Embraer perdeu mais de 100 engenheiros para a Boeing
Em entrevista ao Brazil Journal, o CEO da Embraer CEO Francisco Gomes Neto disse que a Embraer perdeu mais de 100 engenheiros para a Boeing. A Embraer emprega aproximadamente 3.000 engenheiros, engajados em diversos projetos.
Para Francisco Gomes Neto, o roubo de talentos não coloca em risco o futuro da Embraer. Segundo ele, “sempre é ruim perder engenheiros com experiência. Sempre é ruim… E a gente perde não só para a Boeing. Tem empresa de fora que contrata engenheiros pagando em dólar e euro para trabalhar de casa no Brasil. Isso acontece. E com a Boeing aconteceu mais.”
O CEO disse que a Embraer fez alguns programas de bônus de retenção e outros programas de engajamento para reter os engenheiros: “Engenheiro gosta de projeto. Então tem vários projetos em que eles estão trabalhando.”
Francisco completou informando que a Embraer tem mais de 3.000 engenheiros trabalhando em vários projetos, como o eVTOL, a modernização dos produtos atuais e outros estudos. Dentre eles, estudos para a aviação comercial e executiva, com possibilidade de um deles ser apresentado ao Conselho em cerca de 1 ano e meio, como um “business case” para eventual implantação.
Leia a entrevista completa no site do Brazil Journal, clicando aqui.
Melhor do que perder cozinheiros, limpadores de fossas sanitárias e lavadores de pratos, isso me enche é de orgulho o Brasil exportar cérebros privilegiados e brasileiros poderem melhorar a vida das suas famílias sem humilhação
Tem lógica. É o que a maioria dos brazucas faz na terra do Tio Sam.
Alguns cozinheiros e limpadores de pratos nos EUA ganham 5x mais que um engenheiro no Brasil.
Traficante deve ganhar 50x mais e nem por isto eu trocaria de profissão. Nem tudo é pelo dinheiro.
Usou reductio ad absurdum. Comprando um cara que vai fazer um trabalho honesto que ele estudou a vida inteira pra fazer com algo fora da lei arriscando a vida dele, da família e dos outros???
“Comparei” o que ganha um lavador de pratos com um traficante. Um ganha 5x e o outro mais de 50x.
Eu queria “desler” mas não é possível! Quer dizer que tráfico agora é profissão? É por essa e várias outras que esse Brasil não vai pra frente.
Ok, continua te apegando na perninha do ç.
E na atual situação nenhum deles pensam em abandonar o Brasil
Não é muito correto comparar salários de países diferentes em moedas diferentes.
Um cozinheiro ou auxiliar de cozinha ganha mais nos EUA se converter a moeda de forma direta, mas ele mora lá e não aqui, com outro custo de vida.
Só que o custo de vida lá é bemmm mais barato que aqui se vc colocar em escala, o que quer dizer que o poder de compra do americano é muito maior que o nosso. Pra desenhar, o sujeito ganha 2.5 mil dólares/mes, consegue comprar um Honda civc quase zero por menos de 20k, o galão de gasolina em média 5 dólares… um iPhone nono custa 700 dólares.. uma geladeira enorme side by side não custa muito mais de 2 mil… é tudo mais barato. Única coisa que u lá é a saúde. Plano de saúde é caríssimo e se… Read more »
Onde ????? Ta brincando ? Nao sabe nada.
Você me me dizendo que o cauto de vida nos eua é mais caro que no Brasil???
Quem está contratando é a Boeing Brasil que já tem mais de 400 Eng. Tem muita gente indo pra fora para a Gulfstream, Hondajet, lillium, heart, etc todo os que fazem avião. A Emb demitiu muita gente experimente e continua demitindo. O perfil dos contratados da empresa é de recém formados, o foco não tem sido contratar experientes. Faz 10 anos que não lança um programa de peso que absorve engenharia. Se a Boeing não estivesse contratando, esse pessoal estaria desempregada.
Mentira. US$ 500.000 é o preço de uma casa de classe média alta na maioria dos estados dos EUA. Califórnia e cidades muito grandes são a exceção e não a regra.
Onde vc viu isso? Construir casa nos EUA é caro. Você não pode chegar, comprar um terreno e contratar um bando de pedreiro sem formação para fazer, ou fazer vc mesmo. Lá existe fiscalização para tudo e para tudo vc precisa de autorização dos órgãos competentes. Por isso não de obra lá é tão caro. Vai instalar gás, tem que contratar um especialista, vai fazer a eletica, tem que contratar um especialista, aquecimento, encanamento… tudo precisa de gente formada com cadastro. E depois ainda tem que vir gente da prefeitura fazer vistoria na obra… tudo isso não não barato não.… Read more »
Sim, concordo. O custo de vida lá é maior. Mas, lá um lavador de prato ou faxineiro anda de Honda Civic novo ou semi-novo e mora com conforto. Aqui, os mesmos profissionais andam de ônibus lotado e moram na periferia, em locais muitas vezes sem nem saneamento básico.
Cara, como que o custo de vida lá é mais caro se praticamente tudo é mais barato que aqui??? Acho que vocês estão confundindo com países europeus.
Gasolina, alimentação, eletrodomésticos, veículos, bens de consumo em geral é tudo mais barato que aqui.
Nao e bem assim. Nos EUA um cozinheiro vai ganhar muito mais que um cozinheiro no Brasil. O custo de mao de obra no EUA e muito mais alto e forca a pagar mais para trabalhos com pouca qualificacao. Assim um trabalhador pouco qualificaod nos EUA vai poder ter um vida de classe media, sendo que no Brasil seria pobre e mal pagaria suas contas. Alem disso, certo custos nos EUA sao mais baratos, carro e um deles, assim qualquer tipo de bem eletronico, roupa, etc. Outro ponto forte, morando um boa localidade nos EUA, seu filho vai para um… Read more »
Subemprego em um país desenvolvido, “pagam bem” , justamente porque os nativos do país tem um nível de formação maior e não se sujeitam a empregos de baixo nível.
Pagam bem – relativo ao país de origem do imigrante.
Lembrando que nos EUA não existe SUS
Plano de saúde podem ultrapassar U$1.000 mensais.
Custo de vida em Orlando, na Flórida, por exemplo, tem uma estimativa mensal de U$6.054 para uma família de quatro e U$3.634 para uma única pessoa – Fonte: site Expatistan.
A maioria desses engenheiro vai ficar no Brasil operando no centro da Boeing la. A Airbus vai fazer o mesmo. A competição por talentos vai elevar o salário. Vai ser bom pra área aerospacial brasileiro, vai atrair mais jovens engenheiros pra esse setor. Ruim é quando tem apenas uma empresa como no setor nuclear onde só existe a Nuclep que paga metade do salario da Petrobras… aí se perguntam cade a mao de obra qualificada no setor nuclear brasileiro?
Engenheiros que trocam de empresas é bem comum nos EUA. Aliás no setor de tecnologia americano, é quase uma certeza.
Conheço engenheiros que trabalham examinando patentes no INPI e é isso mesmo. Ganham metade do salário de um engenheiro da Petrobrás.
Se Boeing Brasil não estivesse contratando, boa parte destas pessoas estariam desempregadas. A Embraer só contrata recém formados
Sair da Boing pra ir pra Lockheed ou para Northrop e vise versa ta bom. Quero ver sair de lá a manada e vir para o Brasil pra ver se os EUA acham bom.
Devem vir americanos pra gerência do centro da Boeing, assim como deve vir Europeus pro centro da Boeing em Sao Jose.
Concordo. Mas, quanto ganha um engenheiro lá e aqui? O cara se forma aqui, recebe uma proposta para ganhar em euro ou dólar e não pensa duas vezes. E ele está mais que certo.
____
COMENTÁRIO APAGADO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
…e o custo de vida aqui nos EUA é 10x mais que no Brasil…
Engenheiro no Brasil é motorista de app.
Para os que empurram com a Barriga o bacharel e não tem vocação com certeza.
Fonte: IMPA
O que você conhece dos Estados Unidos? Eu sou Engenheiro Sênior, Mestre na melhor Instituição do Brasil na minha área e Doutor (PhD) na melhor Instituição do mundo na minha área de atuação (nos Estados Unidos), sou Gerente Operacional de uma grande Empresa essa de Engenharia, com sede na Inglaterra, com sua maior sede operacional aqui em Houston. Quem mentiu para você que um lavador de pratos aqui, ganha igual a um Engenheiro no Brasil? Você sabia que em 2014 o Brasil precisava de 240 mil Engenheiros por ano e que o país não graduava essa quantidade? _____ _____ COMENTÁRIO… Read more »
Ja fiz limpeza aqui nos States. Hoje trabalho como caminhoneiro.
Faço 1900 dollars por semana depois dos impostos, tenho apartamento próprio e o melhor de tudo, posso deixar meu carro aberto e sair com o celular na mão de madrugada. Teclando de Marlborugh, Massachusetts.
Visão meio míope, o ideal é o profissional que teve toda sua formação no Brasil crescer conjuntamente com o País.
A Boeing visa minar a Embraer usando do seu poder financeiro, em outubro, inaugurou um centro de desenvolvimento “no Brasil”, instalado em São José dos Campos (SP) – mesma cidade em que a Embraer tem sua sede.
Na ocasião, divulgou que “os cerca de 500 engenheiros da Boeing baseados no Brasil trabalham em várias áreas dando suporte para diversos tipos de aeronaves, atuais e futuras”.
Todo profissional que sabe o valor do seu trabalho quer ser recompensado por isso. É o livre mercado, se tem uma empresa que dá melhores condições de salário e trabalho para eu fazer a mesma coisa, não tem motivo de eu ficar numa empresa que não me concede essas mesmas condições. É assim que acontece na outra ponta, se o funcionário não entrega o que a empresa espera, ele é dispensado, simples assim e vida que segue. Parece que a EMBRAER não dormiu no ponto e soube como segurar os engenheiros, é só ler toda a matéria que se encontra… Read more »
%Visão meio míope, o ideal é o profissional que teve toda sua formação no Brasil crescer conjuntamente com o País.”
Sua visão é romantica e irreal. O país e as empresas que deem condições salariais e de vida para que esses profissionais fiquem aqui. Eles são livres para escolher o que é melhor para eles.
Absurdo sou engenheiro de formação, mudei para TI já recebi proposta de fora do país remoto aqui 7 a 8 mil dólares mês, lembrando que pagamento é semanal. Só não sai pois mercado financeiro no BR é ótimo ainda.
Quando trabalhava em engenharia mecânica tinha gente que ia para fora..se Embraer quer competir que aumente salários e benefícios.
Falou e disse.
É isso.
O que a Emb fala quando contrata engenheiros de empresas menores ou fornecedores? Quando ela faz isso está tudo certo?
Visão muito rasa, ser cozinheiro, limpador de fossa e lavador de pratos não é humilhação é um trabalho digno como qualquer outro. Tem que ser menos elitista no pensamento.
Todo trabalho honesto é digno, isso é óbvio. Mas, quando tu era pequeno sonharia em ser um limpador de fossas ou um engenheiro?
Entendo seu comentário e até concordo, mas eu ficaria mais feliz se essa perda ocorresse se engenheiros estivessem saindo da Embraer para abrirem novas empresas do ramo.
Quanto mais empresas abrirem centros no Brasil melhor. Boeing e Airbus com seus centros em Sao Jose vai obrigar a Embraer a pagar melhores salarios, o que no fim é bom pro país, mais e mais jovens irao olhar pro setor aerospacial com atenção e mais engenheiros irao se graduar nesse setor. Se o país duplicar o numero de engenheiros nesse ramo, com certeza muitos irao seguir o
caminho do Ozires Silva e abrir suas
novas empresas.
O pior é nao ter diversidade de opcoes e baixos salarios, aí sim força os jovens a buscarem alternativas no exterior.
Éric Jacquin, Fogaça, Paola Carosella, Edu Guedes, Rita Lobo ou outro chef desconhecido, sentiriam-se ofendidos se virem este seu comentário.
Comentário extremamente infeliz e desnecessário.
Não precisava citar, em tom de desprezo, trabalhadores sem relação com a matéria. Querer muito inferior outrem gratuitamente diz mais sobre tua pequenez como cidadão.
Há uma ação judicial em curso face se a Boeing está praticando concorrência predatória, ferindo a soberania nacional e se beneficiando de dados secretos da Embraer aos quais teria tido acesso quando negociava comprar a área de aviação comercial da fabricante brasileira de aviões. Em outra frente: A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) e a Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) estão pedindo que que seja imposto um limite de 6%, por ano, no total de engenheiros que a Boeing pode retirar de uma empresa brasileira, sob pena de multa de R$ 5… Read more »
Vai da em nada isso aí pq deve esbarrar em uma seria em preceitos como livre arbítrio, livre comércio…
Eu sei que é sacanagem, mas eu chego na sua empresa, ofereço 3x mais o que vc para para um funcionário e ele, se quiser, não pode vir pq?
Exato. Isso é coisa de sindicato. No caso, das empresas. Retrógrado ao extremo.
“Em outra frente: A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) e a Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) estão pedindo que que seja imposto um limite de 6%, por ano, no total de engenheiros que a Boeing pode retirar de uma empresa brasileira, sob pena de multa de R$ 5 milhões para cada profissional que extrapole esse limite.”
Absurdo e ridículo. Isso é protecionismo das próprias empresas. Se isso for aprovado, as empresas nacionais podem pagar o que quiserem para seus engenheiros. A livre concorrência vai para o ralo. Típico de país atrasado.
A única coisa correta para um ação judicial nesse caso é se ocorreu ou não vazamento de dados sigilosos por funcionários ou ex-funcionários, que geralmente assinam cláusulas de confidencialidade.
De resto é um absurdo, basta as empresas da ABIMDE e congêneres pagarem mais, essas multas e limites nem deveriam cogitadas.
Essas empresas de defesa estão tão ligadas a negócios governamentais que estão pensando igual a políticos: estão fazendo uma coisa que eu não gosto, logo o correto e colocar multas aleatórias, proibições sem lógica para forçar todo mundo a fazer só o que eu quero.
Coisa de sindicato, querendo resolver a consequência do problema, foca na causa we ganha mais fora do país. Trabalhar para eua como contracorrente é ótimo é. Um PJ aqui, que como exporta serviço, é ajuda balança paga miséria de imposto, menos que CLT, usa Husk para transferir dinheiro em dia que dólar tá mais alto e feito.. Tem muita gente ganhando 10 a 15 mil dólares por mês, multiplica por 5 e tira 6% do total para encargos e liberar dinheiro no BR. Como alguém cai competir com isso? É a oportunidade da vida..não tem nada de errado nisso. Embraer… Read more »
Eu escrevi um livro em 2005 sobre o relatório da fundação RAND dos EUA quando desde os anos 1989 os EUA estavam perdendo a corrida de cérebros nas áreas das Matemáticas para URSS, China, Índia principalmente, onde em 2010 a nova Rússia formava 510 mil matemáticos por ano, incluindo (Estatística, Engenharia, Física. Matemática), a Índia formava 950 mil por ano e China 1.600 mil por ano contra 210 mil dos EUA, está no meu livro A Bolha da Engenharia no Brasil
O ex reitor do ITA postou uma crítica no LinkedIn sobre o excesso de advogados no Brasil, e falta de engenheiros. Nossa, criou uma celeuma enorme.
Não conheço o texto que está citando, estou me levando pelo que escreveu aqui. Ele está certo, e isso acontece por duas, talvez três coisas, na minha opinião. Matemática é demonizada na escola primária/secundária, todo mundo fala que não vai usar pra nada, assim como química, geografia etc. Segundo, é muito mais fácil e barato formar um advogado, nem precisa de livros, basta ter alguns PDF por semestre e ir fazer provas, não é necessário laboratórios e outros recursos caros e mais sofisticados para a formação. Por último, a cultura geral da população é a de que, se formar em… Read more »
Essa história de que aqui há mais advogados ou mesmo bacharéis em Direito que no resto do mundo é lenda. Alguém inventa e isso espalha como se fosse verdade. A Índia sozinha tem mais advogados que o Brasil. EUA tem um número um pouco menor. Outra mentira é que o Brasil concentra 98/95/90% (depende de quem conta) das reclamações trabalhista do mundo. Se pegar os dados dos EUA, Alemanha e Itália (nem precisa do resto do mundo) o número de ações trabalhistas brasileiras não chega nem perto de 90%. Se for somar o resto do mundo então não deve chegar… Read more »
O ex reitor do ITA disse o contrário. Não sei as fontes dele.
De acordo com a OAB, que tenta barrar o número de cursos de Direito no país, o Brasil tem o maior número proporcional de advogados por habitante.
Mas absoluto é outra história. E pior ainda é a história que temos mais que todo o resto do mundo junto. Isso é só pensar um pouco, comparar a população do Brasil com a do planeta, e ver que não faz nenhum sentido.
E as empresas aéreas, reclamam da evasão de.pilotos?
“ … . A Índia sozinha tem mais advogados que o Brasil. EUA tem um número um pouco menor … “
Esses números da Índia é EUA são proporcionais ou absolutos?
Absolutos.
Cara, estamos mesmo perdidos…
Ontem vi a notícia nos jornais, um prodígio adolescente, com QI elevadíssimo, que passou em 15 vestibulares, a maioria deles em primeiro lugar, vai cursar… direito…
Sei lá, talvez ele seja inteligente mesmo para escolher essa profissão, e eu é que não esteja à altura de entender a motivação…
Tem aquela constatação com um fundo de verdade:
Melhorando; gênios estadunidenses tiveram uma ideia, captaram recursos de investidores com ações preferenciais e todos ficaram bilionários.
Minha pimenta nesse risoto; já viu investidor brasileiro colocar um bom dinheiro em P&D?
Jamais vi, não vejo e estou para ver.
Respondendo sua pergunta, nunca.
O que mais vejo são empresários correndo atrás de “oportunidades”, nunca vi algum correndo atrás de um “sonho”…
Honestamente, não sei se o problema é o país ou as pessoas… Para ficar só nos casos mais próximos: – Um sobrinho. Muito inteligente, passava em todos vestibulares, em universidades públicas conceituadas. Comecou fazendo análise de sistemas, desistiu no terceiro ano, passou para engenharia eletrônica. Também desistiu no segundo ou terceiro ano, formou-se em direito. Passou direto na OAB, é estagiário em uma firma de advocacia… – Outro. Entrou para a ESPCEx, fez a AMAN, foi oficial por pouco tempo, deu baixa, formou-se em direito, OAB direto, prestou vários concursos, hoje é funcionario público… – Outro ainda. “Gênio” na infância/adolescência,… Read more »
É. É o que traz mais estabilidade, né? Usualmente esses “gênios” não são pessoas com habilidades sociais que se sustentariam na iniciativa privada.
Não sei…
Esse talvez seja o caso de um deles, que realmente não tem muita “habilidade social”, mas não é absolutamente a dos demais, que inclusive ocupam cargos que exigem essa capacitação…
O que me parece mesmo é que são altamente individualistas e autocentrados…
Houve justificativas às dezenas, para ambos lados. Acredito que engenheiros contribuem mais para a geração de riquezas.
O problema no Brasil ao meu ver eh a qualificacao e posteriormente a capacidade de absorcao. Conheco engenheiros que tentam ganhar dinheiro vendendo cerveja artesanal, abrindo restaurante, engenheiro civil fazendo trabalho freelance pra ganhar menos que mestre de obras. Agora, os mesmos nao sabem um misero ingles, nao tem uma pos, sequer sabem o conceito de pesquisa, nao possuem nenhum contato com a area academica. Se perguntar sobre Odd em site de aposta e jogo do tigrinho sabem tudo… A minoria (comparativamente) que busca se aprimorar consegue uma vida estavel e otimas oportunidades, porem esbarra na realidade Brasil, onde a… Read more »
O Lula falou a mesma a coisa no IMPA. Que precisamos forma mais engenheiros, matemáticos e físicos que são primordiais para a nação e menos bacharéis em Direito.
Mas sejamos honestos, há demanda para essas profissões? Boa parte dos engenheiros e matemáticos que eu conheço trabalham no mercado financeiro que não é exatamente a área deles.
Me enquadro nisso o valor de salário e benefício no mercado financeiro e muito melhor que indústria… Fora home office que é vida.
Vagas para engenharia no Brasil estão com concorrência da ordem de 500 candidatos por vaga. Basta aplicar no linkedin, gupy e constatar. O que não tem é empresa que paga salário bom. Muita gente se formando e não encontra emprego. Uber dá mais dinheiro.
Sim eu acompanho ele… é uma verdade isso. As matérias STEM o pessoal tá abandonando e eu querendo fazer a segunda graduação em mecatronica e depois o terceiro mestrado em eletrônica com IoT
Coronel, eu sou de uma cidadezinha de 5 mil habitantes no interior de Sergipe. Não tem um engenheiro sequer aqui. Cantando comigo, se tiver 4 que hoje fazem engenharia é muito (e eu fui dos primeiros) Coisa recente.
Já advogados… eu não conseguia contar. Em toda rua, em toda família tem alguém que já se formou ou está fazendo direito.
Pois é… O Brasil precisa de ambos, mas, parece que tem advogado saindo pelo ladrão. Meu falecido pai era advogado, e meu irmão tbm.
Minha ex-esposa é advogada. Hoje trabalha como consultora tributária para uma empresa, área de especialização dela. Mas ela me explicou que Direito (e ela vem de uma família em que todo mundo é Advogado) é um curso super barato de oferecer. Você só precisa de uma sala, um professor que já tenha alguma experiência na área, e é fácil conseguir ex-juiz (ou mesmo juízes da ativa) para darem aulas quando estão entediados e por aí vai. O resto é papel/PDF, aula online, etc. E dá retorno. Aqui no Brasil não existe muito um controle sobre quais e quantos cursos ofertar… Read more »
Não.
100 engenheiros e suas famílias terão suas vidas melhores por escolherem trabalhar numa empresa melhor.
Sendo chinesa, japonesa, americana, turcomenistãoneza….
Se fosse melhor trabalhar na Embraer, eles estariam ali ainda.
Viva a liberdade de escolher aonde se quer trabalhar.
Sim, ganham os engenheiros da Embraer. Perde a Embraer, por culpa exclusivamente dela ou – melhor dizendo – de algum gestor que só vê na engenharia um custo. Trabalhei minha vida toda como engenheiro e vi por dentro de grandes empresas (que vendem projetos de engenharia) desmantelar seu departamento de engenheiros por inúmeros motivos: É mais barato contratar fora (seja lá onde esse “fora” for); Custa caro manter engenheiros no departamento quando não se tem projetos em carteira; Os engenheiros sempre tem uma opinião negativa sobre os projetos que queremos vender. Dentre outros absurdos. Quando as coisas vão mal, ou… Read more »
E governo não financia os projetos da Embraer… da nisso. A Embraer tem um potencial enorme de desenvolver tecnologias disruptivas, mas tudo não passa de ideias de memorandos de entendemos. KC-390 alongado, substituto do Super Tucano, plataforma AEW&C baseado no C-390, plataforma de patrulha marítima baseada nos E-Jets, o UCAV… a família de radares… Se o governo investisse em todos esses projetos, ia faltar era engenheiro na Embraer. Todo mundo ia ficar empolgado para trabalhar com tecnologia nova. Engenheiro gosta de desafio, de obter conhecimento. Às e vezes sai do país não só pelo dinheiro, mas pela oportunidade de trabalhar… Read more »
O governo financia sim, o KC-390, AMX, Tucano/Super Tucanos, As versões do ERJ-145 para defesa, é muito dinheiro colocado lá.
O número de engenheiros da Embraer oscila conforme a necessidade, na época do E-JETS de segunda geração, empregavam muitos, depois alguns foram realocados a outros projetos e outros saíram. Depois, em nova onda de novos produtos, podem vir a ser contratados. Mais ou menos como em outros países, saem e entram em empregos ou projetos delimitados ou por tempo pré-estabelecido.
Entāo a empresa deve virar puxadinho do Estado? Achei que era boa demais para isso.
Muito ajuda quem nāo atrapalha, o certo seria o Estado reduzir a carga tributária, diminuir regulações técnicas e trabalhistas para que os funcionários nāo custem tanto e desburocratizar o setor.
É assim que se ajuda empresas como a Embraer.
Puxadinho do estado? Me diga como foi que você tirou essa conclusão lendo o meu texto?
Eu disse que muitos dos projetos da Embraer (sobretudo os militares) dependem de financiamento público, dependem de um cliente lançador. Assim como foi com o C-390, com o Super Tucano e com o AMX.
Eu disse que a Embraer tem outras boas ideias que interessariam tanto a FAB, quando a MB e o EB, como aeronaves de patrulha, UCAV e radares. Se o governo investisse nos projetos, a Embraer teria muito trabalho para reter engenheiro.
Então… Toda empresa apresenta certo nível de mobilidade… Perder engenheiros para o exterior é comum… Fiquei curioso se a reposição é feita por engenheiros brasileiros ou se existe uma imigração de engenheiros estrangeiros para o Brasil.
Quando a EMBRAER lançou o projeto dos E175/190/195, a empresa contratou engenheiros da Boeing para auxiliar no projeto da asa, por volta do ano 2000. Eu estava na EMBRAER fazendo o curso do E145, e vi esses engenheiros lá. O prédio tinha um nível de acesso muito restrito, por conta da espionagem industrial. Nesse curso tivemos a oportunidade de conhecer o centro de realidade virtual, e vimos algumas partes do projeto, notadamente o interior da cabine de passageiros. Não imaginava que 14 anos depois eu voaria os E190/195.
Eu sempre achei as asas dos E-Jet´s uma visão em menor escala daquelas do 737. E antes que alguém me acuse de qualquer coisa, vale comentar que as asas dos E-2 são obras de arte da engenharia, no mesmo nível daquelas dos 787 e A-350.
As do E1 não são tão boas. Motivo de 90% dos “Hard landings”.
Camargoer. Muito provavelmente e de proprios engenheiros formados no Brasil do ITA, Unicamp, USP etc. Temos excelente escolas de engenharia. Muitos colegas meus que se formaram estao ou foram para Embraer. Alem disso EMBRAER tem uma escola de especializacao. A EMBRAER precisa investir nestas universidades para poder trazer novos engenheiros e ir substituindo os que saem e os que em algum momento sobem de cargo e se aposentam.
Prontos para fazerem aviões que soltam pecinhas
É a economia de mercado. A curto prazo é ruim ter a chamada “brain drain”. No entanto, parte desses que vão embora, podem ir, adquirir experiências em outras empresas e depois retornar para contribuírem com a indústria aeroespacial brasileira. É um processo salutar.
Bom dia. Se Isso foi alguma estratégia industrial de sabotagem, funcionou. Vamos mandar uns para a Bombardier…
Nao ter a ver com sabotagem. Alguns comentarios acima vao te ajudar a entender o que acontece.
Sobre a Bombardier, podes creditar boa parte do sucesso do A220 aos engenheiros brasileiros ex-EMB.
Olá, AC. Você tem mais detalhes sobre engenheiros brasileiros que participaram do projeto do A220? Abraço.
Vários engenheiros da Embraer foram para a BOmbardier na época do desenvolvimento do CSeries… isto é fato.
Fuga de cerebros (massa critica) nunca eh bom para uma pais. Isso acontece com India, China, Coreia e muitos outros paises. A diferenca do Brasil eh que talvez a capacidade de reposicao dos recursos perdidos seja menor que a capacidade de formacao, em especial nas areas STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematic).
Na mesma reportagem, a Embraer diz que pretende iniciar um projeto de nova aeronave em 1,5 a 2 anos. Não está decidido de qual área, tipo e tamanho.
Aguardemos.
O empregado é livre para pedir demissão e ir trabalhar onde quiser.
O que a Embraer pode fazer é sugerir cláusulas de permanência e de não concorrência. Pagando um valor extra para o empregado, este se compromete a ficar determinado tempo na Embraer e, mesmo se sair, não trabalhar por determinado tempo em empresas concorrentes. Acredito que ela faça isso como empregados diferenciados.
Por outro lado, a saída de alguns engenheiros por vontade própria pode até ser boa, pois não precisa depositar a indenização compensatória de 40% do FGTS.
Salário é um preço e como tal sujeito a lei da oferta e da procura. Há escassez de mão de obra qualificada na Europa e nos Estados Unidos. Eles têm recursos e precisam de engenheiros e técnicos qualificados, e sabem muito bem onde encontrar. Simples assim.
Normalissimo. É do jogo e ocorre há décadas. Ontem Bombardier, hoje Boeing. A vida segue.
Preocupante é a perda de engenheiros formados por nossas instituições de excelência para o Mercado Financeiro.
Essa centena “alarmante” aí pode ser anual. Tranquilamente.
É do mercado, se você investe para forma bons profissionais como a Embraer faz colhe o fruto de ter bons profissionais com o pefil que a empresa precisa, mas tem o ônus dos concorrentes tentarem e até nesmo levarem alguns desses profissionais. Mas como a Embraer esta sempre cuidando de formar profissionais você pode perder um profissional experiente mas tem outros ganhando experiência e outros em formação, qualquer dificuldade será temporária!
Como professor de engenharia, digo que o grande problema de se formar mais engenheiros no Brasil está nas séries iniciais que são lastimáveis. Há menos gente com capacidade em matemática e física básica necessárias ao ingresso em universidades do que vagas disponíveis. As melhores instituições, ITA, USP, Unicamp e mais algumas federais de menor qualidade não tem grandes problemas, porque ali os melhores estão disputando vagas para entrar. Já uma segunda linha de universidades federais e estaduais, já não preenchem todas as vagas com candidatos adequados. Então, sempre que ouço alguém dizer que precisa aumentar a formação de engenheiro no… Read more »
E a qualidade do aluno só vem caindo, com a política estúpida de amarrar gratificação extra dos professores de escolas publicas com taxas de aprovação. Isso causou uma geração de estudantes que se acostumou a não estudar, pois iriam passar de ano do mesmo jeito.
Durante muitos anos, o ITA possuiu turmas de nivelamento. Independentemente do ensino que recebiam no científico – ou EPCAR ou AFA -, treinavam os alunos , ainda no ciclo básico, a cursarem adequadamente a escola de excelência que o ITA aspirava ser.
Creio que esse método poderia ser reaproveitado em algumas escolas de formação superior.
Já acontece na UFRJ, Poli, FAU, IQ.
Eu não tenho nível pra cursar o ITA.
Sim, o método é mais ou menos comum em várias universidades, as vezes chamam de “Pré-cálculo” ou “cálculo o” uma matéria que antecede “Cálculo 1”
Olá Aéreo. Há alguns anos, visitei uma universidade nos EUA e conversei com o coordenador do curso de química de lá… perguntei quais eram as maiores dificuldades dos estudantes. Ele disse que era cálculo e termodinâmica. É o mesmo problema no Japão e no Brasil. Cálculo é contra intuitivo. Uma parte dos estudantes, mesmo aqueles oriundos de excelentes escolas de ensino médio, possuem dificuldade. Outros, tẽm mais facilidade … a ideia dos cursos de pré-cálculo tem sido cada vez mais comum. Eu defendo (mas pouca gente concorda) que o cálculo deveria ser ministrado a partir do segundo ou terceiro semestre.… Read more »
Nas escolas publicas dos EUA voce pode escolher um conjunto de materias eletivas. Para quem que vai fazer artes/social/humanas, voce pode focar em cursos desta area e fazer apenas 4 creditos de Matematica. Por outro lado, quem vai para exatas tem opcao de fazer mais eletivas na area de Matematica, incluindo Calculo e mesmo avancar credito de calculo para faculdade. Para mim, deveria ter pre-calculo e calculo como eletivas para alunos que vao fazer exatas e a propria faculdade incentivas isto de alguma forma, mesmo que o aluno tenha que voltar a escola em outro periodo, exemplo durante a noite… Read more »
Fazer o que né, este é o retrato do capitalismo que muitos defendem.
O dinheiro compra quase tudo né? Qual o problema?
Ainda assim, aposto que o salário foram menor se fossem americanos.
Falando em engenheiro da Embraer,foram os mesmo que projetaram a nova calda do Gripen Biposto … com reforços necessários, etc , acrescentando 200kg ao caça.
Cauda.
É a vida, as pessoas tem liberdade de escolher um caminho para seguir, se o profissional, ganha mais lá, e julga ser melhor, tem que ir mesmo! Departamentos de Engenharia das universidades, trabalhem para formar mais gente boa e competente! ITA, USP, UNICAMP, UFRJ, minha querida UFPR e UTFPR, entre outras, ao trabalho!
______
______
COMENTÁRIO APAGADO.
OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Não perdeu só pra Boeing, perdeu por conta da perspectiva de um país que insiste em querer se afundar na lama. Quem pode, não pensa duas vezes e se manda. Simples assim.
Acho que eles precisam mais é de engenheiros para controle de qualidade, muito embora desenvolver um avião novo para substituir o 737 já passou da hora.
Poxa, Paulo, temos a terceira maior indústria aeronáutica do globo, trabalhamos com isso há 70 anos, desenvolvemos produtos de excelência, temos a criatividade brasileira incrustada em conhecimento de tecnologia fina e precisam ações predatórias de gringos pra confirmar a capacidade da Engenharia Brasileira? Esse fato já está posto há décadas.
O que falta, realmente, aos engenheiros estadunidenses, é aceitar receber o que os nossos estão recebendo aqui no Brasil, trabalhando para essas empresas. Para os de lá, é ruim, para nossos engenheiros, com a moeda forte, é ótimo.
Forte abraço.
Interessante, mas não alarmante, vai alavancar progressões dentro da empresa, inserir 100 novos engenheiros na indústria, potencializando oxigenação e inovação. As escolas de excelência repõem esse número em seis meses.
Enquanto isso a Boeing continua soltando pecinha…
https://valorinveste.globo.com/produtos/investimento-no-exterior/noticia/2024/03/18/apos-porta-soltar-outro-modelo-da-boeing-perde-painel-externo-durante-voo-acoes-caem.ghtml?ref=SaibaMaisMidArticle_Valor_Economico
Bom lembrar que Embraer foi findada no governo Médici.A EMBRAPA tb .
A FAB perde inúmeros engenheiros formados pelo ITA. Afinal, pagam 12 mil brutos mensais e tem os encargos militares, como tirar serviço 24H de oficial de dia e sem limite de jornada e hora extra . Teve um Tenente que até conseguiu na Justiça sua demissão, pois ainda não tinha três anos de serviço obrigatório.
Ah… mas é muito, MUITO tranquilo tirar serviço no DCTA. E passa rápido.
É a dinâmica do mercado de trabalho e quem ganha são os trabalhadores. Ótimo.
A disputa por bons profissionais eleva os salários e permite mais contratações para repor quem foi embora.
Por que os novos projetos da Boeing estão dando errado? Sabão como lubrificante?
O problema que a Embraer, não consegue em pouco tempo cobrir essa defasagem. A área da aviação, é muito específica.
Embraer só contrata recém formados a 20 anos desde que criou programa de mestrado em engenharia aérea, ou traineira, cara antigo mandam embora.
Que bom!!! Que venham mais, já conheci vários.
Inclusive um que acaba de comprar uma casa belíssima em Newport Beach. Ele mesmo me disse que o que o empurrou de vez a abandonar o Brasil foi quando ele teve que começar a dirigir seu carro como Uber para suplementar o salário miserável, e pouco depois teve a filha assaltada a mão armada para um marginal lhe tomar o iPhone.
Que venham mais, fujam para cá. Deixem a colônia e venham para a matriz.
Esse país sim valora, e precisa de bons cidadãos bem qualificados.
Abs
Marido de minha sobrinha é engenheiro e trabalhava na Embraer até fevereiro 2024, após 12 anos pediu demissão e aceitou ir trabalhar na Gulfstream,na Geórgia-USA.Nao sei o salário dele,mas tenho certeza que será o dobro que ganhava na Embraer.