Ao iniciar uma visita de estado de três dias ao Brasil, o presidente francês Emmanuel Macron reacendeu o assunto do Rafale e considerou que “nada está perdido”

O Rafale um dia será exportado para o Brasil? Há cerca de dez anos, o Brasil optou por equipar sua Força Aérea com caças Gripen NG da sueca Saab, em detrimento do Rafale da Dassault Aviation. Mas quando o presidente francês, Emmanuel Macron, iniciou uma visita de três dias ao Brasil , ele elogiou o renascimento da parceria com o Brasil e manteve a esperança de que um dia os brasileiros acabariam por comprar aviões de combate da França.

O chefe de Estado iniciou nesta terça-feira uma visita de três dias ao Brasil com o objetivo de “abrir uma nova página” entre os dois países após os anos “difíceis” do presidente de extrema direita Jair Bolsonaro (2019-2022), disse ele à comunidade francesa em São Paulo. Esta visita permitirá desenvolver a cooperação transfronteiriça com a Guiana Francesa na luta contra a mineração ilegal de ouro e para o desenvolvimento económico da Amazónia, respeitando a sua biodiversidade, explicou.

Os dois países também vão cooperar num “novo programa de submarinos” , particularmente de propulsão nuclear, também estão trabalhando juntos na construção de helicópteros, afirmou. “E quem sabe relançar a discussão sobre o Rafale porque considero que nada está perdido”, lançou o Chefe de Estado. A França há muito espera vender Rafales ao Brasil, antes de finalmente encontrar os seus primeiros clientes de exportação no Egito, Qatar, Índia. O Rafale é uma aeronave de combate multifuncional, capaz de realizar missões de defesa aérea, reconhecimento ou bombardeio.

FONTE: AFP, via Capital.fr

LEIA TAMBÉM:

Lançamento do ‘Tonelero’, o terceiro submarino Scorpène inteiramente feito no Brasil

Subscribe
Notify of
guest

306 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments