Bombardeiro B-1 da USAF cai durante pouso no Dakota do Sul, tripulação ejetada com segurança
Quatro tripulantes da Base Aérea de Ellsworth, em Dakota do Sul, foram ejetados com segurança de sua aeronave na noite de quinta-feira, quando seu bombardeiro caiu durante uma tentativa de pouso.
O acidente aconteceu por volta das 17h50 hora local, de acordo com a base.
A tripulação estava em uma missão de treinamento, confirmou a Base Aérea de Ellsworth na noite de quinta-feira.
Um conselho de oficiais investigará o incidente, disseram as autoridades. Nenhum detalhe adicional estava imediatamente disponível.
FONTE: ABC News
Alguém sabe dizer se a investigação também é feita pela NTSB?
Não
O NTSB é uma agência federal independente e subordinada ao Congresso para investigar acidentes aeronáuticos civis nos EUA e importantes acidentes em outras modalidades de transporte: ferroviário, rodoviário, marítimo, tubulações.
Não foram.
Caro Leandro, vi um desenho das estações da tripulação mas não consegui colar a imagem. Nela, obviamente, os pilotos estão na sua posição tradicional. Atrás dos pilotos e voltados para trás estão o operador de armas (gunner) e o operador de EW. No deck inferior estão os navegadores. Apenas para ilustrar. Mas fico imaginando se o gunner ainda é necessário. Os navegadores são citados como “navegador” e “navegador por radar”.
André, o Navegador é o navegador de sempre. O Navegador ‘Radar’ é o bombardeador. O pessoal lá de baixo é o ‘Offensive Team’ enquanto o pessoal lá de cima é o ‘Defensive Team.’ O gunner eu ** acho ** que virou outro EW, mas ainda vou ter que confirmar isso.
Obrigado.
Leandro,
São só 5, ficando 3 na parte de cima e 2 na parte de baixo. Ou seja, não ajudou muito no caso de precisar ejetar.
Então eliminaram o gunner e não botaram nem um ‘mission specialist’ no lugar? Bom que pelo menos o EW agora tem mais espaço 😛
Interessante a evolução dos bombardeiros:
B-52: 8 motores , 6 tripulantes/5 tripulantes
B-1B: 4 motores, 4 tripulantes
B-2: 4 motores, 2 tripulantes
B-21: 2 motores , opcionalmente tripulado com 2 tripulantes.
O B-52?
Vai não, Roberto.
Eu acho que aventaram a ideia de colocar só 4 mas desistiram há muito tempo. Creio que as modificações seriam muito profundas.
Faltou o “special team” pra completar.
Verdade, já no B-1 se não me falha a memória, ejeta-se a cabine inteira.
É vero. Me confundi.
Inicialmente a solução de ejeção da tripulação do B-1A era através de uma cápsula com os 4 tripulantes. Após a retomada do programa na administração de Ronald Reagan houve diversas alterações no projeto original, entre elas a utilização de assentos ejetáveis individuais para a tripulação
Exatamente
https://wingsmuseum.org/exhibits/rockwell-b-1a-lancer/
Neste exemplar que está no museu em Denver é possível ver onde era a cápsula.
Um detalhe interessante é que o B-1B acidentado pertence a 28th Bomb Wing, uma das duas alas da USAF a operar o modelo – a outra sendo a 7th BW em Dyess AFB, Texas. O 28th BW é composto de dois esquadrões com aeronaves, o 34th e o 37th, tendo os dois esquadrões participado do ataque Doolittle.
Qual o quantitativo de acidentes do B1?
2
Olá Brasil, As causas do acidente podem ser diversas, das quais podem ser más condições meteorológicas(?). Infelizmente, há uma constatação que não podemos ignorar: Estes magníficos B-1B Lancer da Air Force US, intensivamente solicitados nos últimos anos, experimentam problemas recorrentes de disponibilidade e, às vezes, ficam presos ao chão devido a usuras lógicas ligadas à antiguidade (problemas de envelhecimento da célula, cuja parte interna das asas está muito fragilizada devido aos voos de alta velocidade a em altitudes muito baixas(+900 Km/h a 60-65m do solo) – muitas vezes problemas motores – em 2018 desencadeamento intempestivo de um assento ejetável etc…).… Read more »
Off topic:
Arábia saudita, pretende comprar 33 kc390
Substituir os velhos h130
Ele ainda é fabricado pela Embraer? Aquela mesma empresa que iria falir caso não virasse um puxadinho da Boeing? Impressionante.
Ainda aguardo a investigação das mãos molhadas neste crime de lesa pátria.
Lesa patria não seria roubar 40 bilhões de reais da Petrobras?
Ou mandar 10 bilhões por ano para outro pais para sustentar o regime?
AVISO DOS EDITORES: VOCÊS CONTINUAM INSISTINDO EM BRIGAS POLITICAS E PARTIDÁRIAS QUE NÃO TÊM NADA A VER COM A MATÉRIA.
JÁ FORAM AVISADOS DIVERSAS VEZES.
DEPOIS NÃO RECLAMEM NEM SE FAÇAM DE INOCENTES QUANDO FOREM IMPEDIDOS DE COMENTAR.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Entrei agora pra postar isso. Que coisa linda se for assinado!
Pois é. Um negócio da ordem de US$ 6,5 bilhões.
Para uma encomenda desse porte a EMBRAER precisará de aumentar muito a produção, provavelmente uma nova planta. O Diretor Comercial está fazendo festa, o de Operações está arrancando os cabelos rsrs.
COMENTÁRIO APAGADO.
NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA PROSELITISMO POLÍTICO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
PRIMEIRO AVISO.
Esperando o laudo dos peritos aqui dos comentários.
Ainda bem que ejetaram em segurança! Este começo de ano esta difícil para a aviação em termos de acidentes!
Ficou o prejuízo, e esse avião é bem caro
Uma pergunta ainda pode ser recuperado para retorna a operação ?
Ou levando os danos em consideração é melhor desmontar e usar o que der para manter outras unidades ?
Não tem como responder sem ver o avião…
Pergunta difícil… depende muito do dano, se comprometeu a parte estrutural. Cada caso é um caso, Pode não ter sido nada.. ou pode ter estragado tudo. Dai, ainda vai ter que ver o custo para recuperar ou se é melhor dar baixa…
Provavelmente não vai ser recuperado….pelas fotos, os estragos foram grandes.
Sai mais em conta reativar um dos vários exemplares que ainda estão em condições de vôo estocados numa base aérea no Arizona.
A frota de B-1 será a primeira a ser substituída pelos novos B-21.
Geralmente é “orelhada” do piloto!!
Nem sempre.
Soltou pecinha, será?
Tá tudo soltando pecinha nos USA.