As duas aeronaves estiveram em exposição na sede da Embraer Executive Jets, ao lado do jato médio Praetor 600 e do jato leve Phenom 300E

Melbourne, Flórida – 20 de março de 2024 – A Embraer apresentou pela primeira vez nos Estados Unidos o C-390 Millennium e o A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB). A visita inaugural das duas aeronaves ocorreu nos dias 18 e 19 de março, na sede da Embraer Executive Jets, perto do Aeroporto Internacional de Orlando, em Melbourne, na Flórida e contou com a presença de autoridades governamentais, oficiais militares, potenciais clientes e parceiros.

Além das aeronaves de defesa, a Embraer também apresentou o Praetor 600, o jato executivo médio mais tecnologicamente avançado do mundo, e o Phenom 300E, o jato executivo leve mais vendido por 12 anos consecutivos. O evento de dois dias permitiu aos participantes conhecer de perto essas avançadas aeronaves e suas capacidades.

“Estamos orgulhosos de receber o C-390 Millenium e o A-29 Super Tucano em nossas instalações em Melbourne. Pudemos interagir com um público importante e diversificado, além de apresentar uma aeronave construída em Jacksonville, a poucas horas de distância”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente & CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O A-29 Super Tucano tem sido uma parte importante da nossa presença industrial na Flórida, há mais de 10 anos, e vemos grandes oportunidades para ambas as aeronaves no mercado, incluindo a possibilidade de trazer o C-390 para cá também”.

O C-390 é uma plataforma versátil com uma combinação imbatível de tecnologias comprovadas e inovadoras, com baixos custos operacionais, facilidade de manutenção e máxima prontidão operacional, permitindo a interoperabilidade e a conectividade em ambientes de rede e múltiplos domínios.

Assim, a aeronave oferece às forças aéreas de todo o mundo um desempenho excepcional da frota, máxima eficiência de custos e elevada disponibilidade. Um avião moderno, que não deixa nada a desejar. O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando inclusive em pistas não pavimentadas, em superfícies como terra compactada e cascalho. A aeronave foi selecionada pela Coreia do Sul, República Tcheca, Áustria, Holanda, Portugal e Brasil.

A atual frota de aeronaves em operação acumulou mais de 11.500 horas de voo, com uma disponibilidade operacional de cerca de 80% e taxas de conclusão de missão superiores a 99%, demonstrando uma produtividade excepcional na categoria.

O A-29 Super Tucano é um avião turboélice de ataque leve utilizado por 16 forças aéreas em todo o mundo e já ultrapassou as 500.000 horas de voo em todo o mundo, com 60.000 horas em combate. A aeronave pode desempenhar várias funções, desde o apoio aéreo aproximado à interdição aérea, juntamente com uma gama diversificada de armamentos, dependendo do ambiente.

Sobre a Embraer

A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para a aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades próprias e agentes autorizados.

Desde a sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, um avião fabricado pela Embraer descola algures no mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e de distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa.

Sobre a Embraer Defesa & Segurança

Os produtos e soluções da Embraer Defesa & Segurança estão presentes em mais de 60 países e incluem a aeronave de transporte militar multimissão C-390 Millennium e o avião de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano.

A aeronave C-390 foi entregue pela primeira vez à Força Aérea Brasileira em 2019 e provou sua capacidade, confiabilidade e excelente desempenho em missões domésticas e no exterior, bem como sua capacidade de responder rapidamente a situações de emergência ou humanitárias. A aeronave foi contratada pelo Brasil, Portugal e Hungria e selecionada pela Holanda, Áustria, República Checa e, mais recentemente, Coreia do Sul.

Sobre a Embraer Aviação Executiva

A Embraer está criando hoje o mundo de amanhã com viagens aéreas privadas sob medida, utilizando inovação, design e tecnologia líderes do setor, ao mesmo tempo em que incorpora práticas sustentáveis e socialmente responsáveis. Como uma empresa global com mais de 54 anos no setor aeroespacial, a Embraer oferece a melhor experiência em aviação executiva por meio de aeronaves que apresentam desempenho, tecnologia e conforto disruptivos. Seu portfólio é composto pelo Phenom 100EX, que oferece conforto de cabine inigualável, os mais altos níveis de versatilidade operacional e aviônicos aprimorados; o Phenom 300E, que é o jato leve mais vendido nos últimos 12 anos consecutivos; e o Praetor 500 e o Praetor 600, os jatos executivos de médio e supermédio porte mais disruptivos e tecnologicamente avançados. Todos os dias, as aeronaves executivas da Embraer operam em todo o mundo, apoiadas por uma rede de suporte ao cliente forte e responsiva, com a melhor classificação em serviço em todo o setor. Para mais informações, visite executive.embraer.com.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground

Essa aeronave estava em Alexandria efetuando testes de extração de carga. Alguém sabe exatamente o que estava lançando? Ver o vídeo abaixo.
https://youtube.com/shorts/k4fBR3TL0t8?si=V-nxLS9oKlX4lmYm

Bueno
Last edited 8 meses atrás by Bueno
Jorgemateus77

Melbourne Flórida
Hollywood Flórida
Povo sem criatividade de nome lá

GFC_RJ

Paris, Texas.

guest

Belo filme do Wim Wenders

Franz A. Neeracher

Brazil, Indiana 🙂

Dagor Dagorath

E as diversas Springfield.

E já vi gente pela web confundindo Saint Petersburg na Flórida com a homônima russa.

Fernando Vieira

Eu vim pra comentar dessa cidade já que vocês estão falando de cidades homônimas na Flórida. A Fórmula Indy corre em São Petersburgo e eu sempre brinco dizendo que é o GP de Leningrado.

Luciano

kkkkkkkkkkkkkkk

Camargoer.

Muito bom… riso.

RSmith

… ai…. doeu

Underground

Melbourne, Austrália

Um Simples Brasileiro

Lá, os nomes se repetem mundo, não é à tona que Matt Groening nomeou a cidade dos Simpsons de Springfield, cujo nome, por si só, pode ser literalmente em qualquer estado continental dos EUA.

Fabio Araujo

Como anda o projeto “Agile Tanker” com a L3 Harris? Vejo nesse projeto a melhor oportunidade para vender o C-390 para os americanos e aumentar a venda para a OTAN pensando no reabastecimento dos F-35 dos países europeus!

Rodolfo

Nao apareceram mais noticias desde 09/22. Mas seria produzido na Florida.

“Things are moving well, and we have the right partner,” Embraer chief executive Francisco Gomes Neto told FlightGlobal earlier this year. “If we succeed to sell a reasonable volume to the USAF, we would consider to do some assembly and production in the US, together with L3.”

Quem sabe o AFSOC tenha interesse…

Bruno

Ia perguntar exatamente isso Fábio. Seria A oportunidade para o 390. Óbvio que todas oportunidades são muito bem vindas, mas essa seria uma vitrine absurda para a Embraer e o KC.

Willber Rodrigues

Aquele KC da Boeing tá atrasado e estourando prazos a tempos ( novidade… )

Fabio Araujo

Mas a proposta para o Agile Tanker é um avião menor que o KC-46 que atue mais próximo das regiões contestadas, até mesmo dentro dessa regiões, e que de preferência seja baseado em um transporte tático. A FAB hoje só tem o KC-390 mas logo teremos os MTTR-330, se for fazer um deslocamento dentro do Brasil para a maioria das missões o KC-390 vai ser suficiente, mas se for fazer uma missão no exterior por exemplo participar de um treinamento nos EUA ou na Europa o MTTR vai fazer a missão, a escolha do avião vai depender de qual tem… Read more »

adriano Madureira

De produtos militares, a embraer só tem essas duas aeronaves para apresentar, acho que eles poderiam e deveriam produzir uma aeronave conceito, ou um Embraer praetor AEW&C ou até mesmo uma aeronave ASW/MP.

comment image

Last edited 8 meses atrás by adriano Madureira
DanielJr

Já existe, com os Israelenses da Rafael/Elbit/Elta, capaz de ser essa da imagem.

adriano Madureira

Aah, eu não sabia que os israelenses tinham montado uma aeronave de exposição…

Rodrigo maçolla

Esse Praetor 600 é Top Top !! muito bonito !!! é “só” custa 25,5 milhões de doletas

Rinaldo Nery

O E-99 vale 150 milhões

Carlos Campos

mas o E99 Não tem luxo do Praetor 600.

JULIO MARONHAS

Perguntas de um leigo admirador pela aviação militar.
FAB2853 – ultimo voo registrado em julho 2023
FAB2855 – Ultimo voo para Gavião Peixoto 11/02/2023 
FAB2856 – Ultimo voo registrado 24/10/2023
Essas revisões são demoradas assim? Isso é normal?
Enquanto isso as aeronaves 2854, 2857 e 2858 são raladas ao máximo.
FAB2859 – não foi entregue ainda por qual motivo? falta de verba?
No momento 50% do efetivo operacional e 50% em manutenção.
Está correto isso?

Franz A. Neeracher

Oi Julio

Quando se lê “último vôo registrado em XX/YY”, não quer dizer que desde então a aeronave se encontra em manutenção.

Muitos vôos não foram registrados pelos fãs e spotters, seja visualmente ou por meio de aplicativos…..ou seja, muitas vezes um avião está operando mas não foi registrado.

Judas Priest

2853 – esse não voa tão cedo, ele pegou granizo e sofreu danos no motor. Esta estocado no Galeão.
2855 e 2856 estão na embraer passando por uptades para a configuração final.
2859 vai ser entregue até o meio do ano.

737-800RJ

[OFF]

Parece que a Argentina finalmente vai terminar a novela que se arrasta há vários anos e irá adquirir até 24 F-16 da Dinamarca.

Sensato

Essa “visita” custou um dinheiro bem razoável pra Embraer então o que mais me interessa nela é saber quem foi lá ver os aviões. A empresa não faria um desembolso assim sem boas razões. A verdadeira notícia então será quando divulgarem a lista de participantes e se houve demonstrações e pra quem.