Com aumento das vendas, avião agrícola Ipanema da Embraer atinge a marca de 1.600 unidades entregues

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Em 2023 foram entregues 65 novas aeronaves, um aumento de 18% em relação ao ano anterior; expectativa é manter ritmo de crescimento em 2024

Botucatu, 15 de janeiro de 2024 – A divisão de aviação agrícola da Embraer entregou 65 aeronaves Ipanema em 2023, uma alta de 18% em comparação com o ano anterior. Com isso, no mês de dezembro, a companhia atingiu a marca histórica de 1.600 unidades produzidas e entregues ao longo das cinco décadas de produção ininterrupta da aeronave.

Desde o lançamento da nova versão do modelo EMB-203 em 2020, a empresa tem registrado crescimento contínuo nas vendas e planeja aumentar a produção para 70 aeronaves este ano.

“O agronegócio tem um significativo impacto positivo para Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e estamos muito satisfeitos em ver como o Ipanema tem contribuído para a alta produtividade, eficiência e sustentabilidade do setor”, afirma Sany Onofre, Gerente do Programa Ipanema da Embraer.

Líder do mercado nacional de pulverização aérea, o Ipanema apresenta inovações e aprimoramentos que elevam a robustez a um baixo custo operacional e de emissões de carbono. O Ipanema é o único avião agrícola certificado e produzido em série para voar a etanol, uma fonte de energia renovável e que proporciona aumento de potência do motor da aeronave.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer (NYSE: ERJ) tem negócios em Aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fábrica e comercializa aeronaves e sistemas, fornecendo Serviços e Suporte aos clientes no pós-venda. Desde que foi fundada em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves.

Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano. A Embraer é a principal fabricante de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil.

A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa. Para mais informações, visite www.embraer.com.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Victor

Ótima noticia. Que siga crescendo a nossa Embraer!

Alguem sabe o valor unitário do Ipanema?

Henrique

R$ 3,5 milhões o novo, mas talvez seja mais caro ou mais barato dependendo do pacote que a pessoa compre com a Embraer.

Também tem usado que varia de 500mil a 3 milhões

Last edited 9 meses atrás by Henrique
EduardoSP

Existe alguma proibição ou imposto de importação que restrinja a importação de aviões agrícolas? Ou o mercado é livre?

Marcelo Andrade

É livre, existem outros aviões atuando aqui (Air Tractorm Dromader, etc) , de vários portes, mas o Ipanema pode ser adquirido via FINAME do BNDES, isso ajuda muito nas vendas.

Cleiton

Final do ano vi os dois modelos operando junto em uma fazenda no Mato Grosso. O Air tractor é muito maior acho que é até turboelice se não estou enganado .não quero dizer superior e sim maior. Com certeza o preço deve ser varias vezes maior que o Ipanema.

Rinaldo Nery

É turbohélice. Motor PT6.

Moriah

Isso mostra o poder do agro no país. 1.600 é uma frota enorme e boa parte no álcool

Sensato

Só para calibrar, 1600 é o total de aeronaves produzidas e não a frota.

EduardoSP

Obrigado.

Sequim

Dois instrumentos fundamentais para o desenvolvimento brasileiro e que já foram muito atacados pelo neoliberalismo mequetrefe: o BNDES e a EMBRAER. O que apenas prova que o neoliberalismo mequetrefe é só isso mesmo, algo mequetrefe.

Last edited 9 meses atrás by Sequim
The Aviator

A Embraer só existe e se tornou a indústria que é hoje graças ao liberalismo que permitiu a sua privatização. Quanto ao BNDES, claro que pode fazer muito, quando investe aqui no nosso país e não em países que falham em honrar contratos.

Palpiteiro

Você acha que o BNDES deveria ser acionista da Embraer, como é?

Nilo

Os privatista, os liberais, adoram mamar, o cardápio é enorme, principalmente um belo sbsídio que quando dado ao setor público é chamado fator de ineficiencia.

Last edited 9 meses atrás by Nilo
Otacílio Dechen

Isso é feito em qualquer lugar desenvolvido no mundo , agora o estado tomando conta de tudo só nos subdesenvolvidos .

Nonato

Ainda bem que na Venezuela e em Cuba não existe isso.
E recebem dinheiro do BNDES e nso pagam.

Natan

Eu sei, não faz sentido algum, mas eu teria vontade de botar uma metralhadora nesse avião pra praticar tiro ao alvo rsrsrs

Apenas delírios.

Matheus R
Guizmo

Pois eu ja pensei isso tbm kkkkk…..se tivesse grana pra comprar um, eu faria isso

Groosp
Fabio Mayer

(off topic e por curiosidade) Tempos atrás eu li alguma publicação de aeronáutica que informava que uma força aérea da América Central havia adaptado aeronaves agricolas para uso COIN. Não sei se era El Salvador ou Guatemala… alguém sabe alguma coisa disso?

Matheus R

E pensar que o Super Tucano perdeu concorrência nos EUA para um avião semelhante a esse.
Por isso não acredito no KC-390 ganhando por lá, vão usar um avião bem pior, mas não vão adotar um avião brasileiro.

Last edited 9 meses atrás by Matheus R
Jorgemateus77

Vc se refere aquele projeto “Air tank strategic” ou algo assim ??
Se for para mim é só um sonho de uma noite de verão brasileiro, embora o KC-390 tenha sido considerado.

Vão pegar um C-130 e criar o modelo X mas ñ pegão o KC-390.

Ou talvez peguem e transformem o.777 em padrão de REVO para substituir os finados B707 que estão há 60 anos fazendo revoga USAF

Ozires

Isto está incorreto, o Super Tucano não perdeu para o avião agrícola bombado não. Nesta outra concorrência o Super Tucano nem participou, pois a Sierra Nevada ofereceu outra aeronave.

Bruno Vinícius

Para substituir o C-130 parece que os americanos vão procurar um design com RCS reduzido. Por isso também acho improvável que o C-390 seja adotado pela USAF (embora sim, não ser uma aeronave americana também prejudica as chances do C-390 por lá).

Last edited 9 meses atrás by Bruno Vinícius
Marcelo Andrade

Bruno, o KC-390 tem muito mercado pela frente e a Embraer em seus estudos de mercado sempre descartou os EUA, Russia e China.

BLACKRIVER

Esse é mais um mercado que a Embraer não evolui e hoje em dia é dominado pelos aviões americanos!

Palpiteiro

Acredito que deveria estar investindo em drones de alta capacidade para esta função

Nonato

Quando o governo vai proibir a fabricação, já que joga agrotóxico?

Rinaldo Nery

Essa lenda urbana do “agrotóxico genocida” não cola mais. Há milhares de tipos de agrotóxicos, uns danosos à saúde e outros não. Sem agrotóxico não tem comida. Simples assim. Parece a Gretha falando de meio ambiente…

Last edited 9 meses atrás by Rinaldo Nery
Marcelo Andrade

Alias, engraçado que ela sumiu né? Ficou 4 anos enchendo o nosso saco. Esquisito né?

Henrique

Mais alucinado nisso tudo que é Governo proíbe, ou dificulta muito, vc usar um defensivo atualizado e permite que vc use um defasado só pra ele poder falar que o agro usa defensivo defasado enquanto a Europa proibiu o uso dele kkkkk ai tu vai ver pq a Europa proibiu o negocio e foi pq ja existe um versão atualizada do mesmo defensivo. A Europa ta tipo na 5ª geração do defensivo que é mais seguro e eficiente, logo pode usar menos, enquanto o Brasil ta na 1º Geração e agressivo, precisa de mais pq é ineficiente para o padrão… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Henrique
Fernando EMB

Não devia falar do que não sabe…

BLACKRIVER

Minha sugestão é que as pessoas que são contra a agricultura comecem a fazer a parte deles, e o melhor jeito de represálias a esse tipo de agricultores é parar de consumir, então sugiro que pare de comer, afinal se não tem consumidor não precisa produzir, simples e fácil de entender!