As interrupções na entrega do caça F-35 Joint Strike Fighter estão criando dores de cabeça para os compradores europeus, já que alguns países enfrentam um possível déficit de capacidade e atrasos na formação de pilotos e engenheiros de manutenção.

A Dinamarca está explorando como lidar com um cronograma de entrega atrasado, incluindo a possibilidade de emprestar ou comprar aeronaves de outros usuários do F-35. A Noruega disse que há um risco de que a capacidade operacional total de sua frota de F-35 seja adiada.

As entregas do F-35 estão suspensas enquanto a Lockheed Martin luta para completar uma atualização conhecida como Technology Refresh 3, inicialmente planejada para o verão de 2023. Enquanto a empresa ainda visa o segundo trimestre para a aceitação do software TR-3, o terceiro trimestre é um cenário mais provável, disse o CEO da Lockheed Martin, Jim Taiclet, em janeiro.

Os atrasos ameaçam frustrar os planos da Dinamarca e da Bélgica de substituir suas frotas de caças F-16, com mais de 40 anos. A Dinamarca tem quatro F-35s no país, de 27 encomendados, enquanto a Bélgica está programada para receber o primeiro de 34 caças stealth em 2024, um marco já adiado desde o ano passado.

“Estamos progredindo na entrega das primeiras aeronaves configuradas com TR-3”, disse a Lockheed Martin em um comunicado, sem dizer quando os compradores europeus receberão seus próximos aviões. “As entregas aos clientes serão informadas com base no cronograma de testes restante do TR-3.”

A Dinamarca disse na semana passada que a Lockheed Martin tem como alvo o TR-3 para cerca de julho, mas corre riscos de atrasos. É muito cedo para dizer o que os atrasos significariam, disse o ministro da defesa do país.

Por enquanto, a Dinamarca ainda realiza tarefas operacionais com aeronaves F-16, “mas se o atraso na entrega do F-35 continuar, pode haver consequências”, disse Hans Peter Michaelsen, um analista militar independente e ex-major da Força Aérea Real Dinamarquesa.

O entrave vem em um momento de alta tensão na Europa, após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022. Os jatos de combate da OTAN foram acionados mais de 300 vezes no ano passado para interceptar voos militares russos, principalmente sobre o Mar Báltico, após 570 interceptações em 2022. O Reino Unido, Noruega, Países Baixos e Itália desdobraram seus F-35s para missões de policiamento aéreo sobre o Báltico e o Atlântico Norte.

O Ministério da Defesa da Dinamarca pediu ao comando militar conjunto e à sua organização de aquisições “para explorar uma série de opções que poderiam mitigar as implicações no cronograma de implementação do F-35 dinamarquês caso ocorra um atraso”, disse em um comunicado.

As opções incluem repatriar alguns dos seis F-35s da Dinamarca atualmente estacionados na Base Aérea de Luke nos EUA para treinamento, possivelmente com apoio de outras nações para que a instrução de pilotos dinamarqueses possa continuar. Outra seria comprar ou emprestar aeronaves de outros operadores do F-35.

“Se as entregas planejadas do F-35 escorregarem para 2025 e os F-35s dinamarqueses não puderem ser temporariamente retirados da Base Aérea de Luke, prevejo consequências operacionais e de treinamento”, disse Michaelsen. Embora ele não espere que as tarefas de Alerta de Reação Rápida sejam afetadas, ter apenas quatro aeronaves na Dinamarca poderia complicar a manutenção do status operacional para pilotos e técnicos.

O ministério da defesa investigou se os EUA podem fornecer F-35s adicionais para treinamento, o que permitiria à Dinamarca retirar aviões da Base Aérea de Luke para evitar um atraso no aumento de sua capacidade de F-35, segundo o analista.

Noruega e Países Baixos enfrentam menos urgência, já que já operam a maior parte de sua frota de F-35. A Força Aérea Real Norueguesa aposentou seus F-16s em 2022, e a Força Aérea Real Holandesa planeja fazer o mesmo até outubro.

A Noruega tem “aeronaves suficientes disponíveis para atender aos requisitos operacionais e de treinamento atuais”, disse Endre Lunde, conselheiro na Agência Norueguesa de Material de Defesa. “Como os EUA e outros parceiros no programa JSF, não receberemos mais aeronaves até que uma solução seja encontrada para os problemas atuais relacionados às atualizações do TR-3.”

A Noruega tem 34 F-35s no país e seis nos EUA para treinamento, de um total de 52 aviões encomendados. A entrega das aeronaves restantes, originalmente programada para 2023 e 2024, ainda está para ser confirmada.

Enquanto isso, a Holanda recebeu 39 de seus 52 F-35s, com oito aeronaves nos EUA para treinamento. O Ministério da Defesa Holandês recusou-se a comentar antes de um relatório de progresso ao parlamento no final deste mês.

“Para Noruega e Países Baixos, não prevejo grandes consequências, já que ambos os países já alcançaram um status operacional limitado com seus F-35s, mas a data de operação plena provavelmente será adiada”, disse Michaelsen. “Um atraso na entrega para outros clientes europeus – Bélgica, Finlândia, Polônia e Alemanha – provavelmente significará que esses países terão que operar seus caças legados por um tempo prolongado.”

A Força Aérea dos EUA realizou o primeiro voo de um F-35 na configuração TR-3 em janeiro de 2023. O upgrade fornece ao F-35 mais poder de computação como a base para as capacidades modernizadas do Bloco 4, incluindo novos sensores e capacidades de guerra eletrônica aprimoradas.

Clientes do F-35 Entregues até 18 de março de 2024
(fonte: Lockheed Martin)
Encomendas
Bélgica 0 34
Dinamarca 10 27
Itália 24 90
Países Baixos 39 52
Noruega 40 52
Reino Unido 35 138

“Mesmo após a conclusão do TR-3, esperamos que leve algum tempo para eliminar o atraso na entrega das aeronaves”, disse Lunde. “Nossa expectativa atual, no entanto, é que seremos capazes de receber todas as aeronaves norueguesas até o final deste ano, ou durante o primeiro semestre de 2025 no mais tardar.”

Há um efeito cascata nos upgrades planejados para as aeronaves da Noruega na configuração TR-2, com o impacto no cronograma ainda incerto, disse Lunde. Os atrasos representam um risco para alcançar a capacidade operacional plena em 2025, embora o principal risco para esse marco seja a falta de pessoal de manutenção treinado, disse ele.

Para alcançar a capacidade operacional plena, a Noruega requer tanto um número suficiente de aeronaves quanto as capacidades do TR-3, incluindo a integração do Joint Strike Missile, de acordo com Lunde. O JSM é um míssil de cruzeiro sendo desenvolvido pela Kongsberg e RTX, projetado para ser lançado a partir do compartimento de armas interno do F-35.

A Bélgica, que esperava receber seus dois primeiros F-35s em 2023, disse em dezembro que agora conta com oito jatos para serem entregues para treinamento de pilotos e engenheiros belgas a partir deste verão. A Polônia também está programada para receber seu primeiro F-35 este ano, após encomendar 32 aviões em 2020.

O Reino Unido recebeu 35 aeronaves das 48 esperadas até o final de 2025 e, em dezembro, formou seu segundo esquadrão para operar o F-35 Lightning II. As 13 aeronaves devidas até o final do próximo ano estão na configuração TR-3, e o Reino Unido está trabalhando com o escritório do programa conjunto F-35 para entender o impacto do atraso.

“Atualmente, não antecipamos uma falta na capacidade de construir a força Lightning do Reino Unido para a capacidade operacional plena”, disse o Ministério da Defesa.

O ministério da defesa da Dinamarca disse que não espera que os problemas afetem a doação planejada de aeronaves F-16 para a Ucrânia, enquanto a Noruega disse que os atrasos do F-35 não impactarão a entrega de F-16s para parceiros internacionais, seja por venda ou doação.

FONTE: Defense News

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Orivaldo

Rapaz, a Holanda daquele tamanho tem 39

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, os holandeses são participantes do programa de desenvolvimento e encomendaram até agora 52 aviões (o contrato original de 2013 foi de 37 aviões, ampliado em 2019 para 46 e recentemente para 52).

Mas originariamente eles pretendiam comprar 85 caças F-35, quantidade que foi reduzida devido ao aumento dos custos.

https://www.aereo.jor.br/2012/04/15/holanda-vai-comprar-menos-cacas-f-35-do-que-o-planejado/

Nilton L Junior

Os Rothschild vão bancar

Rodrigo

Esses rothschild bancam até hoje Israel, não posso falar mais que isso.

Jorgemateus77

Se isso não é um absurdo em todos os sentidos da palavra não sei o que é

Orivaldo

Impressionante. Saberia me dizer os números dos F35 de Israel ?

Fernando "Nunão" De Martini

Sobre Israel: https://www.aereo.jor.br/2023/07/02/israel-informa-aquisicao-de-mais-25-cacas-f-35-adir-para-formar-terceiro-esquadrao/ Já sobre a Holanda, não considero tão impressionante o fato de reduzirem, cerca de 10 anos atrás, o contrato pretendido de 85 para 37 aviões por causa de custos acima do esperado. Impressiona mais, positivamente, a capacidade de retomarem aos poucos uma parte do número desejado com pequenos contratos adicionais, chegando a 52 encomendas. O fato é que reduziram o número de esquadrões nesse processo de reequipamento, o que várias forças aéreas também tiveram que fazer ou estão fazendo devido aos custos maiores de aeronaves de gerações mais recentes (um exemplo que volta e meia comento é… Read more »

Rodolfo

E Cingapura que é menor que a cidade de SP em area vai ter 20, 12 versao de decolagem vertical e 8 da versao A.

LUIZ

Ainda criticaram a Rússia pelo atraso na entrega do sistema S-400 a Índia.

paulo

A Rússia pela sua independência sempre será criticada. O fisiologismo é um abismo que leva os incautos.
Sds

Joanderson

Ótimo comentário.

paulo

Obrigado, Joanderson.
Bondade sua.
Sds

Felipe M.

____
____

COMENTÁRIO APAGADO POR FOMENTAR BRIGA TOTALMENTE INÚTIL PARA O DEBATE.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 8 meses atrás by Felipe M.
sergio S.

Vai la no forte para vc ver…é pior ainda kkkkkkkkkkkkkkkk

AVISO DOS EDITORES:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

LUIZ

Tô achando estranho quase ninguém comentando no site do Valduga. Parece que outros foram banidos como eu.

AVISO DOS EDITORES:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

paulo

____
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COMENTÁRIO APAGADO POR BRIGA INÚTIL PARA O DEBATE.
JÁ ADVERTIMOS PARA FOCAREM NO TEMA DA MATÉRIA, SEM BRIGAS PESSOAIS.
LEIAM AS ADVERTÊNCIAS E SIGAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Giora Epstein

Por “independência” leia-se expansionismo e imperialismo que culminou na invasão de um país vizinho por pretextos falsos como “expansão da OTAN”

Marcelo

Invasão do iraque : o iraque possui armas de destruição em massa,a mentira do século,americanos estão la ate hoje com várias bases espalhadas no iraque.
O negócio é o seguinte quem contar a melhor mentira leva o prêmio kkk.

AVISO DOS EDITORES A TODOS NESTA SEQUÊNCIA DE COMENTÁRIOS: A DISCUSSÃO ESTÁ FUGINDO TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA E VIRANDO APENAS DISPUTAS PESSOAIS.

VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

paulo

Disseste bem, só que ao inverso.

LUIZ

Os S-400 não tem uma dezena de países participando do seu desenvolvimento e fabricação diferente do F-35. E também a Rússia não tem 100% autossuficiência na área militar ou áreas civis.

Bigliazzi

A Rússia tem um PIB menor que o do Brasil… São uma piada mundial… 3 dias em Kiev… 3 semanas em Paris.

Giora Epstein

Você está realmente querendo comparar um sistema SAM que entrou em serviço em 2007 com um caça de quinta geração inovador em uma série de aspectos e que por sinal não teria sido detectado por esse mesmo S-400 sobre a Síria?

https://theaviationgeekclub.com/russian-s-300-and-s-400-air-defense-systems-are-unable-to-detect-israeli-f-35s-flying-over-syria/amp/

Maurício.

“não teria detectado”

Suposição por suposição, o S-200 teria danificado um F-35 de Israel, também na Síria.🤷🏻‍♂️

https://www.aereo.jor.br/2017/10/17/segundo-site-russo-f-35-israelense-foi-danificado-por-misseis-sirios/

Bigliazzi

Não é verdade

Maurício.

O programa inteiro do F-35 é um atraso, só não vê quem não quer! Em pleno 2024, ano que teoricamente o F-35 já deveria ter substituído todos os F-16, mas na realidade, o bom e velho F-16 é que ainda segura as pontas.

Rui Mendes

Diz isso, quem desculpa o gigante atraso do SU-57 e a retirada do “melhor mbt do mundo” o moderníssimo Armata.
O F-35 já tem muitas centenas de caças entregues, de 3 versões.

Last edited 8 meses atrás by Rui Mendes
Maurício.

“Diz isso, quem desculpa o gigante atraso do SU-57.”

O atraso do Su-57 anula o atraso do F-35? O F-35 ainda é um avião com problemas, não está totalmente operacional e ainda atrasa as entregas, e isso é um fato! O resto é choro e mimimi.

Henrique

programa do F35 é imensamente maior que o do SU57 kkkk

SU57 só tem um comprador e é sou umas ~70 unidades e ainda assim não consegue entregar nenhum que não seja protótipo, quiçá a alguma coisa operacional

diferente do F35 que ja é operacional que tem 3 versões e mais a de Israel que é quase outro avião

Bigliazzi

O Su-57 é o singelo “guarda roupa voador”.

Orivaldo

Só 1000 F35 entregues. Quantos Su57?

Maurício.

“Quantos Su57?”

Quem trouxe o Su-57 para o debate foram os fãs do F-35, ou seja, você que deve saber. Agora, quantos desses 1000 F-35 estão totalmente operacionais, sem nenhum tipo de restrição?
Como dizem por aí, “ter não significa operar”.

https://www.aereo.jor.br/2022/10/05/cacas-f-35a-da-coreia-do-sul-operacionalmente-despreparados-234-vezes-em-um-periodo-de-18-meses/

Orivaldo

Quantos Su57 estão operacionais ? Se bem que eles realmente são invisíveis na Ucrânia, nem os.proprios Russos sabem onde estão

Rodrigo

Os su 57 estão guardados, as duas unidades versão desfile, para os desfile, tem a versão eventos tb para mosresr em feira, versão combate ta na prancheta ainda.

Giora Epstein

Não ter também significa não operar!

Esse é o dilema da VKS com o Su-57..rs!

Bigliazzi

Mais de 1.000 produzidos…

Bigliazzi

O singelo “guarda roupa voador” dos patéticos Russos.

Bigliazzi

Tem razão, um pouco mais de 1.000 produzidos… Quando tiver 50 anos do primeiro voo como o F-16 acho que estará bem arrumado. O F-16 já era um caca consolidado, aprovado em combate quando mais da metade da frequência desse Blog nem tinha nascido. O F-35 não é o futuro, é a realidade que domina os céus por onde eles voam.

André Macedo

Se tá atrasando pros EUA que são o principal cliente, vai ter pra Bélgica e Finlândia?

Kkkkkkkkkkkkk esse programa é uma piada, a Lockheed recebe pela venda de um protótipo, depois recebe pela venda de atualizações que sequer existem no momento (fora a gambiarra temporária no motor), o sonho de todo comerciante.

Giora Epstein
André Macedo

E daí? A notícia é sobre o Su-57?

Maurício.

comment image

Rui Mendes

As actualizações, são necessárias e estão a ser feitas, porque vale a pena, para ter o melhor caça militar do mundo. Depois claro que tem que ser pago, tanto pela Lockheed, como pelos sócios do programa e clientes.
Se calhar desconheces, que os países sócios do programa, recebem uma parte dos lucros, de cada F-35 vendido, não???

André Macedo

Vale sim, vale muito a pena ter o melhor caça do mundo com apenas 55% de prontidão kkkkkkkkk joga um cara ou coroa, depois inventa a atualização XX-2000 e cobra mais uma graninha, depois cobra mais pra resolver o problema no motor…

É óbvio que os sócios recebem parte dos lucros, eles produzem componentes pra essa bomba, só não entendi o que isso tem a ver com meu comentário, a LM continua recebendo a imensa maioria dos lucros.

RPiletti

E o NGAD?
Acredita-se que o caça surgido do programa NGAD deva entrar em serviço até o final da década.”
Mesmo sendo os EUA, há equipes para tantos projetos complexos?

Rodolfo

O NGAD deve ser anunciado ate 2025, entre Boeing e Lockheed. A meta na adm Trump era reduzir custos e projetar aeronaves com funcoes especificas de maneira mais rapida, como era ate os anos 70. A funcao de NGAD seria substituir o F22 especificamente no teatro do Pacifico. Mas dai o programa expandiu e incluiu o Collaborative UCAV program que pretende produzir pelo menos 1000 aeronaves. Ja se fala que cada NGAD tripulado vai custar mais de 300 milhoes de dolares e em se tratando de programas militares, o Pentagono e as empresas de defesa sao famosas por prometer demais,… Read more »

Rodolfo

O bizarro nesse atraso todo de TR3 e Block 4 foi o anuncio de maturidade do programa há algumas semanas e produçao em cadeia maxima, sabendo que a USAF so ira aceitar entregas quando o TR3 estiver certificado.

Rui Mendes

Não é só a USAF, são todos os sócios do programa e clientes.

Clésio Luiz

Eu tiro o meu chapéu para os vendedores da Lockheed. Mesmo com toda a palhaçada que foi (na verdade ainda é) o desenvolvimento da aeronave, com todos os problemas divulgados para quem quisesse ouvir, conseguiram vender toda a produção disponível.

Aos que compraram, o meu riso, porque por falta de aviso não foi.

Makarov

Só estão comprando essa bomba por falta de opções, estão cientes que compraram um Marea.

Last edited 8 meses atrás by Makarov
JHF

Meio off Topic, o Marea era e continua sendo um exelente carro. Só levar em conta as notas corretas de manutenção e aquele motor de 5 pistões funciona perfeitamente. Quem colocou óleo barato e levou no Zé da esquina para trocar filtro é que se ferrou feio com o Marea.

Giora Epstein

E quem não consegue sequer desenvolver um caça de quinta geração mas o vende como tal, é incompetência ou desonestidade?
https://www.gbnnews.com.br/2020/06/o-su-57-e-realmente-um-autentico-caca.html

Rui Mendes

Estão????
Se le-ses um bocadinho só, de revistas militares, com os próprios militares, pilotos de caças, de fragatas, submarinos, mas neste caso, pilotos de caça, saberias, que eles sabem, que compraram o melhor caça existente, nada a ver com SU-57 e o caça de papel, Checkmat.
Porche que virou Marea, é o do vosso adorado mentiroso-mor, o Armata.

Rodolfo

Apesar dos problemas, essa aeronave vai continuar evoluindo. A capacidade dessa aeronave de coletar inteligência está alem de qualquer outro aviao em atividade. O ministro de Cingapura, país que é membro do programa, recentemente relatou no parlamento o uso da aeroanave para detectar a localização de baterias anti aerea na parte oriental da Ucrania sob dominio dos russos. Relata-se que os F35 estao voando sobre o Mar Negro e sendo usados para monitorar o lançamento de misseis cruzeiro da Russia e alertar as forças ucranianas. O Block 4, apesar dos atrasos, vai aumentar ainda mais o gap com novos sensores… Read more »

JHF

Ainda bem que a OTAN não entrou no TO da Ukrania, neh?

Rodolfo

Eles nao entraram oficialmente, mas por relato do Putin, existem soldados franceses, ingleses e americanos prestando assistência ao exercito ucraniano desde Fevereiro de 2022. O uso do F35 sobrevoando do Mar Negro, Romenia, Polonia e usando seus sensores para monitorar o espaço aereo Ucraniano parece logico dentro desse contesto.

Rui Mendes

Singapura é cliente, não é sócia do programa, ou estou enganado e esqueci-me de Singapura, mas acho que não.
Sócio de nível 1, Reino Unido.
Nível 2, Itália e Holanda.
Nível 3, Dinamarca, Noruega e Turquia.
Acho que é isto.

Rodolfo

Singapura entrou no programa em 2003 na mesma categoria que Israel: Security Co-operation Participant (SCP).

Orivaldo

Pq seu Riso ? A Holanda deve ter mais caças de quinta geração que a Russia

Giora Epstein

Reino Unido, Noruega e Itália também.

Jorgemateus77

Acho q brasileiro ñ pode rir da Holanda e muito menos da Rússia no quesito caças

Jorgemateus77

Coitados…. em 2030 estarão chorando por estarem com F-35 enquanto o Brasil estará desfrutando do super caça dos caças Gripen E

Rodrigo

E ainda enrolados com o sub nuclear que não sai antes de 2040, podem printar

Camargoer.

Existem dezenas de F’16 estocados no deserto dos EUA… b’ora usar como “tampax”

Palpiteiro

Qual seria a necessidade de se usar F35 para se escoltar aviões indo e vindo de kalingrado? Um F16 me parece ser bem mais econômico para isto.

Marcelo Andrade

Olha, achei que era só no Brasil!

Nelson Junior

Vende igual pão quente !
E olha que “não presta” segundo os entendidos

Leandro Costa

Rapaz… os comentários parecem mais uma partida de ping-pong com dez de cada lado daquela mesinha pequena, com a rede já removida, lotados de metanfetaminas com cada lado tentando cortar o outro e nenhum lado acertando a bola na mesa. Tá difícil 😛

Marcelo Baptista

kkkkkkkk

Jagdverband#44

Houve época em que o fusca era assim também. De tão bom, a fábrica não dava conta, e faltava fusca nas concessionárias.

F35 vende mais que fuscas e pão quente.

Jorgemateus77

Impossível…. de acordo com os entendidos o caça é mais ruim que bater em mãe, e quem tem é troxa

Leandro Costa

“Mais ruim” chegou à doer aqui.

Orivaldo

Ok Jogemateus777777. Então qual caça é bom pra você?

JapaSp Jantador

Esse caça é tao tecnológico que parece alienígena. Russos nao tem a menor chance no ar.

Orivaldo

Coitados dos Pobres Russos. 3 Esquadrões de F22 já dão conta do Recado

Maurício.

Por enquanto, a única coisa que o F-22 deu conta, foi de balões…😂

Giora Epstein

O Su-57 nem isso…

Nelson Junior

Pra que tanto

Eduardo Jardim

Boa noite foristas. Com a desativação dos F5 e A1 o F35 poderia colocar a FAB na 5° geração. Para efeitos de debate, um F35, em termos de capacidade de combate, equivale a quantos Gripen? Porque se um F35 equivale, por exemplo, a dois Gripens então, 18 F35 e 66 Gripens seriam uma força de combate hegemônica na América do Sul. Claro…sei que em termos de relação custos vs capacidade de combate os custos pesam muito mas dado as nações que operam o F35 o Brasil, se quisesse, com uma realidade orçamentária diferente poderia arcar com essa operação. É um… Read more »

Dexter

66 Gripens “já” seriam, uma força de combate hegemônica na América do Sul, nem precisaria de F35 aqui.

BraZil

“Melhor do mundo” gente… galera ainda não entendeu que não existe expressão mais tola que essa…generalismos ridículos caindo por terra na realidade prática e inclemente da guerra. como foi postado aqui outro dia: a guerra é muito honesta, no sentido de ser inclementemente verdadeira…