A Korea Aerospace Industries (KAI) concluiu a entrega de todas as 12 aeronaves leves de combate FA-50 Fighting Eagles Block 10 para as Forças Armadas Polonesas, marcando um aprimoramento significativo das capacidades da Força Aérea Polonesa, após a transferência de aeronaves MiG-29 da era soviética para a Ucrânia.

Esta entrega cumpre um dos dois contratos assinados entre o Ministério da Defesa polonês e a KAI em setembro de 2022. No ano passado, a Polônia garantiu um acordo para 12 jatos KAI FA-50 Block 10 avaliados em US$ 705 milhões. Este contrato estipulava que as entregas seriam concluídas até o final de 2023 e incluía um pacote abrangente de treinamento, logística e suporte técnico.

Fontes do Ministério da Defesa Polonês indicam que os 12 jatos FA-50 Block 10, também conhecidos como FA-50GF (Gap Filler), atenderão principalmente às necessidades de treinamento da Força Aérea Polonesa. Notavelmente, a Polônia não adquiriu quaisquer armas ar-ar para estes jatos e o seu estoque de sistemas de armas ar-terra é um tanto limitado.

O segundo contrato, assinado em setembro de 2023, envolve a entrega de 36 aeronaves FA-50 Block 20 (designadas localmente como “FA-50PL”) entre 2025 e 2028. Estas aeronaves serão equipadas com radar AESA, e a Força Aérea Polonesa tem expressou intenções de integrar mísseis AIM-120 AMRAAM nesta plataforma aérea. O contrato para esses jatos avançados é estimado em aproximadamente US$ 2,3 bilhões.

Em relação ao radar AESA para as 36 aeronaves FA-50 Block 20, a Agência de Armamento Polonesa anunciou planos para equipar estes caças com o radar PhantomStrike da Raytheon.

Posteriormente, o Ministério da Defesa polaco pretende atualizar as 12 aeronaves FA-50 Block 10, adquiridas no âmbito do primeiro contrato, para o padrão FA-50PL. Esta medida faz parte da estratégia mais ampla da Polônia para modernizar as suas capacidades de defesa aérea e manter uma postura de defesa robusta na tensa região da Europa Oriental.

FONTE: MIRAGEC14

Subscribe
Notify of
guest

75 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments