‘Brasil é o maior parceiro em defesa da Suécia’, diz embaixadora após país entrar na Otan
Países têm relação comercial há 15 anos e desenvolvem juntos avião de caça Gripen
O Brasil e a Suécia têm relações bilaterais “excelentes”, para a embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen, que não consegue enxergar um momento em que os países não continuem com a relação.
Além dos países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), ao qual a Suécia começou a fazer parte nesta quinta-feira (7), o Brasil é o maior parceiro na proteção da defesa sueca — devido ao projeto de avião de caça Gripen, que é desenvolvido exclusivamente pelos dois países.
“No ano passado, embora sejamos um país pequeno, ficamos muito satisfeitos com a visita de dois ministros do Brasil, assim como de vários secretários de Estado, e espero que assim continue”, concluiu.
A diplomata também falou da preocupação com a ameaça do presidente russo, Vladimir Putin, se o país sueco entrasse na Otan. Ela afirmou que a entrada foi reavaliada com cautela, porém não desencorajou a decisão.
“Mas a percepção da ameaça da Rússia, como vimos nas reações em relação à Ucrânia, criou realmente um sentimento partilhado e unificador de que precisamos olhar de forma diferente para a nossa defesa. E isto levou a Suécia a se candidatar a se tornar membro da Otan”, avaliou.
FONTE: R7
Faceiro com visita de ministro e secretário..aqui é Brasil se o governo pudesse levava uns 900 politico para passear… mas bom babada de ovo.
ah tá bom!
Agora conta uma de papagaio
Seu sonho era que eles falassem que somos péssimos e descartáveis; qual o problema de um país soberano tecer palavras respeitosas ao nosso país? a gente ta a 15 anos colaborando com os caras, isso é o mínimo.
Esse é o velho complexo de VL…O país faz uma parceria estratégica com a Suécia e recebe críticas? Isso me lembra um amigo que mora nos EUA e detonou o KC-390 por causa do C-130.
Eu vou te falar que eu não consigo ter amizade com gente que fica mal dizendo o Brasil. Se eu tenho um amigo e ele fica falando mal do meu país por pura subserviência à outro, ele seria rapidinho ex-amigo.
Eu tinha uma namorada linda francesa, ela passou a fazer críticas o tempo todo ao Brasil por motivos de implicância, a relação foi para o vinagre rapidinho.
Maldizer é uma coisa. Dizer o certo é outra!Brasil nunca foi um parceiro confiável de ninguém.
Pra Suécia está muito. O brasil comprou poucos caças pagando muito além do valor.
Áh,tá,tem a tal da transferência de tecnologia….
O pessoal deveria prestar mais a atenção para a diferença entre uma política de Estado e a de governo. Acordos na área de defesa demandam tempo e confiança mútua, coisas que extrapolam governos. Confesso que fiquei surpreso com a declaração, sempre achei que EUA e Reino Unido eram os parceiros mais importantes da Suécia. Independente da posição posição que ocupamos a declaração mostra que estamos cumprindo com o que é assinado, que foi um acordo de Estado muito bem costurado.
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COMENTÁRIO APAGADO POR ATAQUE A OUTRO COMENTARISTA.
OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Muito bom esse reconhecimento, mas parceria tem que ser em duas vias, uma compra de KC-390 seria um boa forma de reconhecer essa parceria!
Além dos Gripen, houve os Erieye e os mísseis antiaéreos RBS-70.
De fato, está faltando uma contrapartida neste fluxo comercial de defesa.
Tava bom era do Brasil dar um gelo na Suecia e “fingir” querer comprar outro caca.. umas 2 viagens aos EUA pra conhecer o F35 acelerava rapidinho a compra dos kc390 pela Suecia.
Sem contar que usaram o Bombardier para fazer o Globaleye. O ERJ145 creio que seja de pouca autonomia, mas tem o Ejet190, ou Lineage 1000.
Sim, seria legal se tivesse acontecido um mega programa de off-sets aonde bilhões fossem investidos no Brasil. Aí sim seria legal! Até mesmo quem sabe algo que gerasse empregos altamente qualificados e, quem sabe entrássemos diretamente no supply chain da aeronave, ou mesmo se adotassem alguma solução nacional no próprio Gripen deles já seria um bom começo…
Hehehehe…boa!
Pô, legal.
Agora vocês poderiam provar isso comprando alguns 390 nossos.
Sem pressão, é só uma idéia, tá?
Suécia, eu nunca te pedi nada, mas compra uns 390….
Rs, boa, tenho certeza que eles vão comprar algumas unidades, só nao sei se será o KC390 ou o C390. Vão comprar pq é o vetor é tendência mundial, é a melhor opção, e por outro lado, existe o interesse deles no nosso segundo lote de Gripen. Por si só o KC ou C 390 se vende, agora é esperar…
Também acredito que vão de KC-390, mas precisam da proteção da OTAN e o tio Sam pode fazer certa pressão neles sobre isso… Diferente de Holanda e Portugal, a Suécia é quase vizinha da Rússia.
Então e a República Checa??
Os EUA até podem tentar alguma pressão, mas é muito subtil, e ninguém compra o que não quer, por isso, se fosse um avião da China ou Rússia, aí não era só os EUA que fariam pressão e aí não seria subtil, agora comprar de um país como o Brasil, se for do interesse Sueco comprar, em vez de comprar dos EUA, é sem problema.
Acho que tudo gira em torno de uma boa, sólida proposta comercial. O produto (KC-390) é excelente. Não tenho dúvidas que se fizermos uma boa proposta, ele tem grandes chances de ser o escolhido, até porque a Suécia tem todo o interesse em nos vender mais Gripens e mais e mais material. Enquanto estiver vantajoso para ambos, não existe motivo para não continuar.
… é e ainda tem que levar em consideração que o Uncle Sam vai sair ganhado de qualquer jeito… os Suecos comprando o KC390 ganha pois o mesmo esta recheado de componente ou Made in USA ou com patente de lá … e de quebra vão ganhar ainda mais caso o Bresil compre o segundo lote pois os caças Gripen TAMBéM estão recheados de produtos made in USA ou com patente americana …. não é a toa que são a potencia que são…
O KC-390 tem vários componentes americanos e eu acho mais provável que venha a ser adotado por alguma das Forças Armadas dos EUA no futuro do que ser vetada sua venda para um país da Otan.
Aliás, para os EUA isso é ótimo. Ter uma aeronave que atende aos seus requisitos sem precisar pagar bilhões pelo seu desenvolvimento. Obviamente a Embraer terá que fabricá-lo nos EUA, mas isso não é problema, ainda mais se a encomenda for grande.
Sim seria ótimo, mas eles não pensam assim, preferem torar bilhões fazendo seus próprios equipamentos, principalmente de defesa. Dinheiro ali não costuma ser problema..
Entra em cena o orgulho nacional, defesa das suas indústrias, empregos, corrup…
Manda Gripen
Eles vão comprar.
Tendo como parâmetro a parceria no Projeto Gripens E, Saab, governo sueco com a FAB, seria excelente não ver possíveis acordos em outras áreas como Exército e Marinha sendo limitado por argumentos como “todos os ovos no mesmo cesto” ou por questões de tradição.
Neste caso não vejo problema com “todos os ovos na mesma cesta” pois afinal de contas, todos os componentes usados nos produtos deles são ocidentais, então, em última análise, tudo ficará na “mesma cesta”, mesmo se comprarmos dos EUA, Canadá, países europeus, Coreia do Sul ou Japão.
As questões de tradição não fazem muito sentido, pois estamos falando de equipamentos suecos, que acredito serem desde sempre pensados para o padrão OTAN. A SAAB tem um portfólio grande e interessante…
A contrapartida pelo F-X 2 foi a ToT dos Gripens, envolvendo capacitação de pessoal, capacitação fabril, desenvolvimento conjunto de eletrônicos, dentre outros. Não há nada relativo a esse contrato que obrigue a Suécia a adquirir o KC-390, como desejam alguns comentaristas.
Se os suecos optarem pelo cargueiro da Embraer será por decisão soberana deles. Da nossa parte, cabe aos interessados (Embraer, FAB e GF) apresentarem proposta vantajosa aos escandinavos.
E só para complementar: os negociadores suecos estarão também no direito de pleitearem compensações industriais etc. Assim é o mundo dos negócios de Defesa.
Com a confirmação da entrada na OTAN terão mais poder de negociação com KC390
Por que não?
Não vejo qualquer relação. Holanda, Hungria, Portugal e Áustria são membros das OTAN e escolheram o Kc390 porque era do interesse deles.
Não sabemos também o tamanho da pressão ou incentivos $ que os EUA podem exercer sobre eles para a compra de C-130J.
Disso todos sabemos, mas se a Suécia quiser realmente aprofundar esta cooperação (Para além dos Gripen), diria que passaria “sí o sí” por comprar os KC-390…
exato. Acho que já escrevi uso quase uma dezena de vezes.
Uma coisa é o contrato de compra do Gripen entre o governo brasileiro e a Saab
Outra coisa é o contrato de venda do Kc390 entre a Embraer e o governo sueco.
Bem, é bom ou ruim?
Aqui no blog well, sai tiroteio até para jogar jogo de botão.
A Otan poderia forçar a Suécia a usar um caça diferente do gripen? eu não sei a que ponto chega essas exigências ou se o Gripen foi projetado para isso e/ou se teria condições de receber essas adaptações.
a partir da versão C/D o Gripen é compatível com o padrão OTAN, inclusive com o link 16. República Tcheca e Hungria já o operam no âmbito da OTAN.
Obrigado pela gentileza na resposta caro Marcelo, só não entendo as pessoas que são capazes de negativar minha pergunta….entendo que o básico de uma interpretação de texto é concordar ou discordar de uma afirmação e responder com argumento (como vc fez), mas de um pergunta fica difícil…rs…deve ser sempre os mesmos
Tem um robô que negativa todos .
Infelizmente isto ocorre rotineiramente por aqui Rafael, alguns negativam pelo simples prazer de negativar, mesmo que intimamente concordem com o exposto. Logo alguem me negativa aqui neste comentario kkkkkk.
Mesmo os C/D não acho que seria impeditivo, afinal tem membro da OTAN operando equipamento da era soviética
Negativo. O que é regra é o aumento de gastos militares de acordo com o PIB. nesta caminhada..espera-se que o 390 receba algumas encomendas.
Claro que não pode, nem quer, nem precisa, pois é um caça totalmente ocidental e nem os Suecos aceitariam isso, por alguma coisa, os Suecos sempre fizeram questão de ter os seus próprios caças e não só caças.
Pelo que andei lendo por ai parece que o Tio Sam esta chamando os Suecos (Saab) para cooperar no desenvolvimento conjunto do caça de sexta geração…
Acho que não, cara. O Gripen E é mais ou menos um F-16 que usa diversos componentes de membros da OTAN. Ou seja, rende dinheiro para empresas de alta tecnologia desses países. Claro que os suecos poderiam comprar o F-35 por causa da furtividade e outras tecnologias que um caça de 5° geração possui, mas duvido que seria algo forçado.
Coitados deles, precisam de parceiros melhores para entrar em guerra. Esperar alguma coisa sólida do Brasil além de comprar meia dúzia de coisas é ser muito iludido.
Falar até papagaio fala! Vamos comprar o KC-390 então?
Ok, só elogios não enchem a barriga (ou a conta) de ninguém. Que isso realmente seja uma parceria e que comprem o KC-390 de uma vez. A partir deste momento sim poderemos dizer que estamos em uma real parceria com eles. De qualquer forma, seria muito interessante para os dois lados o aprofundamente das relações. De um lado, temos um pequeno país que possui grande conhecimento, tecnologia e indústria, tanto civil como militar e do outro temos um grande país, com pequeno (em alguns casos, nulo) conhecimento industrial e militar, mas com grande população e mercado. Essa parceria deveria ir… Read more »
O maior problema desse Grande pequeno pais(Brasil) é, e sempre foi, a falta de compromisso (da maioria) das elites que dominam com o pais… algo que não falta no caso dos Suecos e é o principal motivos desse Pequeno pais ter uma projeção internacional muito acima do que outras nações maiores.
“só elogios não enchem a barriga(…) de ninguém…”
Depende… Vai de vc passar a cantada correta.
É coisa orquestrada, feito para forçar o Brasil a tomar um lado.
Isso não faz o menor sentido. Nosso principal armamento à ser usado no Gripen, isso antes de a Suécia pedir adesão à OTAN, é o Europeu Meteor. Isso também faz parte de um concerto para forçar o Brasil, históricamente um país que defende uma resolução negociada para conflitos, à tomar partido para um lado ou outro?
Pois é. O Fx2 tinha vários ofertas, sendo que a FAB escolheu trẽs. Na época, o Gripen era o único oferecido por um país fora da OTAN. O armamento escolhido era o melhor disponível, o Meteor e o Iris-T.
A posição brasileira em relação á guerra é aquela definida na CF88.
O resto é purpurina.
É muita teoria da conspiração sem noção. Chega à ser frustrante às vezes.
Chega a ser frustante? Simples, saia do debate. Tenho que pensar igual você agora?
Fora da Otan, prezado Camargoer, mas o Gripen que nós escolhemos utiliza mais de 20 componentes made in EUA. Um suspiro já não decola nenhum.
É uma boa oportunidade para que o Brasil passe em investir em uma nacionalização maior dos componentes. Seja quem o Brasil fosse escolher, o mesmo problema de componentes importados existiria. Não existe solução à não ser investir pesado em educação e pesquisa científica, estabilidade econômica para que exista demanda em quantidade para que se justifique um investimento industrial na fabricação desses componentes.
É isso mesmo, prezado Leandro Costa. Falaste tudo. Teria que mudar muita coisa, mas com esses governantes que temos não devem ter interesse em melhorar alguma coisa, ainda mais estabilidade econômica, investimento em ciência e tecnologias, educação… bem ilustarsse, somente em suas vidas nababescas, infelizmente. Eu passei dos 50 e nada mudou por aqui, mudan-se os palhaços, mas o circo é o mesmo.
“… educação, como bem ilustrasse…”
Peço desculpas por não ter conseguido corrigir no comentário e ficou esse apêndice.
“Mudam-se os palhaços, mas o circo é o mesmo.”
Eu não conseguiria ter ilustrado melhor, Ivan. É desanimador.
👍👍
“nada mudou por aqui, mudam-se os palhaços, mas o circo é o mesmo” e a plateia continua assistido o mesmo espetáculo, rindo e aplaudindo…. triste… nada vai mudar enquanto o povo não acordar o povo não acordo pois tem futebol, carnaval, cachaça e o Brasil é um “Pais Tropical Abençoado por Deus…etc…”
É isso mesmo, prezado RSmith.
O F18 provavelmente teria muito mais componentes feitos nos EUA, assim como o tal “F16 Tampax” que está fazendo sucesso agora.
A alternativa era o Rafale, que tinha a maioria dos componentes franceses,
Com toda certeza, prezado Camargoer.
O Rafale seria a alternativa no âmbito da aeronave em sí, um lutador sem os grilhões yankes, mas na parte de relações internacionais nós poderíamos sofrer alguma pressão dos Eua, para com a França, dificultando alguma parte logística ou desenvolvimento de peças, talvez. Esses ditos governantes são de lua.
Eu particularmente, preferia o F18SH, como disse aqui há 1 década atrás praticamente. Porém, com o Gripen agora, já não faz tanta diferença nesse quesito.
Poderia ser diferente, mas é o que temos para o momento.
do Tio Sam e mais ainda de outros membros da OTAN…. O Brasil já tem um lado natural… mais estão tomando chá com o chapeleiro maluco enquanto o mundo pega fogo… interessante como a historia se repete.. no inicio da década de 40, durante o governo Vargas, foi a mesma coisa… ate que a “realidade” bateu na porta e na hora da verdade o Brasil escolheu o lado certo… acredito que dessa vez não vai ser diferente…
Pois é, nobre RSmith. Temos que escolher o lado do bom senso, e das relações internacionais mais positivas. A paz sempre é a melhor alternativa.
RSmith, O governo Vargas já pendia para uma aliança com os EUA desde vários anos antes, ou seja, meados da década de 1930. O interesse era exportar o máximo possível tanto para Alemanha quanto para Estados Unidos (sem falar em Itália e Reino Unido) e ao mesmo tempo buscar as melhores oportunidades de cada país pra reequipar as forças armadas. Vargas acenava ora para um lado, ora para outro, mas os negócios e alianças mais promissoras ele buscava nos EUA, a começar pelo próprio fato de estar no mesmo continente, face uma esperada nova guerra na Europa. Depois da guerra… Read more »
Tenho um bom livro sobre essa guinada do governo Vargas. Preciso achá-lo.
Vargas, com maestria, fingiu flertar com a Alemanha para ganhar mais dos EUA. E conseguiu
Coitada da Suécia com esse parceiro. 10 anos de parceria e 7 caças entregues. 👏🏻👏🏻👏🏻
Coitada nada!
Pois é… nem sempre a ameaça do mais forte contra o mais franco tem o efeito desejado
Ora minha filha, não me diga ? Com a Grana pingando eu viro amigo até de Stalin
Na real se os sueco pediram kc 390, mas montado na Suécia com transferência de tecnologia e tudo mais que pedimos no gripen…valeria a pena?
Este é o momento para vender o kc390 para eles…