KF-21

SEUL — A Coreia do Sul deve iniciar a produção do caça KF-21 este ano, conforme planejado, disse a agência estatal de aquisição de armas (DAPA) na quarta-feira (10), no que seria um marco importante na busca do país por um caça avançado desenvolvido internamente.

A Administração do Programa de Aquisição de Defesa pretende assinar um contrato com a Korea Aerospace Industries Ltd., fabricante do jato, no primeiro semestre do ano para preparar o caminho para a produção em larga escala do KF-21, de acordo com um funcionário da DAPA.

Em 2015, a Coreia do Sul lançou um projeto conjunto de desenvolvimento de caças com a Indonésia, com o objetivo de entregar 120 caças KF-21 à Força Aérea Sul-Coreana até 2032 para substituir a sua antiga frota de jatos F-4 e F-5.

A DAPA disse que todos os seis protótipos KF-21 realizaram voos de teste com sucesso, realizando várias avaliações de desempenho, incluindo voos supersônicos e testes de separação de armas.

Os protótipos continuarão vários testes este ano, disse a DAPA, acrescentando que um deles será submetido a testes climáticos extremos no centro de testes da Agência para o Desenvolvimento de Defesa em Seosan, 98 quilômetros a sudoeste de Seul, até fevereiro.

O projeto de desenvolvimento conjunto no valor de 8,1 biliões de won (6,1 bilhões de dólares) até 2026 ainda enfrenta incertezas decorrentes dos pagamentos atrasados da Indonésia, que foram estimados em quase 1 bilião de won em Outubro do ano passado.

Seul concordou em pagar cerca de 60% do custo do projeto, com Jacarta e KAI cobrindo cerca de 20% cada.

O funcionário da DAPA disse que estão em andamento negociações para que Jacarta apresente um plano de pagamento atualizado para o projeto.

FONTE: Korea Herald

Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments