ASELSAN ( blindados) anunciou a abertura de um escritório em Santiago do Chile.
Vão modernizar os Leopards chilenos, pelo jeito…
Não, o plano é vender seus próprios blindados, parece. Linha ampla e diversificada!
https://www.armyrecognition.com/defense_news_april_2024_global_security_army_industry/aselsan_from_turkiye_wins_contract_to_modernize_chilean_leopard_2a4_main_battle_tanks.html
Eu acho que demorou muito, Enaer é uma ótima parceria, melhor que a Fadea , que não é ruim.
Ambas são estatais e sem grana… A diferença é que a Enaer não sofre nenhum embargo, logo pode ser melhor parceira. Inclusive teria preferido eles a Argentina no KC, já que ____________não vão comprar nenhum mesmo. Vontade não falta a eles, autorização é o que não tem.
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