Empresa alcança marco rumo à certificação de sua aeronave

São José dos Campos, SP — 20 de dezembro de 2023 – A Eve Air Mobility (“Eve”) (NYSE: EVEX; EVEXW) anuncia a divulgação dos critérios de aeronavegabilidade de seu eVTOL para consulta pública. A Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC) disponibilizou os critérios, representando um marco fundamental no processo de certificação e um avanço expressivo no desenvolvimento da aeronave.

Os critérios de aeronavegabilidade propostos pela ANAC estão sujeitos à consulta setorial até meados de fevereiro de 2024. Após esse período, a agência reguladora analisará o feedback recebido, contemplando potenciais alterações nos critérios e, posteriormente, revelará a base final de certificação. Com a finalização dos critérios, a Eve e a ANAC se concentrarão nos meios de cumprimento a serem considerados para a certificação do eVTOL. Como afirmado anteriormente, a ANAC é a autoridade certificadora para o projeto de eVTOL da Eve.

“A publicação dos critérios de aeronavegabilidade marca um passo fundamental na jornada da Eve rumo à certificação de sua aeronave, e a oportunidade para comentários públicos favorece a harmonização das bases de certificação entre os diversos atores da indústria e as várias autoridades reguladoras. Este processo está alinhado com o objetivo da Eve de obter o certificado de tipo de veículo emitido pela ANAC, como autoridade certificadora, e ter essa certificação reconhecida por outras entidades reguladoras ao redor do mundo, onde o eVTOL será operado”, afirma Luiz Valentini, diretor de tecnologia da Eve.

A Eve formalizou o processo para obtenção do Certificado de Tipo (CT) para seu eVTOL junto à ANAC em fevereiro de 2022. O processo de certificação da aeronave segue os procedimentos para obtenção de um CT para aeronaves da “categoria de classe especial”, aderindo aos requisitos de aeronavegabilidade descritos nas atuais Regulamentações da ANAC e outros critérios estipulados.

Em um passo fundamental para o reconhecimento global, a Eve também formalizou a validação do CT junto à Administração de Aviação Civil dos EUA (FAA) este ano e está empenhada em alcançar uma validação simultânea.

Com uma abordagem holística em seu projeto de eVTOL, a Eve, em parceria com instituições renomadas como a ANAC, está se posicionando para redefinir o futuro da mobilidade aérea urbana, impulsionando inovações no transporte aéreo nas cidades ao redor do mundo. A empresa tem o compromisso de oferecer uma opção segura e sustentável para o transporte urbano e segue em constante evolução no design e nas funcionalidades de sua aeronave, sempre com foco em eficiência.

Para ler os critérios propostos e enviar seus comentários, visite a página da ANAC clicando aqui.

Siga a Eve no X, Instagram, Facebook, LinkedIn and YouTube: @EveAirMobility.

Sobre a Eve Air Mobility

A Eve se dedica a acelerar o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, apoiada por mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer S.A. e com um foco singular, a Eve está adotando uma abordagem holística para o progresso do ecossistema de UAM, com um projeto avançado de eVTOL, uma rede global abrangente de serviços e suporte e uma solução exclusiva de gerenciamento de tráfego aéreo. Desde 10 de maio de 2022, a Eve está listada na Bolsa de Valores de Nova York, onde suas ações ordinárias e bônus públicos são negociados sob os códigos “EVEX” e “EVEXW”. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com.

DIVULGAÇÃO: Eve Air Mobility

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Underground

Isso aí é o que se pode realmente chamar de participação conjunta do Estado e de uma companhia privada, e não umas aberrações que se tem por aí, que sob a alegação de “estratégico”, que resultam em coisas no minimo questionáveis, se não outras coisas.
Bom, o que se busca aí não é apenas a certificação da aeronave, mas a criação de regras de tráfego aéreo para algo novo, o que aparentemente ninguém está fazendo.
Parabéns!!!

Overandout

Em muitos campos da aviacao, principalmente na navegacao aerea, o Brasil esta na vanguarda e eh exemplo no mundo afora. Este eh um otimo exemplo

A C

Eh a EMB seguindo a teoria da sopa: comece sempre pelas beiradas para nao se queimar.
Jah escrevi isso aqui e repito: o foco da EMB tem sido a sobre aeronavegabilidade e certificacoes e diria ateh mesmo consultas avancadas e acordos com potenciais clientes. A concorrencia avanca no equipamento mas estao esbarrando em dificuldades importantes por adotarem estrategias contrarias da EMB.

dretor

Blz mas voa quando? todas as emrpesas voando e a embraer com maket de papel ate hoje

A C

Nao precisa de muito esforco e inteligencia para encontrar respostas adequadas. Talvez a alguns cliques de distancia na internet.

Underground

Tem pelo menos dois anos que a Embraer realizou voos de protótipos e modelos em escala paea testes de validação. Aparentemente os testes foram insatisfatorios, levando a companhia a redesenhar a aeronave. E provável que sistemas que integrarão a Aeronave também estejam sob forte escrutínio.
Já apareceram testes de um modelo no túnel de vento, aparentemente o modelo definitivo.

EduardoSP

Parece que esse press release foi redigido para misturar coisas.

“A Eve Air Mobility (“Eve”) (NYSE: EVEX; EVEXW) anuncia a divulgação dos critérios de aeronavegabilidade de seu eVTOL para consulta pública”

Desde quando empresa privada divulga critérios de aeronavegabilidade de seu produto para consulta pública?

“Os critérios de aeronavegabilidade propostos pela ANAC estão sujeitos à consulta setorial até meados de fevereiro de 2024.”

Ah! Então são os critérios de aeronavegabilidade propostos pela ANAC que estão em consulta pública. Se é assim, não são critérios para a EVE, mas para todos os aparelhos eVTOL.

Last edited 11 meses atrás by EduardoSP
Underground

Tanto anac como eve anunciaram em seus respectivos sitios a abertura de consulta pública para os critérios de aeronavegabilidade. E sim, é para o eve.
Poderão ser utilizados esses critérios para certificação de outras aeronaves no futuro? Provável!!!

Fernando "Nunão" De Martini

Clicando no link para a consulta, que está do texto, e depois nos links da ANAC que se seguem, dá pra entender melhor essa perspectiva para certificações futuras.

Nonato

Como um avião ira voar entre prédios numa cidade?
Imagine um negócio desses voando em Boa Visgem, Recife, que deve ter uma faixa de 10 x 1 km de prédios com 30 andares.
Como irá voar entre os prédios?
Pousar onde?

Fernando "Nunão" De Martini

Que tal se ele voar acima dos prédios?
E que tal se pousar nos helipontos?
Você pode sugerir isso na consulta.

Rafael Cordeiro

Por qual motivo ele teria que voar entre prédios? Até meu Mavic Mini voa mais alto que isso… Acredito que os eVTOLs voarão muito parecido com helicópteros, porém com voos mais baratos e de menor duração, por serem elétricos. Imagine uma “ponte aérea” entre a Faria Lima ou outro grande centro empresarial e os aeroportos de São Paulo, essa pra mim seria a maior utilidade dos eVTOLs, ligar grandes centros de negócios aos principais aeroportos, ao menos em um primeiro momento.