Reguladores de companhias aéreas nos EUA iniciaram uma investigação após a capota do motor de um jato Boeing 737-800 ter caído durante a decolagem e atingido um flap da asa.

O voo da Southwest Airlines retornou em segurança ao aeroporto internacional de Denver por volta das 08:15 horário local (15:15 GMT) após partir originalmente para Houston.

A aeronave tinha 135 passageiros e seis membros da tripulação a bordo e subiu a cerca de 10.300 pés (3.140m) antes de pousar, segundo a BBC.

É o segundo incidente esta semana para a companhia aérea, com um voo do Texas cancelado na quinta-feira após um relato de incêndio no motor, disse a AP.

VÍDEO: Boeing 737-800 da Southwest Airlines perde a cobertura do motor

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Kommander

Esse caso da boeing é uma vergonha, várias e várias falhas, estão fazendo vista grossa e colocando a vida das pessoas em risco.

Rinaldo Nery

Esse caso pode ser uma falha de manutenção, e não de fabricação.

Augusto

Já foram detectados vários casos de falhas de manutenção, o que não exclui os de fabricação que apareceram. Em ambos, o que chama a atenção, é a coincidência da existência crescente de políticas inclusivas em detrimento da competência. A United, por exemplo, recentemente estabeleceu uma diretiva de colocar como pilotos uma porcentagem mínima de pessoas com determinados perfis, não escolhidos pela competência profissional, mas sim em razão de “políticas inclusivas e de diversidade”. Os pilotos não serão escolhidos por serem os melhores, mas ao menos serão “assim ou assado”. Dá medo de voar. E essas políticas tem sido incorporadas em… Read more »

Rinaldo Nery

Cultura woke nos EUA. Rússia e China agradecem.

A6MZero

Não importa muito pros investidores as ações da Boeing despencaram ainda mais hoje com essa noticia.

O futuro da Boeing está cada vez mais turbulento…

EduardoSP

O técnico da Southwest não fecha direito o capô do motor e a culpa é da Boeing.

Daqui a pouco vai achar que nesse caso aqui a Boeing também tem responsabilidade.
https://www.flightglobal.com/safety/captain-of-united-737-that-left-pavement-in-houston-wanted-to-expedite-time-on-runway/157644.article

Camargoer.

“737 Max” o quê falta acontecer????

Rinaldo Nery

É um 737-800.

Camargoer.

Eu sei… mas a trocadilho era bom demais para deixar para depois.

Jagder#44

737-800 

Augusto

Surreal a situação da Boeing. Repentinamente, tantos problemas em tão pouco tempo.

Hora de engenheiros serem recolocados em funções de comando e gerenciamento da empresa e de dar tchau para os businessmen, que colocam lucratividades e políticas inclusivas no lugar da competência.

Leandro Costa

O problema agora é que qualquer falha, seja devido à problema de manutenção, azar, pilotagem ou o que quer que seja, se acontecer em um avião da Boeing, vai virar notícia.

Marcus Pedrinha Pádua

Verdade. E é, de certo modo, injusto. Mas, de certo modo, é também culpa da empresa, que realmente tem mudado seu perfil, de foco na excelência em engenharia para foco na excelência em finanças. O lucro vem. Mas o custo desse lucro pode ser muito alto.

Leandro Costa

Eu concordo.

737-800RJ

Isso diz mais sobre a qualidade da manutenção da Southwest do que sobre a qualidade do 737-800 NG e seus componentes.
A família NG tem uma longa história de sucesso com milhares de aeronaves produzidas ao longo dos últimos quase 20 anos.
Tem gente nos comentários confundido com a geração mais recente, a MAX, esta sim, com uma sequência de problemas recentes no projeto e na produção.

Jagder#44

Exato. São milhares de ciclos sem nenhum problema desde 1997/1998.

RenanZ

Seria que nem dizer que alguém pega um carro zero, roda 100 mil km sem sequer uma troca de óleo, aí quando dá problema é projeto mal feito

Realista

Engraçado que o avião que solta pecinha não é da China .. KKKKKKKKKK

Aéreo

Se em um grupo cujo foco é aviação, as pessoas já confundem o 737-800 com o MAX, confundem um problema clássico de manutenção com problema de projeto. Imagina na grande mídia o pessoal que não tem a mínima noção de aviação, a “salada” que se cria.

Marcelo Andrade

existem nesse momento uns 3. 000 737 voando, se ocorre um incidente em 1 o negocio viraliza ja que todo passageiro filma, pronto, acabou o mundo! Fui bombeiro da FAB no Galeão em 1986/87, e vcs nem imaginam o tanto de incidentes que ocorriam e ninguem sabia.

Palpiteiro

O FAA tem 44 mil funcionários . Me parece ser um número muito alto. Poderia ter feito mais em prol a qualidade.

Hertz

É assim que a Trilogia pretende desenvolver a tal mentalidade de defesa ou o objetivo é virar um Aeroin da vida?

adriano Madureira

Nossa, quem foi a Boeing… William Edward Boeing deve estar se revirando no túmulo.

José Aêdo Rocha Junior

Essas ocorrências de abertura dos fan cowl dos motores são em sua maioria falhas de procedimentos de manutenção, como o simples esquecimento de fechar os latchs (travas) após a manutenção ou ajustar a tensão necessária para o travamento correto dos latchs. Esses latchs também tem que serem abertos e fechados em uma sequência determinada prevista no AMM (aircraft maintenance manual). Acredito que esses casos tem mais relação com falhas humanas de manutenção que falhas de materiais. Também não tem nenhuma relação com ser Boeing ou Airbus, casos semelhantes nos A320 com motores V2500 ou CFM 56 são comuns. A evolução… Read more »

Carlos Campos

Se eu fosse voar em breve ia querer um avião EMBRAER ou AIRBUS

Dr. Mundico

Não acredito que seja uma falha estrutural ou do projeto, o que não quer dizer isso não deva ser investigado a fundo e em todas as consequencias.
Parece mais uma negligência na manutenção, talvez pelo uso de materiais/peças de qualidade duvidosa (ou mais baratos) ou pessoal sem capacitação necessária para diagnóstico e reparo.
Ou seja, estão querendo baratear demais uma coisa que não dá para ser barata.

Rui

Afinal não é o que é produzido na China que “cai pecinha”