Caça Gripen FAB 4100 visita Belém (PA)
O caça Gripen FAB 4100 pousou em Belém (PA), onde deve realizar campanha de testes de umidade e calor. O avião também será exposto no Portões Abertos do dia 24 de março.
O Gripen estava equipado mísseis IRIS-T nas pontas das asas e com dois tanques de combustível subalares, possibilitando um voo direto de mais de 2.500 km de Gavião Peixoto (SP) a Belém (PA) – ver mapa.
O FAB 4100, primeiro Gripen a chegar ao Brasil, segue em GPX vinculado ao GFCT (Gripen Flight Test Centre).
VÍDEO: Gripen 4100 pousa em Belém (PA)
VÍDEO: @giovanycruzspotter / COLABOROU: Juliano Lisboa
O piloto vai na Estação das Docas tomar um chopp no Amazon Beer.
Recomendo. Chopp excelente.
Para o almoço ele pode ir no Shopping Grão Pará ali perto do Aeroporto, ir no Roxy e pedir um Saddam Hussein.
Saddam Husein? Kkkkkk o que seria?
Um dos melhores pratos do Roxy
Esse Roxy é um bar / restaurante famoso em Belém e ele tem uma temática de cinema. Os pratos tem nomes de estrelas de Hollywood como Marilyn Monroe, Clark Gable etc. O Saddam Hussein, segundo eles contam, foi uma criação dos frequentadores e isso deve ter acontecido durante alguma das guerras do golfo.
Mas ele não está sozinho fora do mundo do cinema, tem um prato lá chamado George Bush, entre outros. Não lembro mais, tem tempo que fui lá. Mas se for a Belém vá comer nesse bar. Recomendo. Cada prato desses serve duas pessoas.
Vai tomar uma tacacá.
E comer Pato no Tucupi!
Horrível
O pato ou o tacacá?
Tacacá
Pena que o “Lapinha” não existe mais!!
Rapaz, esse alemão é raiz!!! Entendedores entenderão, kkkk.
Agora tem outro nome. Já fui lá. Locomotivas.
Quem negativou não gosta muito do sexo oposto…
EDITADO
EDITADO
EDITADO
Opa,
Lugar top line,
Geração mais nova não faz ideia do que é aviação noturna e cultura kkkkk
Exato.
Fica próximo a base área, lugar muito bom locomotiva
Não é no mesmo local, e não manteve o mesmo nível, mas dá pra fazer o bom combate…
E pra acompanhar o Chopp, um filhote coberto com crosta de castanha do Pará. Foi a coisa mais gostosa que já comi na vida…
É bom sim.
Base aérea de Belém vai receber investimentos visado receber as delegações para a conferência do clima!
Pátio vai ser ampliado para suportar A350
A base aérea de Belém merece investimento, infelizmente só os vai receber por força política e não por força de um plano estratégico de defesa!
Qual é a autonomia dos Gripen E, sem o uso dos tanques subalares?
Algumas informações dizem que a autonomia total do Gripen NG é 4000 Km, acredito que com o uso dos tanques.
E o raio de combate é de 1300Km, segundo a matéria:
https://www.aereo.jor.br/2010/07/29/alcance-do-gripen-ng-operando-no-brasil/
Se o raio de combate é esse, a autonomia deve ser um pouco mais que o dobro, logo algo em torno dos 2800km.
Muito bom. É uma autonomia muito boa para certos tipos de missão. Coisa que o F-5 não conseguiria nem com três tranques, creio eu.
Bem visto, acrescentei ao texto. Abs!
Região Norte, dois tanques subalares, armado com mísseis, Venezuela, vem não que estamos aqui.
É o cronograma de desenvolvimento normal da implantação da aeronave? É um recado da FAB? São os dois?
É campanha de ensaios em voo, que faz parte das etapas de certificação da aeronave. A aeronave FAB 4100 é uma Gripen instrumentado para esses ensaios.
Sou mais iludido que você. Prefiro acreditar que este teste em voo foi para avaliar as condições de os próximos Gripen virem ao Brasil voando, ao invés de por navio.
Não sei qual a necessidade de virem voando, cruzando quase metade do planeta. Deixa continuarem vindo por navio, chegam seguros e sem o desgaste do voo.
O Rafale chegou voando, da França a Índia (6.500 km) e da França aos Emirados Árabes Unidos (6.600 km). A distância da França a Indonésia é de 11.500 km, menor que os 10.200 de Estocolmo a Brasília, mas não sei se chegaram a Jacarta voando também. Então, dizer que um avião que foi projetado para voar, não deve chegar voando, mostra imaturidade de projeto e isso é uma péssima propaganda para quem precisa vender.
Quando você compra um carro zero, prefere que ele venha rodando desde a fábrica até a concessionária ou prefere que ele venha em um caminhão cegonha?
Acho muito simplista esse raciocínio, mas vou entrar no seu jogo:
“Um navio no porto é seguro, mas não é para isso que os navios foram feitos.” – John A. Shedd
Augusto,
Esse assunto já foi debatido em pelo menos todas as matérias sobre traslado dos caças por navios. Acho que dá para buscar respostas nelas, usando o campo busca, se assim desejar.
Encerrado o debate, de minha parte, só coloco que sua comparação teria valia se eu defendesse que os aviões ficassem em suas bases, dentro dos hangares, o que não é o caso e nem o que eu quis dizer.
Será que estão preparando a defesa aérea da COP
Tutu,
Esse voo é parte da campanha de ensaios do Gripen no Brasil, que comporta várias etapas.
Os dados que vierem dessa campanha podem até ser usados num planejamento de defesa aérea da COP em 2025, num eventual desdobramento de caças Gripen para a Base Aérea de Belém, mas isso ficaria a cargo de um esquadrão de caça, no caso o Jaguar.
Fascinante ,o pequeno notável.
Uma distância considerável,como o Brasil é grande.
Pessoal é impressão minha ou o Gripen 4100 também já trocou o redome do radar para a versão de série, mais rebaixado? Interessante no evento portões abertos que teremos as primeiras imagens do Gripen com mísseis e com os novos flaps e ailerons modificandos.
Eu me lembro que a SAAB desenvolveu tanques subalares maiores para o Gripen E. Será que a FAB vai adotar?
No último Portões Abertos na BACO em Canoas não teve Gripen. Vamos ver se aparecem no próximo.
Espetáculo, parabéns ao spotter. Ficou harmonioso com tanques subalares e mísseis.
Uma dúvida está transportando mísseis Iris -T séria versão de treino ou real/ativo, e se for é para alguma avaliação de informações e coleta de dados ?
Muito provavelmente versões inertes do míssil. Não faria muito sentido para mim levar um míssil com ogiva real para uma missão de avaliação da aeronave.
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COMENTÁRIO APAGADO. NÃO INSISTA EM DESVIAR O ASSUNTO PARA A DISPUTA IDEOLÓGICA RASTEIRA DA POLÍTICA BRASILEIRA. VOCÊ FOI ADVERTIDO EM OUTRAS OCASIÕES E JÁ DEVERIA TER APRENDIDO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
São Jaguares. Bermudez é Adelphi tbm.
Quando vira a santa Maria rs
Precisamos de mais desses. Olha só o Tamanho do Pará
Interessante. Não sabia.
Acredito que é a primeira aparição de um Gripen da FAB com tanques subalares, não? Com tanque no centerline já vimos, mas subalares eu não tinha visto.
E com mísseis também, eu acho. Não lembro de ter visto nem com tanques subalares e nem com armamento, mesmo que inerte.
Isso, esqueci de citar os mísseis. Aos poucos, as coisas vão aparecendo.
A versão de carga do B-24 era o LB-30. A FAB operou o tipo por um curto período, aqui chamado de C-87
LB-30 era a versão de exportação, bombardeiro mesmo. Alguns LB-30’s (RAF) foram convertidos em transportes, como o avião pessoal de Churchill, mas eram bombardeiros, algo equivalente ao “B-24A” da vida.
Os de carga eram mesmo os C-87.
Um problema com o guia da coleira e nenhum desses caças levanta voo. Mais uma história das colônias.
Explica melhor essa sua “Quadratura de Nostradamus”. Comentário em código é complicado…
Também não entendi nada.
Pior que isso é quando o caboclo vem com português barroco querendo impressionar. Lá no Naval tem dois.
Acho que esse está mais para português revolucionário/revoltadinho ou algo assim.
Vocês estão caindo na tarrafa que o cara jogou pra desviar o assunto.
Verdade.
Mas vale perguntar se a coleira é tradicional, de peito, enforcadura ou de choque? 😛
Coleira de Eike, talvez.
Mas continuo sem entender.
Nostradamus mas Nunfalhamus
A FAB consegue manter a operacionalidade desses caças se o Brasil for sancionado? Se não vierem peças e logística em geral da Suécia esses caças e nada é a mesma coisa. Então basicamente o Brasil tem que andar mansinho segurado pela coleira. Por tabela, tem que rezar pela cartilha de outros países. Já até ouvi dizer, e deve ser verdade muito provavelmente, que as FA brasileiras utilizam satélites estrangeiros para tudo quanto é comunicação. Lastimável. Patético.
Se os aviões fossem russos ou chineses estava tudo certo, não teria coleira???
Seria péssimo igualmente. Ideal seria o Brasil ser soberano, independente.
E o que isso tem a ver especificamente com essa matéria sobre voo de Gavião Peixoto a Belém da aeronave empregada em ensaios de voo para a certificação?
Qual o motivo de desviar o tema do debate para assuntos de “coleira”, “colônias” nesta matéria? Não há outras matérias mais adequadas para isso, periodicamente publicadas aqui?
Não diga? Sério? Isso é sabido até por uma criança de 5 snos.
Agora entendi. Utilizamos um satélite chamado SGDC, que é nosso. Foi comprado. Controlado pelo COPE (Centro de Operações Espaciais), da FAB, sediado em Brasília. Sancionado pela Suécia? Difícil. Aliás, não lembro quando o Brasil foi sancionado pela última vez. Se alguém puder ajudar… Não vejo nada lastimável tampouco patético.
A última vez que ocorreu falta de peças etc afetando a manutenção de aviões na linha de voo, ao menos de meu conhecimento como algo sério, foi no final da década de 1970, com o Brasil denunciando (unilateralmente) o acordo de cooperação em defesa com os EUA. Isso levou, por exemplo, à desativação dos jatos de treinamento Cessna T-37 (substituídos pelos T-27 Tucano, ainda que também tivessem componentes americanos neles…) e a esforços de nacionalização de componentes de várias aeronaves – esforços que mais tarde se mantiveram mais por motivos de custos do que de quebra da cadeia de fornecimento.… Read more »
Sim, é verdade. Creio que o Neptune também sofreu com falta de sobressalentes. Ajudou a EMBRAER, que lançou o EMB-111 (P-95).
Nunão, a falta de peças e também o valor estratosférico de manutenção meia-vida dos Mi-24 (que deveria ser feita na Rússia) acredito que possa ter sido um impeditivo muito grande para que eles continuassem a ser operados na FAB não?
Douglas,
Acho que o caso dos helicópteros Mi-35 não faz parte desse assunto (desviado do tema da matéria) sobre eventuais embargos / quebra da cadeia de fornecimento por razões de política externa, levantado pelo comentarista ao qual eu, Rinaldo, Camargo, Santamariense e Leandro estamos respondendo. São razões diferentes (e nenhuma delas tem relação com o tema da matéria rsrsrsrs).
Foi um voo direto e sem reabastecimento. Autonomia boa mesmo heim?
Já deveriam tirar essa bandeira brasileira horrivel da cauda.
Por qual motivo deveriam tirar?
Extremamente brega.
Mas você escreveu que a bandeira é horrível.
Ela também é brega?
Ou na sua opinião a bandeira brasileira é só horrível e o ato de colocar uma bandeira num leme é brega? Ou isso só é brega no caso da bandeira ser brasileira?
E colocar qual bandeira no lugar, a de Gavião Peixoto?
Melhor não.
Aí pensariam que a propriedade do caça é sueca (por uma estranha coincidência).
Sério que a bandeira de Gavião Peixoto é assim?? Que coincidência!!!
https://gaviaopeixoto.wls.com.br/?pag=T1RjPU9EZz1PVFU9T0dVPU9HST1PVEE9T0dFPU9HRT0=&idmenu=375
👏🏻👏🏻👏🏻
Sem bandeira. Como qualquer caça da FAB.
Só o Roundel da Fab em Low Visibility já era o suficiente. Porém, eu acho que a bandeira do Brasil é mais para Marketing.
Sim, foi pintada lá para marcar a celebração da primeira entrega, em
2019, que foi exatamente desta aeronave. Diferentemente da camuflagem das asas, a pintura da superfície vertical foi mantida.
https://www.aereo.jor.br/2019/09/10/saab-apresenta-primeiro-gripen-e-para-o-brasil/
Que isso, ela fica sensacional!
Bom ver os testes prosseguindo. Esses mísseis são mockup? Esse é um avião de testes que não esta em operação ele poderia voar armado com mísseis de verdade? Entendo que para testes bastaria um mockup com o mesmo peso para simular as condições do míssil.
Belém é uma excelente base aérea para o novo esquadrão de caças Pacau com gripens e também helicópteros de ataque black Hawk novos.
Sim. Espaço tem.
Rinaldo, eu acho a localização de Belém excelente para um esquadrão de caça de primeira linha na Região Norte. Mas tenho sempre a dúvida se o movimento do aeroporto (mais movimentado que o de Manaus e que até outro dia somava mais decolagens e pousos anuais que o Galeão) seria um problema. O que você acha?
Não vejo problemas. Operei muito lá pela Azul. E Belém tem duas pistas. O F-39 operaria bem na 02/20. Precisa só de uma taxiway do pátio da Base até a cabeceira 20. Por conta do Alerta. Normalmente as operações são na cabeceira 06. Um dos problemas da Região Norte é o excesso de urubus.
Obrigado
Exato, aliás a 06 fica pertinho da Base Aérea, táxi mais rápido e pista mais longa.
Creio que teriam que melhorar a infra estrutura da base….hangares, alojamentos e talvez os paiós de munições que com a umidade alta do local, precisam de bastante cuidado.
Além é claro de taxiways….o aeroporto quase todo carece de taxyways.
Serão construídas por conta da COP. Sugiro acessar o http://www.fab.mil.br. Tem matéria
A 02/20 está em condições de operar? Última vez que fui lá ela estava fechada, apenas um trecho usado como taxiway para o terminal de passageiros.
Está. Há anos. Pousei de A320.
A base aérea de Campo Grande abriga um esquadrão de caças AMX-A1,helicópteros black Hawk é um batalhão de aviação do exército fica junto ao aeroporto que é bastante movimentado e deve aumentar com as reformas e não atrapalha em nada,os dois aeroportos internacionais mais movimentados do país,Guarulhos e galeão tem bases aéreas junto a seus complexos que operam cargueiros da FAB e em Guarulhos sempre vem caças F5 e helicópteros da FAB e não afetam em nada o aeroporto,então não tem problema nenhum base aérea e aeroporto juntos em Belém.
Augusto, acho que você não entendeu.
Campo Grande não tem esquadrão de A-1, tem de A-29.
A questão que coloquei foi de Belém ter movimento de aeronaves (maior que Campo Grande) que considerei potencialmente prejudicial às necessidades de um esquadrão de caça de primeira linha. Já me disseram que não seria incompatível, nesta mesma sequência de conversas.
Não discuto haver Base Aérea e aeroporto juntos em Belém pois já existe e já abriga esquadrões da FAB. Discuti se poderia abrigar esquadrão de caça.
Sobre Galeão e Cumbica, as bases aéreas junto a ambos os aeroportos não abrigam esquadrões de caça.
Sim,deveriam considerar isso e o EB tem até um pelotão de helicópteros nessas base e deve receber os novos black Hawk armados e a FAB também deveria comprar esses helicópteros de ataque e posicionar eles em Manaus e Belém junto ao gripen do esquadrão pacau.
Bela matéria. Seria interessante saber o tempo de voo entre o Gavião Peixoto a Belém.
O NG está se saindo bem. Sendo que, o nosso Gripen deveria ter a camuflagem padrão dos Mikes, em minha opinião.
Estou na espera para vê-los aqui na
ALA 3.
Chuto que a velocidade de cruzeiro econômico (LRC) deve ser Mach .80, ou mais. Daria algo em torno de 02:50h.
Eu imagino algo assim mesmo, prezado Rinaldo Nery.
Teve que ir dosando a velocidade para ter condições de chegar ao destino.
Isso não. Já calculou no solo o que seria necessário. Bem como o vento em rota. Deve ter voado na COM (Circulação Operacional Militar), com um controlador dedicado.
Com certeza.
Grande Ivanmc tava sumido.
“Tanque de combustível, tanque de combustível.”
Provavelmente alguém perguntou o que era aquelas coisas penduradas, algumas pessoas leigas pensam que são bombas.
Só mais um detalhe, esses dias o Clésio disse que queria ver alguns Gripen da FAB no padrão verde, (só de zueira) mas, olhem só como a deriva se camufla com a vegetação do fundo…😂😅
Falando em Tanques :
Qual a diferença de um tanque cilíndrico para um achatado?
Há algum ganho aerodinâmico ou no consumo de combustível?
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O ganho é em capacidade nesse caso, e o perfil / área frontal desse tanque externo maior, até onde sei, foi pensado para velocidade subsônica de cruzeiro.
Se alguém souber de mais algo, pode acrescentar. Estou escrevendo de memória.
Alguns tanques podem ser achatados devido à ground clearance ao usarem o mesmo tanque no centerline, como no caso da foto. Mas sim, pelo menos em outras aeronaves existem tanques de translado, maiores, feitos para serem usados em velocidades subsônicas, como o Nunão, e existem outros tanques, mais aerodinâmicos feitos para serem usados em velocidades supersônicas, mas normalmente são tanques menores.
Mas também estou botando isso de cabeça, então provavelmente alguém pode dar mais detalhes.
Também observei logo de cara.
Espero que nesse ano venham para o Domingo Aéreo do Pama/SP (Campo de Marte).
Só para constar, pura curiosidade, o aeroporto de Belém foi eleito o 7° melhor do Mundo!
Forçaram a barra…
Parece que ele tem um outro “pindirico” embaixo da asa ao lado do tanque.
Eu mesmo confundi em comentário acima…
Sobre o GRIPEN, de vir de navio da Suécia, até o Brasil, acredito que possa a ver antes das entregas finais um voo de translado. Talvez possa ocorrer mais para um teste.
Mas a classificação leva em conta muitos itens,não só tamanho do aeroporto, estrutura…. mas tambem pontualidade dos voos,organização ,tamanho não é tudo ,kkkkk
Ninguém falou em tamanho. Conheço quase todos os aeroportos do Brasil. E alguns no mundo. 7° melhor do mundo é fora da realidade. Pode acreditar. Igual quando a Azul anunciou que era a melhor do mundo. O prêmio deve ter vindo dentro de um Kinder Ovo…