Kaan

ANKARA — A Turquia iniciou os trabalhos em um caça de sexta geração que será integrado com inteligência artificial (IA), disse um alto funcionário da defesa na sexta-feira, em um anúncio que ocorre enquanto o país se prepara para enviar seu primeiro avião de guerra de fabricação nacional para os céus nos próximos dias.

O avião de combate de quinta geração desenvolvido nacionalmente, chamado Kaan, realizará seu voo inaugural “muito em breve”, disse Haluk Görgün, chefe da Presidência das Indústrias de Defesa (SSB), aos repórteres.

Revelado publicamente no ano passado, o Kaan é um dos projetos mais importantes da história da Turquia. O avião de combate fez sua estreia na pista e completou com sucesso seu primeiro teste de táxi após ligar os motores pela primeira vez em meados de março.

Görgün disse que eles planejam iniciar a produção em massa do primeiro bloco a partir de 2028 e buscam garantir que o Kaan seja alimentado por um motor construído nacionalmente.

O jato visa substituir a frota envelhecida de F-16 no inventário do Comando das Forças Aéreas, que está planejado para ser gradualmente retirado a partir da década de 2030. O projeto foi lançado em 2016.

O Kaan coloca a Turquia entre os poucos países com a infraestrutura e tecnologia para produzir um avião de combate de quinta geração.

Görgün disse que a Turquia já iniciou os trabalhos em um caça ainda mais avançado.

“O Kaan é um avião de quinta geração, e já estamos trabalhando na versão de sexta geração, e devemos continuar trabalhando nela”, observou ele.

“O avião de quinta geração é definido por sua invisibilidade, onde todos os subsistemas e fusões de sensores são integrados. A sexta geração inclui integração com inteligência artificial”, acrescentou Görgün.

“Tínhamos que, temos e continuaremos a trabalhar na sexta geração para não perdermos essa oportunidade.”

Exportações recordes

A profunda transformação na indústria de defesa da Turquia foi impulsionada por uma série de embargos ocidentais.

Ao longo dos últimos 20 anos, a transformação visou reduzir a dependência externa de armas ocidentais por meio de iniciativas inovadoras de engenharia e tecnologias desenvolvidas nacionalmente.

Esse impulso levou ao desenvolvimento de uma variedade de plataformas aéreas, terrestres e marítimas de fabricação própria, ajudando eventualmente a reduzir a dependência externa da Turquia na defesa de cerca de 80% no início dos anos 2000 para cerca de 20% hoje.

Görgün disse que as importações consistem em subsistemas e várias plataformas, mas enfatizou a determinação do governo em garantir a autossuficiência em breve.

“Há muito tempo não adquirimos plataformas. Depois de um tempo, não estaremos mais discutindo plataformas”, observou ele.

As capacidades da plataforma de defesa da Turquia, lideradas por seus drones de combate, desencadearam uma demanda sem precedentes que viu suas exportações de defesa atingirem mais de US$ 5,5 bilhões (TL 165,52 bilhões) em 2023, acima do recorde anterior de US$ 4,4 bilhões em 2022.

Mais de um terço das exportações do ano passado foram feitas pela Baykar, desenvolvedora do famoso drone de combate turco Bayraktar TB2.

Görgün disse que também conseguiram aumentar o preço de exportação para US$ 65 por quilograma, alcançando US$ 10.000 para alguns produtos.

Em 2023, as empresas de defesa acordaram novos contratos no valor de US$ 10,2 bilhões, quase o dobro do tamanho das exportações, disse ele.

Görgün afirmou que a indústria exportou 230 produtos diferentes para 185 países. Mais de 3.500 empresas turcas estão envolvidas no setor de defesa hoje.

“2024 será um ano repleto de surpresas e esperanças, contendo projetos que entregaremos às forças de segurança e às forças armadas”, disse Görgün.

FONTE: Daily Sabah

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Nonato

O Grupo Edge vai comprar alguma empresa turca?

Camillo

Durante as duas últimas décadas, a indústria militar turca cresceu exponencialmente, e uma das ferramentas para isto foi o maciço investimento de capital do Catar e dos Emirados Árabes Unidos. Muitas empresas da indústria de defesa turca têm grupos do Catar e Emirados Árabes Unidos como sócios. Outro fator interessante, é o incentivo que o governo turco da em incentivar os jovens a seguirem a área de engenharia. Há um festival todos os anos na Turquia, o Teknofest, onde jovens estudantes conhecem as principais indústrias de defesa do país. O próprio Erdogan discursa nesse festival todos os anos.

Camillo

A indústria militar turca, hj produz
submarinos, fragatas, corvetas, porta-aviões, helicópteros de ataque e transporte, drones, blindados, tanques, diversos sistemas de mísseis, agora caça 5g, satélites, etc, mas é interessante tb saber que a Turquia tb tem um forte parque industrial na área civil, inclusive produzem seu próprio carro elétrico, o TOGG. Acho que a Turquia é uma nova Coreia do Sul, em duas décadas os turcos se transformaram em uma potência industrial e tecnológica a nível mundial.

Camillo

E os turcos não dão ênfase somente em produzir equipamentos, mas o interessante é o alto nível de nacionalização que eles tem em seus equipamentos.

JPonte

Será ? Acho que são adversários estratégicos e não aliados estratégicos ….
Turcos e árabes não são aliados e nunca foram aliados , tem uma história de conflitos e dominância entre si …. não vejo como empresas árabes investirem estrategicamente em empresas turcas .
Árabes , persas e turcos tem uma história milenar de rivalidades e conflitos continuados .

Camillo

Na Europa existe rivalidade entre ingleses, alemães, italianos, etc. E mesmo assim existe algo chamado Airbus. Japoneses, coreanos e chineses tb tem rivalidade, lógico que existe conflitos de interesses no Oriente Médio que levam os países da região a ter tb rivalidade. Agora é fato, muitos grupos dos países do golfo são sócios de empresas turcas. Isto é fato, não opinião. E lógico existe uma fraternidade muçulmana entre árabes, turcos e persas. Agora história do Oriente Médio, na época do Império Otomano ninguém se identificava ou era identificado como árabe ou turco, eram todos muçulmanos e cidadãos otomanos. Durante a… Read more »

Nonato

A Cbina já iniciou trabalho num caça de 7a. geração.

Rinaldo Nery

Qual a diferença dessa geração?

Leandro Costa

Cel, é um número maior, então chama mais atenção. Eu mesmo agora pouco dei início aos trabalhos de pesquisa para um projeto pessoal de 10ª Geração para botar todo mundo no chinelo. Vai ser tão stealth e artificialmente inteligente, que ninguém vai ver. Depois de projeto pronto, é só apertar um botãozinho que os robôs na fábrica vão produzir em série como num passo de mágica. Vai estar viajando na maionese em mach 8 já já…

Rogerio

Quem teve infância sabe que a mulher maravilha já tinha um avião invisível há muito tempo.
Na minha infância tinha a dúvida de como ela conseguia encontrar o avião.

Leandro Costa

Ela já tinha uma chave eletrônica. Quando ela destrancava o avião, os pisca-alertas acendiam apenas o suficiente para ela saber onde tinha pousado 😉

Rogerio

Não pensei nessa possibilidade!

Sergio

Linda Hamilton…hummmmm

Santamariense

Cara, faz meia dúzia de anos que os chineses entraram na 5ª geração. Dá uma freada aí …

|Marco

dá uma segurada irmão

KKce

Verdade, já tem até pré-venda na shopee.

Nemo

Por mais que não gostemos, o Brasil realmente parou no tempo. Nós últimos 50 anos foi só conversa e bate-papo. Os próximos 50 parecem iguais.

Makarov

Uma vergonha para o Brasil. Parabéns aos Turcos que são realmente independentes.

Michel Lineker

👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

Nonato

Ainda bem que Cuba e Venezuela superaram isso né

Gameplay Planet

Ate parece que embargo impossibilita espionagem industrial, colaboracao com aliados, e propaganda estatal kkkkkkkkkkkkkk.

Gameplay Planet

Se embargo desenvolvesse industria militar, A Venezuela seria uma potencia militar

Bispo

No papel Elon Musk já colonizou Marte e o mundo é amor…rs

Esse avião turco me lembra uma miss universo fake ,visualmente bela , mais recheada de silicone e plástica a ponto de um hipopótamo se tornar uma gazela.