ESPECIAL: Caça Gripen no Domingo Aéreo na Base Aérea de Belém (PA)
Por Joaquim Neto
No domingo chuvoso de ontem, desafiei as previsões meteorológicas, armado de câmera e acompanhado por meu filho e esposa, para registrar o domingo aéreo na Base Aérea de Belém (BABE). As imagens que compartilho aqui foram capturadas sob essas circunstâncias improvisadas, um testemunho do meu esforço em conciliar as responsabilidades parentais com a paixão pela aviação.
À minha chegada, a presença marcante de uma multidão, desafiando igualmente a chuva, foi a primeira surpresa do dia. Contrariamente ao que se poderia esperar, o clima não afastou os entusiastas, que, como eu, aguardavam ansiosos pela oportunidade de avistar de perto o novo caça Gripen da FAB, o protagonista do evento.
Minhas expectativas em relação ao Gripen, alimentadas por comentários frequentes sobre suas dimensões modestas, especialmente em comparação com outras aeronaves militares como o Mirage, o Xavante e o AMX que conheci, sofreram um ajuste imediato. Ao contrário da impressão inicial de que encontraria um jato diminuto, deparei-me com uma máquina imponente e com seu armamento moderno.
Não pude deixar de notar a ironia do Gripen, uma criação do frio norte europeu, sendo submetido ao teste das condições de umidade e calor típicas da nossa região. Embora para nós, habitantes locais, o clima fosse considerado moderado, imagino que para os padrões escandinavos, representasse um desafio considerável.
As fotos, apesar das limitações impostas pelo cenário e pela necessidade de cuidar de meu filho durante o evento, são um relato visual da minha jornada nesse dia.
Olha o Meteor e Iris-T …..para os incrédulos …rs
Bom D++
e o Carrinho “Prototipo, Não para a Bomba MK84”
Isso é bom ou ruim? Se bom, a que tipo de nível de poder? (Sou novo e estou aprendendo)
São mísseis de excelência, tipo isso.. me explica
Dentro de suas categorias, IRIS-T – dentro do alcance visual e Meteor – além do alcance visual, são os melhores do mundo, conforme algumas fontes. A FAB nunca teve armas nesse nível de estado da arte.
Perfeito, na função de defesa aérea e interceptação é o que existe de melhor ….para calar os críticos de plantão ……
Belas fotos! Do IRIS-T sabíamos, mas o Meteor foi uma surpresa. Listras azuis geralmente indicam mísseis inertes. Pelo o que pesquisei é válido para ambos, que na versão “real” geralmente tem listras amarelas e marrons (pelo menos nos países que eu vi, talvez isso mude de cliente para cliente). Sobre o IRIS-T, achei interessante que ele parecer não ter marcação alguma visível. Curioso. Não imagino que levariam misseis reais só para uma exposição. Se forem, será que teremos um teste de disparo real em breve por aqui? Espero que voltem a fazer esse evento em BH também (e se voltar… Read more »
Quando expõem os caças com os mísseis, estes estão “vivos” ou retiram a ogiva? Acho que devem retirá-las mas não tenho certeza.
O Meteor exposto é só de manejo, treinamento, simulando o peso e dimensões do míssil real.
Isso é indicado pelas faixas azuis no corpo do míssil. Nesse caso ele não tem propelente (faixa azul mais atrás), carga explosiva (faixa do meio) nem autodiretor (faixa da frente).
Faixas amarelas / marrons indicariam a presença de um, dois ou três desses itens no míssil.
No caso do IRIS-T não dá pra ver direito, mas em outras fotos do evento me pareceu ter faixas azuis sob as correias de fixação no carrinho.
👍👍👍👍👍
Não se retira carga explosiva de míssil. Está no corpo dele. A não ser para verificação de estabilidade após o vencimento.
No caso específico do Meteoro a ogiva é parte estrutural do míssil.
Pior ainda. Ou seja, não dá pra retirar. Grato.
👍👍👍👍👍
Muito bom!
Obrigado pelas excelentes fotos Joaquim Neto. Que evento inesquecível, heim?
De nada, queria ter ficado namorando o Gripen por 1h, mas o moleque tava agitado ,kkkkk, deu para visualizar muito bem as modificações nas asas.
Obrigado pelas fotos Jõao Neto.
De nada , moleque tava elétrico queria ter ficado namorando o caça 1h ,detalhe por detalhe,mas não deu,esse versão já possui a modificação nas asas.
Para quem ainda não reparou, uma boa visão dos elevons novos de maior área instalados (corroborando imagens em voo e vídeo, publicados em matérias de alguns dias atrás), que seguem um desenho “reto”, sem “dente”, nos bordos de fuga
Se o Gripen C liso já possui uma “tamanho radar” pequeno, imagino que ter os bordos de fuga reto diminua um pouco também.
Eu até reparei isso, mas fiquei duvidando dos meus olhos.
Chuva em Belém? Quase nunca acontece… rsrsrs
Habemus Meteor !!!
Todos falam do sensor, mas minha dúvida de meses segue existindo: a sonda de REVO.
Aproximei as fotos e não vi sequer evidência dela estar recolhida, com o recorte de seu painel não aparecendo, como os outros aparecem.
Uma exibição estática seria uma ótima oportunidade para mostrá-la também.
Alguém poderia confirmar se já a viu em alguma das aeronaves que já estão aqui?
A sonda é retrátil. Fica do lado esquerdo do piloto. Quando é preciso fazer o REVO, ela sai da fuselagem. Quando termina o REVO, a sonda é recolhida.
“Aproximei as fotos e não vi sequer evidência dela estar recolhida, com o recorte de seu painel não aparecendo, como os outros aparecem.”
Os ângulos das fotos são os mais adequados para ver a porta do compartimento do probe retrátil. Teria que ser um pouco mais do alto para você ver o contorno da porta.
A câmera teria que estar mais elevada, como esta foto de Gripen C abaixo, com o probe exposto.
Aqui dá pra ver claramente, até destacado.
Ótimo ângulo desta imagem, BK.
Ela também permite comparar as raízes dos bordos de ataque dos canards, que nas fotos do 4100 em Belém dá pra ver que se deslocaram alguns centímetros para a frente (isso porque os canards também ficaram ligeiramente maiores, complementando a mudança dos elevons).
É só comparar a distância em relação ao sensor instalado na carenagem logo à frente do canard:
Realmente, caro Nunão. As fotos de cima não deixavam ter uma conclusão precisa sobre essa diferença.
Aproveitando a foto, tá na hora de trocar os sapatos (pneus) do Gripen o 4100 tem voado bastante pelo visto.
Pneu de caça gasta muito rápido, é assim mesmo.
É pneu slick, pra ter mais aderência em pista seca. Dá pra ver que ele tem uma listra branca já sumindo, o que indica que é composto duro que gasta menos mas também fornece menos aderência.
Hehehe…boa!
Fico bastante curioso como deve ser fazer a “mira” no reabastecimento com o probe localizado nessa lateral, mais para trás…
Quando fica na frente, como no F-5, já vi várias fotos que mostram o probe, a aeronave abastecedora e a “cesta” no mesmo campo de visão, o que eu imagino que facilita bastante.
Com o probe para trás, o avião abastecedor está na frente, a cesta se deslocando e o probe mais atrás. Confuso, mas eu chutaria que fica “mirando” o tempo todo na cesta.
O piloto deve se concentrar no HUD e não na cesta, senão ele vai fazer correções exageradas e errar o alvo. Ele mantém a “mira” alinhada a um ponto de referência do avião reabastecedor de forma que a cesta deste consequentemente se alinhe ao probe, ajudada pela aerodinâmica. Tem vídeos e depoimentos de como isso funciona, numa campanha de REVO dos pilotos tchecos de Gripen. https://www.aereo.jor.br/2012/03/11/la-vem-a-cesta-fotos-e-depoimento-sobre-como-e-reabastecer-o-gripen-em-voo/ https://www.aereo.jor.br/2012/03/24/la-vem-a-cesta-parte-2-video-dos-pilotos-tchecos-de-gripen-treinamento-revo/ “Para fazer uma boa conexão, o piloto deve fazer correções de no máximo 20 cm, quanto à posição relativa da aeronave. Ele não deve concentrar sua atenção na cesta, e sim apenas ajustar… Read more »
Perfeito. Acho ainda que os espelhos retrovisores, presentes no arco dianteiro do canopi, podem dar uma mãozinha também.
Eu vi direito? Eu vi um Meteoro virado para trás e outro pra frente, será que é só para efeito de exposição ou eles estão na posição de encaixe para futuro disparo?
Não são Meteor nesse caso, são IRIS-T.
A colocação em posições invertidas é um tipo de encaixe no carrinho de transporte.
Um belo avião, e quando equipado até os dentes não parece pequeno de forma alguma.
Agora quanto aos portões…. ñ fui mas tenho ctz q a força aérea deixou a desejar com portoes monótonos…. mais uma vez !
Só o fato da FAB ter exposto o Gripen com armamento pela primeira vez já valeu a pena.
Pense na vantagem de ficar casa! Não perde tempo nem gasta dinheiro! E, se chover, não se molha!
Esses tanques externos são de quantos galões? 300? A FAB irá adquirir aqueles novos de 450 galões desenvolvidos para a versão E?
Quantos litros correspondem os 300 galões? Qual seria a autonomia oferecida por cada um deles?
1 galão = 3,8 litros
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Felipe,
Pelo tamanho, me parecem ser os tanques de 300 galões (cerca de 1100 litros). Os tanques de 450 galões/ 1700 litros têm aparência mais volumosa:
Sem falar que o tanque de 450 galões deve ser instalado apenas no pilone central, devido ao seu tamanho maior.
Os tanques de 450 galões/ 1700 litros são instalados nos dois pilones subalares internos (mais próximos da fuselagem), conforme a foto do avião 39-7 de testes (antigo NG demo) que postei em comentário anterior.
Como a asa está em posição mediana em relação à fuselagem, é justamente sob as asas que há mais espaço para os tanques maiores. Sob a fuselagem o espaço livre é bem menor.
Obrigado.
Cabem 2 tanques de 300gal nos dois pilones centrais? Existem algumas artes dizendo que sim, porém até agora não vi a versão E nessa configuração. Não parece haver espaço. Talvez caibam 2 de 230gal (menores).
Eu acredito que, dos 3 pilones centrais, apenas o central é “molhado”, com os outros 2 podendo levar apenas armas ou sensores.
Sim, as brochuras da Saab sempre informaram três pontos “molhados” do Gripen, o central da fuselagen e os dois subalares internos.
Será que a versão brasileira veio com a sonda?Nova dúvida, já sabemos que meteor, Iris-T,IRST vieram,mas a sonda ninguém viu…:)
Dá para ver claramente o compartimento da sonda REVO na imagem colocada mais acima pelo BK117.
Numa operação de REVO é possível reabastecer os tanques externos também?
Sim, todos os tanques são conectados e são abastecidos de uma vez, tanto em terra quanto no ar.
Sim, todos os tanques podem ser reabastecidos no REVO.
Não sou do meio, apenas um leitor da aviação militar há 30 anos, desde a edição da Revista Força Aérea nº 1 de 1995, e não sei por qual motivo achava que somente o reabastecimento aéreo renovava o volume do tanque da aeronave.
Também não lembro de ter lido que os tanques subalares também eram reabastecidos, se bem que tive um simulador para PC (EF 2000) do Eurofighter Typhoon, que na simulação de REVO os tanques externos também eram reabastecidos.
Ótimo simulador por sinal.
Obrigado pela informação.
👍👍
só ironia, brincando 😉
Ah, bem…entendi. Hehehe
Feliz como amazônida em prestigiar um evento com está magnitude em nossa região contando com a presença do Gripen FAB entre as atrações. Ótima matéria, fotos e comentários!!!
Que as Forças Armadas possam alcançar o seleto grupo dos que estão em pronto alerta e de combate na defesa de seus países. Amazônia Viva!!!
Selva!
Excelente matéria! Parabéns !
Aeronave linda ! Que venham mais !
Me pergunto sobre negativar um comentário simples assim como o meu….rs
É impressionante que ainda tem gente que só procura defeito, meu Deus! A bola da vez agora é o probe escamoteado
É impressionante mesmo.
As vezes acho que FAB deveria parar de fazer exposições, pq sempre tem um pentelho sem conhecimento de causa reclamando de tudo. Aí vem o argumento “Ah, mas eu pago imposto, quero portões abertos”. O imposto a gente paga para ter uma força com capacidade de combate, não pra nos prover entretenimento.
Mas… sei que é uma minoria, então tudo certo!
E o motor? Só vi a tubeira! Será que tem mesmo? Kkkkkkkl
kkkkkkkk
Muito bom! Obrigado por compartilhar J. Neto!
Belas fotos e grande oportunidade de ver o nosso novo caça exposto com tanques extras e armamento, obrigado por compartilhar !! Espero logo ter esta oportunidade também.
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5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
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Off: topic. algum editor ou expert viu essa matéria publicada no hoje no mundo militar sobre a utilização do f35 na defesa da Ucrância?
https://www.youtube.com/watch?v=yHn9Q5lvTJM
Procede?
Boa noite!
Inesquecivel. Estive la na BABE, aqui na minha cidade. Desde a adolescência visito o evento” portões abertos” .
Inimaginavel ha poucos anos ver o então o sueco SAAB JAS 39 GRIPEN aqui em Belem nas cores da FAB. ainda bati um rapido papo com o pessoal de suporte da SAAB. Muito simpaticos!
Perguntei inclusive sobre o Futuro Caça Sueco em cooperação com a britânica GKN . Desconversaram. Rsrsrs
Façam materia sobre as instalaçoes da LEONARDO UK, em Yeovil.
Abraço!
bom dia
muito bacana e parabens ao colega pelas fotos.
Alguem tem alguma informação em relação entrega de novos Gripens, porque esta demora?
Excelentes fotos, que máquina a FAB tem em suas mãos, sem dúvidas que temos o melhor caça da América do Sul.
esta ai o que o povao quer ver.mostrar onde que o dinheiro suado do contribuinte esta sendo gasto.perfeito,mostrando os irist t e meteor para seus legitimos donos.as pessoas nao imaginam o quanto isso nos deixa orgulhosos e quao feliz as pessoas leigas ficam ao ver isso ai.me lembro quando fui no meu 1 portoes aberto da BAAN em 1997 e vi aqueles mirage com seus tanques supersonico ,que imaginava eu ser armamento.eu vibrava.perfeita as fotos .
A FAB talvez nunca esteve tão bem a nível de caça como agora ( época dos Mirage quem sabe), temos um avião moderno, entre os mais modernos do mundo em eletrônica, e com os armamentos ar-ar entre os melhores existentes na atualidade.Parabéns
Na época da aquisição dos Mirage III, eles na estavam tão perto do estado da arte como o Gripen está hoje.
Nem os 2000
O gap entre o Mirage 2000 e estado da arte era maior do que entre o Mirage III e o estado da arte, sempre considerando o que existia em cada uma das épocas, obviamente.
Acho que vai mais de acordo com a ‘categoria’ dos aviões em si. Hoje em dia é tudo multirole, mas em sua época, o Mirage III era um interceptador de ponto e, à partir do Mirage IIIE com capacidade de operação à qualquer tempo (se não me engano, o IIIC era meio limitado quanto à isso). O Mirage IIIE também inaugurou nos Mirage uma certa capacidade de ataque ao solo, mesmo que ainda meio limitada. Em uma época onde você tinha aviões dedicados à um monte de tarefas, o Mirage III estava mesmo mais perto de um estado da arte… Read more »
Sim, Leandro, é por aí. Quando recebemos nossos Mirage 2000C/B, equipados com radar RDI, os 2000-5 já contavam com o RDY e o Rafale já estava operacional, com capacidades superiores em todos os sentidos. O Mirage III foi recebido com o radar Cyrano II, que já estava ficando obsoleto naquela época.
Situação parecida agora, o gripen é muito moderno, mas já temos aviões de quinta geração pelo mundo, entretanto o gripen é um dos menores RCS dentre os caças atuais e com moderna eletrônica.
OFF TOPIC
Um bom video do evento de 100 mIl horas do F-5 no esquadrão PAMPA
https://www.youtube.com/watch?v=HEE9wBrEeaE&ab_channel=CamerasAeroportoPortoAlegreBrAmigos
Quantos Gripen tem hoje a FAB ?
Sete, além do 4100.
Olá a todos, lindos registros.
Alguém teria alguma informação sobre os nossos Gripens? Em dezembro era para chegar 2, chegou apenas 1, já estamos no final de abril e não recebemos mais nada esse ano.
Ah, se tivéssemos além dos Gripen, uma dúzia de F-35.
Só uma dúzia…
Quem sabe…?!