Calendário Gripen 2024 – Imagem de Janeiro
A Saab divulgou a imagem de janeiro do Calendário Gripen 2024. O Gripen E 6011 aparece armado com mísseis Meteor e IRIS-T e já recebeu o novo elevon.
A Skaraborg Air Force Wing (F7) será a primeira unidade dentro da Força Aérea Sueca a receber o Gripen E. Os testes de voo e os preparativos estão em andamento em paralelo na Força Aérea Sueca e na Saab para tornar a introdução da aeronave o mais eficaz e suave possível.
Em 6 de outubro de 2023, a Saab entregou a primeira aeronave Gripen E produzida em série à FMV (Administração Sueca de Materiais de Defesa), que agora operará a aeronave antes de entregá-la às Forças Armadas Suecas. O primeiro Gripen E chegará à Skaraborg Air Force Wing (F7) em 2025.
Pelo jeito esse ano vai ser só imagem mesmo.
Até agora eu não entendi: foi cancelado o pagamento, a compra, o quê dos gripens e KC,s?
Até onde sei, houve vetos a emendas que colocavam esses programas (e respectivos valores) como prioridade no orçamento frente a outros programas, na forma de emendas impositivas. Foi o que entendi de todo o processo que vem de meses na CREDN e chegou finalmente a essa fase na LDO, juntamente com emendas de outras comissões. Ainda precisaremos analisar melhor e aguardar mais detalhes, assim como as respostas do legislativo, que no momento estão focadas em rebater (quando voltarem do recesso) os vetos a outras emendas e ao conceito em si de imposição destas emendas (o que incluía prazo de 30… Read more »
Como assim??
“Como assim??”
Apenas mais um assunto fora de tópico (veto a emendas da LDO que inclui emendas ligadas à Defesa) desta vez inaugurado pelo Tutu desde outra matéria.
Com direito à desinformação que sempre acompanha essas questões.
Sair do tópico virou uma febre neste novo ano. Tem matéria no PN em que mais de 2/3 dos comentários resolveram sair do tópico, de lei Rouanet a filhas de militares. Desanimador início de ano para os editores do site. Haja saco.
É fogo Nunão, eu devo imaginar… Mas é tb de se indignar!
Ficamos aqui, ansiosos por mais investimentos na área da Defesa para que possamos ter assuntos bem importantes e modernos a serem discutidos e temos que nos deparar com cortes de orçamento? Com uma guerra se desenhando em nossas fronteiras? Com o mundo tendo várias instabilidades…
E no mesmo dia, ele aprova uma LDO que aprova R$4,9Bi para as campanhas de eleições municipais!
É assim, no Brasil as prioridades são bem distorcidas…
Douglas,
Pelo que eu vi não houve corte a nenhum programa de defesa em andamento.
No meu entendimento ao ler o texto dos vetos, foi vetada uma lista de centenas de programas das mais diversas pastas (o que inclui uma dúzia de programas de defesa) que as diversas comissões elencaram como prioridades frente a outros, o que é prerrogativa do Executivo e não do Legislativo.
Os programas não foram cortados. Apenas a execução dos mesmos, com os vetos, volta a ser prerrogativa do Governo e não imposição do Congresso.
Olá Nunão. Nos últimos anos, o legislativo distorceu a lei orçamentária de tal modo que ficou uma bagunça, a começar pela emenda constitucional do teto (que felizmente caiu), depois com as emendas do relator e agora as emendas impositivas. Existem três documentos que nos ajudam a compreender a quetão orçamentária. O primeiro foi o PAC. Este documento serviu para que os município, estados e o governo federal listassem quais são as prioridades dentro de uma configuração de política de investimentos e gastos. O segundo documento é o PPA, elaborado a partir das prioridades listadas no PAC. Este documento indica que… Read more »
É por aí.
Nunão desde a outra matéria eu sugeri que fosse feita uma matéria exclusiva para a gente debater justamente esse tema, na falta dela o assunto está transbordando justamente pela relevância e falta de informações mais precisas.
Tutu, vou repetir o que respondi ao Sequim:
Eu estou de folga, apenas passando aqui de vez em quanto para ver os comentários, mas passei as informações aos outros editores. Se eles tiverem tempo disponível, farão.
Enquanto isso, Tutu, não faltam assuntos pra discutir dentro dos temas das matérias. Sugiro também evitar propagar desinformação, como você fez no seu primeiro comentário. Se não tem informações precisas, se já tem gente confundindo veto a priorização com corte orçamentário, o que acrescenta ao debate comentar coisas como “pelo jeito esse ano vai ser só imagem mesmo”?
Nunão, sugiro que vc faça um tópico desse assunto. Mas o sentido do veto foi bem naquilo que vc explicou na postagem anterior. É só ler as razões do veto. Os programas, junto com outros, apenas deixaram de ter execução prioritária.
Sequim,
Eu estou de folga, apenas passando aqui de vez em quanto para ver os comentários, mas passei as informações aos outros editores. Se eles tiverem tempo disponível, farão.
Valeu, Nunão. Bom descanso .
Off Topic
Neste momento FAB SC-105 circulando à baixa altura São Sebastião/ SP, praia do Arrastão..
Acredito que está orbitando a região devido à falta de teto na Serra do Mar.
Em busca do helicóptero desaparecido.
Infelizmente, minha câmera não permite uma boa imagem.
No Flightradar esta com SAR6552
Acabei não tendo tempo de olhar o Flightradar.
Vlw, Fábio.
Olhando o flap do bordo de ataque, dá a impressão de que a sessão interna está mais baixa que a externa. Eu pensava que esse flap era inteiriço.
Confira na foto que ilustra esta matéria: https://www.aereo.jor.br/2023/11/15/mais-dois-cacas-f-39-gripen-da-fab-chegam-em-dezembro/
Pois é, até agora eu nunca tinha visto uma foto onde as duas sessões desse flap se movimentassem em ângulos diferentes. Aquela linha no “dente” existe desde os primeiros modelos.
Seria legal um calendário onde cada mês fosse representado por um operador diferente.
É uma pena que faltarão operadores para preencher o calendário…
Este ano estão previstos mais 3 Gripen E para FAB.
Isso tudo? Uau.
Sim. As entregas estão concentradas para 2026 e 2027, principalmente em razão da inauguração da linha de produção da Embraer. Talvez, se for assinado o aditivo, este cronograma seja novamente revisado.
Os 4 Gripens extras já foram vetados… se a FAB receber os 36 do Lote atual estará no lucro.
Graxain, você está fazendo uma tremenda confusão sobre essa questão dos vetos e está totalmente desatualizado quanto a “4 Gripens extras” (tem matérias aqui sobre a negociação de caças extras que não é mais de 4, e sim de 14).
Sobre os vetos, vai lá no Forças Terrestres, no post sobre o M777, que eu já te respondi lá.
Caro. O contrato com a Saab é para 36 caças. Acho que todo mundo já sabe disso. Há algum tempo, surgiu a ideia de revisar o contrato para reduzir as armas, sobressalentes e sensores, para adquirir quatro aeronaves adicionais, mantendo o mesmo valor do financiamento. Esta ideia foi abandonada. Então, o contrato continua sendo para 36 aeronaves, com armas, sensores e sobressalentes. Surgiu a ideia de assinar um aditivo no financiamento para adquirir um novo esquadrão de F39 (entre 12~15 unidades, em alguns lugares se fala em 14). Seria um aumento de 25% no valor do contrato. ou cerca de… Read more »
Segundo o despacho oficial, foram cortado os seguintes itens do setor aeronáutico: um helicóptero Airbus H225M do Programa de Aquisição de Helicópteros das Forças Armadas (HX-BR); Corte de 4% no programa FX-2 para aquisição de caças SAAB JAS-39 Gripen NG; um cargueiro militar Embraer KC-390; O corte no programa FX-2 não foi traduzido (ao que aponta) em redução nas encomendas para 2024 e o impacto do corte ainda não está claro. Também foram vetadas 47 unidades para “recomposição dos meios da Força Aérea Brasileira”, que podem incluir vários tipos de materiais mas não necessariamente aeronaves. Já o Exército Brasileiro teve… Read more »
Sim foi cortado tudo, inclusive os sete gripens , incluindo o protótipo vão ter que ser entregue de volta a Saab, provavelmente repassados pra Ucrânia, que com estes sete gripens devastara toda força aérea Russa Rsssssssssssssss
Felipe,
Se você ler com atenção o despacho oficial e as próprias matérias da agência Brasil vai ver que não há corte de projetos, e sim veto à priorização de determinados projetos. Até onde pude ver, eles não foram cortados do orçamento.
Tá difícil, Nunão. Tem horas que entendo suas explosões de impaciência.
Agradeço o apoio…
E olha que eu sou, provavelmente, o mais paciente dos editores da Trilogia (pelo menos é o que os demais editores dizem, embora eu também elogie, e muito, a paciência dos demais).
Aproveitando o assunto:
https://www.forte.jor.br/2024/01/05/ldo-2024-e-sancionada-com-vetos/
Pois é. Quem não é editor tem a vantagem de simplesmente ignorar alguns comentários. riso. Os editores não possuem este privilégio.
Não houve corte de nada. Leia as razões do veto. Apenas retirou -se a prioridade desses e de centenas de outros programas, inclusive civis. Eles serão cumpridos, apenas não terão mais status de prioritários. É uma questão de saber (ou não) interpretar textos.