O último lançamento de paraquedistas a bordo do C-130 Hércules
Rio de Janeiro (RJ) – Dentre as muitas tradições da caserna, as solenidades de despedida são um destaque. Mas não são apenas despedidas de militares que vão para a reserva ou para outras organizações militares, as aeronaves também têm as suas despedidas.
Foi o que aconteceu na manhã do dia 30 de janeiro, na Brigada de Infantaria Paraquedista: a tropa se despediu do avião C-130 Hércules. A cerimônia marcou o fim do convívio de uma geração de paraquedistas com 29 aeronaves Hércules operadas pela Força Aérea Brasileira. Durante o tempo em que foram empregadas, elas cumpriram diversas missões, como as operações Saci e Bumerangue, além de fazerem parte da formação de mais de 40 mil paraquedistas militares.
A despedida iniciou contou com uma formatura em homenagem ao tempo de serviço do avião, seguida da última decolagem do Hércules a serviço da Brigada de Infantaria Pára-quedista, com o salto de 64 militares.
Do C-130 Hércules para o KC-390 Millenium
Fabricada pela empresa americana Lockheed Aircraft Corporation, o desenvolvimento do Hércules remete ao protótipo YC-130, que voou pela primeira vez em 1954. Com mais de 2.500 unidades fabricadas, sua versatilidade fez com que fosse adotado por cerca de 63 exércitos ao redor do mundo. Para as Forças Armadas do Brasil, a história do Hércules começa em 1964 com a chegada das primeiras unidades na versão C-130E, em substituição ao Douglas C-47 Dakota e ao Fairchild C-82 Packet, que estiveram comissionadas no 1° Esquadrão do 1° Grupo de Transporte no Aeroporto do Galeão.
O C-130 Hércules, também chamado de “gigante” pelos paraquedistas. Agora, ele dá lugar ao KC-390 Millenium, fabricado pela Embraer, empresa que compõe a Base Industrial de Defesa. De fabricação nacional, o avião herda as melhores características de seu antecessor.
FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
Já temos C130 no MUSAL?
É o fim de uma era icônica para a FAB, Exército e até mesmo Marinha afinal o C130 sempre ajudou a todos!
Mas também é o início de outra era, KC390 com certeza nos dias atuais e para o futuro é uma máquina bem melhor que o HÉRCULES!
Desde 2014 o C-130 FAB 2453 faz parte do acervo do MUSAL.
Poderiam deixar um preservado na Bda Inf Pqdt…
Acho q desde 2013 ñ ?? Pelo menos o traslado para o Musal foi em 2013
Faz parte do acervo exposto desde 2014.
“Já temos C130 no MUSAL?”
Sim. Já entrei nele.
OFF
EUA aprovam venda de 31 drones Sky Guardian para Índia 🇮🇳 Negocio está avaliados em US$ 4 bilhões!https://www.cavok.com.br/eua-aprovam-venda-de-31-drones-sky-guardian-para-india-avaliados-em-us-4-bilhoes
https://forcaaerea.com.br/general-atomics-mq-9b-para-a-india/
“Preparem a pista, balizem a ZL, está chegando o Gigante Hércules”
Por um lado, é ssmpre triste a aposentadoria se um meio que sempre foi útil pra gerações de pessoas que serviram nas FA’s.
Por outro lado, eu fico mais alegre que ele se vai, mas seu substituto já está conosco.
Pior mesmo é quamdo ele se vai, sem substituto a vista….
Já sabem o que será feito dessas valorosas aeronaves?
Não seria uma boa cede-las – algumas células- para combate a incêndios florestais?
Me lembro de uma grande queimada na Amazônia aonde foi precioso pedir socorro aos Hermanos…
O KC-390 também tem essa capacidade.
Coronel aproveitando o.tópico C-130 FAB, saberia a motivação de dois acidentes de C-130 que tivemos (1 em.1994 e outro.em.2001).com contemporâneos seus de Academia ?? Ouvi dizer que 1 foi falha estrutural e outro CFIT por ajuste de altímetro
Não lembro. Onde aconteceram? Lembro de um que a asa colapsou em vôo por vazamento de ar aquecido.
O de CFIT de ajuste de altímetro ocorreu aqui em Niterói. Salvo engano o C-130 colidiu com o morro do elefante entre Itacoatiara e Itaipuaçu.
O de 1994 foi na Bahia, voo noturno. Houve perda do profundor e do leme (pelo menos oq ouvi) em voo.
O de 2001 foi um CFIT em Niterói, Pilotos de Bq 81 e 82
Se não me engano os argentinos ofereceram ajuda, não fomos nós que pedimos “socorro”
Como assim? De onde sairão os pilotos? E a manutenção e toda a cadeia logística? Do Governo estadual? Para a polícia/bombeiro militar? Onde ficará a base? C-130 foi bom…. agradeço… um abraço…
Inicialmente, acredito que a substituição do C-130 por uma aeronave superior e fabricada no Brasil deve ser muito saudada.
Pergunta: qual será o destino desse C-130 (em condições de vôo) e dos demais já desativados?
Muitos dos C-130 desativados foram leiloados como sucata, após terem sido retirados os motores, aviônicos e todo tipo de peças e sistemas que poderiam ser usados nos que continuavam operando. Agora, com a desativação total, as células remanescentes devem ter o mesmo caminho. Já os suprimentos que ainda existam, devem ser colocados à venda no mercado internacional.
Obrigado amigo.
Descanse em paz, guerreiro.
Espero vê-lo restaurado e preservado como merece depois de todo o seu serviço prestado a nação.
Como assim “o KC-390 herda as melhores características de seu antecessor”? Ele melhora……e muito.
Quando criança , da vila militar , assistia encantado aos C 82 despachando dezenas de pára-quedistas nas manhãs , a expectativa até o abrir das velas e depois a suave descida ….. e corríamos para assisti los aterrisar , não víamos claro tocar o solo , mas tentávamos …. eram nossos pais enfim ….
Enfim , parabéns ao EB !
O C130 será imortal em nossas memórias. Jamais esquecerei que durante um evento de paraquedismo em João Pessoa, um fez um rasante que disparou todos os alarmes dos carros de quem estava assistindo.
Obrigado Hércules! Muitas missões e muitos saltos sob suas asas!
E quantos são os c-390 em serviço hj na FAB?
Pelas asas dessa aeronave de nossa gloriosa FAB, tive o honra de conhecer os lugares mais distantes do Brasil, seja em assaltos aeroterrestres ou aerotransportes. Agradeço a todos os pilotos, engenheiros de voo, telegrafistas, mecânicos de voo, em fim, todos aqueles que me ajudaram a servir ao EB por mais de 32 anos. Aviação de transporte de tropa, teu desejo é voar e lutar, junto ao paraquedista seu irmão.