Primeiro voo da aeronave não tripulada XQ-67A
O Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA (AFRL) realizou com sucesso o primeiro voo do XQ-67A, um veículo aéreo não tripulado, em 28 de fevereiro de 2024, nas instalações de operações de voo da General Atomics Gray Butte, perto de Palmdale Califórnia. O XQ-67A representa a primeira aeronave de uma segunda geração de plataformas colaborativas autônomas (ACP), seguindo o sucesso do XQ-58A Valkyrie. Ele demonstra uma abordagem inovadora no design, construção e teste de aeronaves, baseada em um chassi comum, o que facilita a replicação rápida de diferentes “espécies” de aeronaves sobre um “gênero” padrão de chassi.
Essa estratégia visa acelerar a entrega de capacidades avançadas e acessíveis ao combatente, economizando tempo e dinheiro ao aproveitar subestruturas e subsistemas padrão, uma prática semelhante à da indústria automobilística. A iniciativa é parte de um esforço mais amplo do AFRL para desenvolver tecnologias de aeronaves atritáveis de baixo custo (LCAAT) e compartilhamento de plataformas de aeronaves atritáveis de baixo custo (LCAAPS), visando complementar, e não substituir, aeronaves tripuladas.
O programa também explora a integração de diferentes capacidades, como sensores, autonomia, armamentos e eletrônicos, em veículos aéreos, com o objetivo de reduzir o custo e acelerar o tempo de produção em comparação com os métodos tradicionais de desenvolvimento de aeronaves tripuladas. O sucesso do voo do XQ-67A valida a abordagem do chassi comum e marca um passo significativo no objetivo de produzir aeronaves de combate relevantes de maneira rápida e econômica, demonstrando um novo paradigma na construção de aeronaves militares.
Lembra um pouco o perfil daquele conceito de UCAV que Embraer divulgou anos atrás
É justo o que eu lembrei. Afinal, como anda este projeto? Nunca mais vi notícias dele…
Não ouviu notícias porque tal projeto não existe. Foi proposta que a FAB não topou, então nem começou.
Obrigado, Fernando
mudo meu nome pra Barack Obama se a Embraer não tem capacidade pra fazer um drone similar a esse.
Ter tem mas quer? Tem encomendas?
Ainda bem que não será Michelle Obama…
Um par aparentemente perfeito para operar em conjunto com um Gripen 39F
Feinho …será que avião/drone feios são síndrome de voo ruim ..rs
As minhas perguntas são:
1. Por que o Brasil demorou tanto pra entrar na era dos drones?
2. Por que o Brasil ainda não investiu pesado neles, sabendo que são o futuro, ou melhor, o presente?
Tem tantos problemas mais urgentes para resolver deixa o drone para o fim da fila né garoto.
Alguém ja estudou as características do f-35 e viu algo alienígena fora do normal?
Tem antenas…
O piloto com o capacete fica parecendo um ET.
Ele voa…
não, mas que ele tem características superiores a qualquer outro cala ele tem
Tem uma cloaca!