VÍDEO: Pouso e decolagem do KC-390 da Força Aérea Portuguesa no Aeroporto de Lisboa
Lindo vídeo de pouso e decolagem do Embraer KC-390 da Força Aérea Portuguesa no Aeroporto Humberto Delgado, conhecido como Aeroporto Internacional de Lisboa. Operado pelo Esquadrão 506 – “Rinocerontes” (Rhinos) número de registro 26901.
Portugal formalizou a compra de cinco aeronaves KC-390 (que inclui um pacote completo de suporte e serviços e um simulador de voo) em 2019, com a primeira entrando em serviço em 19 de outubro de 2023.
https://www.youtube.com/watch?v=c5BYCiX67yU
Depois de aterrar, o vento continuou a empurrar o aviao. Essa deu trabalho.
Só se o vento fosse de cauda. E todo pouso é com vento de proa. No máximo, de través.
Pouso manteiga!
Também, depois daquele pouso em Lages, com vento cruzado….
Estava pesado em…
Máquina linda…
imagina quando colocarem um wing let é um LEAP 1A!
Não vai ter winglet. A ponta da asa dessa aeronave já foi desenvolvida com um salto tecnológico. Colocar um winglet seria um atraso tecnológico. Veja diferença dis E1 para E2: sem winglet.
Este vídeo é a prova contundente que a Terra não é plana.
Que avião lindo.
Com essa pintura cinza parece ficar mais imponente ainda.
Com todo respeito aos editores, não vejo nada nessa matéria. O que acrescenta?
Que isso coronel, eles mostra que o avião pousa!!! Kkkk
São vídeos bonitos. Isso é legal também.
Às vezes é bom uma matéria mais leve no meio de conteúdos mais pesados. Certamente algum editor assistiu o vídeo, achou interessante e decidiu compartilhar com os leitores.
Acredito e concordo, que seja no sentido do orgulho de ver o 390 operando não somente pela FAB, mas no seu primeiro cliente internacional e muito em breve serão outros. Sinto muito orgulho e satisfação, acredito que você também.
Ver um avião BR sendo operado por um cliente estrangeiro e com essa maravilhosa pintura, que realça a beleza da aeronave BR.
Quer mais do que isso?
Sim, quero. Há muito mais que um simples pouso e decolagem.
Deixa de ser “chato”
Mas tambem não deixa de ser verdade que a FAP esteja fazendo coisas mais interessantes :
“Em São Tomé e Cabo Verde, Força Aérea Portuguesa vigia o Golfo da Guiné”
https://www.cmjornal.pt/mundo/africa/detalhe/em-sao-tome-e-cabo-verde-forca-aerea-portuguesa-vigia-o-golfo-da-guine?ref=África_DestaquesPrincipais
Alguém tem uma foto da porta traseira aberta, que mostre como a peça aerodinâmica nela fixada, que completa o contorno dos sponsons, se encaixa na fuselagem?
Até hoje não não consegui visualizar como a porta, ao abrir para cima, “recolhe” essa peça aerodinâmica.
Na reportagem abaixo dá para ver fotos da porta fechada e aberta, evidenciando o tamanho dessa peça, que é bem grande.
Se tivesse um vídeo dela abrindo seria melhor…
https://www.aereo.jor.br/2022/08/27/kc-390-mais-capaz-do-que-o-previsto/
Aproveitando o belo vídeo, a impressão é que eles estão usando intensamente o equipamento, tanto que poucos dias (?) após a entrega já estava voando para os EUA para buscar helis.
Pelo pouco que sei, não ocorreram problemas de monta, a aeronave se sai muito bem nas missões.
No Instagram se vê alguns posts mostrando cotovelos doloridos dos patrícios, não sei se viram.
E tudo isso é muito bom, a FAP está usando um belo e eficiente aparelho e mostrando aos atentos olhos do mundo sua qualidade.
Obrigado pela partilha das minhas imagens, este avião é sempre um destaque quando vem a lisboa. Tenho mais vídeos no canal sobre o KC390. Futuramente a esquadra irá receber a 2a aeronave e irei trazer novidades.
Sou inscrito no seu canal! Parabéns pelo trabalho de alta qualidade. E claro, os melhores vídeos são do KC-390 😀
Recentemente 2 kc 390 da FAB passaram por Portugal, um foi pra Inglaterra não sei pra que e outro foi buscar um Hermes 900 em Israel
Durante os anos em que viajei para a Europa em aeronaves Hércules C-130, éramos sempre alertados sobre a possível ocorrência de tesouras de vento (windshear) no aeroporto de Estoril. Esse receio se deve a um acidente com perda total de um Douglas C-54 brasileiro provocado pelo referido fenômeno. O C-54 transportava as urnas funerárias dos militares brasileiros mortos na segunda guerra mundial. Hoje os despojos dos 460 praças e oficiais descansam em paz aqui pertinho da minha casa. Estão no panteão do Monumento aos Mortos, no aterro do Flamengo.
Sugestão aos editores: Trazer uma reportagem com as impressões da força aérea portuguesa sobre os pontos positivos e negativos do KC-390.