KAI conclui entrega de jatos FA-50 à Força Aérea Polonesa
A Korea Aerospace Industries (KAI) concluiu a entrega de todas as 12 aeronaves leves de combate FA-50 Fighting Eagles Block 10 para as Forças Armadas Polonesas, marcando um aprimoramento significativo das capacidades da Força Aérea Polonesa, após a transferência de aeronaves MiG-29 da era soviética para a Ucrânia.
Esta entrega cumpre um dos dois contratos assinados entre o Ministério da Defesa polonês e a KAI em setembro de 2022. No ano passado, a Polônia garantiu um acordo para 12 jatos KAI FA-50 Block 10 avaliados em US$ 705 milhões. Este contrato estipulava que as entregas seriam concluídas até o final de 2023 e incluía um pacote abrangente de treinamento, logística e suporte técnico.
Fontes do Ministério da Defesa Polonês indicam que os 12 jatos FA-50 Block 10, também conhecidos como FA-50GF (Gap Filler), atenderão principalmente às necessidades de treinamento da Força Aérea Polonesa. Notavelmente, a Polônia não adquiriu quaisquer armas ar-ar para estes jatos e o seu estoque de sistemas de armas ar-terra é um tanto limitado.
O segundo contrato, assinado em setembro de 2023, envolve a entrega de 36 aeronaves FA-50 Block 20 (designadas localmente como “FA-50PL”) entre 2025 e 2028. Estas aeronaves serão equipadas com radar AESA, e a Força Aérea Polonesa tem expressou intenções de integrar mísseis AIM-120 AMRAAM nesta plataforma aérea. O contrato para esses jatos avançados é estimado em aproximadamente US$ 2,3 bilhões.
Em relação ao radar AESA para as 36 aeronaves FA-50 Block 20, a Agência de Armamento Polonesa anunciou planos para equipar estes caças com o radar PhantomStrike da Raytheon.
Posteriormente, o Ministério da Defesa polaco pretende atualizar as 12 aeronaves FA-50 Block 10, adquiridas no âmbito do primeiro contrato, para o padrão FA-50PL. Esta medida faz parte da estratégia mais ampla da Polônia para modernizar as suas capacidades de defesa aérea e manter uma postura de defesa robusta na tensa região da Europa Oriental.
FONTE: MIRAGEC14
Olho para estes belos aviões e me recordo dos Xavantes ….. enfim poderiam no futuro ser parte do inventário da FAB ?
Procede considerar ? Não sei , mas parecem ser muito bons pelas forças aéreas que já os alinham em suas frotas .
Se alguma aeronave desta categoria for necessidade da FAB algum dia, que venha da própria Embraer com todo o know how que ela já possui da aviação comercial, executiva, dos Xavantes, dos AMX e do Gripen.
E a escolha mais sensata da FAB, seria de preencher todas as suas necessidades com mais e mais Gripens, além de mantê-lo sempre atualizado.
Eu também prefiro o FA-50 pois já vem com canhão integrado, é monomotor e apesar de não ser o mesmo motor e uma versão parecida e dava pra compartilhar sua manutenção junto ao F-414.
Se for pelo motor a Concorrência aumenta.
T-7 Red Hawk Boeing
HAL Tejas
Gosto de todos estes , acho charmoso d+ estes caças leves.
Yak-130 L-15
Video Bacana com todos perfilados
https://twitter.com/DGeneralneRSZ/status/1741096278631608764?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1741096278631608764%7Ctwgr%5Ef0089e86ab8922d7f495b3819da559071172279c%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.edrotacultural.com.br%2Fdoze-cacas-em-6-meses-velocidade-de-entrega-do-fa-50-impressiona%2F
Não. A FAB tem o A29 para ataque leve, COIN e defesa do espaço aéreo contra aeronaves pequenas, além de usa-lo para a conversão de pilotos para o F39. Já o F39 será a espinha dorsal da aviação de caça.
Com os vetos que fizeram na defesa,nem teco-teco vai ter.
O dinheiro com esse pessoal do L tem outras “prioridades”, e não é o país e muito menos a defesa.
O tempo sempre o senhor da razão.
Não existe tal necessidade. O que o Gripen não for executar “por ser muito” para uma operação, o A-29 executará com tranquilidade. Para treinamento o A-29 supre muito bem e posteriormente o simulador em conjunto com a versão biplace do Gripen tb dará conta do recado. Seria um custo a mais sem necessidade, visto que precisamos focar em outras áreas da aviação como, por exemplo, uma versão de EW para o gripen, planejar o futuro dos T-25 que devem ser modernizados (justamente para não termos um apagão na instrução aérea), Manutenção dos T-27 na linha, MLU dos A-29 e talvez… Read more »
Esses caças podem ser considerados os F-5 da nossa época. São supersônicos e nos blocos mais modernos tem uma capacidade BVR, limitada, mas tem.
A FAB já escolheu o Gripen então é melhor se manter no curso mas pra outras FAs com pouca grana mas que querem um interceptador supersônico moderno mas econômico estes FA-50 são excelentes.
Na vdd esses FA-50 vão ser o low da força aérea polonesa. F-16 e F-35 serão o high deles. Em suma, esses caças mais simples serão usados em tarefas menos complexas e que não exigem vetores mais complexos (e caros).
Bvr, supersonico, bombas inteligentes e revo….isso são algumas das características da versão de ataque mais moderna…o que estão chamando de “low” faz uma dissuasão enorme em qualquer nação não-superpotencia do globo…precisa ser considerado um meio preocupante sim.
Pois justamente pensei ser ótimo vetor para países como Uruguai, Paraguai e Argentina.
“12 jatos KAI FA-50 Block 10 avaliados em US$ 705 milhões” valor aproximado do programa FX-1 da FAB em sua época. Da para ter uma noção do quanto ficou caro os caças. Alguém sabe o preço do Gripen C? Acredito que deva ser o mais em conta atualmente, excluindo os jatos de treinamento.
Os F-16 MLU são os mais baratos para se comprar atualmente, mas não para operar.
O Gripen C, entre os modernos, é o mais em conta de se operar atualmente.
Comprar todo mundo pode, operar nem todos podem.
“Gap Filler” ou “tapa buraco” é muito bom kkk
Excelente vetor!
Se fosse pra FAB adotar um Lift/aeronave de treinamento com capacidade de ataque, queria que fosse esta aeronave.
Sou mais o M-346 , aquisição e operação, se não me engano, são menores os custos e o M-346 emula várias aeronaves no modo treinador.
O FA50 é bvr e supersônico….o M346 não….
Mas não gosto destes lifts….desafio a colocar o FA50 aí lado dos F5M e verá que apesar de ser melhor o Coreano, são muito similares no combate…mas a grana…São outros quinhentos…este é o problema….o FA50 foi construído pá substituir sob medida o F5….e de certa forma, desempenho de combate similar….
F-5 já está no fim da vida útil… são mais 40 anos de muitos G na carcaça, enquanto os FA50 são novinhos, e a cadência de produção é uma maravilha, 12 caças em 6 meses.
“M-346 emula várias aeronaves no modo treinador.”
O avião sul-coreano também. E tem desempenho melhor. Quanto ao custo, não sei, mas as aeronaves italianas não são nada baratas.
O M-346 é o YAK-130 São irmãos. Andam meio brigados, mas acho bons, bonitos e comparativamente baratos.
Estes 12 Caçass FA-50 entregues , eram de estoque da Força aérea da Coreia ou saiu da linha de produção ?
Perguntando devido a urgência da Polónia, caso parecido ocooreu com a Índia ou Grécia, devido a Urgência os Rafales saíram da Força aérea Francesa para uma entrega rápida.
Novos, de fábrica.
Bacana,
A entrega foi rápida! 12 aeronaves em 14 Meses!!!
Lá os caras trabalham com eficiência
é Grana mão e Caça no Balcão, próximo!
Rápido hem, muito bom!
Interesante o radar deles, parec ser bom, porém por ser pequeno não sei quantos modulos TR tem nesse radar
Parece um filhote de AMX
Filhote de F16.
Filhote de AMX é o M346.
só de mencionar um caça LIFT para a FAB alguns usuários aqui já ficam só os nervos rsrsrsrs
Foi projetados sob medida para substituir os F5 e de certa forma, possui desempenho similar….óbvio que agora, ganha já a segundo ou terceiro modelo de radar…quando os iniciais eram similares ao Grifo s7….
Então, sai caro para a categoria….Tal como o mb346 que nem supersônico é o que complica o BVR….
Para este nicho, embora de mercado mais complicado por ser chinês, eu iria de JL9….desempenho similar mas pelo preço de um A29 top…..aí sim poderia fazer sentido….mas no lugar de alguns nichos do A29….
Não vale a pena para a FAB…cada moeda tem de ser de F39….
Comparativo antigo que eu tinha aqui comigo
Um FA-50 em combinação com um T50 só faria sentido, no preço que é, se, e somente se, fosse um produto BR. Fruto de pesquisa e desenvolvimento BR. Poderia ter radar, aviônico ou outro plug and play importado, como seria o motor. Se fosse um processo industrial para culminar num sexta geração BR, sendo um produto nacional, faria todo o sentido. Mesmo sendo mais caro.
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Nesse caminho optamos pelo F39.
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Até que se estabeleça outras metas, o foco é aumentar a frota de F39.
Investimento de verdade é isso aí.
É um jato interessante, mas seu custo de aquisição e hora de voo não deve ser tão mais baixo que o F-39. Alguem tem dados do custo da hora de voo?
Olá Vitor. O FT-50 usa uma turbina GE404, o que significa um custo parecido com um F16 das primeiras versões ou mesmo do F39A ou F39C. Talvez o custo de manutenção do sensores e aviônicos seja mais barato no avião coreano que com as versões do antigas do F16 ou F39.
Talvez seja igual ou um pouco mais caro que o custo de operação do F5M. Acho que é algo entre US$ 5~10 mil por hora.
“O FT-50 usa uma turbina GE404, o que significa um custo parecido com um F16 das primeiras versões”
O motor dos F-16 das primeiras versões é maior, mais pesado, potente e consome mais que o motor GE F404. O custo operacional relacionado especificamente ao motor é certamente maior no caso do F-16 antigo.
Ola Nunão. Feliz 2024. Entendo. Eu tenho certa dificuldade para estimar valores de hora de voo. As turbinas são uma grande parte do custo de manutenção. A partir do contrato dos sulafricanos recentemente assinado para a manutenção dos F39C, dá para estimar um valor de cerca de US$ 1 milhão por turbina por ano (considerando uma operação de 200 horas por ano). É um valor parecido ao das manutenção de turbinas de aviões comerciais, ainda que estes aviões operem em uma faixa de 800~900 km/h e voam bem mais de 200 h por ano. Para caças, sejam os leves, médios… Read more »
“Obrigado pela informação sobre o maior custo dos F16 mais antigos. Talvez seja razoável separar os F16A dos F16C em termos de grupo. O mesmo para os F39A e F39C.” No caso dos caças JAS-39 A e JAS-39C (F-39 é só na FAB) a motorização é a mesma. Já no caso do F-16A e F-16C este último tem motor ainda mais potente (sendo que o motor P&W F100 ou GE F110, mesmo em versões mais antigas, é mais potente e menos econômico que o GE F404 – só o F414 do Gripen E se aproxima da potência dos motores F100… Read more »
Pois é… riso. Ainda bem que a gente acaba mais ou menos entendendo o tipo de designação da aeronave pelo contexto, começando pela FAB e pela MB que usam A1 para aeronaves diferentes e diferentes designações para o mesmo Caracal..
Aliás, o AMX é A11 na Itália que é a designação do PC9 em Portugal…
Sem prejuízo da argumentação, mas é A-1 na FAB e AF-1 na MB.
Quanto ao H225M e outros helicópteros, de fato é meio besta terem nomenclaturas próprias conforme a força. Não que isso faça qualquer diferença, mas podiam ter nomes iguais.
Lembrei da inversão alfabética no SR71, que deveria ser RS71, e do F/A 18, outra inovação. Curioso também é a inversão alfabética..
Esse cálculo não é tão simples assim. Quantas inspeções fará no ano? Quantos itens de troca obrigatória em cada inspeção? Quanto custam? Quantos homens/hora? Qual o valor pago nas publicações técnicas? E nas bancadas de teste? Nos equipamentos de apoio de solo? Qual o tamanho da frota? Tem muita variável aí. No Brasil, só a DIRMAB pode dizer quanto custa a hora do F-39. E o novo cmt do COMGAP (da minha turma), modificará a fórmula de cálculo porque está desatualizada.
Pois é, Rinaldo…alguns pensam que custo de hora de voo é engessado e se classifica apenas pelo tamanho da aeronave e número de motores. Desconsideram todas as variáveis que você citou e mais algumas, como o valor do combustível em cada país.
Olá Rinaldo. Pois é. Por isso eu falei que tenho dificuldade de calcular este número, só conseguindo fazer uma estimativa aproximada. São valores aproximados que servem para uma balizar uma discussão. Uma estimativa aproximada serve para excluir os valores muito abaixo e muito alto, dando algum fundamento para uma discussão, mesmo sendo valores aproximados. Existe um exercício de estatística bem curioso que ás vezes faço com meus estudantes. Eu levo um saco de bombons de um 1 kg, Dai eu peço para eles estimarem o número de bombons lá dentro. Alguns chutam número muito altos, outros chutam números muito baixos,… Read more »
O valor da hora de vôo será diferente para cada Força Aérea.
Concordo. È muito difícil estimar estes valores. No caso do custo da hora de voo, dá para fazer uma gambiarra, mais ou menos usando intervalos de custo. Daria para usar o valor médio de cada intervalo desde que esclarecendo que é um valor aproximado. Dependendo de como é feita a manutenção, se há a participação de uma empresa nacional, o grau de envolvimento das equipas da própria força, o valor precisa ser compostos em moeda local e moeda estrangeira, dai o câmbio começa a interferir… é uma planilha complicada. Como disse, é uma estimativa para ajudar no debate. Outro número… Read more »
E uma unidade do PW100 custava mais que os dois F404 do F18
Eu considero o mais sofisticado dessa categoria.
Junto com o Boeing–Saab T-7 Red Hawk (Mas, este tem que se provar na prática ainda…)
É impressionante a capacidade industrial da Coreia. Os artefatos encomendados são entregues num prazo impensável se comparados com players ocidentais.
A Coreia do Sul é uma das nações mais poderosas da Asia sendo superada apenas pela China, Australia, India e Japão, Dá pra ver que em termos comerciais eles são fortes, vender caças para os europeus da OTAN não deve ser facil… é uma tarefa dificil.
Creio que militarmente, o Paquistão esteja á frente da Coreia do Sul, mas economicamente e socialmente, concordo que a Coréia está á frente do Paquistão.
O Paquistão só é o que é porque têm a Bomba Nuclear e 200 Milhões de Habitantes… Do resto a Coreia do Sul esta bem avançada…
Brasil também tem uma bomba terrível!! Os políticos…
Viram que foi Vetado na LDO/2024 muitos investimento da FA em equipamento de Defesa , Já vi tudo que tipo de argumentação… ate agora não compreendi, se estava na LDO/2024 foi feito pelo M.D e entregue ao Congresso , não acredito na duplicidade , que tudo estava contemplado no Novo PAC.
só para colocar esta açuquinha nos Debates, estou aguardando a matéria na Trilogia!
Bueno,
Vou repetir o que escrevi para outro comentarista (no Poder Naval):
Não houve corte, pelo que apuramos houve veto a uma priorização de execução orçamentária para mais de 100 programas das mais diversas pastas (entre eles uma dúzia relacionados a Defesa) que as comissões do Congresso selecionaram.
Os programas não saíram do orçamento, apenas a execução deles continuará seguindo as prerrogativas do Executivo e não do Legislativo.
Há diversos comentários de ontem com essa discussão, dê uma olhada.
Sim Nunão , eu disse Veto. a LDO é a provada e vira lei. Veto, então nem virou lei para ser executado , não estará na LDO nem na LOA.. Pode ter ocorrido um equivoco e estes programas estarem na PPA de 2022 /2024 e foi colocado no NovoPAC em 2023, e esta PPA 2022/2024 que migra e vira uma LDO pode ter repetido os gastos , dando ai uma duplicidade, porem eu acho uma tremenda de uma barbeiragem do congresso em nao ter visto isto na LDO antes. PPA , LDO, LOA todos são responsabilidade do Executivo, os Ministérios… Read more »
Olá Bueno. A LDO 2024 que foi sancionada está disponível para consulta. Existem vetos na lei nos artigos administrativos. Teria que comparar o projeto de lei enviado pelo executivo com a lei sancionada. Também tem um documento de mais de 2000 páginas com todos os ítens orçamentários aprovados, como por exemplo o pagamento das parcelas do Fx2 de 2024, o Kc390, NaPa500, Scorpenes, SBN, Astros, programa dos helicópteros T-x, os Caracal… entre outras milhares de coisas, inclusive a verba para combustível e lubrificantes para as aeronaves. Pelo que vi, os valores aprovados nestes programas são parecidos com os enviados pelo… Read more »
Olá Dr. Camargoer. Sim , vi o documento.. são programas que estão em andamentos, os que foram vetados são novos programas novos investimentos. Os vetos voltam para o congresso, que esta em recesso , e analisara veto a veto… se o congresso tirar os vetos o executivo tem que executar. O que ainda nao entedi , é se estes novos investimentos estão Nov. PAC que foi aprovado na LOA , no segundo semestre 2023. A Questão que as verbas de investimento na LDO são de gasto discricionário sendo que as do PAC são obrigatórias , iguais as verbas da folha… Read more »
Olá Bueno. Comentei com o Nunão há alguns dias que depois da reforma tributária, o país precisa de uma reforma orçamentária. Desde a promulgação da emenda do teto dos gastos, que felizmente caiu porque era um absurdos macroeconômico, a estrutura orçamentária do país foi destruída pelas emendas de relator e outras bizarrices. Acho que nem adianta tentar encontrar uma linha de racionalidade nos gastos em defesa, até porque o MinDef é incapaz de racionalizar os gastos. A estrutura ainda é segmentada, praticamente repetindo ano após ano um modelo anacrônico e perdulário de forças independentes. O que a gente sabe é… Read more »
É isso mesmo. Tivemos um anti-JK no Planalto até 2022. Foram 40 anos em 4, só que para trás. 40 anos de retrocesso, não de avanços.
Agora tem coisa demais pra reconstruir. A reforma tributária foi um bom começo, ainda que limitada. O orçamento vai ser outra pedreira.
Bueno, Não eram novos investimentos. Todos os programas da lista de vetos já existem no orçamento. Foi vetada a priorização deles (junto com mais de 200 de outras pastas) frente a tudo o mais que está no orçamento, pois o Executivo entendeu que a prerrogativa é dele e não do Legislativo para tanto. Está escrito no veto: Razões dos vetos ” “Veto por arrastamento, em razão da contrariedade ao interesse público que maculou o art. 4o do Projeto de Lei, cujo teor ampliaria o rol das prioridades da Administração Pública federal para 2024, de modo a dispersar os esforços do… Read more »
Nunão, esqueci de dizer, eu não vi as postagem sobre este tema dos vetos em outras matérias na trilogia , por isto acabei colocando aqui… devido o tema Lift, sempre parecer , acabei postando aqui, as não tão simples assim, tem que ter Grana!! Referente aos programas, estou errado na minha conclusão, foram vetados programas novos e velhos. Sim, foram programas de diversa pastas, falamos mais dos da defesa porque é o assunto da trilogia Alguns itens da lista de vetados: Código 157M o SISGAAZ é novo , agora que sairia investimento para ele , conforme matéria postada no naval… Read more »
É simples, Bueno: não se vetou os programas, foi vetada a priorização obrigatória desses programas (junto com mais de 200 de outras pastas) em relação a todos os outros.
Obaa!! tem materia sobre a LDO 2024 no Terrestre !
Foi o que eu escrevi… militarmente, o Paquistão estaria acima da Coreia do Sul, ainda que economicamente e socialmente a Coreia esteja acima do Paquistão.
Eu já penso diferente. Se for necessário um caça mais barato para a FAB, comprem os Gripen C/D usados que os suecos andaram até querendo dar de presente para República Tcheca. Ajuda na adaptação dos novos pilotos, tem bom poder de combate e devem ser bem baratos.
Um esquadrão de caça em 14 meses… cadência de produção muito boa.
De vez enquanto a KAI anuncia o desenvolvimento de uma versão monoposto com melhores capacidades, mas nunca sai. Seria uma opção interessante para alguns países.
Seriam uma ótima opção para FAB, mas pena que por aqui não há plata – os amigos se foram, acabou o milho e a pipoca, sobraram os vetos do amado Presidente para todos os projetos de reaparelhamento, sejam novos ou em andamento…. adeus NaPA, Centaurus, Gripens extras, etc…
Sinceramente…se não houvesse a licitação do gripen , poderia ter comprado de prateleira estes caças (mínimo 40 unidades) e entrado no projeto do kf21 boramae.
Com certeza melhor que o F5 e igualmente capaz ao gripen
Melhor que o F-5M? Talvez o radar. De resto, desempenho e capacidades muito semelhantes, com a vantagem óbvia do jato sul-coreano ser novo. Em comparação com o Gripen E/F a diferença é muito grande em favor do avião sueco. Desempenho e capacidades (velocidade, capacidsde de carga alcance, etc), além da fusão de dados/ interface homem-máquina, consciência situacionista, etc, são muito superiores no Gripen, pois este foi um avião pensado desde o início como um caça, enquanto o avião sul-coreano, não obstante seu desempenho geral muito bom, foi idealizado inicialmente como um treinador.