Colaboração Real 5 – Episódio 3: O treinamento dos pilotos da FAB na Suécia – Parte II
Embarque na segunda parte do treinamento dos pilotos da FAB na Suécia!
No episódio, veja como foram as aulas no Esquadrão Phoenix, no F7 Wing, unidade da Força Aérea Sueca responsável por treinar militares estrangeiros no caça Gripen.
Os pilotos brasileiros passaram pelo Conversion Training e contaram suas impressões sobre a tecnologia e a interface homem-máquina do caça.
Acompanhe mais este episódio da websérie Colaboração Real 5 – O caça do Brasil!
O instrutor sueco fala que os pilotos brasileiros são bem treinados e capazes, o que facilitou o aprendizado. Importante para aqueles que insistem em chamar a FAB de “aeroclube” e pros vira latas de plantão.
O curioso é que o simulador é do Gripen C.
O curso é no D. A Suécia ainda não tem E.
O simulador do Gripen E só é empregado depois, no Brasil, para a conversão ao Gripen E. Na Suécia o curso inclui simulador de Gripen C, além de voos no Gripen C e D. A Suécia só vai realizar curso de Gripen E quando começar a incorporação operacional do novo caça na Ala F7 (que hoje tem entre suas atribuições oferecer o curso de Gripen C/D para pilotos suecos e estrangeiros). Se não me engano, só a partir do ano que vem a F7 começará a receber e operar o Gripen E. Por enquanto, na Suécia, isso ocorre apenas na… Read more »
Realmente acredito que os pilotos brasileiros são capazes, ainda mais quando se olha como é feita a seleção, porém achar que o instrutor sueco falaria qualquer coisa diferente num vídeo promocional é inocência.
Se não fossem capazes não falaria nada.
Se a Saab estivesse vendendo o gripen para o Suriname eles elogiariam da mesma forma os pilotos. O cliente sempre tem razão.
Acho que não é bem assim. Para o profissional sueco assumir a responsabilidade de elogir alguem mal preparado seria algo muito embaraçoso e aético (coisa que no Brasil não se tem muito apreço, né?)
Tb acho, mas tem gente que gosta de se iludir.
E alguém tá duvidando por acaso que não são capazes??? Passaram por 300 peneiras a carreira toda, essa é só mais uma…. e vai ser isso q vai acontecer daqui uns anos, vão começar a peneirar (mais ainda) caçador recém saído do A-29 para ñ poderem voar Gripen pq só tem 36
Acho que quaquer piloto do mundo, para pilotar um avião, tem que ser muito capaz , independente do país que seja, é a elite da elite, o que vai diferenciar lá na frente são os recursos extras, horas de vôo, simulação de combate e etc. As nações mais ricas, obviamente, tem mais recursos para privilegiar mais treinamentos e horas de vôo, mas a formação é a mesma.
Eu trabalhei varias vezes na Suécia. Também entendo que não falariam, pelo menos com a ênfase que fez.
Por outro lado, também me parece que os pilotos brasileiros escolhidos para este treinamento ja possuem muita experiência e a adaptação ao GRIPEN, pelo que dizem, é bem menos dificil do que em outros caças “equivalentes” (por exemplo nos Rafale e Thyphon). Os pilotos brasileiros ao que parece foram bem classificados em relação aos outros operadores do GRIPEN C/D. Pelo menos estão no mesmo nível.
Na prática sempre foi assim os EUA e EUROPA são campeões nesse tipo de coisa. Mais isso não significa o instrutor sueco realmente iria dizer outra coisa. Ele apenas pode ter dado sua opinião sincera sobre nossos pilotos. E também pensa que um piloto não e capaz por conta de sua nacionalidade/Raça/ ou sua força aérea no qual atua (no caso desses a a FAB) não ajuda em nada e só faz desperdiçar futuros talentos que podem ser preciosos em uma guerra. Qualquer piloto é capaz só basta ter o treinamento adequado e um comando profissional e técnico e isso… Read more »
Kkkkkkkkkk O vendedor falar mal do cliente kkkkkkk
kkkkk Só aqui que acham que eles falariam algo diferente…
Os europeus são muito objetivos e francos. Se os pilotos brasileiros não fossem competentes, eles não falariam nada, ou apontariam os problemas “na lata”. Sei bem como é, porque sou descendente de holandeses.
Pensei o mesmo.
Isso que me refiro, quando muitos comentam seu medo supremo dos Su-30 venezuelanos, quando estes foram treinados por Russos, dos quais estamos vendo seus resultados na guerra. Ou quando questionam a atuação da FAB em exercícios internacionais dentro ou fora do país.
A doutrina e a instrução na FAB é de um nível elevadíssimo.
Ah sim. O instrutor Sueco iria muito falar que os pilotos são fracos e mal treinados.Kkkkkkkkk
Se fossem teriam tomado pau no curso.
É fato.
Vc quer aprovação ou não dos suecos para saber a capacidade de aprendizado em treinamento dos pilotos de caça no Brasil?
Precisa passar em um concurso muito concorrido, além de ser aprovado em exames físicos e médicos rigorosos. Quatro anos, na AFA. Um ano fazendo curso de formação de aviação de caça. Acha que acabou rsrsrsrs. São anos de estudos para exercer sua profissão na 1ª linha de aviação de caça e em cada etapa o funil.
Todos são bons, bem treinados e profissionais, fim de papo,
Sendo justo, acho que nunca criticaram aqui os pilotos da FAB. Pelo contrário, penso que o consenso seja de que são muito bem preparados. Quando chamam a FAB de aeroclube, penso que seja em relação à gestão de recursos e aos meios de combate já bastante antigos e em pouca quantidade, muito abaixo de nossas expectativas enquanto quinto maior território do planeta e top 10 maiores economias.
Rinaldo, quando falam de “aeroclube” é pela falta de armamento e não pela qualidade dos pilotos, que sabemos estão entre os melhores do mundo.
Sério mesmo que até o editor do Blog acredita na falácia de que “os pilotos da FAB são os melhores pois fazem o mesmo que os outros com muito menos ????”
Não é possível ser um dos melhores quando a gestão (GF) sabota ao máximo aa FAAs. Isso não é culpa dos pilotos ou falta de capacidade, e sim falta de condições para cumprir o objetivo.
Jorge, você está distorcendo o comentário do editor e colocando no texto dele coisas que ele não escreveu (e que só você está escrevendo).
Ele não escreveu “os melhores”, e sim “entre os melhores”. As razões estão no próprio contexto da discussão, na qual você entrou de carrinho e desprezando tudo o que estava sendo discutido desde comentários anteriores, com a única intenção visível de fazer um ataque pessoal.
Isso é trolagem pura e simples.
Se quer debater com os editores do site, use argumentos melhores do que essa trolagem que acabou de fazer.
Não quero fazer ataques pessoais pois não conheço as pessoas nem nada do tipo. Oque não posso aceitar é esse tipo de comentário que fala que nossos pilotos estão entre os melhores do mundo, quando não estão. E novamente digo que a culpa não é falta de capacidade ou intelecto para tal, e sim o Governo Federal desde o fim do regime militar cagar para as forças, somado à oficiais generais estabanados que acham que reduzir encomendas, fechar bases e transformar unidades em GAPs vai ajudar em transparecer que a força está melhor, quando não está. Ou seja: não adianta… Read more »
Baseado no seu “achismo” ou vc tem algum resultado de competições internacionais? Experiência em combates reais recente? É aquela velha história, “ninguém vence o Brasil na Selva”…
Olá Rinaldo,
Acho que só um completo desconhecedor da FAB botaria em xeque a capacidade dos pilotos brasileiros.
Sou um dos muitos críticos da gestão das nossas forças armadas, mas nessa crítica não está incluída a capacidade dos nossos soldados e oficiais, dos quais temos orgulho.
Obrigado. Muitos aqui ainda pensam diferente.
Aeroclube? Ashuahuahuahua…Nunca tinha lido isso, gostei! Até parece que eles falariam algo diferente dos pilotos do país que estão doando bilhões de coroas pra eles, né? Pelo preço que foi pago pelos Gripados eu falaria até que os nossos pilotos são melhores que os da academia Top Gun…