Comando de Preparo da FAB tem novo Comandante
A passagem de comando contou com Cerimônia Militar em Brasília e em Anápolis, com passagem de Liderança em Voo
A cerimônia militar de transmissão do cargo de Comandante de Preparo foi realizada nessa terça-feira (09/01), na Base Aérea de Brasília. O Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida transmitiu o cargo de Comandante do Comando de Preparo (COMPREP) ao Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, dentre outros convidados civis e militares.
Durante a solenidade, o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno falou sobre a história do COMPREP, destacando a força coletiva dos homens e das mulheres que compartilham do propósito de preparar para o emprego os meios Aeroespaciais e de Força Aérea a fim de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional. O Comandante finalizou suas palavras parabenizando o Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida pelos serviços prestados e dando as boas vindas ao novo Comandante de Preparo.
“Manifesto meu mais sincero reconhecimento e agradecimento ao Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida pela forma cuidadosa, criteriosa e objetiva como conduziu o preparo dos meios aeroespaciais de nossa Força. Obrigado pelo brilhante desempenho. Prezado Tenente-Brigadeiro do Ar Farcic, expresso minha total confiança de que, à frente deste grande Comando, você dará continuidade aos profícuos caminhos trilhados por seu antecessor. Sua vasta e diversificada experiência permitirá a construção de soluções seguras e objetivas para o enfrentamento das complexas questões inerentes a desafiadora etapa que agora se inicia”, finalizou o Comandante.
O Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida desejou sucesso ao novo Comandante e falou sobre o seu novo ciclo como chefe do Estado-Maior. “Tenho imensa satisfação por passar por essa oportunidade de ter comandado o Comando de Preparo, um grande desafio. Desejo muito sucesso ao novo Comandante, pois é uma missão essencial para o desenvolvimento da Força Aérea. Sigo para a Chefia do Estado-Maior e colocarei todo meu empenho nessa nova jornada”, afirmou.
“Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida pessoal e profissional. Assumir esse Comando tão importante para a Força Aérea Brasileira onde somos responsáveis pelo preparo, pela dedicação, pela doutrina de cada tripulante, de cada infante que protege nosso país, dedicados à soberania do espaço aéreo. Estou muito agradecido e honrado”, ressaltou o novo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Farcic.
Passagem de Liderança em Voo
Na segunda-feira (08/01), foi realizada a cerimônia militar de passagem de Liderança em Voo do Comando de Preparo (COMPREP), em Anápolis. Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida, a bordo de um F-5, passou o cargo de Comandante de Preparo para o Tenente-Brigadeiro do Ar Farcic, a bordo de um A-1. A solenidade contou ainda com o sobrevoo de diversas aeronaves para reforçar que a operacionalidade pulsa no dia a dia do COMPREP.
Novo Comandante
O Tenente-Brigadeiro do Ar Farcic é natural de São Paulo, capital. Ingressou na Força Aérea Brasileira em 05 de março de 1979. Possui todos os cursos acadêmicos de carreira, 5 mil horas de voo em 15 tipos de aeronaves, chefiou e conduziu diversas Organizações Militares da FAB.
COMPREP
O Comando de Preparo tem como missão principal preparar para o emprego os Meios Aeroespaciais e de Força Aérea sob sua responsabilidade, a fim de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional. Dessa forma, a Organização Militar tem como visão ser reconhecida pela excelência na administração dos macroprocessos finalísticos de gestão e de suporte, a fim de preparar as equipagens, tornando-as capazes de realizar Ações de Força Aérea em cenários específicos, na dimensão adequada e no momento oportuno.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Um negócio que sempre achei curioso, é que praticamente todos os cmdt’s e oficiais da FAB tem cara de “novos”, parece que tem no máximo 40 anos.
Aí tú vai ver no MB ou EB, parece que todo mundo tem de 60 pra cima….
É bem off-topic, é só algo que me deixa curioso mesmo…
Almeida é duas turmas acima da minha, e Farcic uma. Eu e Almeida servimos juntos na III FAE, em 2006. Ele era o A-4 e eu Adjunto do COA-3. Em 2008 me indicou como um possível substituto dele no comando da BAPV. Brilhante oficial.
Saudações Rinaldo ! O senhor poderia me tirar uma duvida ?
O R 99B seria uma ferramenta na busca pelo helicóptero desaparecido a 10 dias ?
Faz o mesmo que o SC-105. O SAR do R-99, na banda L, não penetra em vegetação. Só a banda P.
Entendido! Grato pela resposta.
E para qual tipo de busca se aplica a banda L?
Onde não haja vegetação densa. O SAR não é para buscas, é para imageamento. O R-99 não foi adquirido para buscas, apesar de poder ser utilizado. O erro foi não terem instalado um SAR banda P no SC-105, como escrevi no relatório final da aquisição.
Grande Nery, tudo certo? Sabe dizer se o R-99 B já participou de alguma busca de aeronave na mata fechada?
Porque em teoria apesar da banda L do R 99 B não ter muita penetração na mata fechada, ela tem alguma penetração. Diferente da banda X que realmente só dá retorno das copas das árvores. Como se está procurando um corpo metálico que tem retorno alto -RCS (Radar Cross Section) acho que seria uma tentativa válida o uso na busca do helicóptero. Abraços!
Não há sucesso em mata fechada. Já imageamos toda a Amazônia e já conhecemos a capacidade do SAR na banda L. Só no meu comando foram 2 milhões de km2. A banda P sim. Já foi testada e produz melhores resultados. Vi os resultados dos testes da Orbisat em 2009, na COPAC. Tem a ver com o comprimento da onda.
Na segunda foto deste tópico aparecem 4 Gripen, 2 F-5M e 2 A-1M em voo, além de 1 KC-390, também em voo, e outro no solo. Não serve?
Uma foto assim fica bonita? Fica. Muitos aqui, incluindo eu, gostariam de ver? Sim. Mas, para fins de dissuasão, com o nível de informações que se tem hoje, onde se descobre praticamente de tudo na internet, fotos com essa finalidade não mudam a opinião de ninguém sobre as capacidades de quem quer que seja.
Não precisa chamar fotógrafo. Os da FAB já são excelentes. SO Johnson Barros já foi até premiado.
Eu escutei as aeronaves ontem falando com o APP Brasília. Muito legal!
Muito dinheiro só pra passar o comando!
Nossa! Uma fortuna… Acabou o orçamento.
Eu não disse que acabou o orçamento, só disse que foi muito dinheiro pra uma passagem de comando, onde qualquer cidadão com orçamento baixo não teria dinheiro pra pagar.Mas me parece que vc acha que foi justo o gasto, daí vem da visão de cada um, lógico que a passagem de comando sempre vai ser necessária, mas ainda acho um gasto desnecessário, só pra passar o comando, acho que poderia ser feita de outras formas.Aquele Abraço!
Professor, inesquecível é com ¨c¨. Você acha bonito aquele sobrevôo na final do NFL, nos EUA, que é realizado todo ano? E, by the way, você NUNCA foi numa cerimônia de passagem de comando (em NENHUMA Força). Nem sabe como é.
Cuidado as críticas sobre coisas que você não conhece. Como muitos aqui.
Porque por vezes fazemos críticas infundadas baseadas em falsas premissas. Eu não critico o que não conheço.
E falando sobre conhecer o tema, a passagem de liderança em vôo consta do cerimonial do COMAER para passagem de comando de UAE há décadas. Eu fiz a minha quando assumi e passei o comando do 2°/6° GAV, em 2007 e 2009. Oito aviões em 2007 e seis em 2009. E o COMPREP é o comando operacional das UAE.
Arrã!
4 Gripens na Ala do KC-390. Top!
OFF TOPIC
Um KC390 em um A320 em voo de “ensaio”??.. que interessante!!
Voo parecendo que simula abastece ou o KC-390 vetora o A320
https://www.radarbox.com/multi/LA3474,ZEUS54
Para passagem de comando de um oficial general tem esse desfile todo (muito bonito por sinal).
Agora para.um.portoes abertos com um.público enorme e grande visibilidade temos 1 passagem “baixa” mixúruca com 1 F-5 apenas….. piada essa Força
Olha, em outubro passado, nos portões abertos da BASM, tiveram 2 apresentações de um elementos de A-1, que duraram uns 15 minutos cada. Muitas e muitas passagens solo e em elemento, nas mais diversas altitudes e velocidades, com algumas curvas de g elevado, subidas verticais, etc. Bem interessante. Um F-5EM de Canoas, quando decolou para voltar para casa, fez umas 10 passagens em alta velocidade e bem baixo.
Fiz um video do momento da passagem de comando em voo, ficou show o video! Repassei para algumas pessoas postarem nas suas paginas do insta e YT! Cara que cena linda, duas esquadrilhas de 2 F-5M e 2 A-1M, F-5M passando pro A-1 M, e logo atrás outra esquadrilha com o Kc e os 4 F-39! De arrepiar !
Segue o link do short da passagem das aeronaves!
https://www.youtube.com/shorts/B9Nn_1nDCSA
Segue o short da passagem em anapolis!
https://www.youtube.com/shorts/B9Nn_1nDCSA