O T-7A Red Hawk é um dos candidatos para o futuro treinador do Canadá

A Força Aérea Real Canadense (RCAF) começará a interagir com a indústria a partir do próximo mês, à medida que inicia os trabalhos para definir suas exigências para um futuro treinador líder de caça (FFLIT) que entrará em serviço no início da próxima década.

Uma necessidade chave para o futuro ativo será preparar os estudantes para voar a futura frota de F-35As da Lockheed Martin da RCAF. Ottawa adquirirá 88 desses tipos de quinta geração para substituir seus atuais Boeing F/A-18A/B Hornets.

A RCAF recentemente entrou em um período auto-denominado de “hiato” em relação à provisão de serviços avançados de treinamento de caças e treinamento inicial, com os últimos BAE Systems Hawk 115s operados pelo programa de Treinamento de Voo da OTAN no Canadá (NFTC), administrado pela CAE, tendo sido aposentados sem uma substituição imediata.

Sob seu plano interino, o serviço enviará estudantes para escolas de treinamento internacionais em Decimomannu, na Sardenha, Itália, e na Base Aérea de Sheppard no Texas, EUA. Também planeja destacar pessoal para treinar com a força aérea finlandesa.

O primeiro F-35 canadense será entregue à RCAF em 2026, com a aeronave inicialmente para apoiar atividades de treinamento nos EUA. Isso significa que haverá uma lacuna de vários anos antes que uma plataforma FFLIT possa entrar em uso operacional com o Esquadrão 419 do serviço.

“O programa FFLIT futuro da RCAF está avançando para uma atividade de definição de sistema detalhada, incluindo próximos eventos de engajamento com a indústria, começando no CANSEC em maio,” diz uma fonte familiarizada com o processo, referindo-se ao show de defesa do Canadá de 29 a 30 de maio em Ottawa.

Enquanto isso, a RCAF também começou a trabalhar com três de seus parceiros de segurança “Five Eyes” – operadores do F-35 Austrália, Reino Unido e EUA – para ajudar a informar suas exigências de treinamento de pilotos para apoiar operações com o caça furtivo.

Paralelamente, Ottawa espera assinar um contrato para seu novo sistema de Treinamento de Tripulação Aérea Futura (FAcT) “antes do verão”, segundo fontes que falaram na conferência de Treinamento de Voo Militar da Defence iQ em Londres, no final de março.

A ser entregue pela joint venture SkyAlyne entre CAE e KF Aerospace, isso substituirá os serviços prestados usando seus programas NFTC e Allied Wings existentes. Tipos atualmente voados sob esses arranjos – ambos concluindo durante 2027 – são o Grob Aircraft G120A, Beechcraft T-6A e King Air 90, e helicópteros Bell 206 e 412.

A SkyAlyne foi nomeada a licitante preferencial para o programa FaCT em julho de 2023. Para prestar serviços a partir de locais em Moose Jaw, Saskatchewan, e Portage la Prairie e Winnipeg, Manitoba, o contratante “liderará a significativa reconstrução de instalações e modernização de equipamentos, incluindo novas frotas de aeronaves de treinamento”, afirma.

Além de apoiar sua futura introdução do F-35A, o novo sistema de treinamento do Canadá será necessário para preparar o pessoal para operar uma gama de tipos adicionais que estão chegando, com pedidos feitos para tanque/transporte Airbus Defence & Space A330, aeronaves de patrulha marítima Boeing P-8A Poseidon e aeronaves remotamente pilotadas General Atomics Aeronautical Systems MQ-9B SkyGuardian.

FONTE: FlightGlobal

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