O governo da República Tcheca assinou um acordo com os Estados Unidos na segunda-feira para adquirir 24 caças F-35 americanos como parte de um negócio avaliado em cerca de 150 bilhões de coroas tchecas (6,6 bilhões de dólares), a maior compra única para os militares tchecos.

A ministra da Defesa tcheca, Jana Černochová, e o embaixador dos EUA, Bijan Sabet, assinaram um memorando de entendimento para o acordo. Os tchecos também assinaram uma carta de oferta e aceitação, o passo final para concluir um contrato entre os governos, disse o Ministério da Defesa tcheco.

“Ao assinar este acordo intergovernamental, nosso país e também nossos militares entram em uma nova era”, disse Černochová.

O primeiro dos 24 caças deve ser entregue em 2031, com o restante até 2035. As aeronaves americanas substituirão os 14 caças JAS-39 Gripen da Suécia que atualmente são usados pelo exército tcheco.

Os tchecos pagarão quase 5 bilhões de dólares aos EUA pelas aeronaves, treinamento de pilotos, munição e outros custos, disse anteriormente Černochová. O dinheiro restante será usado para financiar a atualização da base aérea de Caslav, no centro da República Tcheca, combustível e treinamento de pessoal, disse ela.

“O F-35 é o único sistema que pode nos ajudar a ter sucesso nos campos de batalha do futuro, e que, em caso de necessidade, conseguiremos nos defender efetivamente contra a agressão, juntamente com nossos aliados”, disse o chefe do estado-maior general, tenente-general Karel Rehka.

O ministério tcheco vem negociando o acordo com os EUA por mais de um ano durante a invasão da Ucrânia pela Rússia.

FONTE: AP

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments