GKN Aerospace recebe pedido para estudos conceituais de propulsão e força para o futuro caça sueco

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Conceito futuro de motor de caça da GKN

A GKN Aerospace recebeu um pedido da Administração de Material de Defesa Sueca (FMV) para desenvolver estudos conceituais para sistemas avançados de força e propulsão que darão suporte a futuros sistemas de caça. O acordo tem duração de dois anos, de 2024 a 2025, com potencial para uma fase subsequente além disso.

O contrato cobre estudos conceituais de sistemas de força e propulsão para a próxima geração de capacidades aéreas de combate, baseando-se na exploração de tecnologias existentes e futuras e na realização de demonstrações. A GKN Aerospace colaborará de perto com as Forças Armadas Suecas, FMV, FOI, Saab e outros parceiros da indústria nacionais e internacionais.

Os estudos ajudarão a criar a fundação para futuros sistemas de caça e continuarão o caminho dos sistemas de caça inovadores desenvolvidos pela Suécia.

A GKN Aerospace buscará e desenvolverá colaboração com parceiros que trabalham com uma variedade de sistemas de força e propulsão e tecnologias disruptivas, que se espera que desempenhem um papel importante para qualquer futura capacidade de combate aéreo.

A GKN Aerospace é líder mundial em sistemas de motores e parceira de design para os motores comerciais de maior sucesso do mundo. Nós também somos a capacidade OEM para os motores RM12 do JAS 39 Gripen C/D em todo o mundo e estamos continuando a estabelecer a capacidade de suporte ao produto para o motor RM16, que equipa o JAS 39 Gripen E. Este contrato nos permitirá fortalecer ainda mais nossa capacidade e apoiar nossos clientes com os dados necessários para futuras capacidades aéreas de combate. – Stefan Oscarsson, Vice-Presidente de Soluções Governamentais na GKN Aerospace

Ao lado desses estudos, a GKN Aerospace entrou em um novo acordo de cooperação com a Saab para fortalecer sua parceria desenvolvendo soluções inovadoras em uma série de áreas, incluindo sistemas de caças de próxima geração.

Stefan Oscarsson adicionou: “Estamos extremamente orgulhosos de nosso papel no ecossistema de defesa sueco. A GKN Aerospace está atualmente atualizando o RM12, entregando motores adicionais para a aeronave Gripen para a Hungria e estabelecendo suporte de produto para o motor do Gripen E. O Gripen continuará sendo a espinha dorsal das forças aéreas da Suécia e de várias outras nações pelas próximas décadas e continuaremos a garantir a disponibilidade para nossos clientes.”

Trollhättan, na Suécia, também é o centro de excelência da GKN Aerospace para tecnologia inovadora de fabricação aditiva, que recentemente foi reforçada por um investimento de £50 milhões na capacidade. As novas capacidades de produção permitirão à empresa industrializar suas soluções de fabricação aditiva, reduzir o impacto ambiental e atender aos requisitos de futuras gerações de sistemas de força e propulsão.

FONTE: GKN Aerospace

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Bruno Vinícius

Tanto o RM12 quanto o RM16 são derivados de motores americanos. Assim, a pergunta é: esse estudo conceitual seria para o desenvolvimento de um motor completamente novo ou para a produção sob licença de algum já pronto (os do AETP, XA-100/101, talvez)?

Last edited 8 meses atrás by Bruno Vinícius
Leandro Costa

Acho que o estudo responderá a sua pergunta.

Bruno Vinícius

Faz sentido hahaha

Jagder#44

A GKN tem unidade no Brasil, no Rio Grande do Sul.
Mas é automotiva.

Aéreo

O estudo no fundo é sobre qual motorização norte americana eles vão customizar.

Fernando "Nunão" De Martini

Já customizaram motores britânicos também, em caças mais antigos.

Mercenário

Inclusive, a GKN Aerospace é britânica.

Nunes Neto

Tenho várias fotos do Gripen e mísseis , portões abertos da BABE, ele é maior que eu achava..

Fernando "Nunão" De Martini

Que ótimo, Nunes. Espero que tenha aproveitado bastante a oportunidade.

Sim, o caça muitas vezes não parece grande pois a asa em posição mediana deixa o perfil e altura da cabine mais baixos, mas as dimensões dele são praticamete as mesmas de um Mirage IIIE ou de um Mirage 2000.

Volta e meia eu recomendo ao pessoal de São Paulo ver o Mirage IIIE espetado na frente do PAMA-SP, zona norte da cidade, para ter noção pessoalmente sobre as dimensões do Gripen, muito parecidas:
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João Fernando

Fui num dia da asa em Pirassununga, acho que 2013 ou 14, e a maquete do NG estava ao lado de um MIII. O tamanho era semelhante.

Luís Henrique

Boa comparação. Alguns não perceberam que com o aumento do tamanho do E em relação ao C, os novos Gripen acabaram ficando com quase o mesmo comprimento de caças considerados bem maiores. Claro que em envergadura o Gripen E é um dos menores, mas por exemplo com 15,2 m de comprimento é apenas 6 cm menor que o Rafale que possui 15,26 m, é maior que o F-16C que possui 15,06. E a versão F Biplace terá 15,9 m ou seja, será maior que o F-35A que possui 15,7 m e apenas 6 cm menor que o Eurofighter que possui… Read more »

Luís Henrique

Apenas pegando o gancho sobre o Gripen, vi no site da SAAB recentemente que o Gripen F não terá o canhão de 27 mm.
Não me lembrava disto, achei curioso. Não sei se esta informação é de conhecimento geral há muito tempo ou se foi uma decisão mais recente…

Fernando "Nunão" De Martini

Luis,
É de conhecimento desde sempre.
Gripen biposto nunca teve canhão, seja Gripen B, D ou agora o F.
É assim com boa parte das versões de dois lugares de aviões de caça.

Fernando "Nunão" De Martini

Luis, bom dia.
Sim, são dimensões semelhantes, apenas sugiro atenção na hora de comparar comprimento de caças, pois há aqueles que possuem tubo de pitot (com cerca de meio metro) na ponta do radome e outros que não têm. Esse comprimento total mencionado do Gripen E inclui o tubo de pitot.

Luís Henrique

Sim eu me recordo disto. Inclusive acho que o do Gripen tem cerca de 30 cm, se não me engano.
Obrigado pela informação da não presença do canhão no biposto, realmente não me recordava disso. Não sabia que era comum ocorrer isso em caças bipostos.

Fernando "Nunão" De Martini

É comum, mas varia bastante. Por exemplo, entre os caças da Dassault, o Mirage III e o Mirage 2000 não têm canhões na versão de dois lugares, mas o Rafale tem.

O F-5F original tinha só um canhão ao invés dos dois canhões do F-5E, mas na versão modernizada F-5FM foi preciso retirar esse canhão (e o F-5EM ficou com apenas um).

Santamariense

Pois é, o 4100 estava exposto com IRIS-T e Meteor.

Nunes Neto

Caso os editores queiram fotos ,como envio?

Fernando "Nunão" De Martini

Queremos sim, Nunes, e se você autorizar poderemos publicar.

Você pode mandar para os e-mails dos editores Galante e Poggio:

alexgalante@fordefesa.com.br

poggio@fordefesa.com.br

Sugestão: para agilizar e evitar que fotos mais pesadas acabem voltando, o ideal é subir no Google drive, ou pelos sites Sendspace, Wetransfer e enviar os links para os e-mails acima.

Agradecemos desde já!

rommelqe

Conforme explicitamente citado no texto, entendo que esse contrato de colaboração visa estudar como seriam as características técnicas recomendáveis para especificar os motores da próxima geração de caças de combate da SAAB. O contrato cobre estudos conceituais de sistemas de força e propulsão para a próxima geração de capacidades aéreas de combate, baseando-se na exploração de tecnologias existentes e futuras e na realização de demonstrações. Assim a também britânica GSK Aerosace dara continuidade a sua estreita colaboração com a SAAB. Notar que a ligação Sueca-Reino Unido é muita intensa há muitos anos, inclusive em outras áreas que não somente a… Read more »