Nas fotos, caças Shenyang J-15 da PLANAF (Força Aérea Naval do Exército de Libertação Popular) que operam a bordo dos porta-aviões da China.

O Shenyang J-15, frequentemente apelidado de “Flying Shark” (Tubarão Voador), é um caça multifuncional desenvolvido pela China, principalmente para operações a partir de porta-aviões. Baseado no protótipo russo Su-33, o J-15 é um exemplo significativo dos esforços da China para expandir e modernizar sua capacidade aeronaval.

O desenvolvimento do J-15 começou no início dos anos 2000, após a China ter adquirido um protótipo do Su-33 da Ucrânia. Os engenheiros chineses usaram o design do Su-33 como base, mas incorporaram várias melhorias e tecnologias autóctones. O J-15 é equipado com motores de origem chinesa, sistemas de radar avançados e capacidades de guerra eletrônica. Seu design de asa dobrável é ideal para operações em porta-aviões, permitindo melhor armazenamento e manobra nas limitadas dimensões do convés de voo.

O J-15 é operacional principalmente a partir do Liaoning e do Shandong, os dois porta-aviões em serviço da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy). A introdução do J-15 marcou um avanço significativo na capacidade naval da China, permitindo-lhe projetar poder aéreo a distâncias consideráveis de suas costas.

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments