Exercício aéreo conjunto Paquistão-Qatar
10 de janeiro de 2024 — A Força Aérea do Paquistão (PAF) e a Força Aérea do Emirado do Qatar, estão preparadas para participar do exercício aéreo conjunto Zilzal-II, começando no Qatar. Realizado pela primeira vez no ano de 2020, o exercício aéreo Zilzal-II é o segundo da série desses exercícios, organizado pelo Estado do Qatar. O exercício é um dos exercícios conjuntos da Força Aérea mais complexos, que visa promover a interoperabilidade entre as duas nações aliadas, proporcionando ao mesmo tempo uma oportunidade de aprendizagem partilhada.
O exercício irá imitar um cenário de guerra aérea quase realista, juntamente com a oportunidade em tempo real para as Forças Aéreas participantes testarem a sua prontidão operacional. O exercício Zilzal-II, que visa melhorar o mecanismo de planejamento conjunto, é considerado um marco histórico para solidificar ainda mais a parceria de defesa existente entre os dois países irmãos.
Durante o exercício, o caça J-10C de última geração da PAF irá flexionar seus músculos contra os jatos Eurofighter da Força Aérea do Emirado do Qatar em seu primeiro confronto em um exercício aéreo. Os caças J-10C da frota de caças da PAF e a sua participação em mais um exercício internacional num curto espaço de tempo sem precedentes é uma conquista notável.
O feito foi alcançado de acordo com o plano de modernização do Marechal-Chefe da Aeronáutica Zaheer Ahmed Baber Sidhu, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea do Paquistão, baseado em induções inteligentes e nacionalização focada. A participação destes caças no exercício aéreo marca um marco significativo na jornada da PAF rumo a uma força aérea tecnologicamente avançada e formidável.
A rápida aquisição e operacionalização destes caças avançados demonstra a dedicação da PAF em manter uma força de ponta, capaz de enfrentar desafios em constante evolução e defender o espaço aéreo do Paquistão com a máxima proficiência.
O Exercício Zilzal-II serve como uma plataforma para promover maior compreensão, cooperação e amizade entre a Força Aérea do Paquistão e a Força Aérea do Emirado do Qatar, contribuindo para a estabilidade e segurança regional. A Força Aérea do Paquistão continua comprometida com a sua missão de salvaguardar os céus, fortalecer alianças internacionais e promover a paz através da cooperação mútua.
FONTE: Força Aérea do Paquistão