Chinesa COMAC vende jatos C919 e ARJ21 para a Tibet Airlines
Os aviões C919 e ARJ21 da China receberam novos pedidos da Tibet Airlines, com a empresa assinando pedidos com a Commercial Aircraft Corporation of China (COMAC) para 40 unidades da variante plateau do C919 e 16 unidades da variante plateau do avião ARJ21 na Singapore Airshow.
Além disso, o Henan Civil Aviation Development and Investment Group assinou um acordo com a COMAC para seis unidades de modelos derivados do ARJ21.
A variante plateau do C919 tem capacidade de assentos para 140-160, e sua capacidade de decolagem e aterrissagem é adequada para todos os aeroportos de alta altitude na China.
A variante plateau do ARJ21 tem uma altitude máxima de decolagem e aterrissagem de 14.500 pés. Ela pode cobrir a maioria dos aeroportos de alta altitude dentro da China.
Esse C919 lembra muito o EMB 190.
Igualzinho, só que diferente.
Muito fácil essa venda quando sabemos que o Tibete foi invadido e ocupado pela China em 1950. Quanto ao C919 não terá vida fácil visto ser mais caro que um 737NG ou um A320Ceo
sim, mas é muito mais moderno que esses 2. Na verdade ele concorre com o 737MAX e com o A320Neo.
Na verdade não pois a despeito de ter o mesmo motor CFM LEAP do 737 MAX o C919 tem um alcance menor que o 737-800 em sua versão standard
No mercado internacional, de fato terá vida difícil, dado que em termos de preço fica muito próximo de 737 MAX e A320Neo, mas sem a enorme rede global de suporte que as duas gigantes da aviação possuem. Porém, no mercado doméstico – que no caso da China é enorme – a aeronave deve conseguir vender muito, dada a participação do governo chinês tanto na Comac, quanto nas companhias aéreas.
Eu confesso que morro de rir sempre que eu vejo esse ARJ21.
A China também ri.
Se ela ri ou não realmente não me importa nem um pouco. Mas o anúncio e propaganda desse avião quando foi lançado é realmente hilário.
Sem entrar no mérito da qualidade da aeronave (não tenho as informações necessárias para opinar sobre), o C919 ficou muito bonito. Tem linhas mais modernas que o 737 e A320.
Essa variante do C919 plateau é mais curta que o C919 em operação, é para concorrer com o A319. A Comac já está trabalhando em duas novas versões do C919, a plateau, mais curta, e uma alongada, para concorrer com o A321 e 737 Max 10. Só comentando já estão em operação hoje 4 C919 sendo usados em rotas domésticas pela China Eastern Airlines.
Ocorre que está em enorme desvantagem perante o A319Neo pois enquanto tem alcance de 4.139 km o jato europeu voa até 6.950 km enquanto o MAX7 terá alcance de 7.000km