Mais de 600 aviões comerciais deverão ser construídos na Rússia em seis anos
O governo russo aprovou o programa para expansão da produção de aeronaves, motores e instrumentos, permitindo o uso de fundos do Fundo Nacional de Riqueza para financiá-lo, observou Mikhail Mishustin
MOSCOU, 15 de janeiro. /TASS/. Mais de 600 aviões comerciais devem ser construídos na Rússia nos próximos seis anos, disse o Primeiro-Ministro Mikhail Mishustin.
“Dentro dos próximos seis anos, mais de 600 aviões comerciais produzidos internamente deverão ser construídos”, disse ele em uma reunião com seus vice-ministros. “Superjets e os principais MC-21 comporão a espinha dorsal da frota das companhias aéreas russas, com os regionais Il-114 e os altamente confiáveis Tu-214 para voos de médio alcance, bem como aeronaves de grande porte, como o Il-96-300, complementando essa gama”, acrescentou o primeiro-ministro.
O governo russo aprovou o programa para a expansão da produção de aeronaves, motores e instrumentos, permitindo o uso de fundos do Fundo Nacional de Riqueza (NWF) para financiá-lo, ele observou.
Uma pequena lição!¡!!
Unica coisa que os russos nao tolera é ser Colônia de ninguém (Europa ou americanos ).
Nossas empresas aéreas serão sancionadas pela guerra mais nao desistiremos,Vamos reativar a industria de aviao nacional e vamos mostrar ao mundo que ser capaxo ao ocidente e ser chantagiado por vantagen comercias so leva a pobreza aos países que aceitam se Colônia americana ou europeia !
O país que quer prosperidade e riqueza terá que desagradar europeus e americanos .
Imagina o Brasil no lugar da Rússia, a EMBRAER acabaria….. A Rússia tem independência tecnologica na indústria aeroespacial.
Bem a Rússia ao contrário do Brasil domina o ciclo completo de produção desde o desenvolvimento até a fabricação de aeronaves 100% nacionais coisa que poucos países conseguem fazer.
O Brasil deveria buscar essa independência como a China e Índia estão fazendo…..
A que preço? Não temos plano nacional de longo prazo. Só querem resolver tudo a curto prazo que é o que dá voto.
Nem as comunicações das nossas FAs são nacionais. Em caso de guerra contra algum país desenvolvido, eles escutariam nossas comunicações facilmente. Índia já tem suas comunicações feitas por eles mesmo. China então é melhor nem falar. O calcanhar de Aquiles dos russos na aviação civil é o obsoleto motor PS90 usado nos Il-96 e Tu-214, ele chega a ser inferior em tecnologia aos GE CF6 e ao PW4000, ambos desenvolvidos no inicio dos anos 80 para equipar o Boeing 767. Porem, é o que eles tem pra hoje. O novo motor PD14 que equipa o jato médio MS/MC-21 ainda tem… Read more »
O motor PD-8 já iniciou a fase de testes no laboratório voador. Em breve estará em testes no SuperJet New.
O PS90 evoluiu para PS-90A e o PD-14 apesar de recente é um dos melhores do mundo em sua classe
No Brasil, até se tenta isto: Um dia, anuncia-se um plano de independência em determinada área tecnologica, e o coloca no orçamento. No primeiro mês de execução orçamentária, o programa sofre contingenciamento, dai já começa em ritmo mais lerdo. No ano seguinte, o programa apresenta evolução, mas no primeiro mês do ano sofre novo contingenciamento e mais ou menos em agosto, um corte definitivo. No ano seguinte, o orçamento anual tem valor menor e o programa diminui de risto, e mesmo assim, tem contigenciamento e cortes. No quarto ano, muda o governo e ele não acha que tal programa seja… Read more »
A Embraer já chegou a entregar 18 aviões comerciais por mês. Não entendi.
No dia que o Ocidente quiser, a EMBRAER não vende nenhum avião, pois ela usa tecnologia Ocidental e o Brasil não fabrica motores, avionicos e demais componentes aeronáuticos que poderiam substituir os Ocidentais.
E porque iriam abrir mão de ganhar dinheiro e fomentar a perda de mercado para outros fornecedores?
Basta a Boeing ou a Airbus achar que deve perder para sobrar para eles.
A Embraer infelizmente é uma projetista e montadora, ele não produz partes essenciais como os motores e a aviônica eletrônica sofisticada.
Sempre comento isso por aqui.
A embraer acabaria porque não interessa aos entreguistas daqui que a embraer tenha independência. Basta ver a campanha que fizeram para ser entregue à Boeing
Boa sorte, então. Isso mostra que as sanções estão a fazer efeito.
Mas quem perdeu mercados foram as duas grandes pois estas aeronaves vendidas para Rússia fará diferença no balanço comercial delas, ainda mais quando sabe se que a China vai expandir o seu mercado de aeronaves, portanto as duas grandes devem estar meio que preocupadas não pela concorrencial mas porque esta perdendo dois mercados importantes num futuro próximo.
Percebe-se vocês preocupado com a balança comercial da Europa..
O que está em jogo não é balança comercial…
Mais o futuro e a liberdade da Europa…
O futuro,prosperidade e competitividade da Europa dependia do gás e petróleo barato (quase de graça) dos russos.
De agora em diante o futuro Europeu sera sombrio.
Essa liberdade que você diz é ser marionete na mão dos yankees,russo ou chines,é só você escolher.
Marcelo não é bem assim não. A Europa abraçou uma Utopia de que estava livre de ameaças e que o mundo viveria em paz. Optou por políticas erradas e negligenciaram a Geopolítica. Agora estão pedindo socorro aos EUA.
Vivemos em um mundo em transformação de uma Hegemonia para uma fase de contestação dessa Hegemonia americana. Russia é uma Potência Militar e a China uma Potência Econômica e Militar. Ninguém na esfera desses países está realmente livre.
E Europa está mais preparada para um suposto “novo mundo” que os próprios EUA. E isso porque ela não fez o que os EUA fizeram entre os anos 80 e 2000, que foi transferir todo o seu parque industrial para a Ásia. A Europa preservou boa parte de sua industria, e isso faz com que ela possa se recuperar, os EUA transferiram tanto da sua industria, que hoje sofrem a falta de mão-de-obra para a industria que querem voltar a ter.
O primeiro problema é achar um europeu que queira trabalhar em uma fábrica como um sul-americano ou africano. Segundo achar um sul-americano ou africano com capacitação para trabalhar como um europeu e por fim, convencer esse trabalhador a receber salário chinês.
Se fizer tudo isso ainda precisa correr atrás da produtividade asiática e convencer o sul global a vender materias primas baratinhas…
Duro é acreditar que essa conta vai fechar.
A Europa e uma ponta de pirâmide econômica baseada na paz do bem estar social, bancada por uma economia baseada em produzir barato, vender caro e sustentar seus luxos com o alto nível do lucro disso. Funcionou até terem que enfrentar 3 problemas de um mundo livre e capitalista. 1-concorrência de países emergentes (China, Índia, Brasil). 2-Perda de fornecedores de matéria prima barata, A Rússia era o principal fornecedor de gás, petróleo e minerais baratos. 3-Perda de competitividade nesse cenário. Difícil alguém preferir um produto igual porém mais caro só Porque ele e da França ou Alemanha, se for Chinês,… Read more »
A China agora vai reduzir suas compras internacionais cada vez mais, substituindo os Boeings e Airbus pelos Comacs.
Sem falar, no aumento do custo de vôo da companhias aéreas que agora não podem atravessar a Rússia rumo ao Oriente e vice e versa. Tem que atravessar o oceano quando der.
Benéficos
Sim. Mostra que com as sanções a Rússia voltou a fabricar internamente tudo o que precisa sem precisar fazer parcerias com o Ocidente e assim se submeter as suas vontades.!
Assina: Coreia do Norte, Cuba.
Hoje países prosperos.
A Ucrânia não quer voltar a ser escrava da Russia.
Seu discurso é fruto de lavagem cerebral nos bancos das universidades…
Desculpe,mas pior é o discurso de quem nunca sentou num banco de universidade!
Cara…que resposta!!! Já valeu a pena vir aq. Essa galera que se informa (e se forma kkkk) nos grupos de “tios de whatsapp” é de dar pena.
Pois é. O Cara que se forma na Universidade hoje não vivenciou como adulto Mensalão, Petrolão, Obras super faturadas da Copa e Olimpiadas , Lava Jato entre outras coisas. E agora acredita que a China, Hamas e Hezbollah são do bem. É uma inversão de valores complicada.
Me explica o que tem haver Petrolão, copa, olimpiadas, China, Hamas e universidade. É tudo comunista?
AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO DESVIOU TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA.
Segundo o pastor dele: SIM!
A escolha em se alinhar com o ocidente não é da população ucraniana e sim de um governo que se vendeu aos bilhões de dólares dos EUA.Karkiv,leste e o sul da Ucrânia e Crimeia são regiões majoritariamente russa.
Belo Discurso, mas… Já tentou convencer os politicos a investirem em Defesa hoje? Só chegaremos lá dominando o processo a 100% e pra isso precisamos não só desenvolver, como ter escala com encomendas, sermos competitivos para exportar, termos alguma influência geopolitica, termos capacidade de financiar e termos crescimento econômico sustentado para absorver a produção em escala. Não é a realidade e não é o que parece que Brasilia quer… Ministro da Defesa ano passado, declarou “O Brasil não vai se Armar” em plena LAAD 2003, e ja apresentamos um Deficit de R$ 70 bi ano passado. Não adianta o Governo… Read more »
Prosperidade e riqueza? Ai vc acorda e descobre que a Rússia é mais pobre que o Brasil e que gastar mais para ter produtos não é enriquecer é empobrecer.
“O país que quer prosperidade e riqueza terá que desagradar europeus e americanos .”
Até onde sabemos, no ocidente, quem está rico na Rússia é o Putin (mais ou menos US$ 300 Bi) e os oligargas que surrupiaram as estatais russas.
Oligarquia todo mundo tem, muda o grau. Nesse aspecto acho que europeus, japoneses e canadenses estão um pouco melhores que o resto.
Os ocidentais só falam dos oligarcas pq não puderam colocar a mão nas estatais russas só os russos por isso o ódio deles
Verdade!
Bilionários russos = oligarcas (no ocidente).
Blionários ocidentais = empresários (no ocidente).
E claro, no ocidente (nessa narrativa), não tem oligarquia…
Sim, uma lição de como ser burro.
É muita recessão né. A Rússia não está sofrendo sanções?
Os russos aprenderam com a URSS que EAD é o fundo poço.
Falar é uma coisa…fazer e com qualidade é outra.
Que o diga a Boeing com o 737 MAX. Muita qualidade né.
Estatística… Veja quantos Russos caíram ao longo dos últimos anos em proporção a Boeing. Comentário lacração infeliz… Na hora que você subir em um avião vai agradecer de estar voando Boeing.
Muito menos que os Boeing pode apostar
Compara com a Embraer, se não estou enganado o último que caiu foi obra russa… tu sabes que eles só estão fazendo isto por conta de não terem p/ onde correr, são aviões inferiores aos equivalentes das 3 grandes.
100 aviões por ano???
Quanto pessoal especialista em construção de aviões tem a Rússia para construir esses 100 aviões por ano??
Vão tirar pessoas do setor aviões militares para aí???
Se nem para construir 100 por ano no setor militar têm??
Realmente prefiro vodka Finlandesa…. A Rússia faz delirar!!
Já imaginou o quanto eles investem em universidades e pesquisas? Já viu quanto investem em centro de treinamento esportivos, seja qual for a modalidade?
Veja quanto a indústria de defesa deles aumentou a produção. Eles não são como o Brasil que só corta o laço da fita da inauguração… Eles não tem alternativa, a não ser depender deles mesmo.
E quantos ficam lá???
Se a grande maioria vai para outros países ganhar muito mais.
Quanto ao Brasil desconheço, mas em terras Lusitanas nem vale comentar…
Parece propaganda interna para convencer o simples cidadão russo…
Pelo visto você desconhece muitas coisas.
Claro que desconheço….os médicos que estão a trabalhar no setor público aqui e que são de repúblicas da Rússia, engenheiros que trabalham em firmas portuguesa outros que aqui abriram negócios, outros que estão a pedir nacionalidade portuguesa. Só no meu prédio tem dois, por isso desconheço a realidade da Rússia por esse motivo peço desculpa.
Sua minúscula amostragem é bem representativa do todo…
Perdoe minha ignorância Senhor Mauro Cambuquira, mas o que tem a ver treinamento esportivo com produção de aeronaves?
Cuba também tem muitos esportistas, especialmente boxeadores.
Se um pais tem boxeadores, qual a dificuldade de produzir aviões?
Vc está certo. É o segundo país do mundo em formação de engenheiros anualmente. Na área de exatas, a Russia está sempre entre os primeiros colocados entre os países que mais formam profissionais
E daí?
E a China, Irã e o Iemen também formam?
Quem forma engenheiros tem vocação para a industria, o que explica a capacidade russa nesta situação. E quem forma advogados tem vocação pro mimimi (sou advogado), o que explica o Brasil ser o país atrasado que é…
A faculdade de Moscou formam alunos em fisíca; engenharia mecânica; engenharia física entre outras formações de exatas principalmente.
Por que não produzem carros nem aviões?
O Brasil também forma engenheiros.
Para trabalhar em bancos ou serem motoristas de aplicativos.
Produz sim. Em fabricas de carros de empresas estrangeiras e nacionais.
Não é por que uma empresa não é nacional que não vai empregar engenheiros. E outra, a China importa carros para os Russos. Não descarto a possibilidade de existir uma fabrica de carros Chinesa na Russia.
Você apoia o imperialismo russo?
A Rússia é um dos países que mais formam engenheiros no mundo.
E???
Essa sua pergunta só mostra porque o Brasil é atrasado.
Mas ele está certo.
Quantos desses engenheiros ficam na Rússia?
Quantos desses não picam a mula pra Europa/EUA/China quando se formam?
Russia ta quebrada filhão, para de ficar acreditando em propaganda de Farinazzo ou qualquer outro Russete, a Russia ta f*dida.
Você poderia mostrar onde vem tal informação ou vc tirou da suas conclusões sem base alguma. A Rússia tem tradição universitária e de grandes descobrimentos que só podem ser alcançados devido a base de ensino. O país tem muito pouco analfabetos ao contrario do Brasil que tem muitos e muitos analfabetos funcionais.
Especialmente os que votam…
Analfabetos funcionais/presidenciáveis.
Mais um para falar bobagem.
É verdade esse bilhete!!!!
“propaganda de Farinazzo ou qualquer outro Russete” É mesmo? FMI lista as 20 maiores economias do mundo em 2023; veja posição do Brasil – https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/fmi-lista-as-20-maiores-economias-do-mundo-em-2023-veja-posicao-do-brasil/ Economia russa deve crescer apesar das sanções – https://pt.euronews.com/2023/09/27/economia-russa-deve-crescer-apesar-das-sancoes PIB da Rússia cresce 4,9% no 2º trimestre de 2023, na comparação anual https://www.infomoney.com.br/economia/pib-da-russia-cresce-49-no-2o-trimestre-de-2023-na-comparacao-anual/ Só para citar alguns veículos de mídia ocidental, notícias recentes. Eaí filhão? São jornais “comunixxxxxtaxxxx”? O FMI é russete? kkkkkkkkkkk toma bebê
Duro é achar que Portugal vai desfalcar a engenharia russa!
Com o que? Empregando-os no fabrico de azeite e cortiça?
Vinhos portugueses são ótimos mas o senhor não deveria exceder na dose!
Infelizmente é isso mesmo!
Atrasado por termos pessoas que apoiam Russia, Cuba, o Hamas.
E também pelos que trabalham para o nosso país ser uma eterna fazenda exportadora e mercado importador de industrializados.
Não conheço ninguém que foi fazer intercambio por lá!
tu apenas nao sabe quem , mas tem alguns que vai e sao poucos
E a maioria deixa/deixou o país.
E daí?
É a maior potência industrial ou em inovação?
100 aviões de vários modelos… apesar da rússia dominar todo o ciclo, de fato é número bem otimista…
Após o fim da Guerra Fria, as companhias de aviação russas começaram a substituir as aeronaves de fabrico local por aeronaves ocidentais à medida que tinham disponibilidade financeira para isso, não propriamente por razões meramente políticas, mas por razões de economia, segurança, fiabilidade ou conforto. Algumas dessas antigas aeronaves até estavam proibidas de aterrar em diversos aeroportos fora da ex-URSS, por diversos motivos técnicos ou políticos.
Vamos aguardar se a indústria aeronáutica civil russa vai conseguir dar o salto qualitativo para os padrões ocidentais.
Padrões Ocidentais? Você está falando dos padrões da Boeing?
Não. Ele quis dizer normas da ICAO, etc. Equipamentos e procedimentos de segurança de padrão internacional.
Ele deve estar se referindo aos padrões Boing e Airbus…
Querem ver agora que a Boeing, não ensina tanto Rússia, como China, a produzir aviões de transporte de passageiros cívis???!!?
Ensina e de que maneira.
Olha, o problema maior da Boeing é com o 737 MAX, onde eles erraram a mão. Já as versões anteriores do 737 venderam ao redor de 10 mil aeronaves. Se não tivessem alto padrão tu acha que venderiam tanto? E os 707, 727 e 747, que foram ícones em suas épocas? Então, não queira comparar aviões comerciais russos com os da Boeing….seria vergonhoso para o país de putin…
Eram outros tempos, havia a crise com o fim da URSS e toda a base industrial que dava suporte, as aeronaves não tiveram o investimento devido por isso estavam defasadas em algumas tecnologias, porém as que são feitas hoje são do mesmo nível do ocidente pois tem que atender as normas de emissões de ruído e poluentes, não dá para comparar mesmo um avião ocidental dos anos 90 com os que são fabricados atualmente houve muitas evoluções nos materiais e aviônicos.
Crise que eles mesmos se colocaram e estão se colocando novamente…
Padrões Ocidentais: Avião perder a porta em pleno voo, software derrubar o propio avião….. Pensa quantas vidas serão salvas na Rússia…..
A Boeing é apenas o 737 MAX? E a Airbus? Ora, por favor… quantos Ilyushin e Tupolev caíram e quantos passageiros morreram?
Finalmente um comentário com embasamento! Infelizmente aqui está se tornando local de comentários “lacração”. Ir pra russia e viajar de Aeroflot é terror e panico se a aeronave não for Boeing ou Airbus.
Com o embargo, até voar Airbus e Boeing é, neste momento, um perigo…
A melhor opção é não voar em companhias Russas.
A coisa está brava, porque indica que não conseguem mais importar da Boeing e outros fornecedores.
Me vem a mente aquele avião dessa empresa russa que caiu quando foram fazer testes.
Entrou voando num morro (CFIT) porque o piloto foi imbecil.
Passou esses tempo atrás esse episódio no Mayday…
O Airbus A318 caiu durante a apresentação para imprensa o que vc me diz disso?
Tenho minhas dúvidas quanto a essa meta, está parecendo propaganda politica, mais enfim, vamos aguardar o fim do ano de 2024 para ver o quanto dessas aeronaves foram construídas.
Vamos ver se a imprensa russa 100% estatal vai divulgar corretamente essas quantidades ao término do ano.
Colocando o título que acho mais adequado.
Mais de 600 aviões comerciais teriam que ser construídos na Rússia em seis anos.
Até que enfim alguém com os pés no chão…
Isso é provavel
Cheap talk.
Ter mais opções no mercado sempre é legal (Mesmo que nesse caso, os reais motivos sejam outros, ou seja, o próprio embargo justificável).
Será que, não estão pensando em uma nova aeronave comercial de grande porte, com projeto totalmente novo, agregando as tecnologias e conceitos atuais tal qual fazem Airbus e Boeing?
O MC-21 por exemplo tem asa de material compósito. Além dele só a boieng e airbus na aviação comercial
Boa noite Brasil,
Apesar de todos os subterfúgios (sistema D iraniano haha) usados para contornar sanções/embargos, atualmente a estratégia de “russificar” ao máximo a aviação civil parece ser o único caminho possível para este país.
https://www.portail-ie.fr/univers/entreprises-de-powers-et-geoeconomie/2023/sanctions-occidentales-consequences-secteur-aeronautique-civil-russe/
Sendo generoso, um a cada 4 dias, eu nao aposto um real nisso, essa meta parece completamente tresloucada!
Cara, até o Brasil constrói mais de 100 aeronaves por ano. A Embraer entregou sozinha, 105 aeronaves em 2023 (39 comerciais e 66 executivas). Isso sem contar Kc390, Super Tucano e Ipanema.
A Embraer projetou para 2023 65 a 70 aeronaves comerciais e 120 a 130 jatos executivos. Sem falar nas aeronaves agrícolas e militares. Não sei se atingiram mas era o planejado. O Brasil não está embargado, então nossas companhias aéreas compram aeronaves Boeing e Airbus e várias outras marcas no mercado de jatos executivos. Claro que a Embraer exporta muita coisa e apenas uma fração destas aeronaves são para o mercado doméstico. Mas para a Rússia que está sob embargo e não pode comprar aeronaves Boeing e Airbus, todas as companhias aéreas russas vão ter que se virar com aeronaves… Read more »
Se fosse para atender o mercado interno, nem de longe esse número não seria suficiente.
40 aeronaves por ano é um número atingível.
A turbina que equipa os MC-21 é a PD-14 de fabricação russa , sendo mais avançada no quesito compressor que as similares ocidentais.
As asas do MC-21 são de compósito, antes importados(componentes) do Japão, devido aos embargos, toda a asa agora é feita com componentes russo.
Tecnologia para fazer , eles possuem.
O PD-14 é um motor baseado em um design dos anos 80, o PS-90.
E o LEAP é baseado em um motor de que década?
“Mais avançado que as similares Ocidentais”.
As Ocidentais, não são similares, são muito melhores.
E os componentes ocidentais que utilizam nos seus projetos? Engenharia reversa?
Usavam emitações chinesas agora
Se a cadência de produção destas aeronaves for igual ao do tal caça de quinta geração deles, é melhor o Putin esperar sentado. Ao longo destes seis anos, terão produzido no máximo 60 a 100 aeronaves. É verdade que a Rússia é dos países que mais forma engenheiros no mundo, mas também é importante lembrar da fuga de cérebros.
Rússia vai produzir em 6 anos o que a Airbus produz em 8 meses kkkkkkkkkkkkkkkkk.
E tem gente que não acredita ainda. kkkk
Em 2022, a Embraer produzir 57 aeronaves comerciais. E estima demorar 3 anos para conseguir chegar a 100 por ano. E estamos falando da 3a maior do mundo, com muito conhecimento acumulado e estrutura. Parece uma piada a Russia achar que vai fazer o mesmo, em menos tempo, em meio a crise e embargo e sem uma industria de aviação comercial consolidada. Fonte: https://inteligenciafinanceira.com.br/mercado-financeiro/embraer-embr3-producao-100-avioes-comerciais-por-ano/
Piada talvez seja comparar nossa indústria aeronáutica a deles…
Afinal quando nós estávamos estávamos comemorado o primeiro voo do EMB121 eles já estavam voado a MACH 3.0 no FL 550
Só para pontuar…
Fabricamos motores aeronáuticos?
Fabricamos instrumentos de aviônica de bordo?
Dominamos a tecnologia de projeto e fabricação de sistemas inercial de navegação?
O WAD do F-39 é fabricado aqui. A aviônica dos C-95 da FAB é fabricada aqui.
Bem lembrado…
A Rússia decidiu que vai fazer 100 aeronaves por ano, provavelmente não vai atingir este patamar este ano, mas digamos que atinjam um terço, 30 aeronaves 100% nacionais este ano. Não invadimos ninguém, então não estamos sobre embargo, mas se o Brasil precisasse hoje de produzir uma aeronave com 100% de peças nacionais, quantos anos iriam passar antes de vermos a primeira?
Não sei. Por que perguntou pra mim? Tem que perguntar pra EMBRAER.
Fabricado ou montado?
…
Se você visitar São José dos Campos, verá que sim. Além de empresas nacionais temos aqui diversas fabricantes estrangeiras desse setor também. Exemplo, Safran tem fábrica em São José. Em Arujá, temos a Johson Eletric. Honeywell também está presente em SP. Se a gente quiser expandir a produção, seremos mais rápidos que os Russos.
Mera propaganda Russa. A indústria russa está voltada para guerra e não consegue suprir totalmente suas demandas.
Vai construir um fração disso e com muitos problemas de qualidade.
Desejo boa sorte para quem for voar nisso!
Vai poder fumar neles ?
si… si… só acredito quando a matéria for:
.
“Russia constrói 600 aeronaves comerciais em seis anos”
.
Até lá, são como as maquetes de porta aviões, destróiers nucleares, torpedos tsunamis e blas blas blas…
.
Aliás, vcs viram o ‘poderoso’ T-90 tomando pau de um Bradley?
.
Sds
Falar até papagaio fala, quero ver fazer!!
Deus me livre de entrar em um avião russo.
Existem meios mais dignos de morrer.
você acredita em políticos?
É impressionante como o povo não aprende que riqueza se faz através do comércio, através da troca, nenhum país enriquece “comercializando” consigo mesmo.
Mas o povo não aprende, acredita que riqueza se faz gastando dinheiro e com o Estado bancando o machão.
Pensei que já tinham aprendido essa lição com a China, mas nada.
– Nossa a Rússia vai enriquecer comprando dela mesmo e pagando mais caro por isso!
Hahaha….
Bem notado, esse é o simples e ao mesmo tempo genial conceito de custo de oportunidade. Achar que o comércio internacional empobrece nações é a mesma coisa que achar que comprar pão na padaria empobrece a população do bairro, que devia sim buscar a independência fabricar seu próprio pão! Aliás é esse mesmo estado machão que em tempos de guerra entrega lote de Sukhois com 2 unidades que vai agora fabricar 100 aeronaves comerciais por ano. De onde virão os recursos pra esse aumento de produção, claro, pouco importa. O cenário mais provável dentro de alguns anos: modelos chineses voando… Read more »
O livre mercado é bom, mas diante das sanções, a Rússia não tem o que fazer. Para as companhias aéreas o melhor é poder comprar do mundo todo, para conseguir as melhores aeronaves pelos melhores preços. Aeronaves mais econômicas que garantirão maiores lucros, etc. Já para o país, para a Rússia, o que é melhor?? todas as companhias aéreas russas comprando aeronaves americanas Boeing ou europeias Airbus ou todas as companhias aéreas russas comprando aeronaves russas?? A geração de empregos e o dinheiro circularão muito mais na Rússia com a opção da produção local. Com isso as indústrias russas terão… Read more »
É verdade esse bilhete.
Uma anedota “siberiana”.
“Duas companhias aéreas siberianas pediram ao governo russo para prolongar a vida útil dos aviões Antonov da era soviética, muitos dos quais têm mais de 50 anos, enquanto os fabricantes de aviões russos lutam para preencher o vazio deixado pelo êxodo dos fabricantes estrangeiros.”
https://www.zonebourse.com/cours/devise/US-DOLLAR-RUSSIAN-ROUBLE–2370597/actualite/Les-compagnies-aeriennes-siberiennes-cherchent-a-continuer-a-faire-voler-des-avions-a-reaction-45723030/
Os caras pousaram sondas em venus. Lá nos anos 80. E conseguiram imagens do planeta antes que o artefato fosse derretido pelo calor do lugar. Avioes comerciais são o de menos. Da delicia em ser uma nação soberana.
Soberaníssima ! Nem UAV de combate conseguem. Se não fosse a ditadura iraniana….
Agora vem com essa da aviação comercial..que são aviões que praticamente eles e alguns míseros países usam também…
Claro que o melhor era não ter guerra e, consequentemente, não ter sanções e etc.
Mas para quem gosta de aviação, essas sanções não desagradam. Assim nós veremos renascer a aviação comercial russa que, desde a queda da URSS, estava minguando.
Duvido que atinjam essa meta de 600+ aviões, mas o que vier já tá valendo.
Incrivelmente, até o Il96 ganhou uma sobrevida, o que é uma boa notícia para os admiradores dos clássicos quadrimotores.
Caso consigam superar os problemas da falta de componentes ocidentais e os motores obsoletos, vão voar para aonde? Dentro da Rússia e para os países que não exigem os certificados ou alguém acha que a Agência Europeia para a Segurança da Aviação ou as outras ocidentais, vão aprovar.
A Agência Federal de Transporte Aéreo russa proibiu voos para o Egito em 27 aeronaves da State Transport Leasing Company devido ao risco de sua prisão. Na semana passada, a Agência Federal de Transporte Aéreo russa enviou um telegrama às companhias aéreas Aeroflot e Rossiya pedindo-lhes que não operassem voos para o Egito em 27 aeronaves a partir de 12 de janeiro até uma decisão especial, escreve o Izvestia. A Agência Federal de Transporte Aéreo russa emitiu este telegrama imediatamente após receber informações através de canais fechados sobre os riscos de apreensão dessas aeronaves nos aeroportos egípcios. A Aeroflot foi… Read more »
Faz uma média de 300 passageiros por 600 aeronaves. Que piada, vai ter que comprar da China com petróleo e gás
Um dia o Brasil vai ter a mesma autonomia da Rússia, vai poder fabricar os seus caças de 5ªGeração com conteúdo 100% local.
Sinceramente, construir 1 avião a cada 3,65 dias? Não acredito que a Rússia tenha essa capacidade , ainda mais com a restrição imposta após iniciar a guerra com a Ucrânia.