Embraer e Correios assinam Memorando de Entendimento para estudos de otimização no transporte aéreo de cargas

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Acordo busca remodelar malha logística para ampliar eficiência e oferta de soluções em cargas no Brasil e exterior

Santiago, Chile, 9 de abril de 2024 — A Embraer e os Correios assinaram hoje um Memorando de Entendimento (MoU) com foco no transporte aéreo de cargas. As duas empresas conduzirão estudos conjuntos para avançar na otimização e expansão da malha aérea nacional e internacional voltada para cargas e mercadorias de grande porte. A cooperação estratégica entre as empresas buscará ampliar a eficiência dos Correios no transporte aéreo e reduzir custos de operação na comparação com outros modais, além de avaliar desafios e oportunidades para novos modelos de negócio envolvendo as plataformas da Embraer, como E-190F, E-195F e C-390 Millennium.

“Com essa parceria poderemos trazer mais eficiência para a nossa malha logística e com isso beneficiar a população brasileira, que é a nossa maior missão como empresa pública e agente do governo federal. Somos os maiores operadores de carga aérea do país isoladamente; nenhuma outra empresa logística tem sequer a metade das linhas aéreas e carga movimentada pelos Correios”, diz o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacando que a remodelação da malha aérea da estatal faz parte do projeto de modernização da empresa, o Correios do Futuro.

“Estamos muito satisfeitos em contribuir com os Correios no estudo de uma malha logística mais eficiente para o transporte de mercadorias, em âmbito nacional e internacional. A Embraer possui um portfólio de aeronaves consolidado e as soluções a serem estudadas em conjunto permitirão aos Correios ampliar a oferta de serviços para os seus clientes, com alta confiabilidade e eficiência”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

A Embraer está avançando dentro de seu cronograma para a conclusão de sua primeira conversão de E-Jet para versão cargueira. A companhia realizou seu primeiro teste em voo com sucesso. A Embraer já conta com dois contratos para conversão de até 20 E-Jets para cargueiros.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Sobre os Correios

Os Correios, líderes no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil e responsáveis pela atividade postal nacional, são uma empresa pública moderna, com a missão de promover a integração nacional, contribuindo com o governo no desenvolvimento socioeconômico, conectando pessoas, instituições e negócios. Com mais de 360 anos de história e presente em 100% dos municípios do País, a estatal possui a maior infraestrutura logística da América Latina: uma rede de atendimento de mais de 10 mil agências, mais de 8 mil unidades operacionais, 23 mil veículos e 87 mil empregadas e empregados diretos. Para mais informações, acesse: www.correios.com.br.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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F-39 Gripen

Será que Ejets cargueiros fazem mesmo sentido? para uma empresa não seria melhor um Boeing ou Airbus que são maiores e levam mais cargas de uma vez? quais a vantagens dos Ejets cargueiros?

IagoSP

Pela sua lógica, frete rodoviário só deveria ser feito com carreta. Hoje em dia com o aumento do ecommerce e clamor do mercado por menor lead time, a utilização de aeronaves menores, que não necessitam uma grande consolidação de carga, faz sim, sentido.

Ricardo Neto

Os Boeing e Airbus são ideais para malha de longa distância e de grande demanda, enquanto os Embraer atenderiam a malha doméstica. Pro Brasil os E Jets são a escolha certa, assim como o Millenium civil.

Rafael Oliveira

Por que uma companhia aérea compra um E-Jet em vez de um Boeing ou um Airbus maior?
É a mesma lógica para uma empresa logística comprar um E-Jet em vez de um Boeing ou um Airbus maior.

Fernando EMB

Porque empresas logísticas tem caminhões de vários tamanhos, desde enormes carretas até pequenos caminhões baú e vans…
Cada um tem seu propósito e seu mercado.
Simples assim.

Rafael Oliveira

Exato.

Flávio HMCO

A maior vantagem seria, gerar empregos no Brasil, logo será a escolha lógica para uma empresa estatal…seja porque é “bunitinho” seja porque senão vai caça as bruxas….

Fernando Vieira

Nunca veremos na vida real mas ficou bonito o C-390 com pintura dos Correios.

Agora por que eles foram ao Chile assinar esse memorando se as duas empresas são brasileiras?

Pedro fullback

Para demonstrar que o KC 390 é um sucesso e uma realidade.

Nada mais midiatico que anunciar um possível comprador para o Kc 390 na maior feira de aviação da AméricaLatina. Ainda mais o Chile que pode se tornar cliente.

Fernando Vieira

Ah eu não sabia que estava acontecendo uma feira de aviação no Chile. Agora faz sentido.

F-39 Gripen

O Chile está recebendo C-130J usados da Inglaterra, o Chile não tem plata pra C-390.

BK117

A última coisa que eu esperava ver hoje era o C-390 Civil dos Correios retornando das cinzas…

Provavelmente o E-190F faz mais sentido para os correios, mas o C-390 traria uma versatilidade e agilidade logística que aviões convertidos não oferecem. Espero que se torne uma realidade. Ajudaria a Embraer, a FAB e os próprios Correios. Todo mundo ganha.

Carlos Pietro

Exato! Estou na torcida para dar certo.

Neto

Enquanto logística estratégica faz todo sentido uma estatal como o correios ter uma quantidade de C390 que oportunize seu uso pelas forças armadas ou pela defesa civil em necessidade urgentes. . Enquanto percebo grande sinergia nessa lógica não creio que os correios serão uma estatal para sempre. Dito isso comprar para os correios o C390 pode ser uma visão estratégica fenomenal, mas pode não ser muito estratégico. Imagina se uma empresa chinesa compra os correios. VDM pesado. . Se a compra for do estado e os C390 forem arrendados aos correio por tempo indeterminado e de uso exclusivo, com a… Read more »

Nilo

]Ganha os Correios, ganha a Embraer, ganha a FAB que ve seu projeto também sendo usado no setor civil. Ganha o Brasil.
Se tivesse estatizado, certamente que uma decisão dessa dificilmente aconteceria.

Aéreo

Quem perde é o contribuinte caso a estatal de prejuízo. E também os trabalhadores dos Correios em seu fundo de previdências. Alias os trabalhadores dos Correios até hoje pagam pelos desmandos passados no Postalis.

Aéreo

Só colocando números na situação. Em 2023 os Correios fecharam com prejuízo de $ 596 milhões, em 2022 foram R$ 768 milhões.

Nilo

Os resultados nada dizem, veja as as gigantescas diferenças que são publicadas, de lucro de bilhões para prejuízo de milhões de uma ano para o outro. Ex-dirigentes dos Correios ligados às empresas criaram um total de 11 empresas operam no esquema pirata de intermediação de venda de fretes, segundo denúncia.

fewoz

Os liberais brasileiros continuam com a velha ideia de ver empresas públicas com os mesmos olhos que olham para empresas privadas. Devem entender que são propósitos diferentes. Como bem diz a matéria, uma das funções dos Correios é a integração nacional. Empresa privada nenhuma está preocupada com isso, muito menos operar um serviço regular de cartas ou encomendas para uma cidade minúscula de 2 mil habitantes no meio da Amazônia. Aproveitando o assunto, será que os chineses ou espanhóis também estão preocupados com os prejuízos gerados pela sua infraestrutura ferroviária de alta velocidade? A integração de um país gera enormes… Read more »

Hertz

Blá Blá Blá e Powerpoint pra gerar notícia. Fala-se nisso há mais de 10 anos. Uma empresa estatal que dá prejuízo de 600 milhões de reais por ano e que entra em greve a cada 3 meses precisa gerar “agenda positiva” pra agitar os incautos. No dia em que usarem o C390 nos correios, uma carta simples via SEDEX vai custar 1000 reais pra justificar a lavag…digo, o custo operacional. Aumentar a malha aérea dos correios envolve operar em aeroportos pequenos no Brasil, que não tem infra-estrutura nenhuma de pista, pátio, trator, empilhadeira, ambulift etc pra acomodar, carregar e descarregar… Read more »

Last edited 7 meses atrás by Hertz
Nilo

É uma assinatura de memorando de estudos entre duas grandes empresas nacionais, que analisarão fatores que podem ou não ser favoráveis a uma frota própria como qualquer empresa privada de logística, que é isso que é hoje os Correios, levando em consideração que a manutenção pode fazer parte do contrato com a Embraer uma empresa que demonstrou a nível mundial excelência no atendimento de manutenção a seus clientes, tem tudo para dar certo, servindo de vitrine para outras gigantes da logística a adotar soluções de cargueiros da Embraer.

RRN

Isso aí é puro marketing.
O governo novamente quebrou os Correios, que estava muito bem por sinal, mas agora deve até as calça e querem que acreditemos que a Embraer está contente com isso? Fala sério.
É mais fácil a Empresa levar um belo de um calote ou passar vergonha a nível mundial com esses “acordos” que só inocente acredita.

Kommander

“Os Correios, líderes no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil e responsáveis pela atividade postal nacional, são uma empresa pública moderna”

Quando chegou nessa parte aqui, me deu vontade de rir.

Devem ser líder em atrasos, em desvios, em gerar prejuízo, em péssimo atendimento.

Nilo

Quem está rindo além de vc são as gigantescas plataformas de eCommerce, chega os produtos ao recantos de todo o Brasil, coisa que só um Correios poderia fazer sem onerar de forma esseciva o consumidor, papel social, entre outros que uma empresa privada não assumiria.

Fabio Mayer

Já que a FAB diminuiu a encomenda de KC-390, ao menos os Correios poderiam encomendar alguns C-390 como política de Estado: fortalecer os Correios como integrador nacional e apoiar a industria nacional sensível. Dizem que os Correios são deficitários e cheios de problemas. Concordo, mas não se sonhe com privatização deles, nem mesmo com extinção, Correios são uma função inerente ao Estado, não se abre mão dela.

Fabio Araujo

Uma pergunta os correios tem aviões? Que eu saiba eles usam empresas terceirizadas, se não tem vai comprar aviões? Vai exigir que as empresas que atendem eles só usem Embraer? Não consigo enxergar nisso uma boa, sem dúvida seria uma boa ver os E-Jets fazendo voos de carga para os correios mas isso deveria ser uma opção das empresas e não uma decisão dos Correios!

EduardoSP

Isso aí é uma versão da política de conteúdo nacional que vão obrigar a Petrobrás a voltar a seguir.
Vão fazer os Correios comprar/alugar aviões nacionais para substituir os importados.
Custos maiores que ou serão repassados aos consumidores ou reduzirão os resultados dessas empresas.
No caso dos Correios a vantagem é que não vai ter corrupção, pois somente há uma empresa fabricante de aviões. Já na Petrobrás vão retomar a festa no ponto em que ela foi interrompida

Henrique
Nilo

Excelente artigo, afinal a Embraer está vendendo não está doando e que CorreiosLog”o”, venha rápido.

Henrique

Se é pra da dinheiro pra Embraer então da uma isenção tributária, é mais rápido que delírios

Projeto do KC tem mais de 10 anos e o Correios ta pior que Argentina na hora de colocar a encomenda. A Argentina pelo menos tem um desculpa… a dos Correios deve ter sido extraviada ou ficou presa em Curitiba

Last edited 7 meses atrás by Henrique
Gabriel BR

TOP

RRN

O governo atual praticamente quebrou os Correios em menos de um ano e agora vem com esse papo furado de “parceria” com a Embraer.
Veremos outro calote em breve.

EduardoSP

Correios está quebrado há muito tempo. Há alguns anos até colocaram um general lá para resolver o assunto o que, é claro, não adiantou nada.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Os Correios estão quebrados pelo menos desde a década de 80, sempre foi uma empresa deficitária, o problema mesmo foi quando passou a ser uma empresa ineficiente, o que aconteceu mais ou menos por volta de 2000. Mas é a tal coisa: como é que se extingue ou se privatiza uma empresa que consegue (ou ao menos conseguia) chegar a todos os pontos do país, e era responsável, por um tempo, até por algumas políticas públicas como o bolsa-família? Eu penso que os Correios precisam ser modernizados para os novos tempos, em que as encomendas e o tráfego de mercadorias… Read more »

Dudu

Lembro que desde o início do projeto, se falava em uma versão civil, alongada, de 30 metros de comprimento, capaz de transportar 30 toneladas cujo primeiro potencial cliente seria o Correios. Em 2010, uma reportagem confirmou que este planejava constituir uma frota de 20 ou 30 C 390. Então se essa oferta virar venda, que a Embraer aproveite para colocar no mercado brasileiro um C 390 maior, mais capaz e mais veloz e mostre ao mercado internacional mais potencialidades e à versatilidade dessa máquina.

Sucesso à Embraer e aos Correios na empresa.

RPiletti

A empresa Correios em grandes cidades não é competitiva, já no interior no Brasil onde não há lucr,o serve para atender as comunidades distantes. Deveriam rever a área geográfica de atuação da empresa. Olhem o que é o pensamento do ML: Primordialmente, o avião é um 737-800BCF (o BCF vem de Boeing Converted Freighter). Ele tem 15 anos e já transportou passageiros pela Gol com a matrícula PR-GTP, antes da conversão para carga. A aeronave com capacidade de 24 toneladas é parte do investimento de R$ 17 bilhões do Mercado Livre no Brasil. Além disso, a companhia aérea espera entregar… Read more »

pragmatismo

Ótima matéria no sentido de desanuviar os preceitos ou preconceitos ideologizados consideram, a per si, empresa pública como ineficiente.
“Somos os maiores operadores de carga aérea do país isoladamente; nenhuma outra empresa logística tem sequer a metade das linhas aéreas e carga movimentada pelos Correios”.
A ECT é uma empresa tão ruim que o lobby para a sua privatização e a venda de seus ativos a preços de teta são vários.

Henrique

a ETC é tão ruim que mesmo tendo uma enorme fatia do mercado logístico ainda consegue ter prejuízo e ser ineficiente

de graça inda ta caro pra ser preço de teta