C-390 Millennium da Hungria realiza primeiro voo
Gavião Peixoto, São Paulo, 9 de fevereiro de 2024 – O primeiro C-390 Millennium da Força Aérea da Hungria completou com sucesso seu voo inaugural ontem em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. A equipe da Embraer Defesa & Segurança voou por aproximadamente quatro horas, realizando uma avaliação completa da aeronave, que agora passará por um período de testes antes da entrada em serviço no país europeu.
“Este voo inaugural é um marco importante para o programa C-390 da Hungria. O C-390 Millennium tem recebido reconhecimento internacional devido ao seu notável desempenho operacional e às suas capacidades, e a Embraer está aumentando a produção para atender à crescente demanda do mercado. É uma honra trabalhar com as Forças de Defesa da Hungria no fortalecimento de suas capacidades, oferecendo a melhor solução de transporte aéreo militar disponível. Estamos comprometidos em aprofundar ainda mais a parceria com as Forças de Defesa da Hungria e em prosseguir com esse apoio no futuro”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Em novembro de 2020, o governo húngaro assinou um contrato com a Embraer para a aquisição de dois C-390. A aeronave das Forças de Defesa da Hungria será a primeira do mundo com uma Unidade de Terapia Intensiva em sua configuração, recurso essencial para o desempenho de missões humanitárias.
A Hungria foi o terceiro país a escolher o C-390, após Brasil e Portugal. Holanda, Áustria, República Tcheca e Coreia do Sul também selecionaram a aeronave multimissão da Embraer. O C-390 está redefinindo o transporte aéreo militar e desafiando a lógica por trás das plataformas da geração atual e futura, oferecendo capacidade multimissão, confiabilidade e interoperabilidade.
O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando inclusive em pistas não pavimentadas, em superfícies como terra compactada e cascalho. A aeronave configurada para reabastecimento aéreo, com a designação KC-390, já comprovou sua capacidade tanto como tanque quanto como receptor, neste caso recebendo combustível de outro KC-390 utilizando cápsulas (pods) instaladas sob as asas.
Desde a entrada em operação na Força Aérea Brasileira, em 2019, e mais recentemente na Força Aérea Portuguesa, em 2023, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de aeronaves em operação acumula mais de 11.500 horas de voo, com disponibilidade operacional em torno de 80% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando excepcional produtividade na categoria.
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Brabo, bravo, parabéns! Avião muito lindo! Que venham mais encomendas.
” Se não vender, a Embraer vai quebrar !!! ”
” Gripen é avião de papel !!! ”
O que mais me assusta é que esses indivíduos ainda estão soltos por aí…
Olha, sorte da Embraer que vendeu…
Gripen não é 5a geração…
A moderação pode até me pegar más não tem outro modo de dizer: ou é ________ ou ___________ afirmar que as vendas da Embraer dependeram de sorte.
EDITADO.
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Vingador, esqueceu de usar o cérebro?
O que que tem a ver o alho com o bugalho?
Aeronaves E2, o principal produto da empresa, continua muito aquém das expectativas. A empresa vende, mas a margem de lucro da companhia foi reduzida. Se de um lado a empresa está revertendo os prejuízos, os lucros não são suficientes para investimentos pesados em novos produtos. Lembrando que quando da geração de aeronaves EJets, os ganhos da companhia eram tão grandes que saíram comprando várias outras empresas pelo Mundo, cogitando inclusive comprar a Saab. Resultado é que sem novos produtos demandando engenheiros, a empresa perde seus melhores profissionais para outras companhias.
Cara para com Wilson, deixa Dilson!!!
Kkkkkkkkkkk!
Lindo, lindo, lindo, essa pintura húngara e a portuguesa deixa o KC-390, parecendo uma outra aeronave!
Excelente! Bela aeronave, bela pintura, belas fotos!
Com a entrada em operação na Hungria, pode anotar, mais clientes vão aparecer!
Com o primeiro voo do húngaro, alguém teria informações sobre as aeronaves atualmente na linha de produção e sobre status dos 2853, 2855 e 2856? Imagino que o 2859 já tenha saído da linha e esteja próximo de ser entregue, certo?
Olá BK, o FAB2853, 2855 E 2856 faz muito tempo que não voam. Acredito que estejam sendo atualizados na Embraer. O FAB2859 Estava pronto e era pra ter sido entregue no final do ano passado. Portugal recebe o seu segundo KC-390 em Março.
Caro Matheus, obrigado! O 2855 e 2856 têm registrado ultimo voo para Gavião Peixoto, então é plausível que estejam em atualização. Lembro de um colega ter dito que o 2855 estava na linha atualizando, chuto que esteja quase pronto, o 56 foi mais recente. O que eu tenho mais dúvida é o 53. O último voo dele foi pro Galeão, e a ultima vez que eu o vi em fotos foi em uma cerimonia do Gordo no ano passado. Meu palpite é que, por ter sido o primeiro entregue, tenha chegado em alguma manutenção de grande monta. Vira e mexe… Read more »
Hoje eu vi um lançando paraquedistas sobre a base de Deodoro. É lindo e muito maior que o que as fotos aparentam.
Olá BK creio que se confundiu. Segundo dados do FR24 o 58 voou em 15 de Janeiro de Anápolis para Gavião Peixoto. Vai completar um mês que não voa. O 2855 faz mais de um ano que não voa apesar que ligaram o seu transponder em 14 de Dezembro. Já o 2856 não voa desde o dia 24 de outubro, também num vôo de Anápolis para Gavião Peixoto. Então a FAB atualmente só voa com dois dos seus cinco aviões. Sendo eles o FAB2854 e FAB 2857. Número baixíssimo e preocupante.
Caro Matheus, engano meu, obrigado.
No meu FR24 não consigo ver o histórico para mais de 7 dias, então uso o FlightAware para isso. Por algum motivo ele estava mostrando o voo de callsign “FAB2858” na pesquisa em vez do ultimo voo do avião. Clicando na matrícula aí sim, 15 de Janeiro.
Isso me deixa mais curioso ainda, o que ele estaria fazendo lá?
Verdade bk117 inclusive o Fab2858 decolou hoje de gavião peixoto para anápolis. Já o Fab2855 faz um bom tempo que está na embraer.
Bem observado, caro Matheus. Nem deixaram ele fazer um “mêsversário” na Embraer rsrsrsr
Olá BK, como meu Xará disse em seu comentário, ontem a tarde o FAB2858 saiu da “internação” rsrs provavelmente passou alguns dias na EMB para alguma atualização de Software. Agora a FAB possui 3 KC-390 voando regulamente sendo eles o FAB2854, 2857 e o FAB2858.
Tem foto do 2856 em Anápolis em 10/11/23. Pela imagem, está sendo preparado para voar ou está chegando de um voo.
http://spotter.com.br/esquadroes/1gtt_03_2.htm
Essa “farda” cinza da OTAN vestiu bem no KC…
É lindo demais esse bicho. “Cara de soldado”. Lembra o Y20, também muito bonito. Olhando o C390 é impossível não imaginar e desejar, uma versão estendida, maior, com mais capacidade de carga e talvez quadrimotor. Sonhr não custa nada e sabemos que o pessoal da Embraer, competente como é, deve estar analisando isso…
Este avião quadrimotor, se tiver um bom preço, seria matador! Assim como o Guarani se fosse 8X8 tb seria um sucesso, mas…
O Guarani é feito pela Iveco, uma empresa italiana que ja tem parceria estabelecida com a Oto Melara(Leonardo), que produz o Centauro 8×8. Por isso o EB escolheu esse como seu 8×8.
Pra um aviao de transporte quadrimotor, teria que ser um projeto novo do zero muito maior e mais caro. Hoje não tem mercado tanto que a Boeing fechou a linha de produção do C17, mas isso talvez mude daqui uns anos… o A400M nao tem a mesma capacidade de carga do C17 e hoje so a China tem um quadrimotor em produção.
A Rússia também tem um quadrimotor em produção, o Il-76-90, mas entendi o seu raciocínio, já que o avião russo não pode ser oferecido devido às sanções ocidentais.
Para a mesma carga paga um bimotor sempre será melhor, com menor custo de manutenção. Quadrimotor foi uma solução clássica quando os motores tinham menor confiabilidade e menor potencia.
Avião lindo e fantástico! Vai dominar o mundo.
Logo teremos mais um KC-390 voando e fazendo sucesso nos céus europeus!
O avião pra ser bonito viu!
Parabéns pra Embraer e para a HUNAF…
E que faça mtos voos pelo mundo afora, pra mostrar que chegou a hora e a vez do C390!
Rapaz, não tem nem um mês tem um video rodando na Internet do bicho tendo a sua eletricidade sendo ligada e só tinha metade do avião pronto, o resto era só fuselagem. Já tá assim??
O chamado “power on” desta primeira aeronave foi em setembro último, evento divulgado com vídeo da aeronave já com asas, empenagem etc:
https://www.aereo.jor.br/2023/09/11/video-primeiro-kc-390-da-hungria-tem-sistemas-eletricos-ligados/
Talvez você tenha visto outro vídeo.
Haverá alguém que já conheça o valor do contrato com a Hungria e senão qual a razão de nada se saber?
Fala-se em pouco mais de U$$300M.
Os contratos têm um valor exato. O de Portugal foi de 850 Milhões de euros e como Portugal antecipou o pagamento (já todo pago) ficou por 827 milhões de euros, e o preço unitário de cada aeronave é de 85 milhões de $US, o preço daria para comprar 10 aeronaves, mas foram apenas cinco, mais um simulador, peças de substituição e formação para pilotos e pessoal técnico ou seja muito caro e esteve para não ser assinado. O contratos envolvendo estado são públicos como tal fica uma questão. Qual a Razão de tanto secretismo com este contrato?
Olá Carlos, se o cliente pediu para não ser divulgado valores ou quantidade assim será feito. Isso é muito comum na indústria, não custa lembrar que que o 390 venceu na Coréia do Sul mas nada foi revelado como valores ou quantidade de aviões. Mas você pode ter uma noção acompanhando os balanços da Empresa que são amplamente divulgados a cada 3 meses.
O contrato com Portugal foi de cerca de US$ 900 milhões para 5 aeronaves, ou cerca de US$ 180 milhões, em padaria. Como a Hungria comprou 2 aviões, acho que o Matheus deve estar muto pŕóximo do valor, algo entre 270 e 330 milhões de $kichute
Creio que o 52 já deveria ter sido entregue para a FAB à muito tempo.
52 é o PT-ZNG que é usado pela Embraer em demonstrações mundo afora. Esta atualmente na Arábia Saudita e deve seguir para a Ásia.
Seguiu hoje para a Índia. De lá deve ir para Singapura. Será exibido no Singapore Airshow.
Lindo demais! Parabéns a Embraer e a FAB
Todo o mundo comprando, aumentando pedidos, e a vergonhosa nação brasileira QUE SE COMPROMETEU A COMPRAR UM MONTE para viabilizar o projeto cai fora cada vez mais….
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Ao invés de ter feito o E-2. Era melhor ter guardado grana e comprado a bombardier.
(rs)
Sem dúvida teria uma boa opção. Lamentavelmente não temos uma bola de cristal. Uma situação que nos parece ideal hoje, não é a que nos apresenta amanhã.
O Russo ainda voa?! Misericórdia. Achei que ele já tinha aposentado.
A Embraer pretende levar o KC390 para evento nos EUA.
Nas imagens que aparecem de um eventual KC390 para os EUA, a aeronave aparece sem lança frontal e com lança na parte traseira para reabastecimento de outras aeronaves.
Só se levar o PT-ZNJ o PT-ZNG está na Arábia Saudita e vai seguir para a Ásia. A Embraer e a L3 Harris oferece o KC-390 para a USAF no programa Agile Tanker.
Abaixo, trecho de entrevista do TB Danasceno ao jornal O Globo, de domingo, 11/02, onde ele fala sobre Gripen e KC-390: “A FAB negocia a compra de novos caças suecos Gripen, além do lote de 36 já acordado? Os 36 caças são um número que não nos atende. Trabalhamos na possibilidade de ampliação do lote porque o contrato permite ampliação de 25% ou redução na mesma proporção. Estamos trabalhando nisso e acreditando muito que a Suécia deva comprar algumas unidades de KC-390 (cargueiro da Embraer desenvolvido com a FAB). Parte pode ser um segundo lote (de Gripen) e parte uma… Read more »
Já tem matéria aqui no site sobre isso, sugiro aos senhores continuar a discussão nela:
https://www.aereo.jor.br/2024/02/13/comandante-da-aeronautica-diz-que-a-fab-pode-comprar-um-segundo-lote-de-cacas-gripen-e-tambem-uma-outra-aeronave/
Tá certo. Quando escrevi esse comentário, ainda não tinha sido colocada essa matéria aqui no PA.