Memorando sublinha a importância das parcerias industriais entre os EUA e a Suécia

MARIETTA, Geórgia, 6 de fevereiro de 2024 — Lockheed Martin (NYSE: LMT) e MilDef anunciaram hoje um memorando de entendimento (MoU) para fortalecer a colaboração aeroespacial por meio da oferta da aeronave tática C-130J-30 Super Hercules da Lockheed Martin para a Força Aérea Sueca (SwAF). Por meio desta parceria, as duas organizações identificarão oportunidades de parceria onde soluções e expertise da MilDef possam ser integradas ao ecossistema global de aeroespacial e defesa da Lockheed Martin.

Com sede em Helsingborg, Suécia, o Grupo MilDef atende um mercado global com soluções de TI táticas líderes mundiais. A Lockheed Martin é uma empresa global de segurança e aeroespacial que tem laços profundos com a Suécia, que tem a distinção de ser o primeiro operador europeu da aeronave tática C-130 Hercules produzida pela Lockheed Martin.

“Há uma adjacência natural entre a MilDef e a Lockheed Martin, pois nos especializamos em apoiar demandas de missões verdadeiramente táticas com soluções avançadas, comprovadas e integradas,” disse Tony Frese, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios para a linha de negócios de Mobilidade Aérea & Missões Marítimas na Lockheed Martin. “Aliar nossa expertise com a MilDef fortalece a Lockheed Martin enquanto expandimos nossos relacionamentos com a indústria sueca para gerar empregos e benefícios econômicos, enquanto também apoiamos a missão de poder aéreo da Suécia por meio de nossa oferta do C-130J-30 Super Hercules.”

Fundada em 1997, a MilDef fornece hardware, software e serviços de grau militar que protegem fluxos e sistemas de informações críticas, quando e onde os riscos são mais altos. O portfólio de produtos oferece computadores personalizados, laptops, servidores, switches, roteadores, displays inteligentes, software e serviço de integração feitos para atuar nas condições mais adversas.

“Esta parceria sublinha a importância da colaboração industrial para fornecer ao cliente final a melhor solução possível,” disse Daniel Ljunggren, CEO do Grupo MilDef. “É uma verdadeira honra ser selecionado pela Lockheed Martin como um parceiro local para este importante programa e estamos ansiosos para trabalhar juntos.”

A SwAF atualmente opera uma frota de C-130H em apoio às suas necessidades de missão de transporte tático. As conexões da Suécia com a Lockheed Martin também incluem o helicóptero Sikorsky UH-60M Black Hawk e o sistema interceptador Patriot Advanced Capability-3 (PAC-3) Missile Segment Enhancement (MSE).

A Lockheed Martin está oferecendo o transporte tático C-130J-30 Super Hercules para consideração da SwAF enquanto se prepara para modernizar sua frota de C-130H. Um verdadeiro cavalo de batalha nórdico, o C-130J conta com a Dinamarca e a Noruega entre seus 26 operadores em 22 nações.

O C-130J-30 oferece à SwAF uma multitude de vantagens não encontradas em nenhum outro transporte tático de tamanho médio em produção ou operação hoje. Esses diferenciais incluem prontidão operacional comprovada com a maior facilidade de transição, confiabilidade aumentada, capacidades superiores de transporte tático e desempenho com motor desligado com alcance estendido. O C-130J-30 também oferece interoperabilidade inigualável com forças aéreas nórdicas e globais, parcerias industriais robustas e custos de ciclo de vida baixos verificados com economia de combustível significativa resultando em uma pegada de carbono reduzida comparado a outros transportes a jato de tamanho médio.

Até o momento, 540 C-130Js foram entregues e certificados por mais de 20 autoridades de aeronavegabilidade, com a frota global do Super Hercules alcançando quase 3 milhões de horas de voo.

Para informações adicionais sobre a Lockheed Martin e a MilDef, visite nossos websites:

Sobre a Lockheed Martin

Com sede em Bethesda, Maryland, a Lockheed Martin Corporation é uma empresa global de segurança e aeroespacial que emprega aproximadamente 122.000 pessoas em todo o mundo e está principalmente engajada na pesquisa, design, desenvolvimento, fabricação, integração e sustentação de sistemas avançados de tecnologia, produtos e serviços.

Sobre a MilDef

A MilDef é uma integradora de sistemas global e fornecedora de espectro completo especializada em TI robusta para os setores militar, governamental e de infraestrutura crítica. A MilDef fornece hardware, software e serviços que protegem fluxos e sistemas de informações críticas. Os produtos da MilDef são vendidos por meio de subsidiárias na Suécia, Noruega, Finlândia, Reino Unido, Alemanha, Suíça, Itália, Estados Unidos e Austrália, e através de redes de parceiros em mais de 30 países. A MilDef foi fundada em 1997 na Suécia e o Grupo MilDef está listado na Nasdaq Estocolmo desde 2021.

FONTE: Lockheed Martin

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adriano Madureira

Não querem largar o osso… Mas espero que assim como na Austrália, o jogo já esteja marcado.

Gerson Carvalho

A Suecia vai comprar pelo menos 4 KC390 porque o governo jaá sinalizou comprar ais 16 Gripens

Moriah

Lockheed tentando salvar o J

Fernando Vieira

Não sei se uma aeronave com 540 entregas precisa de salvação.
Mas a Lockheed é uma empresa com fins lucrativos e precisa vender seus produtos e ela está fazendo isso.

Jadson S. Cabral

O governo deveria ter condicionado a compra. Nós sinalizamos, mas e a Suécia, já sinalizou? Não. Nem tocam no assunto.

Fabio Araujo

As conversas estão ocorrendo, os governos estão interessados, o nosso governo foi lá e o governo deles veio aqui, o importante é que existe o interesse dos dois lados basta acertar os números e os detalhes, pois não é só um certo número de KC-390 por um certo número de Gripens, as empresas vão ter que receber quem vai pagar a quem? De onde vai sair os financiamentos? Quais as garantias? São detalhes que os governos tem que acertar entre eles e depois com as empresas!

Marcos Silva

Verdade. nunca li nada à respeito da Suécia sequer considerar conversar sobre o C-390

Renato B.

Não dá para ignorar a política internacional nesse tipo de negócio. O peso político dos EUA é imenso e eles sabem usá-lo.

Lord-M

Fechado?

Em 2013 diziam que as plataformas do Erye seriam da Embraer…

Santamariense

Tu espera ou acredita? Tem diferença.

BK117

“O C-130J-30 oferece à SwAF uma multitude de vantagens não encontradas em nenhum outro transporte tático de tamanho médio em produção ou operação hoje.”

Multitude? Vai nessa…

“Esses diferenciais incluem prontidão operacional comprovada com a maior facilidade de transição, confiabilidade aumentada, capacidades superiores de transporte tático e desempenho com motor desligado com alcance estendido.”

Não tem muito o que falar, tem que enrolar rsrsrsr.

Enfim, essa venda já tá no papo. Todos sabem que o Millenium é muito superior, e os suecos tem mais a perder não comprando o KC do que outros clientes. E eles sabem disso.

Alfredo Araujo

“os suecos tem mais a perder não comprando o KC”
.
Queria saber desde quando q, em países relevantes, as compras militares são (apenas) a respeito de desempenho do equipamento em questão.
Compras militares são mais a respeito de política do que a respeito de equipamentos e suas características…
Com uma Suécia recém entrada na Otan… se valesse dinheiro… eu colocaria no C-130.

Renato B.

Sim, o fator técnico não necessariamente é o prioritário

BK117

“Queria saber desde quando q, em países relevantes, as compras militares são (apenas) a respeito de desempenho do equipamento em questão.” Caro, retornemos ao meu comentário: “os suecos tem mais a perder não comprando o KC do que outros clientes“. Quando eu digo isso, estou me referindo justamente ao que vai além da capacidade do avião em si, especialmente a parceria com a Saab para oferta do KC para a Suécia e o programa Gripen como um todo. Além disso, deve-se levar em conta outros produtos que a Suécia tenciona vender ao Brasil, que podem ser negativamente impactados por uma… Read more »

Alfredo Araujo

A indústria de defesa da Suécia não vive apenas de Gripen… O governo americano é um cliente MUITO maior do que nós.
.
https://pt.tradingeconomics.com/country-list/weapons-sales
.
Dá uma olhada ai
.
“Poder de barganha de cada governo”.
Vc só pode estar de sacanagem de comparar EUA e Brasil nesse quesito… Só pode

Last edited 9 meses atrás by Alfredo Araujo
curioso

Tem razão. Estão rolando o lero.
E além das qualidades do avião, o indicador mais forte de interesse sueco no KC-390 parece ser a parceria da Saab com a Embraer.
A Saab podia tirar quem quisesse pra dançar. A festa é na casa dela. O que a Lockheed não daria pra fazer par com a bela sueca?
E nunca se sabe quais os trabucos e o tamanho da bolsa de dinheiro que o tio da LM, um tal de Sam, vai trazer pra festa. Ele fala macio, mas joga duríssimo.

BK117

Precisamente, caro Curioso.

Santamariense

“ Enfim, essa venda já tá no papo. Todos sabem que o Millenium é muito superior, e os suecos tem mais a perder não comprando o KC do que outros clientes. E eles sabem disso.” BK, eu torço muito pelo sucesso cada vez maior do KC-390. Mas, nesse caso, analisando esse trecho que vc escreveu, penso que o Brasil tem mais a perder do que a Suécia. Se os suecos escolherem o C-130J, o que os brasileiros podem fazer? Dependemos deles umbilicalmente no programa do Gripen. Não poderíamos nem pensar em retaliar, pois com a Suécia comprando KC-390, ou não,… Read more »

wiliam,

Se fossemos um país com um governo descente, usaríamos nosso poder de venda de alimentos e insumos + aço, ferro, níquel, proteína animal tudo na mesa e garanto que conseguiríamos apertar a rosca. Vejamos o que a Suécia precisa (de comida), de minérios, damos uma boa condição para os próximos 10 anos etc… temos sim poder de barganha e muito… só não temos Governo descente.. pior, temos governo perdulário e corrupto

AVISO DOS EDITORES: NÃO DESVIAR O DEBATE PARA A DISPUTA POLÍTICA.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

willbill

Desculpem pessoal, eu quis dizer no plural: governos irresponsáveis e que não tem capacidade mínima de entender negociações bilaterais usando as ferramentas que temos que são: Agro + Proteína Animal

EduardoSP

Só vendemos commodities. Commodities podem ser compradas em qualquer lugar e o preço é dado pelo mercado internacional. Além do mais, a Suécia, com 10 milhões de habitantes é um mercado pequeno para comida e minérios. Qualquer fornecedor pode atender.
Infelizmente, por aí não vamos muito longe.

Fernando "Nunão" De Martini

Não, Eduardo.
O Brasil não exporta apenas commodities. A maior parte de nossas exportações é de commodities, mas tem muitos outros itens.
Houve até uma ligeira recuperação na participação brasileira no comércio internacional de produtos industriais. O país, após anos de queda, recuperou algumas posições e passou a… Suécia!!!

https://www.infomoney.com.br/economia/brasil-passa-suecia-e-indonesia-no-comercio-internacional-da-industria-mostra-cni/amp/

Ainda falando em Suécia, estes são os itens mais exportados para aquele país:
https://www.fazcomex.com.br/comexstat/europa/exportacao-suecia/

BK117

Caro Santamariense, é uma questão complexa. Dada a necessidade de mais caças e o orçamento mais apertado que tubo de pasta de dente no fim do mês, não tem muito o que fazer. Se queremos um caça 0 km, é Gripen, dado o massivo investimento no programa e o reduzido custo operacional, se comparado com um Rafale ou F35, por exemplo. Então a questão é: vale a pena arcar com o alto custo de adotar outro caça e colocar em risco a longevidade dos Gripen no Brasil (que depende de mais vendas e continuidade de produção), por causa de uma… Read more »

Last edited 9 meses atrás by BK117
Matheus

Tá perdendo dinheiro com esse Marketing Lockheed rsrs. É KC-390 neles!

Kornet

Uns vão dizer que a Suécia tem todo o direito de comprar de quem ela quiser,já outros vão dizer que a influência,diplomacia e estrutura americana é muito maior do que a nossa.
E o Brasil? E a tal parceria? Desenvolvemos um avião muito superior e eles irão preferir um inferior só porque é americano?
Espero que o KC390 ganhe por seus méritos e não seja preterido por questões políticas.
Se realmente eles comprarem o 130 ,o Brasil vai ter que dar uma resposta muito dura e parar nos 36 mesmo e partir para outra aeronave(de preferência o F35).

Moriah

não dá para parar em 36 e correr pra outro lado, já temos um compromisso de longa data com o gripen e o negócio, mesmo sem a venda do kc390, terá de seguir até pelo menos o número idealizado de 108 aeronaves.

Jorgemateus77

Amigo…. se parar nos 36 o prejuízo será menor.
Ninguém no mundo quer o.Gripen E/F. Será o novo AMX, aonde uma aeronave excelente teve vida curta pq.ñ tinha mercado para repor peças

Fabio Araujo

O Gripen E/F é um avião novo que agora que esta saindo da fábrica, agora que os futuros interessados vão poder ver o caça, conferir suas qualidades e isso vai facilitar as vendas no futuro. Me lembro que há algum tempo atrás falavam isso do KC-390 que era um fracasso e que ninguém queria, e agora esta começando a conquistar o mercado, vamos dar tempo ao tempo!

Santamariense

Nâo morro de amores pelo Gripen e já fiz muitas críticas ao mesmo. Mas, a maneira que a FAB está comprometida com esse programa, além de todas as empresas brasileiras participantes, sem falar na questão política, tu acha que o GF vai querer investir mais grana ainda em um novo projeto, sendo que a FAB recém está recebendo os primeiros exemplares do Gripen? Os suecos comprando KC-390, ou não, continuaremos com o Gripen e com aquisição de mais exemplares. Agora, se isso vai ser bom lá na frente, aí é outra história.

Marcos Silva

Compromissos são desfeitos com uma facilidade as vezes…
Além de quê,somos brasileiros,temo o hábito de nos esquivar de compromissos

Fabio Araujo

Seja por mérito ou seja por questões políticas temos grande chance de ganhar, os holandeses foram bem claro nas vantagens do KC-390 em cima do C-130J, os americanos entrarem na concorrência não foi surpresa estranho seria não entrarem e a Embraer e a Saab já esperavam e contavam por isso e a estratégia para vencer não mudou.

Douglas Rodrigues

Aí o Brasil tem que ir justamente comprar caça fabricado pela concorrente direta da Embraer? Hã?! ehehehe
Se isso acontecer, compra 36 caças e já vai utilizando o know-how para fabricar um caça ainda melhor “made in Brazil”.

Douglas Rodrigues

“Se isso acontecer”… Nesse caso a Suécia optar pelos C130J.
E o know-how adquirido deve ser fruto da tão propagada ToT.

Charle

Há poucos dias atrás foi postada uma matéria que se referia à decadência do Império dos EUA. Acho que foi no “FORTE”. Em certo momento, na área destinada aos comentários, um ou mais de um dos comentaristas dizia que a suposta queda poderia ser uma “aterrissagem”. Porque se não fosse dessa forma branda, tal “Império” não aceitaria sua própria decorracada e levaria, de uma forma ou de outra, para um abismo sem fim o resto do planeta. Embora o que “escrevi” aparentemente não tenha nada à ver com a matéria, pelo menos não diretamente, indiretamente tem. Uma das formas que… Read more »

André Sávio Craveiro Bueno

Como argumento de apoio, veja a seleção que Holanda fez sobre a aquisição de um transporte tático e o resultado a que ela chegou.

Fighter_BR

Proposta fraca. Vai ser como a concorrência da Coréia do Sul.

JapaJantador SP

Os EUA fornece proteção, financiamentos, e outros armamentos a Suécia, e o Brasil só o produto bom mesmo. Ganhou a cadeia produtiva, o imperialismo, e a diplomacia americana.
Que o Brasil compre outros caças, quem sabe Rafales da França pra aceitarem o acordo Mercosul-UE?

Regis

O governo da França é o que menos quer um acordo Mercosul-UE.

Se tivermos de comprar outro caça melhor adquirirmos o avião sul-coreano, que eles mesmo já nos ofereceram algumas vezes. E podem criar um caça 5G derivado dele, do qual poderíamos participar.

Willber Rodrigues

Da maneira como a LM faz propaganda do C-130, fica até parecendo que só ela tem essas qualidades, e que o 390 acabou de sair da prancheta, e não conseguiu ainda mostrar suas qualidades…

Foi mal, LM, mas quem leva essa é o 390, sorry…

Moriah

Falou tudo. Seria bom Portugal ir buscar umas peças de F16 lá na LM…

José de Souza

Foram buscar um Black Hawk nos EUA! Os estadunidenses viram bem de perto as capacidades do KC-390 deles

Robson Rocha

Então a Embraer se juntou com a Saab e a Lockheed com a MilDef para oferecerem seus aviões à Força Aérea Sueca. Acho difícil cravar um favorito. Embora a Saab tenha um grande apoio do governo, os militares suecos – que inicialmente não buscavam aviões novos mas sim usados – podem achar que apostar em uma plataforma conhecida seja menos arriscado – e dispensa custos extras de treinamento e peças sobressalentes.

Marcos

Depois da Austrália e México (Os Mexicanos sofrem de Síndrome de Estocolmo, só pode), não duvído que a Suécia escolha o C-130, eles têm que pagar o favor de entrar na OTAN não é mesmo?

Jadson S. Cabral

Bom… depois que entrar eles podem fazer o que quiser. Enquanto tiver nesse processo… acho que não querem tomar nenhuma decisão que desagrade os EUA, embora eu ache que a simples escolha de uma aeronave de transporte não vá fazer diferença no apoio americano a eles na OTAN. A Suécia é muito valiosa para a OTAN

André Sávio Craveiro Bueno

Sim, a Suécia é uma “aliada extra OTAN”. Sua maior ameaça é comum. Lembro-me de já ter lido que, certa vez, um SR-71 voltava de uma missão na região do Báltico e teve algum tipo de problema. Os suecos enviaram dois Viggen para escoltá-lo até o pouso em uma base sueca. Anos depois os pilotos suecos foram condecorados. Bom, isso dá uma ideia da proximidade entre ambos os países mas não ilustra que os suecos farão tudo o que os EUA quiserem. Porém, a geopolítica é um jogo de cartas e, algumas vezes, estas são marcadas. Resta aguardar e observar.… Read more »

Matheus

“Sindrome de Estocolmo”

Nada disso, apenas é o fato de que a Industria Mexicana não é Mexicana, mas sim Americana. Agora que os EUA estão retirando suas empresas da China, vão mover elas principalmente pro Mexico. México não vai querer perder essa “boquinha”.
Alem do mais, eles fazem fronteira com os EUA, se qualquer outro país que for ameaçar o Mexico, os EUA entram na briga pro Mexico.

Jadson S. Cabral

Antes daquela guerra em Israel, o Múcio não estava indo para a Suécia para encerrar a venda do C-390 quando achou melhor voltar para deixar os KC-30 a disposição?
Meses depois, o que aconteceu? A negociação subiu no telhado?
Porque se a Suécia for de qualquer cosias que não seja C-390 será um tapa na cara do governo brasileiro e de todos os envolvidos.

Regis

Se nos derem mesmo um tapa devemos retribuir acabando com as chances deles na aquisição de obuseiros sobre rodas para o exército, além do MMBT e o sistema de Artilharia Anti-Aérea.

Makarov

Se acontecer, mandamos a SAAB pastar e compramos 20 Rafalles da França.

Jadson S. Cabral

Nem precisava concluir. Era só o governo e a FAB deixarem vazar a informação de que estariam considerando comprar outro tipo de caça porque o Gripen não atende todas as necessidades do Brasil por ser um caça pequeno… bla bla bla… era só começar a desfazer. O maior e até agora único cliente do caça fora da Suécia fazendo isso… faria a Suécia voltar para a mesa de negociações rapidinho. Mas parece que nossas autoridades não sabem negociar. Nunca foram numa feira. Primeira regra para fazer um bom negócio: nunca demonstre interesse demais por algo que vc quer comprar. O… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Era só o governo e a FAB deixarem vazar a informação de que estariam considerando comprar outro tipo de caça

Hum… olha aí a explicação para a misteriosa tela com F-16 numa apresentação da FAB.
Acertô Mizerávi!!!

Leandro Costa

Dessa tela eu não sabia.

Fernando "Nunão" De Martini

Deu o que falar no ano passado.
Até virou matéria especial em site de Defesa (não aqui) dizendo que a FAB abandonaria o Gripen pra completar seus esquadrões com F-16 usados.

Leandro Costa

Obrigado pela info, Nunão.

Fernando "Nunão" De Martini

Nem sei se dá pra chamar de info. Está mais pra desinfo.

Leandro Costa

Obrigado pela counterinfo. Soa melhor 😛

Alejandro Pérez

Tenho entendido que Suécia já disse não ao KC390. Alianças com a OTAN e os USA falam muito alto.

JNWatanabe

Portugal com 5 KC390, Hungria com 2 e Holanda com 5 fazem parte da OTAN?
E República Theca recentemente que anunciou em outtubro/23 que selecionou o KC390?
Austria com 5 KC não conta, mas anda de mãos dadas com a OTAN…

Marcos Silva

Falando nisso,hije voou o primeiro KC-390 da Hungria.

Camargoer.

O Kc390 está sendo o avião preferido dos países europeus da Otan.

Rinaldo Nery

“Capacidades superiores de transporte tático…” Aonde?

Camargoer.

Na cabine do Kc390.. riso

Rinaldo Nery

Só se for. É muita cara de pau um marketing falso desses…

Camargoer.

Riso… a LM parece ter contratado a mesma agẽncia de propaganda da Hyundai… “o melhor avião… Do mundo”. riso

Last edited 9 meses atrás by Camargoer.
Santamariense

Não é a Hyundai, é a Chery que usa esse slogan. Os carros da Hyundai são muito melhores que essas traquitanas da Chery.

Fernando "Nunão" De Martini

De fato.
Mas na real esse mote “…do mundo” é do grupo Caoa, que antes era o parceiro brasileiro da Hyundai e hoje também é da Chery (se não me engano o grupo Caoa continua a parceria com Hyundai).

Daí a permanência do mote “do mundo”, o que inclui o locutor (Ferreira Martins).

https://m.youtube.com/watch?v=1gFVavee8VQ

https://m.youtube.com/watch?v=84U7pUog7B4&pp=ygUhVGlnZ28gY2FvYSBjaGVyeSBmZXJyZWlyYSBtYXJ0aW5z

Santamariense

É verdade, tens razão. A mania de grandeza é da Caoa, mesmo … hehehehe

Fernando "Nunão" De Martini

Deve ser a maior mania de grandeza… do muuuundoooo

António Rodrigues

A parceria dessa empresa sueca com a LM é só porque do outro lado tem a parceria da Boeing-Saab. A Saab tem negócio com a força aérea brasileira de milhões e de certeza que quer ficar com a manutenção do kc. Ou seja vai ter de certeza um concurso entre os dois concorrentes, pois se for direta a compra, ninguém no parlamento sueco vai se calar. Aí o governo brasileiro vai ter que se mexer e bem. Mas honestamente acho que a LM começou a ver o negócio mal parado. Lembram-se do que foi dito pelos holandeses acerca dos dois… Read more »

Last edited 9 meses atrás by António Rodrigues
Orivaldo

Pelo bom censo devem comprar o da Embraer. Ao menos que o Tio Sam entre na parada para ajudar a Riquíssima Lockheed. Deixe um pouco pra gente, Lockheed

Rodrigo Maçolla

É os cara tão protegendo, vendendo o peixe deles… qualquer um faria o mesmo não ? Mas todos sabem que o Millennium é superior técnicamente e mais vantajoso de operar.. Agora se o Tio Sam entrar na jogada e condicionar o negócio com outras vantagens fica complicado… Eu acredido que os Suecos vão de Embraer , mas vamos ver…. Como ja falaram ai a Lockheed é muito poderosa… e não largam o osso…

Fabio Araujo

Não é surpresa que iriam entrar na concorrência, mas a vantagem é da Embraer, devemos levar mais essa!

Marcelo Andrade

Devagar no andor: Primeiro, a Suécia não tem nenhuma obrigação de comprar o KC-390, uma viagem na maionese dos entusiastas, na vida real não é bem assim. Pode comprar, é outra história. segunda, o ataque da Lockheed faz parte do jogo, segue….

BraZil

Eu diria que, se a Embraer ganhar essa, será talvez a maior vitória do C390 até agora e as chances são grandes. Espero que ganhemos…

Emmanuel

Ah lá ele…

Makarov

Os Suecos deveriam beijar os nossos pés por termos comprado essa bomba deles….. Todo mundo aqui sabe que o Rafalle era uma melhor escolha.

Se isso acontecer, que cancelem qualquer compra adicional de Gripens e tragam outro caça com C maiusculo.

Marcelo Andrade

Onde está escrito no contrato que eles teriam que comprar KC-390? Não tem nada a ver uma coisa com outra. Se o KC ganhar será por sua superioridade técnica e não porque compramos Gripen. Alguém plantou isso na mídia e todo mundo entubou. Torço pelo KC mas daí achar que a Suécia é traidora, é viagem….

Makarov

O C-390 mostrou superiodade técnica na Austrália e perdeu….. O Brasil também não é obrigado a comprar mais caças da Suécia, alguns Rafalles seriam bem vindos.

Santamariense

É Rafale, com um “l” só.

André Sávio Craveiro Bueno

O país não vai e não pode alterar sua escolha pelo Gripen. Mas você tem uma certa razão quando menciona que os suecos deveriam ser gratos. Afinal ajudamos a lançar o caça deles. E não sei qual seria a opção além dos atuais C e D atualizados.

Makarov

Não é alterar, manter os 40 Gripens do contrato e adquirir uns 15 ou 20 Rafalles.

Fernando "Nunão" De Martini

O contrato é de 36. Não tem 40 caças no contrato.

Makarov

O contrato não prévia um adicional de mais 4 que a FAB adquiriu?

Fernando "Nunão" De Martini

Não. O que houve foi uma autorização dada pelo governo passado (anunciada em abril em 2022) para a FAB negociar mais 4 no contrato, num aditivo: https://www.aereo.jor.br/2022/04/22/forca-aerea-brasileira-incluira-mais-4-cacas-gripen-no-primeiro-lote/ Só que isso não andou, nada foi assinado a respeito e o contrato continua como antes: 36 aeronaves. Já no ano passado os planos mudaram para uma negociação até o limite permitido por lei de aditivo ao contrato, que é de 25% do valor. Foi calculado que isso representaria um acréscimo de 14 aeronaves, elevando o contrato para 50, conforme noticiado pela Folha e reproduzido aqui: https://www.aereo.jor.br/2023/09/27/folha-brasil-agora-quer-50-cacas-gripen-e-vai-negociar-a-venda-de-ate-quatro-embraer-kc-390-para-a-suecia/ Muita gente duvidou, mas a negociação… Read more »

André Sávio Craveiro Bueno

O Brasil e a FAB escolheram o Gripen. A opção pode ser não adquirir mais unidades mas com certeza não comprará outro modelo. A questão é dinheiro, orçamento.

Santamariense

Por que? Isso não teria a menor lógica!

Rinaldo Nery

Todo mundo sabe? Eu não sei. Acho que não sou todo mundo.

BraZil

Makarov, bom dia. Até dei um vive no teu comentário, pq concordo em parte. Os Suecos devem a nós o lançamento do caça, somos a maior potência a adquiri-lo e em boa quantidade, mas não havia “casadinha” no negócio, Eles compram o C390 se puderem, pois é muito superior e todos sabem disso, mas os EEUU, tem seus “argumentos” e sempre que pode e quer, corta nossas asinhas. Quanto ao Rafale era o meu preferido também, com o SU em segundo lugar. O caça francês é bom e bonito, mas caro. Acompanhei todo o longo processo do FX, através da… Read more »

Jagder#44

A Suécia tem negócios muito fortes com os EUA, vide novo treinador da USAF, etc etc.
Pode pesar sim na balança, apesar da capacidade técnica melhor do Millenium.

Camargoer.

O maior parceiro comercial da Finlância é a Alemanha, Mais de 60% das exportações da Finlância é para a Europa. Os EUA representam apenas 8% das exportações suecas e o Brasil apenas 0,6%. No caso das importações, praticamente 70% do comércio é com a Europa, e apenas 3% com os EUA. O Brasil representa apena 0,5%. Devo destacar que o Brasil é o maior parceiro sueco na América do Sul. Temos duas situações oposta. Os EUA fazem mais comércio com a Suécia que o Brasil. Isso pode favorecer os EUA mas também pode favorecer o Brasil, já que sempre se… Read more »

Santamariense

O que a Finlândia tem a ver ???

Esteves

Tem finlandeses lá.

Fernando "Nunão" De Martini

Provavelmente se confundiu, dá um desconto, sexta-feira, quase Carnaval rsrsrs

De qualquer forma a Suécia é vizinha da Finlândia, um dos países mais setentrionais… do muuuuundoooo

Esteves

Você…você ainda guarda rancor do Esteves?

Fernando "Nunão" De Martini

Não.
Mas não respondi a meia dúzia de provocações que você fez, desde que decidi não trocar mais comentários contigo, por já ter decidido que não valia a pena.
Ou seja, prossigo com minha opção de ignorar (no sentido de responder) o que você escreve, sendo esta resposta uma exceção, e sugiro reciprocidade. Sem rancores, ok?

Santamariense

Tá certo … não confundindo o Brasil com a Argentina, já tá bom … e está é um dos países mais austrais … do muuuuundooo. Heheheh…abraço, Nunão.

Esteves

Cada caso é um caso. A relação EUA SUÉCIA é muito antiga. Ter mais ou menos comércio não significa muito quando existe uma proposta em negociação.

Balança comercial quando tratamos de um caso pontual e estratégico é muito peso para colocar na mesa. Na próxima vamos recorrer à?

A Embraer e os homens de negócios aeronáuticos do Vale são experientes.

João Fernando

Offtopic total: acabei de ver na página da Embraer a assinatura de um acordo com a Mahindra na Índia para o KC390. Alguém consegue levantar algo?

Camargoer.

Pelo que parece, é um memorando de entendimento entre a Embraer e uma empresa indiana. Pelo que entendi, isso é parte do requerimento da Índia para a escolha do pŕoximo avião de transporte tático.

Ainda falta a decisão do governo indiano.

Esteves

Pode ser qualquer produto. Os negócios entre norte-americanos e suecos vem desde as carroças no Velho Oeste. A GM foi sócia da Volvo, hoje dos chineses. Entrou no baile, dança. Reclamar que o concorrente dança pior, mas levou a moça…em negócios e em negócios internacionais vale todo tipo de pressão e…se não vencer, fica mais esperto para o próximo. O Gripen é um contrato sem volta. Teríamos…teríamos muito a perder fechando ou tentando bater a porta nos suecos. A Embraer e quem trata dos negócios alados exportadores são maduros (ops). Gente competente sabe perder para vencer adiante. Montamos BID e… Read more »

Tutu

Sendo sinceros, qual é a principal empresa de defesa da Suécia?

Parceria fraca por parte da LM.

Esteves

Nada que envolve os norte-americanos é fraco. Jogam pesado sempre.

Santamariense

É a SAAB, mas esta já tem parcerias com a Boeing e a Embraer.